domingo, 7 de junho de 2009

Austrália e Coreia do Sul vão ao Mundial

Mais duas seleções garantiram neste sábado suas presenças na Copa do Mundo-2010. Depois do Japão, Austrália e Coreia do Sul carimbaram seus passaportes para a África do Sul. Os australianos seguraram um empate sem gols com o Qatar fora de casa e ficaram com a segunda vaga do grupo 1 do torneio qualificatório. Os sul-coreanos também selaram sua ida ao Mundial ao baterem os Emirados Árabes por 2 a 0.

Com o resultado, os Socceroos chegaram aos mesmos 14 pontos do Japão e não podem ser alcançados pelo Bahrein, terceiro colocado e que disputaria uma vaga na repescagem. A Austrália se classificou com dois jogos de antecedência. Já o Qatar, com cinco pontos, aparece em quarto lugar.

No grupo 2, a Coreia do Sul assegurou sua vaga para a Copa. Os Guerreiros Taeguk aumentaram sua vantagem na liderança ao derrotar os Emirados Árabes por 2 a 0. Aos oito minutos do primeiro tempo, Lee Chung-yung ajeitou para Park Chu-young superar seu marcador e abrir o placar. Aos 37, a defesa anfitriã deu um presente aos visitantes. Qaas recuou para o goleiro Naser; o arqueiro evitou o escanteio, mas deixou a bola limpa para Ki Sung-yung fechar o placar.

Com o resultado, a equipe foi a 14 pontos, três a mais do que a Coreia do Norte. Os sul-coreanos. Como Coreia do Norte e Arábia Saudita se enfrentam, apenas um deles terá condições de ultrapassar os líderes. Eliminados, os Emirados Árabes somam apenas um ponto.

Holanda, 100%, se classifica para o Mundial


A Holanda se tornou a primeira seleção europeia a garantir presença na Copa do Mundo-2010. Neste sábado, a Oranje derrotou a Islândia por 2 a 1 fora de casa, conquistou sua sexta vitória seguida no torneio qualificatório e manteve os 100% de aproveitamento na competição.

Líder do grupo 9, a Holanda saiu na frente logo aos oito minutos de jogo. Rafael van der Vaart cruzou e Nigel de Jong, de cabeça, mandou para as redes. Sete minutos depois, Mark van Bommel ampliou com um chute preciso da entrada da área.

Os islandeses diminuíram no finalzinho da partida. De cabeça, Kristjan Sigurdsson fez o gol de honra dos anfitriões, mas a derrota era inevitável.

A Holanda chegou aos 18 pontos. A Islândia, com quatro, vem em terceiro, com três pontos a menos e um jogo a mais do que a vice-líder Escócia.