sábado, 7 de dezembro de 2013

Croácia na Copa do Mundo

A Croácia tem sido apontada como uma das seleções mais fortes, desde a separação da Iugoslávia, no início dos anos de 1990.

A seleção Croata já disputou 3 Copas do Mundo tendo a melhor posição em 1998. Conquistou do 3º lugar após uma vitória sobre a Holanda na decisão do terceiro lugar.

França 1998
A Croácia chegou na Copa da França com uma campanha regular conseguindo o segundo lugar do grupo 1 nas eliminatórias europeias (com um ponto a mais que o terceiro colocado - a Grécia, tendo que disputar a repescagem contra a Ucrânia. Venceu o primeiro jogo por 2 a 0 na cidade de Zagreb e empatou o segundo por 1 a 1 em Kiev.
Chegando a competição pela primeira vez a Cróacia entrou no Grupo H que tinha Argentina, Jamaica e Japão. Conseguiu o segundo lugar, com tranquilidade e antecedência (na segunda rodada) , após vencer na estreia por 3 a 1 a Jamaica e o Japão na segunda por 1 a 0. Mas fechou a fase com uma derrota de 1 a 0 para a Argentina. Assim, conquistou seis pontos, marcou quatro gols e sofreu dois. Na fase final, os croatas surpreenderam. Nas oitavas de final, com uma vitória por 1 a 0 sobre a Romênia, que foi cabeça de chave e líder do grupo G. Nas quartas uma grande exibição e mais uma vitória, agora sobre a forte Alemanha por 3 a 0. E assim chegou a semi-final onde perdeu para os donos da casa por 2 a 1. Essa derrota não abalou o time que chegou a disputa do terceiro lugar contra a Holanda. Venceu por 2 a 1 e assim fechou com “chave de ouro” a histórica campanha.
O time não chegou a final mas teve o artilheiro da Copa: Davor Šuker com 6 gols

Coréia do Sul/Japão 2002
A Seleção croata melhorou sua participação nas Eliminatórias e conseguiu chegar a mais uma Copa. Foi líder do grupo 7 de forma invicta (com 5 vitórias e 3 empates) fazendo 18 pontos em uma chave que contava com Bélgica, Escócia, Letônia e San Marino.
Mas não obteve o mesmo rendimento na Copa do Mundo. Com um desempenho fraco, perdeu para o México na estreia por 1 a 0, surpreendeu a Itália vencendo por 2 a 1 e perdeu para o último do grupo, o Equador, por 1 a 0. Assim, terminou a sua presença em terceiro lugar com três pontos.

Alemanha 2006
Outra bela campanha nas Eliminatórias, mais uma vez liderando o grupo 8 e de forma invicta (7 vitórias e 3 empates). Fez 21 pontos, a maior pontuação que conseguiu em eliminatórias. A chave também continha a Suécia, Bulgária, Hungria, Islândia e Malta
Na Copa do Mundo, formou o grupo F com Brasil, Austrália e Japão. Desta vez, os croatas não conseguiram vencer nenhum jogo. Perderam para o Brasil na estreia por 1 a 0 e empataram com a Austrália por 0 a 0 e o Japão por 2 a 2. Terminou em 3º no grupo e em 22º na classificação geral.

Wikipédia / http://pt.wikipedia.org/

Brasil na Copa do Mundo

A Seleção Brasileira é a única a participar de todas as copas do mundo de futebol. É também a única seleção pentacampeã mundial (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).

Uruguai 1930
No Uruguai, em 1930, o Brasil esteve presente para a disputa da 1ª Copa do Mundo, mas um desentendimento entre times do Estado do Rio de Janeiro e times do Estado de São Paulo, ao preparar a escolha de seus jogadores, fez com que os melhores jogadores não participassem. A seleção entrou em um triangular com Iugoslávia e Bolívia, onde somente o primeiro do grupo se classificaria. A Iugoslávia venceu o Brasil por 2 gols a 1 e a Bolívia por 4-0, e se classificou, eliminando na primeira fase o Brasil.

Itália 1934
Na Copa do Mundo de 1934, o Brasil foi eliminado ainda na primeira partida, no jogo contra a Espanha, onde perdeu por 3 a 1. Assim, a Seleção Brasileira aproveitou a viagem para realizar dois jogos amistosos. O primeiro em Belgrado, onde perdeu para a Seleção da Iugoslávia pelo placar 8 a 4. O segundo em Zagreb, onde empatou sem gols com o Gradjanski, uma equipe local.

França 1938
Na França, a Seleção Brasileira obteve o terceiro lugar, sua melhor colocação até então nas Copas do Mundo. Eliminou a Polônia nas oitavas de final e a Tchecoslováquia nas quartas, perdendo para a Itália na semifinal. Ganhou da Suécia na disputa do 3º lugar. Leônidas da Silva conhecido como Diamante Negro, foi o artilheiro da competição com 7 gols.

Brasil 1950
Na Copa do Mundo de 1950 a Seleção Brasileira era tido como favorito ao título. Se classificou em 1º em seu grupo e, no quadrangular final, goleou Suécia pelo placar de 7-1 e Seleção Espanhola por 6-1. Precisava somente de um empate contra o Uruguai para obter o título, porém, o Uruguai venceu o Brasil por 2-1 de virada. A partida foi realizada no estádio Maracanã, construído especialmente para a Copa. A tragédia foi tão grande que o fato passou a ser chamado de "Maracanazo" pela imprensa hispânica.

Suíça 1954
Na Copa do Mundo de 1954, o Brasil, pela primeira vez, usou o uniforme com a camisa amarela e o calção azul. Depois da derrota no Mundial de 1950, o uniforme antigo (camisa branca e calção azul usado desde 1919) foi considerado azarado. A Seleção Brasileira estava em um período de entressafra, e a desorganização era tão grande, que os jogadores mal sabiam o regulamento da competição. O Brasil conseguiu se classificar, vencendo o México e empatando com a Iugoslávia, mas nas quartas-de-final enfrentou a poderosa Hungria de Kocsis e Puskás, sensação daquela Copa, e perdeu de 4-2, sendo eliminada.

Suécia 1958
O primeiro título do Brasil. A seleção ficou em 1º lugar num grupo forte, que tinha Inglaterra, União Soviética e Áustria. Ganhou com dificuldade do País de Gales, que utilizava um esquema fortemente defensivo, nas quartas-de-final. Na semifinal, goleou por 5-2 a França. A final foi disputada no Estádio Råsunda entre Brasil e Suécia. O Brasil perde o sorteio e joga de azul, ambos os times tinham o uniforme nº 1 em amarelo. A Seleção Brasileira vence por 5-2, mesmo placar que aplicara na semifinal. Nesta partida, a seleção tinha jogadores como: Pelé, Vavá, Zito, Mazzolla, Garrincha, Didi, Gilmar, Zagallo, entre outros. Assim o Brasil sagrava-se pela primeira vez Campeão Mundial de Futebol. Marcando para o mundo o surgimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Chile 1962
A seleção faz seu bicampeonato nesta Copa. O Brasil se classificou em 1º do grupo. Eliminou a Inglaterra nas quarta-de-final e o Chile na semifinal. Na final, o Brasil venceu a Tchecoslováquia por 3-1 gols. Os jogadores Garrincha, Nilton Santos, Zagallo e Vavá foram grandes destaques.

Inglaterra 1966
Na busca pelo tricampeonato, o Brasil apresentou um time desorganizado e extremamente confuso, chegando a convocar mais de 40 jogadores. A Seleção acabou eliminada ainda na primeira fase, após perder para Portugal por 3-1 gols. Partida marcada pelas jogadas violentas contra Pelé.

México 1970
Brasil e Itália duelaram no estádio de Azteca, México, disputando o título de Primeira Seleção Tricampeã Mundial. Brasil venceu a competição por 4 x 1 gols, conquistando a Taça Jules Rimet. A Seleção Brasileira da época, que, para evitar a repetição do fiasco de 1966, realizou grande preparo físico e organização antes da Copa, foi considerada uma das melhores da História.

Alemanha Ocidental 1974
Zagallo e sua equipe, agora sem o Pelé, tentaram o tetracampeonato com um time muito discutido pela imprensa brasileira. Mas a Seleção não resistiu à inovação colocada em campo pela Laranja Mecânica da Holanda, e acabou em quarto lugar após perder para a Polônia.

Argentina 1978
A Copa da Argentina é certamente a mais suspeita das copas. O Brasil conquistou o terceiro lugar, invicto, mais empatando do que vencendo. Só não chegou à final por causa da suspeitíssima goleada de 6 a 0 da Argentina contra o Peru. Depois da vitória argentina, torcedores brasileiros foram humilhados e agredidos por torcedores locais: numa agência da Varig, sob ameaça de agressão. Nesta Copa, o técnico Cláudio Coutinho criou uma das jóias do anedotário futebolístico ao afirmar que o Brasil foi o campeão moral da competição, frase que virou motivo de gozação.

Espanha 1982
A Seleção Brasileira era considerada a melhor equipe do mundo, recheada de craques como Zico, Sócrates e Falcão, comandados por Telê Santana. Mas na partida contra a Itália, Paolo Rossi marca três gols e decreta a tragédia do Sarriá.

México 1986
Problemas variados atrapalharam o Brasil na Copa de 1986. Várias lesões atrapalharam a formação de um time tão forte quanto o de 1982: Cerezo foi cortado, Zico e Falcão não tinham condições de serem titulares. Renato Gaúcho foi cortado por indisciplina e Leandro o acompanhou, em solidariedade. No desembarque no México, Zico fazia tratamento intensivo para poder se recuperar a tempo de jogar; Júnior e Sócrates não estavam em suas melhores condições físicas. No início da Copa do México, a esperança era de repetir a campanha de 1970. Zico e companhia ganharam sofrendo os 2 primeiros jogos; o primeiro contra uma uma supreendente (para a época) Espanha, e com a ajuda do juiz que não viu que o arqueiro brasileiro Carlos retirou uma bola de dentro do gol. O segundo contra a Argélia que diferente da copa anterior, não surpeendeu ninguem, o jogo poderia e deveria ter sido facil, mas não foi. Jogaram melhor nos outros dois, contra a Irlanda e depois contra a Polonia, o Brasil mostrou sua superioridade no futebol mundial. Mas acabaram eliminados nas quartas-de-final pela França de Platini nos pênaltis. Apesar dos pesares, no final das contas teve uma efetividade melhor que a poderosa seleção de 1982, mesmo apresentando um futebol inferior, mas não foi suficiente para passar pelas França. Telê Santana ganhava de vez a fama de pé frio. .

Itália 1990
O Brasil havia ganho a Copa América de 1989, após 40 anos sem o título, e havia animação quanto ao possível desempenho do Brasil na Copa. Mas, treinada por Sebastião Lazaroni, a Seleção Brasileira não foi bem. Utilizando pela primeira vez o esquema 3-5-2, o time foi considerado muito defensivo e com um futebol ultrapassado. A Seleção obteve magras vitórias na primeira fase. O confronto entre Brasil e Argentina pelas oitavas de final foi um dos piores jogos da historia da copa. A lesão de Romário e a falta de união do grupo de jogadores foi apontada como a principal causa para a eliminação. Com o ambiente interno dividido por intrigas entre jogadores e comissão técnica. O futebol sofreu um grande abalo emocional apos esta copa. Tendo reflexo inclusive nos espaços na midia.

Estados Unidos 1994
Após um jejum de 24 anos sem conquista, a equipe brasileira foi para a Copa do Mundo dos Estados Unidos em 1994 desacreditada. Seu técnico, Carlos Alberto Parreira, com fama de turrão, convocou Romário, que era unanimidade nacional, apenas nas últimas partidas das eliminatóras na partida , onde Romário marcou varias vezes. A dupla Romário e Bebeto fez grandes apresentações e levaram o Brasil à final. Numa partida sem gols, Brasil e Itália fizeram a primeira final de Copa do Mundo definida por pênaltis. O tetracampeonato veio após Roberto Baggio mandar a bola aos ares e finalizar 3 a 2 . O campeonato serviu como uma redenção a quem ja desacreditava no futebol como esporte nacional.

França 1998
A esperança do penta estava toda depositada na dupla que havia feito sucesso nos anos anteriores, Ronaldo e Romário. Mas pouco antes da Copa, o Baixinho foi cortado. A Seleção apresentou-se como um bom time, mas havia dúvidas se era forte o suficiente para conquistar o título, pois apresentava deficiências que poderiam ser fatais em algum momento. Após uma difícil semifinal contra a talentosa Holanda, jogo que era considerado por alguns "a final antecipada", parecia que a Seleção conquistaria o penta. Mas a final contra a França foi, talvez, a mais estranha de todas as finais de Copa já realizadas. Ronaldo, o "Fenômeno", então considerado o melhor jogador do mundo, teve problemas que, até hoje, são motivos de controvérsia durante a final contra os donos da casa: citaram-se a possibilidade de convulsões, cansaço ou até mesmo uma má atuação proposital. O Brasil foi goleado pela França de Zidane por 3 a 0 em péssima atuação de todo o time, o que gera até hoje comentários de que a Copa poderia ter sido "vendida".

Coréia do Sul/Japão 2002
A seleção brasileira, na preparação para a Copa, não vinha apresentando bons resultados e a mudança constante de técnicos preocupava. O Brasil havia sido eliminado da Copa das Confederações e da Copa América, perdendo para a fraca seleção de Honduras. As eliminatórias foram sofridas, com o Brasil classificando em 3º lugar. Mas aí chegou o técnico Luís Felipe Scolari, famoso pelo seu pulso firme e seriedade. Ele comandou a seleção na Copa do Mundo de 2002 e não cedeu à pressão popular optando por não convocar Romário. Com um futebol pragmático, buscando o resultado, mas sem negar o talento brasileiro, a Seleção de Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho obteve uma campanha numericamente perfeita: sete vitórias em sete jogos. Ronaldo marca dois gols na final, contra a Alemanha, e espanta o fantasma de quatro anos antes. Brasil pentacampeão mundial de futebol.

Alemanha 2006
A Seleção Brasileira entrou como natural favorita, devido à campanha da última Copa. Seu ataque era chamado de Quadrado Mágico (Ronaldo, Ronaldinho, Kaká e Adriano). Porém, a seleção não inspirava confiança à todos: havia poucos treinos, farra na concentração e declarações arrogantes. Notava-se, portanto, uma situação inversa à de 2002, onde a seriedade era total. Nos primeiros jogos, o Brasil demonstrava apatia e lentidão em campo, e classificou-se devido à pouca força dos adversários. Os comandados de Carlos Alberto Parreira acabaram caindo novamente diante dos carrascos franceses, liderados por Zidane e Henry. A derrota por um a zero foi decretada com o gol de Thierry Henry.

África do Sul 2010
A Seleção Brasileira, comandada pelo capitão do tetracampeonato de 1994, Dunga, venceu tudo que disputou antes da Copa do Mundo de 2010: a Copa das Confederações, a Copa América, e ficou em 1º das Eliminatórias. O Brasil chegava como favorito. O desempenho do técnico era excelente. Na Copa, ficou em 1º lugar de seu grupo, vencendo duas partidas e empatando uma, a partida contra Portugal. Derrotou o Chile nas Oitavas-de-Final, e nas Quartas-de-Final, contra a Holanda, saiu vencendo por 1x0 no primeiro tempo, porém, a seleção voltou irreconhecível no segundo, não jogando o belo futebol apresentado no começo. Em duas jogadas aéreas do jogador Sneijder, o Brasil cedeu e sofreu a virada por 2 a 1, decretando o fim da segunda Era Dunga e também a eliminação brasileira na Copa. Vários motivos para a eliminação foram apontados pela torcida.

Wikipédia / http://pt.wikipedia.org/

Mombaça vence Boa Viagem e conquista o terceiro zonal da I Copa TV Verdes Mares de Futsal

As seleções de Boa Viagem e Mombaça já entraram na quadra do Centro de Esportes classificadas para a etapa final da I Copa TV Verdes Mares de Futsal. A torcida compareceu e viu um grande jogo na manhã deste sábado (7), na cidade de Boa Viagem. A equipe de Mombaça superou os donos da casa por 4 a 3 e conquistou o terceiro zonal da I Copa TV Verdes Mares de Futsal.

O jogo

Mombaça marcou primeiro com o atleta Rafinha, ainda no primeiro tempo. Na volta do segundo tempo, Mombaça ampliou o marcador com Andinho, Jaderson diminuiu o marcador para os donos da casa, quando todos esperavam a reação do time de Boa Viagem, Rafael e Leandro ampliaram o placar para 4 a 1, nos minutos finais da partida Braguinha e Jaderson novamente balançaram as redes diminuindo o marcador, mas não havia mas tempo para a reação. Mombaça 4 a 3 no Boa Viagem.

Disputa do terceiro lugar

No segundo jogo deste sábado, Brejo Santo venceu Canindé por 3 a 0 e ficou com terceiro lugar do zonal. Gibsson Moura, duas vezes, e Vinícius Araújo marcaram os gols. As duas equipes estão fora da fase final da competição.

Fase final

Além de Mombaça e Boa Viagem, as seleções de Crateús, Caucaia, Horizonte e Maranguape já se garantiram na fase final da I Copa TV Verdes Mares de Futsal, e esperam pelo resultado do quarto zonal que será disputado em Granja, com a participação de Jijoca, Martinópole, Tianguá, além da cidade-sede, no período de 12 a 14 de dezembro.

A fase final será entre os dias 17 a 21 de dezembro, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. A TV Verdes Mares transmite os jogos decisivos de cada zonal e da grande decisão. A competição dá ao vencedor o prêmio de R$ 10 mil, além de R$ 3 mil e R$ 2 mil para o segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Roberto Feitosa / Bom De Gol
Foto: Roberto Feitosa

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Boa Viagem e Mombaça vencem e decidiram o título do terceiro zonal da I Copa TV Verdes Mares de Futsal

Mais uma noite emocionante no Centro de Esportes de Boa Viagem, a torcida compareceu e prestigiou dois grandes jogos, na segunda rodada do terceiro zonal da I Copa TV Verdes Mares de Futsal. Na partida inicial o selecionado de Mombaça venceu Canindé por 5 a 1 e na partida seguinte, a seleção de Boa Viagem não decepcionou a sua torcida e venceu Brejo Santo por 3 a 1.
Mombaça mostrou a sua superioridade e venceu a Seleção de Canindé por 5 a 1. Andinho, Rafinha, Leandro, Márcio e Pretinho fizeram os gols de Mombaça, enquanto Paulo Dório diminuiu para Canindé.
No jogo mais emocionante da noite, a torcida incentivou e a seleção de Boa Viagem não decepcionou, Após sair perdendo o time da casa fez valer o apoio da sua torcida e venceu por 3 a 1. Jaderson marcou dois gols e Joney fechou o placar. Guega fez o gol de Brejo Santo.

Neste sábado, Boa Viagem e Mombaça já classificados para a fase seguinte da competição, decidiram o título do terceiro zonal da I Copa TV Verdes Mares de Futsal. Canindé e Brejo Santo vão disputar o terceiro lugar.

Roberto Feitosa  / Bom de Gol
Foto: Roberto Feitosa

Confira os grupos da Copa do Mundo de 2014

Os grupos da Copa do Mundo de 2014 foram sorteados.

GRUPO A: Brasil, Camarões, México e Croácia

GRUPO B: Espanha, Chile, Austrália e Holanda

GRUPO C: Colômbia, Costa do Marfim, Japão e Grécia

GRUPO D: Suíça, Itália, Costa Rica e Inglaterra

GRUPO E: Suíça, Equador, Honduras e França

GRUPO F: Argentina, Nigéria, Irã e Bósnia-Herzegovina

GRUPO G: Alemanha, Gana, Estados Unidos e Portugal

GRUPO H: Bélgica, Argélia, Coreia do Sul e Rússia

Roberto Feitosa / Bom De Gol

O futebol lamenta a morte de Nelson Mandela

 David Beckham entrega a camisa da Seleção Inglesa
 Seleção Sul-Africana com o líder Mandela
 Mandela é homenageado pelo Manchester City
 Mandela recebe camisa do Barcelona
 Cristiano Ronaldo entrega a camisa da Seleção Portuguesa
 Joel Santana com Mandela
 O líder com a camisa do Liverpool
A Seleção da África do Sul com Mandela

Foto: Arquivo
Roberto Feitosa / Bom de Gol

Mombaça e Boa Viagem vencem na abertura do terceiro zonal da I Copa TV Verdes Mares de Futsal

Com o Centro de Esportes de Boa Viagem lotado, a torcida ganhou de presente, dois grandes jogos, na abertura do terceiro zonal da I Copa TV Verdes Mares de Futsal. Na partida inicial o selecionado de Mombaça venceu Brejo Santo por 4 a 1 e na partida seguinte, a seleção de Boa Viagem não decepcionou a sua torcida e venceu Canindé por 3 a 0.
Na abertura da competição, Mombaça honrou a sua tradição e venceu a equipe de Brejo Santo. Leandro, Chocolate, Andinho e Rafinha marcaram para Mombaça e Vinícius descontou para Brejo Santo.
No segundo jogo da noite, a torcida apoiou e a seleção de Boa Viagem não decepcionou, com uma boa atuação o time da casa, venceu Canindé de forma convincente. Elisson marcou os três gols do jogo.

Nesta sexta-feira, a torcida vai prestigiar dois grandes jogos, no primeiro jogo da noite, Mombaça e Canindé se enfrentam e em seguida Boa Viagem encara Brejo Santo.

Foto: Divulgação / Facebook / Sejuve
Roberto Feitosa / Bom de Gol

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Começa hoje o terceiro zonal da Copa TV Verdes Mares de Futsal em Boa Viagem

A I Copa TV Verdes Mares chega a Boa Viagem. Nesta quinta-feira, 5; sexta-feira, 6; e sábado, 7/12, acontecerão os jogos do Zonal - Grupo C, composta pelos selecionados de Boa Viagem, Mombaça, Brejo Santo e Canindé. A competição será aberta na 5ª feira; a segunda rodada na 6ª feira, e no sábado haverá o fechamento do Zonal de Boa Viagem, com o primeiro jogo, às 8 horas, tendo a transmissão da TV Verdes Mares.

Confira a Tabela de jogos:

05/12/2013
19:00h (01) Mombaça x Brejo Santo
20:00h (02) Boa Viagem x Canindé

06/12/20132
19:00h Vencedor do jogo 01 x Perdedor do jogo 02
20:00h Vencedor do jogo 02 x Perdedor do jogo 01

07/12/2013
08:20h Jogo 05
09:20h Jogo 06

Roberto Feitosa / Bom de Gol

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

adidas apresenta Brazuca ao mundo

O mundo já conhece a bola que rolará nos gramados brasileiros na Copa do Mundo de 2014.
Em evento no Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira, a Brazuca foi apresentada a imprensa e convidados. Com show de luzes, efeitos especiais e projeção em 3D, o objeto foi exibido pela primeira vez em grande estilo. A festa teve a apresentação da atriz Sheron Menezzes e participação de Cafu, capitão do pentacampeonato; Hernane, Flamengo; e Seedorf, do Botafogo. O atacante Fred, do Fluminense, era esperado, mas não compareceu.

Presente no evento, Cafu elogiou a bola que ela tem a cara do Brasil.

– Essa bola é 100 por cento brasileira, é fantástica. Pena que eu não vou ter a oportunidade de jogar a Copa do Mundo com essa belezura. A bola tem as cores do Brasil, o céu estrelado, e espero que traga muita sorte para a Seleção – disse o ex-lateral-direito, campeão do mundo em 2002.

A Brazuca, fabricada pela Adidas, terá a missão de substituir a Jabulani, que ficou famosa nos gramados da África do Sul em 2010. A escolha do nome da bola do Mundial do Brasil foi feita por votação popular, no ano passado. Com 77,8% de 1.119.539 votos, Brazuca superou Bossa Nova (14,6%) e Carnavalesca (7,6%) na enquete promovida em parceria com o GloboEsporte.com. A expressão "brazuca" significa "brasileiro" e descreve o modo de vida do país. As cores e o design dos seis painéis da bola foram inspirados nas fitas da sorte do Senhor do Bonfim da Bahia e simbolizam a paixão e alegria associadas ao futebol no Brasil.

A Brazuca passou por um processo de testes durante mais de dois anos e meio, envolvendo mais de 600 dos melhores jogadores do mundo e 30 equipes de dez países espalhados por três continentes. Segunda a Adidas, é a bola que mais provas enfrentou, de forma a garantir uma performance em todas as condições. Equipes como Milan, Bayern de Munique, Palmeiras e Fluminense participaram dos testes. E Messi, Casillas, Schweinsteiger e Zinedine Zidane foram alguns dos jogadores envolvidos no processo. A bola já havia sido testada em campo em encontros internacionais durante o Campeonato do Mundo sub-20, com um design diferente, e também num jogo amistoso entre a Suécia e a Argentina em fevereiro de 2013.

A tecnologia incorporada e a estrutura da Brazuca são as mesmas que foram utilizadas na construção da Tango 12, usada na Eurocopa de 2012, na Cafusa, bola da Copa das Confederações deste ano, e na Liga dos Campeões da Europa. No entanto, segunda a empresa, a bola apresenta uma inovadora estrutura simétrica de seis painéis idênticos e uma superfície exclusiva que proporciona maior aderência, contato, estabilidade e aerodinâmica em campo.

A Brazuca foi testada de forma exaustiva, para responder e superar todas as exigências da Fifa requeridas a uma bola oficial, de forma a garantir um desempenho de alta performance em quaisquer condições.

Artilheiro e campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo, o atacante Hernane também esteve presente no lançamento da Brazuca e disse que será um sonho acompanhar uma Copa do Mundo no Brasil.

– Todo brasileiro tinha esse sonho de ver a Copa no Brasil, eu também tenho esse sonho de ver grandes jogadores atuando no Brasil. Vai ser uma emoção muito grande ver o Messi, por ser um grande jogador, o Oscar, o Lucas... Sem dúvida tenho o sonho de ver esses jogadores de perto, e isso vai ser realizado na Copa do Mundo.

O meia holandês Seddorf, jogador do Botafogo, disse acreditar na força da seleção brasileira na Copa do Mundo e frisou que o apoio da torcida será o diferencial no Mundial de 2014.

– O Brasil tem essa coisa especial, essa energia que foi mostrada na Copa das Confederações. O Brasil todo está acreditando, dando energia à Seleção. Isso vai ser o diferencial para a seleção brasileira que, claro, tem muito talento em campo. Mas esse diferencial vai ajudar muito.

Um dos jogadores que participaram dos testes com a bola da Copa do Mundo, o lateral da Seleção Daniel Alves disse que está ansioso para jogar com a Brazuca no Mundial.

– No meu primeiro contato com a Brazuca, fiquei com a impressão de que é uma bola fantástica e que vai ser divertido jogar com ela. De fato, a Adidas criou uma bola incrível e apropriada para um torneio tão grandioso como o Copa do Mundo. Tenho a certeza que todos vão adorar. Estou tão ansioso que mal posso esperar pelo jogo de abertura – disse Dani Alves.

De acordo com a Adidas, todos os bebês nascidos nesta terça poderão ganhar uma bola. Para isso, os pais devem levar a certidão de nascimento da criança (e uma cópia) em 12 postos de trocas (um em cada cidade-sede do Mundial: Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Cuiabá, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador e Belo Horizonte) entre os dias 6 e 7 (sexta e sábado) deste mês. Os endereços dos postos estarão no site.

As bolas da Copa passaram a ter nomes a partir de 1970, quando a Adidas passou a patrocinar a Fifa e lançou a Telstar, branca com pentágonos pretos. Antes, o objeto era feito de capotão ou couro.

globoesporte.com / http://globoesporte.globo.com/
Foto: Divulgação / Fifa.com
Foto: Divulgação / Adidas

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Fifa divulga os cincos candidatos a melhor goleiro do ano

A Fifa divulgou nesta segunda-feira a lista de cinco candidatos a melhor goleiro do ano. Gianluigi Buffon (Juventus), Iker Casillas (Real Madrid), Petr Cech (Chelsea), Manuel Neuer (Bayern de Munique) e Víctor Valdes (Barcelona) concorrem pela vaga na seleção do ano.

A votação é organizada pela FIFPRO, federação internacional de jogadores profissionais, e conta com cerca de 50 mil atletas ao redor do mundo que escolhem a seleção com 11 melhores. A lista reduzida de candidatos será divulgada por posições, com os defensores no dia 4, meias no dia 6, e atacantes no dia 9.

A primeira leva trouxe poucas surpresas. A lista é semelhante à do ano passado, mas Victor Valdes, em um dos seus melhores momentos na carreira, ganhou vaga entre os cinco, no lugar que era de Joe Hart. Os veteranos Buffon e Casillas são os grandes "papões de títulos", embora desta vez entrem como azarões por não passarem por boa fase.

A seleção com os 11 escolhidos será divulgada apenas em janeiro, no dia 13, no evento da Bola de Ouro, que premia os melhores do ano.

OGOL.COM.BR / http://www.ogol.com.br/
Foto: Divulgação
Montagem: Roberto Feitosa

domingo, 1 de dezembro de 2013

Grêmio vence o Goiás e garante vaga na Copa Libertadores

O Grêmio está garantido na Copa Libertadores da América de 2014. A confirmação da vaga veio na noite deste domingo, na vitória de 1 a 0 sobre o Goiás, na Arena, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Tricolor chegou aos 64 pontos assumindo a vice-liderança a frente do Atlético PR, e agora depende da última rodada, contra a Portuguesa, para definir a entrada na fase de grupos da competição continental ou na pré-libertadores. O gol da vitória gremista sobre o Goiás foi marcado por Barcos, aos 16 minutos do primeiro tempo.

PRIMEIRO TEMPO:

O Grêmio chegou pela primeira vez com perigo logo aos 2 minutos de bola rolando: Barcos cruzou da direita, rasteiro. Kleber dominou na marca de pênalti, de costas para o gol e fez a parede para Zé Roberto que chutou mascado. A bola ficou fácil nas mãos do goleiro Renan.

O Grêmio voltou à carga aos 7 minutos e não abriu o marcador por detalhe. Rhodolfo fez um lançamento de longa distância, com perfeição, encobrindo os zagueiros. Barcos matou no peito, invadiu a área pela esquerda ficando cara a cara com Renan. O Pirata tentou dar por cobertura, mas o goleiro goiano fez um milagre salvando seu time.

A superioridade gremista dentro de campo surtiu efeito aos 16 minutos quando, finalmente, surgiu o primeiro gol: Kleber iniciou contra ataque no campo de defesa lançando Pará, na direita. Ele avançou e fez o passe para Ramiro, que invadiu a are pela direita. O chute saiu cruzado, tomou a direção da linha de fundo, mas Barcos se esticou e mandou a bola para o fundo das redes!
Grêmio 1 a 0!

O Goiás criou sua primeira oportunidade três minutos depois: após cobrança de escanteio da esquerda, no primeiro pau, Walter se antecipou e deu um leve toque de calcanhar. Para a sorte do Tricolor, a bola encobriu o travessão. Que perigo!

O Grêmio diminuiu o ritmo após o gol e o Goiás cresceu na partida passando a dominar o meio campo.

Aos 38, Vitor cruzou da direita na cabeça de Hugo, que mandou no canto. A bola passou ao lado do poste direito de Dida, que olhou.

Foi o último lance de perigo do primeiro tempo que terminou com a vantagem gremista no marcador.

SEGUNDO TEMPO:

O Grêmio retornou sem modificações para etapa final, mas o Goiás perdeu o artilheiro Walter, que saiu lesionado.

A primeira oportunidade foi do Goiás logo aos 2 minutos: Eduardo Sasha recebeu na entrada da área e teve espaço para soltar a bomba. A bola subiu demais, por sobre o travessão de Dida.

O Grêmio deu o troco aos 12 minutos com Pará recebendo na direita um passe perfeito de Rhodolfo. Ele cruzou no primeiro pau e Barcos desviou de cabeça. Ele estava pressionado e mandou por sobre o travessão de Renan.

Aos 22 minutos, Renato promoveu a primeira modificação no Tricolor colocando Maxi Rodríguez no lugar de Kleber.

Em sua primeira oportunidade, Maxi recebeu em contra ataque pela direita, cortou o marcador já dentro da área, mas foi bloqueado na hora do chute.

Logo em seguida, aos 31 minutos, foi a vez de Adriano entrar na vaga de Zé Roberto no Grêmio.
No minuto 37, Roni recebeu na direita, colocou velocidade e chutou forte, mesmo sem ângulo. Dida, bem colocado, mandou para escanteio.

Dois minutos depois, a última modificação no Tricolor: Elano entrou no lugar de Barcos, que saiu muito aplaudido.

Aos 43, Elano armou contra ataque e lançou Vargas, atrás da zaga, pela direita. O chileno ainda conseguiu tocar por cima de Renan, mas faltou força e a zaga afastou o perigo.

Os minutos finais foram de sufoco, com o Goiás pressionando em busca do empate e o Grêmio se defendendo de qualquer maneira.

No apito final, a torcida comemorou a classificação para Libertadores com uma rodada de antecedência.

Agora o Tricolor enfrenta a Portuguesa, no próximo domingo, em São Paulo.

Público Pagante: 23.910
Público Não Pagante: 10.471
Público Total: 34.381
Renda: R$ 948.467,00

Foto: Lucas Uebel
GRÊMIO / http://www.gremio.net/

Rondonópolis bate União e conquista a Copa Mato Grosso

Na última competição regional da temporada, Rondonópolis Esporte Clube e União entraram em campo na noite de domingo, no estádio Luthero Lopes, diante de 4 mil espectadores, para uma final inédita entre os dois clubes da cidade. Na primeira partida deu empate (1x1) e neste domingo o REC levantou o título, conquistando a vaga para a Copa do Brasil 2014. A primeira vaga é do Cuiabá Esporte Clube – campeão estadual deste ano.

O jogo começou bastante truncado, com o meio campo tumultuado pelos dois times, mas foi marcado pelo equilíbrio e um ritmo alucinante nos primeiros 45 minutos. Aos 5 minutos o União criou a primeira grande chance da partida. Robinho recebeu em impedimento, mandou a bola para as redes, mas o lance foi anulado, corretamente. Na segunda chance colorada, Douglas chutou em cima de Maringá, que defendeu com facilidade. O REC atacava pela direita, com Buiú, mas a forte marcação do União neutralizava as chances do Leão. Aos 13, Thiago avançou com liberdade, mas o chute torto não ameaçou a meta do goleiro do REC.

