segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Costa do Marfim bate Gana nos pênaltis e é bicampeã da Copa Africana de Nações

A Costa do Marfim disputou quatro finais na história da Copa Africana de Nações. Em todas elas, o campeão só foi decidido nos pênaltis, e os marfinenses ganharam seu primeiro título em 1992, contra Gana, com o placar de 11 a 10.

Após duas derrotas nas outras decisões para Egito e Zâmbia, os Elefantes voltaram a encontrar os ganeses no grande jogo, agora na edição 2015, na Guiné Equatorial. E após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação o duelo chegou às cobranças na marca da cal.

Foram 22 pênaltis. Emoção até o último. E o goleiro Boubacar Barry se tornou o herói ao defender a cobrança de Brimah, o camisa 1 de Gana, e balançar as redes para decretar o 9 a 8 e garantir o segundo título da história para a Costa do Marfim.

Os ganeses, que buscavam o penta na competição continental, chegaram a abrir 2 a 0 na disputa após Wilfried Bony e Gadji Tallo errarem as duas primeiras tentativas marfinenses. Então, Acquah e Acheampong desperdiçaram, e o empate aconteceu nas dez cobranças iniciais. Nas alternadas, todos os jogadores de linha marcaram.

Os goleiros poderiam definir.

Barry voou no canto esquerdo e defendeu a batida de Brimah. Câimbras voltaram a incomodar, e o marfinense precisou de atendimento. Recuperado, foi para a cobrança e fez. Festa da Costa do Marfim, 23 anos depois.

ESPN do Brasil - http://espn.uol.com.br/
Foto: Amr Abdallah Dalsh/Reuters