sábado, 7 de junho de 2014

Morre ex-jogador Fernandão em acidente de helicóptero

Um acidente envolvendo um helicóptero esquilo em Aruanã matou cinco pessoas, na madrugada deste sábado (7). O ex-jogador de grandes times como Internacional e Goiás, Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão, de 36 anos, também estava a bordo e morreu. Ele chegou a ser socorrido e levado para o hospital local, mas não resistiu. A aeronave teria caído logo após a decolagem em uma praia, às margens do Rio Araguaia.

Segundo o Sargento Cristiano Oliveira do Corpo de Bombeiros de Aruanã que atendeu a ocorrência, além de Fernandão, estavam a bordo o vereador de Palmeiras de Goiás, presidente da Câmara Municipal e policial Edmilson de Sousa (PSDB), Antônio Pádua, primo do governador, o caseiro Lindomar Mendes e o piloto Milton Ananias. De acordo com o sargento, a aeronave caiu logo após a decolagem, a 12 km do centro de Aruanã. O helicóptero não chegou a explodir, mas ficou totalmente destruído. O Cenipa, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos já foi acionado para investigar as causas do acidente.

O ídolo do futebol estava acertado com o canal fechado SporTV para participar da cobertura da Copa do Mundo.

Carreira

Fernandão nasceu em Goiânia, no dia 18 de março de 1978 e começou a jogar pelo Goiás em 1995. Fernandão vestiu a camisa esmeraldina até 2001, quando foi para a França e atuou no Toulouse. Em 2004 voltou para o Brasil, onde brilhou pelo Internacional. Em 2008, deixou o clube para jogar no Al-Gharafa, do Catar. No ano de 2009, Fernandão retornou ao Goiás, mas no ano seguinte foi jogar pelo São Paulo. Em 2011 foi nomeado diretor executivo do Inter.

Fernandão foi um dos maiores jogadores do Internacional. Ele foi um dos principais jogadores do time na conquista da Libertadores em 2006 e na conquista do Mundial no mesmo ano. Como capitão da equipe, ele teve a missão de levantar os troféus mais importantes da história do clube colorado.

Confira abaixo a íntegra da nota oficial do Internacional:

O Sport Club Internacional e a nação colorada estão de luto. Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão, perdeu a vida em um acidente de helicóptero ocorrido na madrugada deste sábado (7/6) em Aruanã-GO.

O momento é de profundo pesar pela partida prematura do ídolo de 36 anos, mas o que fica são lembranças gloriosas de um atacante que honrou a camisa do Internacional com seu espírito de liderança, sendo um dos jogadores mais importantes dos 105 anos do Clube.

Fernandão atuou em 190 partidas e marcou 77 gols – o primeiro deles, logo na sua estreia, em 2004, foi o de número 1000 da história do Gre-Nal. Nascido em Goiânia, mas plenamente identificado com Porto Alegre, foi o capitão do time nas inesquecíveis conquistas da Libertadores da América e do Mundial FIFA, ambas em 2006, e também desempenhou no Colorado as funções de diretor técnico, em 2011, e de treinador, em 2012. Os títulos do Gauchão (2005 e 2008) e da Recopa (2007) também fazem parte da sua trajetória.

O Clube do Povo se solidariza com a família e com todos os fãs de Fernandão. Força!

DM.com.br - http://www.dm.com.br/
Foto: Arquivo

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Klose se torna o maior artilheiro com a camisa da Alemanha

Nesta sexta-feira, o atacante Miroslav Klose fez história no seu país. Ao marcar um dos gols na vitória diante da Armênia, por 6 a 1, o veterano se tornou o maior artilheiro da história da seleção alemã.

Com 69 gols marcados, o centroavante nascido na Polônia desempatou a disputa com Gerd Muller, que balançou as redes 68 vezes pelos germânicos.

O maior sonho

Aos 35 anos, o atacante da Lazio se prepara para um grande desafio na sua carreira. Irá disputar a quarta Copa do Mundo e, além de sonhar se sagrar campeão, promete tentar superar Ronaldo, o Fenômeno, em gols no torneio. Atualmente Klose tem 14 gols, um a menos que o brasileiro.

OGOL.COM.BR / http://www.ogol.com.br/
Deutscher Fussball-Bund / http://www.dfb.de/

quinta-feira, 5 de junho de 2014

União Frederiquense atropela o Brasil de Farroupilha e conquista o acesso para o Gauchão de 2015

Um novato figurará entre equipes tradicionais, como a dupla Gre-Nal, no Gauchão de 2015. Fundado em agosto de 2010, o União Frederiquense bateu o Brasil de Farroupilha na repescagem da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho e garantiu a terceira vaga na elite estadual do ano que vem. Uma classificação histórica. O clube de Frederico Westphalen perdeu o jogo de ida, no Vermelhão da Colina, por 2 a 1 e precisava reverter o resultado fora. Fez mais: atropelou. Sob forte chuva, aplicou 3 a 0 no Dragão em pleno Estádio das Castanheiras, com gols de Leandro Rodrigues, Paulinho Macaíba e Diego Miranda.

