sábado, 17 de dezembro de 2011

Deportivo Quito é campeão equatoriano

O Deportivo Quito levantou a taça do Campeonato Equatoriano 2011 neste sábado. Os campeões do segundo turno fizeram decisão contra o Emelec, vencedor da primeira etapa da liga local. Após vencer o jogo de ida por 2 a 1, os Chullas garantiram o seu quinto título nacional com vitória por 1 a 0 no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito.

Já aos cinco minutos de jogo, o Deportivo Quito teve grande chance de sair na frente, em chute que explodiu na trave. Fernando Giménez acertaria o travessão do outro lado do campo 23 minutos depois, em bola que antes foi desviada pelo goleiro Marcelo Elizaga.

Dependendo da vitória, o Emelec viu o caminho até a taça ficar distante aos nove minutos, quando Eduardo Morante recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Cinco minutos depois, Claudio Fidel esteve por pouco não abriu o placar para o Deportivo Quito, mas perdeu lance de frente para o gol.

Com um jogador a mais, os Chullas dominavam a partida sem maiores dificuldades. Aos 38 minutos, o Emelec assustou, em batida de Walter Iza que Elizaga conseguiu defender. Mas, a um minuto do fim, o argentino Matias Alustiza foi às redes para marcar o gol da vitória e confirmar o título.

Tanto Deportivo Quito quanto Emelec disputarão a Taça Libertadores 2012. Os campeões comporão o Grupo 7, ao lado de Vélez Sarsfield, Defensor e Chivas Guadalajara. Já os electricos estão no Grupo 2, juntamente com Lanús, esperando a definição do campeão paraguaio e o vencedor do confronto entre Flamengo e Real Potosí.

Trivela
Sociedad Deportivo Quito / www.deportivoquito.com

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Juan Aurich é campeão peruano

Após uma vitória para cada lado na final do Campeonato Peruano, Juan Aurich e Alianza Lima decidiram de vez o título nesta quarta-feira, em Lima, e quem levou a melhor foi o Juan Aurich, que, após empate sem gols no tempo normal, venceu na disputa por pênaltis por 3 a 1.

O herói da conquista, a primeira da história do clube, foi o goleiro Diego Penny, que defendeu três cobranças na decisão por pênaltis.

Com o resultado, o Juan Aurich agora se junta ao Santos no Grupo 1 da Copa Libertadores. O Alianza Lima, por sua vez, está no Grupo 5 da competição, ao lado de Vasco e Nacional-URU.

Trivela
Club Juan Aurich / http://www.juanaurich.net

Universidad de Chile conquista a Copa Sul-Americana

Enfim, campeã. A Universidad de Chile conquistou seu primeiro título internacional nesta quarta-feira ao derrotar a LDU por 2 a 0, no Estádio Nacional, em Santiago, no jogo de volta da final da Copa Sul-Americana. E como já havia vencido a primeira partida por 1 a 0 em Quito, levantou a taça no fim.

A conquista, sacramentada diante de 55 mil pessoas que lotaram o Estádio Nacional, acontece 20 anos depois que o Colo Colo, outro gigante do futebol chileno, sagrou-se campeão da Copa Libertadores. A conquista veio de forma invicta: 10 vitórias e 2 empates. A invencibilidade, no total, já chega a 35 partidas, a maior da América do Sul no momento.

A Universidad de Chile começou o jogo no ataque e abriu o placar logo aos dois minutos. O artilheiro Eduardo Vargas aproveitou sobra de bola na grande área e bateu de primeira, com o pé esquerdo, para fazer seu décimo gol na competição.

Os chilenos tiveram grande chance de ampliar aos sete, quando Francisco Castro escapou pelo meio, saiu cara a cara e chutou para a defesa parcial de Alexander Domínguez. No rebote, Vargas finalizou em cima da zaga.

Depois disso, a Universidad continuou controlando a partida, mas sem criar oportunidades, até que, aos 38, Matías Rodríguez avançou pelo meio sem ser importunado e chutou. Domínguez espalmou para a frente, mas os chilenos não conseguiram aproveitar o rebote.

No início da segunda etapa, o jogo seguiu na mesma toada. Aos seis minutos, após boa trama ofensiva, Gustavo Canales quase ampliou para o time chileno, que seguiu mantendo maior posse de bola e ditando as ações.

As coisas se complicaram de vez para os equatorianos quando Jorge Guagua foi expulso aos 22 minutos. A partir daí, os chilenos voltaram a criar chances até ampliarem aos 34, com Gustavo Lorenzetti, aprovitando rebote de Domínguez em chute de Vargas. O mesmo Eduardo Vargas que, aos 43, fez fila na zaga equatoriana para marcar um golaço e fechar a conquista com chave de ouro.

Ficha técnica

Universidad de Chile 3x0 LDU

Local: Estádio Nacional, em Santiago (CHI)
Data: 14/dez, quarta-feira
Árbitro: Wilson Seneme (BRA)
Gols: Eduardo Vargas aos 2´/1T  e aos 43´/2T, Gustavo Lorenzetti aos 34´/2T (Universidad de Chile)
Cartões amarelos: Marcelo Díaz, Osvaldo González e Matías Rodríguez (Universidad de Chile), Ezequiel González, Fernando Hidalgo e Héctor Barcos (LDU)
Cartões vermelhos: Matías Rodríguez (Universidad de Chile) e Jorge Guagua (LDU)

Universidad de Chile
Jhonny Herrera, Osvaldo González, Marcos González, José Rojas e Esteban Mena; Matías Rodríguez, Charles Aránguiz, e Marcelo Díaz; Gustavo Canales (Diego Rivarola aos 41´/2T), Francisco Castro (Gustavo Lorenzetti aos 9´/2T) e Eduardo Vargas. Técnico: Jorge Sampaoli.

LDU
Alexander Domínguez, Neicer Reasco (Enriue Gámez aos 9´/2T), Norberto Araujo, Jorge Guagua e Paul Ambrosi; Fernando Hidalgo, Diego Calderón, Lucas Acosta e Ezequiel González; Luis Bolaños (Walter Calderón aos 22´/2T) e Héctor Barcos. Técnico: Edgardo Bauza.

Trivela
Club de Fútbol Professional de la Universidad de Chile / http://www.udechile.cl

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Deportivo Lara volta a ser campeão na Venezuela após jejum de 46 anos


O Deportivo Lara acabou com o jejum de títulos e se consagrou campeão na Venezuela depois de 46 anos. O time venceu o Apertura neste domingo ao bater os Mineros de Guayana por 5 a 1, pela 16ª rodada da competição. Com a derrota do Caras para o Deportivo Táchira por 2 a 1, os rojinegros abriram cinco pontos de diferença a uma rodada do fim e ficaram com a taça. O último título da equipe tinha sido conquistado em 1965.

O time, dirigido por Eduardo Saragó, venceu por 5 a 1 com gols de Edgar Pérez Greco aos 22 minutos, antes de Rafael Castellin marcar aos 38 do primeiro tempo e aos nove do segundo. Aquiles Ocanto marcou aos 36 e Marlon Fernández fez o último do time, aos 38. Jorge Rojas, de pênalti, descontou para os Mineiros.

Com a derrota do Caracas para o Táchira, o Deportivo Lara não pode mais ser alcançado, já que chegou a 38 pontos e o Caracas ficou com 33, a uma rodada do final. Os rojinegros garantem assim a primeira vaga venezuelana para a Libertadores 2013.
www.clubdeportivolara.net
Trivela