Com Robinho articulando as principais jogadas, o União falhava nas conclusões e o REC tropeçava nos contra-ataques.  O Leão acordou aos 17, mas Diogo chegou atrasado na bola alçada na pequena área. Experiente, Calado não reeditava as boas atuações que marcaram sua carreira, e, numa cobrança de falta, aos 19, mandou a bola longe do gol de André.

Aos 20, a melhor oportunidade do time amarelo e preto. Fábio saiu errado, perdeu a bola e Andrezinho quase abriu o placar. Ele arrancou pela esquerda e chutou forte, rasteiro, mas a bola passou a direita da meta colorada. Aos 25, Léo Mineiro fez a torcida colorada se levantar. Ele dominou a bola pela esquerda, fintou a zaga, se atrapalhou, e chutou para a defesa parcial de Maringá. A bola chegou a tocar no travessão, arrancando o “uuuuuu” da torcida vermelha que compareceu em bom número.

Aos 29, o REC perdeu a melhor oportunidade até então. Sandrinho entrou livre na área, fintou a defesa, mas errou na conclusão. Aos 39 minutos, Léo Mineiro foi derrubado na entrada da grande área. Robinho pediu a bola para bater a falta e a torcida se levantou de novo, mas Maringá só encaixou, sem dificuldades. Na sequência, Léo Mineiro falhou bisonhamente. Livre, cara a cara com o goleiro do REC, mandou a bola para fora. O REC deu a resposta com Andrezinho, que, sem ângulo, mandou a esquerda de André.

No segundo tempo o União voltou sem Robinho, que se lesionou. Diego Maranhão entrou no lugar dele. E o REC partiu pra cima. Numa triangulação rápida, Buiú acionou Jean Patrick, que carimbou a zaga na entrada da área. Aos 5 minutos Buiú cruzou nos pés de Jeann, ele chutou forte, mas a zaga salvou o Colorado.

Aos 11 minutos, Maringá salvou o REC, após a tabela entre Marcley e Léo Mineiro, mandando a bola para escanteio. Um minuto depois, Adriano abriu o placar para o REC. Em cobrança de falta a pequena torcida do Leão comemorou o gol. Pressionado o União foi obrigado a partir para cima em busca do empate. Mas em vez disso foi o REC quem jogou a pá de cal. Aos 32 minutos, Andrezinho disparou pela esquerda, fintou a zaga e de perna esquerda fuzilou André e o União; era a confirmação do primeiro título da história do Rondonópolis Esporte Clube e a merecida vaga na Copa do Brasil. Após o gol, Calado foi expulso. No final do jogo uma torcedora invadiu o gramado e agrediu o árbitro Silvio André Lima. Era tarde... e a noite foi pequena para a torcida leonina.

Ficha técnica

REC 2  X  0 UNIÃO

REC –  Maringá, Dione, João Márcio, Maranhão e Sandro; Thiago, Jean Patrick, Adriano e Calado;  André e Buiú. Técnico: Douglas Nilton

União – André, Diogo Martins, Fábio, Alisson, e Bruno; Wesley, Douglas, Robinho e Jackson; Léo Mineiro e Marcley. Técnico: Eduardo Henrique

Árbitro:  Silvio André Lima

Grupo Gazeta de Comunicação - www.gazetadigital.com.br 

Inter de Lages vence o Blumenau e conquista a Terceira Divisão do Campeonato Catarinense

Em um jogo que levou seis mil pessoas ao estádio e com uma arbitragem pra lá de polêmica, o Blumenau Esporte Clube (BEC) perdeu a final para o Inter de Lages e continuará amargando uma das mais inglórias competições do futebol profissional brasileiro, a Terceira Divisão do Campeonato Catarinense, em 2014.

A partida foi realizada na tarde deste domingo, no Estádio Municipal Vidal Ramos Junior, em Lages. Como havia vencido a primeira partida no domingo passado, em Blumenau, por 4 a 0 (o saldo de gols não contava na decisão), o BEC dependia de um empate para ser campeão. E tratou de dificultar a vida do Inter logo cedo.

Aos 2 minutos de jogo, o zagueiro Lucas marcou 1 a 0 para o time do Vale do Itajaí. O Inter, que precisava vencer, partiu para cima e, aos 47 minutos, após confusão na área, o goleiro Nei, do BEC, e o zagueiro Erlon, do Inter, foram expulsos.

Negreiros, o matador do campeonato, foi para o gol e o BEC ficou mais vulnerável. Só que após duas boas defesas, Negreiros foi vencido pelo morrinho artilheiro num chute de Breno, aos 25 minutos do segundo tempo, e o Inter empatou. Aos 30, após bate-rebate na área, Gustavo ampliou para o Inter.

Aos 38, Negreiros voltou para o ataque e Lucas Campestrini foi para o gol. Mas a tática do técnico Rodrigo Cascca não fez efeito, e Brasão marcou o terceiro do Inter após belo lance individual e um chute na gaveta.

A partida foi para a prorrogação e o Inter precisava apenas de um empate para ser campeão. E aos 8 minutos ocorreu o lance crucial do jogo. Negreiros marcou para o BEC, mas o gol foi anulado pelo árbitro Célio Amorim, que alegou impedimento do atacante.

Jogadores, comissão técnica e torcedores do Blumenau reclamaram muito, e até mesmo alguns membros da imprensa lageana admitiram que o gol foi legal. Mas o árbitro não voltou atrás da decisão e o jogo continuou sem alteração do placar.

O Inter de Lages foi campeão e disputará a Segunda Divisão em 2014. O BEC continuará na terceira e, independente dos adversários, já entrará como o franco favorito ao título e ao acesso.

DIÁRIO CATARINENSE 
Foto: PABLO GOMES / Agencia RBS

Santa Cruz vence o Sampaio Corrêa por 2 a 1 e é campeão brasileiro da Série C

Para entrar no ano do centenário da melhor forma possível, o Santa Cruz, neste domingo (1), no Arruda, conquistou o título da Série C do Campeonato Brasileiro. Enfrentando o Sampaio Corrêa/MA, a equipe Tricolor fez valer toda a paixão da sua imensa Torcida e não tomou conhecimento do adversário vencendo por 2x1, gols de Dedé e Caça-Rato. Cleitinho diminuiu para o Sampaio. Dominando o jogo e passando por algum suspense, o time Coral teve uma bela atuação e coroaram o clube com o primeiro título nacional da história.

O Time – Mantendo o esquema tático de jogos anteriores, mas promovendo algumas modificações no time, o técnico Vica, que preteriu o atacante Dênis Marques da relação para o jogo, mandou a campo o seguinte time: Tiago Cardoso, Oziel, Éverton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel, Dedé , Luciano Sorriso, Natan e Renatinho; Caça-Rato.

O JOGO – Precisando vencer para dar ao Santa Cruz o título, a equipe Tricolor procurou fazer valer a vantagem de jogar no Arruda, com o apoio incondicional da Torcida.

Com a bola rolando, os gritos de incentivo do torcedor pareciam contagiar a equipe tricolor, que iniciou o jogo de maneira agressiva. Por outro, o retraído Sampaio Corrêa não se negou da missão de conter as investidas dos donos da casa e procurou não facilitar para o Mais Querido.
O Santa Cruz persistiu pelo primeiro gol, o Sampaio se defendeu e, nas poucas oportunidades que teve a posse de bola, saiu em contra-ataques rápidos. Com esse enredo desenhado, a primeira etapa teve bastante lances de efeito.

A pressão Coral se intensificou. A equipe Tricolor criou diversas situações de gol, que esbarravam na precisão do goleiro Rodrigo Ramos e em lances de sorte dos demais marcadores. O gol do Santa Cruz estava maduro e não iria demorar muito para sair.

De tanto pressionar o gol saiu. O lance saiu aos 33 minutos, de uma paulada de Luciano Sorriso, que o goleiro do Sampaio espalmou para o lado e propiciou o rebote a Dedé. O volante Tricolor, completando 40 jogos pelo clube nesta partida, não perdoou e conferiu. O gol fez o Arruda estremecer de tanta felicidade.

Após o gol, a intensidade do jogo acabou reduzida, com o Santa Cruz mais aliviado por abrir o placar e adversário sentindo o baque pelo gol tomado, mas ainda assim procurando fazer um pouco mais do que fez em toda a primeira etapa. Não houve tempo para muita coisa e o Santa Cruz foi para o intervalo de jogo vencendo por 1x0.

SEGUNDO TEMPO – Para os 45 minutos finais, não havia outra coisa a ser feita pelo Santa Cruz que não fosse assegurar a vitória, já que qualquer empate com gols daria o título ao Sampaio Corrêa. Procurando manter a pressão que exerceu sobre o adversário, a equipe Tricolor seguiu na base da imposição.

E logo no primeiro minuto os Tricolores foram ao delírio, com alguém que tem sido mais do que decisivo para o Santa. Após saída mal sucedida da zaga do Sampaio, Dedé lançou a bola na medida para Caça-Rato, que como costuma ser em decisões, não teve piedade do goleiro Rodrigo Ramos e mandou a bola para o fundo gol. 2x0, para deixar as coisas ainda mais tranquilas.

Com uma boa vantagem no placar e mantendo o adversário acuado, os Tricolores administraram o resultado, sem abdicar de atacar ou tomar grandes sustos por conta das investidas do rival. A equipe tricolor esbanjou solidez e não deu brechas para o adversário.

Na base da tranquilidade, a segunda etapa transcorreu em favor do Santa Cruz. Perdendo por dois gols e dispondo de poucos recursos para surpreender os donos da casa, o time do Sampaio Corrêa acabou acusando o golpe. Melhor para o Santa Cruz, com a Torcida se dando ao luxo de gritar olé desde o 25 minutos finais.

Mas, como se acostumaram a dizer nos últimos anos, tudo que vem de bom para o Santa Cruz tem uma certa dificuldade. Para não fugir à máxima, aos 35 minutos, Cleitinho fez o gol do Sampaio Corrêa. Os 10 minutos finais foram de muito suspense.

Apesar do susto, o Santa Cruz fez a sua parte. Desfecho épico no adeus às divisões inferiores do Campeonato Brasileiro. No ano do seu centenário, o clube do povo volta à Série B com o primeiro título nacional conquistado. O drama acabou, agora o Arruda transborda de felicidade. O Tricolor voltou!

coralnet.com.br / http://www.coralnet.com.br/
Fonte: Agência CoralNET de Notícias

Fluminense vence Vasco por 2 a 0

O Fluminense da Brasileira venceu o Vasco do Poço da Pedra por 2 a 0 no Estádio Serjão em Boa Viagem-CE, com gols de Renato e Bruno.

Com o resultado, o Fluminese avança para a terceira fase do Copão de Futebol Amador de Boa Viagem na categoria principal.

Roberto Feitosa / Bom de Gol
Foto: Roberto Feitosa

Flamengo vence Vasco por 2 a 1

Em partida realizada no Estádio Serjão, na tarde deste domingo, O Flamengo de Madeira Cortada venceu o Vasco de Poço da Pedra por 2 a 1. Os gols do Flamengo foram marcados por Conino e Zé Baixinho. Cabeça descontou para o Vasco.

Com o resultado, O Flamengo de Madeira Cortada avança a terceira fase do Copão de Futebol Amador de Boa Viagem na categoria aspirantes.

Roberto Feitosa / Bom de Gol
Foto: Roberto Feitosa

Rodada dupla no Serjão: Vasco x Flamengo (aspirantes) Vasco x Fluminese (principal)

O Vasco de Poço da Pedra encara o Flamengo de Madeira Cortada neste domingo (01), às 15h00m, no Estádio Sejão, em Boa Viagem. A partida é válida 2ª fase do Copão Municipal de Boa Viagem (Aspirantes). Na partida principal o Vasco de Poço da Pedra enfrenta o Fluminense de Brasileira válido pelo Copão na categoria principal.

Roberto Feitosa / Bom de Gol