União Frederiquense arrasador na primeira etapa 

Com a vantagem obtida na primeira partida e a possibilidade de perder por um gol de diferença em casa, o Brasil-Fa acabou traído pela postura defensiva da equipe, escalada no 3-6-1 pelo técnico Suca. Diante de um adversário recuado, o União Frederiquense logo tomou a iniciativa da partida e dominou as ações ofensivas graças à habilidade dos meia Diego Miranda e do lateral-esquerdo Ronaldinho Gramadense. Logo aos seis minutos, o camisa 10 fez grande jogada pela esquerda e chutou cruzado, para grande defesa do goleiro Rodrigo Feijão.

Apesar do ímpeto ofensivo, o Leão tinha dificuldades para penetrar na defesa adversária. O primeiro gol veio de uma das principais armas da equipe no campeonato: a bola parada. Aos 33, Ronaldinho Gramadense cobrou falta na cabeça de Leandro Rodrigues, que mandou forte, no canto.

Desestabilizado após sofrer o gol, o Brasil-Fa se lançou em busca do empate com muita afobação e pouca organização em seu meio –campo. Acabou cedendo espaços aos adversários, que aproveitaram um contra-ataque para encaminhar a vaga no Gauchão em 2015. Aos 38, Gramadense escapou em velocidade pela esquerda e cruzou para o meio da área, na medida para Paulinho Macaíba. O centroavante só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Confusão na arquibancada e lambança do goleiro selam a classificação 

Desesperado na busca pelo empate, o Brasil-Fa voltou para a segunda etapa com duas alterações: os atacantes Rodrigo Zeferino e Rafael Xavier, nas vagas do zagueiro Giordano e do lateral Jocenir. O Dragão se lançou ao ataque, mas viu a pressão ser frustrada por uma lambança do setor defensivo.

Aos oito, a bola foi recuada ato goleiro Rodrigo Feijão que, ao tentar a reposição, acabou chutando contra Diego Miranda. O meia teve tranquilidade para dominar a bola e empurrar para o gol vazio. Com o 3 a 0 no placar e a classificação encaminhada, o União Frederiquense não teve dificuldades para conter o adversário que se deixou abater com o golpe.

O nervosismo do Brasil-Fa em campo se transferiu para a arquibancada. Diante do resultado frustrante, os torcedores passaram a atirar objetos ao gramado e a tentar derrubar o alambrado. A confusão só cessou com a intervenção da Brigada Militar. Aos 42, o goleiro Lúcio ainda fez milagre em cabeceio de Rafael Xavier, em uma das únicas chances dos donos da casa. Já era tarde demais para o Dragão, que viu o União Frederiquense comemorar a classificação no Estádio das Castanheiras.

No sábado, Ypiranga-RS e Avenida se enfrentam no Colosso da Lagoa, em Erechim, pelo segundo jogo da final da Divisão de Acesso. Os donos da casa venceram o a partida da ida por 1 a 0 e jogam pelo empate. As duas equipes já garantiram vaga na elite em 2015.

GloboEsporteRS
Foto: Porthus Junior

domingo, 1 de junho de 2014

Holanda define os 23 convocados para a Copa do Mundo 2014

A seleção holandesa já tem definida a sua lista de 23 jogadores que viajarão ao Brasil para a disputa do Copa do Mundo. Entre os destaques, estão Robin van ie Arjen Robben.

Louis van Gaal, técnico da Laranja Mecânica, além de perder Van der Vaaart, por lesão na panturrilha, precisou cortar os outros seis jogadores. Foram eles: Jean-Paul Boëtius, Quincy Promes, Karim Rekik, Tonny Trindade de Vilhena, Patrick van Aanholt e Jeroen Zoet.

O treinador afirmou ter sentido "dor no coração" ao informar aos seis dispensados a sua decisão.

"Foi uma manhã emocionante, em que eu falei pessoalmente com os seis jogadores. Estou honrado com o comprometimento dos envolvidos e orgulhoso pelo esforço", declarou.

A Holanda está no grupo B da Copa do Mundo, onde medirá forças com Espanha, Chile e Austrália.


Lista de convocados 
Goleiros
Jasper Cillessen (Ajax)
Tim Krul (Newcastle)
Michel Vorm (Swansea City)
Defensores
Paul Verhaegh (FC Augsburg)
Ron Vlaar (Aston Villa)
Jöel Veltman (Ajax)
Bruno Martins Indi (Feyenoord)
Terence Kongolo (Feyenoord)
Daryl Janmaat (Feyenoord)
Stefan de Vrij (Feyenoord)
Daley Blind (Ajax)
Meias
Georginio Wijnaldum (PSV)
Wesley Sneijder (Galatasaray)
Leroy Fer (Norwich City)
Nigel de Jong (Milan)
Jordy Clasie (Feyenoord)
Jonathan de Guzmán (Swansea City)
Atacantes
Memphis Depay (PSV)
Klaas-Jan Huntelaar (Schalke 04)
Dirk Kuyt (Fenerbahçe)
Jeremain Lens (Dynamo Kyiv)
Arjen Robben (Bayern München)
Robin van Persie (Manchester United)

OGOL.COM.BR - http://www.ogol.com.br/

Croácia anuncia os 23 jogadores para a Copa do Mundo

A seleção da Croácia, primeira adversária do Brasil na Copa do Mundo de 2014, divulgou os 23 jogadores convocados para o torneio. Entre eles, dois brasileiros naturalizados: Eduardo e Sammir.

Dos 27 jogadores que vinham treinando, o técnico Niko Kovac dispensou Igor Bubnjic, Mario Pašalic e Duje Cop. Devido à lesão de última hora, Milan Badelj precisou ser cortado da lista. Anteriormente, Strinic, Kranjcar e Ilicevic também haviam sido cortados por contusão.

Os axadrezados têm como destaque os nomes de Luxa Modric, do Real Madrid, Ivan Rakitic, do Sevilla, e Mario Mandzukic, do Bayern do Munique. Mandzukic, no entanto, não poderá enfrentar o Brasil, pois cumpre suspensão devido ao cartão vermelho recebido diante da Islândia, na repescagem para o Mundial.

Além de enfrentar o Brasil, a Croácia medirá forças no grupo A com México e Camarões.

Lista de convocados:

Goleiros
Stipe Pletikosa (FK Rostov)
Danijel Subašić (Monaco)
Oliver Zelenika (NK Lokomotiva)
Defensores
Sime Vrsaljko (Genoa)
Domagoj Vida (Dynamo Kyiv)
Darijo Srna (Shakhtar Donetsk)
Gordon Schildenfeld (Panathinaikos)
Dejan Lovren (Southampton)
Vedran Corluka (Lokomotiv)
Meias
Ognjen Vukojević (Dynamo Kyiv)
Jorge Sammir (Getafe)
Ivan Rakitic (Sevilla)
Danijel Pranjić (Panathinaikos)
Ivan Perišić (VfL Wolfsburg)
Luka Modrić (Real Madrid)
Ivan Mocinic (HNK Rijeka)
Mateo Kovačić (Internazionale)
Marcelo Brozović (Dinamo Zagreb)
Atacantes
Eduardo (Shakhtar Donetsk)
Nikica Jelavić (Hull City)
Mario Mandzukic (Bayern München)
Ivica Olić (VfL Wolfsburg)
Ante Rebić (Fiorentina)

OGOL.COM.BR - http://www.ogol.com.br/
Foto: Drago Sopta
Hrvatski nogometni savez - http://hns-cff.hr/

Ex-jogador da Seleção Brasileira morre em João Pessoa

O ex-jogador de futebol, Marinho Chagas, 62 anos, morreu na madrugada deste domingo (2) no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. O ex-lateral esquerdo da Seleção Brasileira da Copa de 1974tinha hepatopatia alcoólica, doença que causa dano ao fígado, devido ao abuso de bebidas alcoólicas.

Marinho Chagas participava de um evento com colecionadores de figurinhas do álbum da Copa do Mundo 2014 quando passou mal e começou a vomitar sangue. Ele foi levado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, no bairro de Manaíra, na capital paraibana, onde foi diagnosticado com hemorragia digestiva.

Por causa de seu estado grave e seu tipo de sangue raro, O negativo, o ex-jogador foi transferido para o Hospital de Trauma. De acordo com o diretor da Unidade Hospitalar, Edvan Benevides, Marinho Chagas chegou local já muito debilitado, onde recebeu reposição de sangue e plasma – para estancar o sangramento. Em seguida foi levado para Unidade de Terapia Intensiva do hospital, foi entubado e submetido ao exame de endoscopia digestiva. Sem apresentar melhoras, o ex-jogador passou por uma cirurgia para tentar reverter o quadro, mas não resistiu e morreu no centro cirúrgico, por volta das 3h, deste domingo.

“Ele ainda foi encaminhado para o cirurgia e veio a óbito. Marinho Chagas apresentava varizes de esôfago devido a hepatopatia, que é uma doença do fígado causado pelo abuso do álcool. Nós fizemos tudo que estava ao nosso alcance, mas infelizmente ele não resistiu”, afirmou o diretor Edvan Benevides.

Marinho Mendes já havia apresentado problemas de saúde no ano passo e chegou a ficar internado por dez dias na UTI em um hospital de Natal (RN) devido a uma infecção pulmonar grave.

Os problemas de saúde do jogador, ao longo dos anos, foram sendo agravados pelo abuso de bebidas alcoólicas.

Marinho Chagas foi escolhido o melhor lateral esquerdo da Copa do Mundo de 1974, na Alemanha e além do ABC, de Natal, passou pelos times Botafogo, São Paulo, Fortaleza e Cosmos, de Nova Iorque (EUA).

Portal Correio - http://portalcorreio.uol.com.br/
Crédito: Divulgação / Banca Viña Del Mar