segunda-feira, 14 de maio de 2012

Santos FC vence Guarani por 4 a 2 e conquista o tricampeonato Paulista


Repetindo um feito alcançado apenas na Era Pelé (1960/61/62 e 1967/68/69), o Santos FC se sagrou tricampeão Paulista neste domingo, no Morumbi, em pleno ano do centenário do Clube. O terceiro tricampeonato e 20º título estadual da história do Clube veio após vitória de 4 a 2 diante do Guarani para um público de mais de 53 pagantes no segundo confronto da final. Neymar, que marcou dois na decisão, foi o artilheiro da competição, com 20 gols. No total, já são 108 com a camisa do Peixe.

No segundo e decisivo confronto, o Peixe abriu o placar logo no primeiro minuto, com Alan Kardec. O Bugre empatou com Fabinho. Neymar, em cobrança de pênalti, voltou a deixar os santistas em vantagem. Ainda aos 16 da primeira etapa, Bruno Mendes deixou tudo igual novamente. Já na segunda etapa, Neymar fez mais um após cruzamento de Juan. Nos acréscimos, Alan Kardec, driblando o goleiro, deu números finais ao confronto.

O Alvinegro Praiano já havia vencido o primeiro o jogo por 3 a 0 com dois de Neymar e um de Ganso. Nas quartas de final, a equipe santista eliminou o Mogi Mirim com um triunfo de 2 a 0, na Vila Belmiro, e, na semifinal, ganhou por 3 a 1 do São Paulo, no Morumbi.

Terceiro colocado na fase de classificação com 39 pontos, o time de Muricy Ramalho encerrou o Paulistão com 16 vitórias, três empates e quatro derrotas em 23 partidas. O Peixe anotou 58 gols e sofreu 21 ao longo do torneio.

Os santistas não terão muito tempo para comemorar. A equipe já tem jogo decisivo pelas quartas de final da Libertadores na quinta-feira (17). O Peixe encara o Vélez Sarsfield (ARG) no confronto de ida do mata-mata a partir das 22 horas, no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires.

Escalação

Com Fucile ainda sem condição de jogo, o Peixe foi a campo com Henrique na lateral direita. E com Adriano suspenso, Ibson começou entre os titulares. Assim, o time que começou a decisão foi: Rafael, Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Arouca, Ibson, Elano e PH Ganso; Neymar e Alan Kardec.

Na segunda etapa, Léo entrou na vaga de Juan e Felipe Anderson no lugar de Elano.

Jogo

Logo, no primeiro minuto de partida, Neymar recebeu passe na entrada da área, fez o giro e enfiou para Elano. O meia passou para Alan Kardec desviar para o gol e fazer 1 a 0.

Em desvantagem ainda maior, o Guarani foi para cima e chegou ao empate aos quatro minutos. Danilo Sacramento recebeu lançamento do zagueiro Domingos, invadiu a área pela esquerda e tentou o chute cruzado. Rafael deu rebote e Fabinho aproveitou a sobra para desviar para o gol e deixar o placar em 1 a 1.

Porém, quando o Guarani ainda comemorava o empate, Juan tentou o cruzamento da esquerda e a bola bateu no braço de Fábio Bahia. O árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Neymar bateu para fazer 2 a 1.

O terceiro gol quase saiu aos 13. Neymar fez mais uma bela jogada e passou para Alan Kardec dentro da área. O atacante finalizou, mas Emerson conseguiu evitar o gol.

A resposta do time de Campinas veio com o gol de empate aos 16 minutos. Fabinho invadiu a área pela esquerda e cruzou rasteiro. Durval não conseguiu afastar e Bruno Mendes aproveitou para marcar o segundo do Bugre.

Com o jogo movimentado, Emerson voltou a evitar um gol santista aos 27. Elano enfiou para Neymar, dentro da área, bater cruzado, mas o goleiro espalmou.

Já aos 32, foi a vez de Rafael aparecer no jogo. A Muralha da Vila fez belíssima defesa após chute de Medina. No rebote, Bruno Mendes tentou de cabeça, mas o arqueiro santista conseguiu evitar o gol de novo.

Segundo tempo

A primeira grande chance da segunda etapa foi criada pelo Peixe. Ganso recebeu passe na entrada da área e arriscou o chute colocado, à esquerda do gol de Emerson, mas a bola acabou indo para fora.

O terceiro gol santista quase saiu de novo aos 23 minutos. Elano recebeu na entrada da área e arriscou o chute, mas Emerson conseguiu efetuar a defesa.

Mas, aos 26, Emerson não conseguiu evitar o gol. Neymar lançou Juan na esquerda. O lateral deu uma meia lua no defensor e passou para trás. O camisa 11 entrou finalizando de primeira para estufar as redes.

Após o gol, o Guarani criou duas chances perigosas aos 34 e aos 38 minutos. No primeiro lance, Thiaguinho cruzou da esquerda e Fabinho chutou por cima do travessão de Rafael. Na sequência, depois de bate rebate na área santista, Danilo Sacramento ficou com a sobra e chutou forte, mas a bola desviou e saiu pela linha de fundo.

Já aos 43, Rafael fez linda defesa após finalização de Ronaldo dentro da área, evitando o empate.

Em resposta a pressão do Bugre, o Peixe anotou o quarto já aos 46. Alan Kardec recebeu passe na área, passou pelo goleiro e finalizou para fazer 4 a 2.

Santos / http://www.santosfc.com.br/
Foto: Ricardo Saibun / Santosfc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre