sábado, 9 de janeiro de 2010

Jogador que ganhou chuteira de Zico vira dono de Lan House

De celebridade precoce à moeda de troca. Assim pode ser resumida a trajetória de Pintinho no Flamengo. Uma história que teve início promissor, final decepcionante e que completa 20 anos em fevereiro de 2010. Em meio à tristeza pela aposentadoria de Zico em 1989, os torcedores rubro-negros chegaram a acreditar que aquele momento seria também o início de uma nova era na Gávea. A começar pelo surgimento de uma grata promessa nas divisões de base.

Um garoto, de então 14 anos, era tratado com status de craque. Foi escolhido entre dezenas de jovens como o sucessor do maior ídolo do clube. E recebeu das mãos do próprio Galinho uma relíquia: o par de chuteiras que este usara até momentos antes de deixar o futebol. O glamour em torno de Pintinho era tanto que o jovem se tornou da noite para o dia um dos "integrantes" do dream team rubro-negro.

- Conheci vários países com a equipe masters. Viajei com eles para a Inglaterra, Cingapura, Hong Kong e Malásia - relembrou o atacante, que trocou passes com o melhor time de todos os tempos do Flamengo.

No entanto, Pintinho nunca jogou pelo time profissional rubro-negro. Logo que foi puxado dos juniores, veio uma sucessão de empréstimos a clubes pequenos. Até que em 2001, o atacante recebeu passe livre e nunca mais pisou na Gávea

- Nunca atuei pelo time de cima, sempre fui emprestado para ganhar experiência. Vários garotos, que não tinham metade do meu futebol, estrearam. O problema é que eu nunca tive empresário. Não confiava neles, preferia eu mesmo decidir pelos meus contratos - afirmou o ex-jogador de Ceará, Valencia (Venezuela), Nacional (Manaus), Moto Club (Maranhão), Castanhal (Pará), Votoraty (São Paulo), Maranguape (Ceará), Santa Quitéria (Maranhão), Volta Redonda.

Símbolo dos áureos tempos, as chuteiras que um dia foram de Zico viraram uma espécie de amuleto de Pintinho. Não importa o paradeiro, o atacante sempre carrega a relíquia consigo. Além de dezenas de recortes de jornais da época, o troféu que ninguém mais tem é guardado com carinho.

- As chuteiras estão inteiras, limpinhas. Elas nunca foram usadas por mim. De vez enquanto algum conhecido pede para ver. Também tenho várias faixas de campeão. Cheguei ao Flamengo com 11 anos e conquistei 17 títulos pelas categorias de base - contou.

Por outro lado, o Galinho lembra que torceu o nariz quando lhe pediram para entregar as chuteiras a Pintinho. Nada contra o potencial daquele jovem, mas pensando no peso que aquele par poderia representar na carreira do jogador.

- Lembro que havia uma esperança muito grande em relação a ele, pelas boas atuações que vinha tendo nas categorias de base. A diretoria do clube me fez um pedido para que, como aconteceu com o Carlinhos quando se despediu e me entregou as chuteiras, eu fizesse o mesmo com o Pintinho. Relutei bastante quanto a isso, pois poderia acarretar numa cobrança muito grande, uma responsabilidade maior e uma pressão enorme em cima do menino. As comparações não iam deixar de acontecer. Acho que tinha razão. Mas, como foi um pedido do clube, aceitei – recordou Zico.

Aos 33 anos, Pintinho está desempregado. No início do ano treinou no Moto Club, mas não chegou a um acordo para o restante da temporada. Os pais moram em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, porém ele preferiu residir no Maranhão para ajudar um sobrinho que sonha ser jogador de futebol.

- Vim para cá há três anos. Tenho dois terrenos e sou dono de uma lan house. O futebol me deu oportunidade de conhecer pessoas e lugares, mas dinheiro eu nunca vi (risos) - brincou o atleta, que pretende jogar por mais dois anos.

Uma vez por ano, ele desembarca no Rio de Janeiro. Entretanto, desde 2001 - quando foi emprestado ao Volta Redonda - não pisa na Gávea. Motivo de rancor? O jogador garante que não.

- Não guardo mágoas do Flamengo, a minha carreira continuou. Só que prefiro passar minhas férias ao lado da minha família. Não sobra tempo para ir à Gávea. Guardo boas lembranças de três ou quatros pessoas de lá - defendeu.

Pintinho também perdeu contato com Zico. Não encontra o Galinho há quase dez anos. No entanto, ele mantém vivo na memória o último diálogo entre ambos.

- Ele pediu para que eu não jogasse por outro clube assim que recebesse passe livre (em 2001). Mas não pude atendê-lo. Não continuei no Flamengo, só que venci em todos os outros time que defendi. Fui campeão cearense, venezuelano, amazonense e maranhense - gabou-se.

Do outro lado do mundo, o Galinho lamentou o fato de o jogador não ter deslanchado no clube rubro-negro.

- (O Pintinho) Tinha qualidade, boa técnica e poderia ter sido melhor aproveitado. Lamento que ele não tenha sido bem sucedido no clube, mas pelo que apresentava, reunia todas as possibilidades de fazer carreira no Flamengo – afirmou o verdadeiro e único Zico.

www.maranhaoesportes.com

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Amistoso: Boa Viagem 4 x 1 Arsenal de Caridade

O Boa Viagem EC venceu o Arsenal de Caridade pelo placar de 4x1, ontem no Estádio Serjão em Boa Viagem, esse amistoso serviu de preparação para o ínicio do Campeonato Cearense de 2010, quando o Boa Viagem estréia neste domingo contra o Quixadá.
Os Gols da partida foram marcado por Serginho(2),Claudecir e Heliho pra o Boa Viagem e Antônio Carlos cobrando pênalti descontou para o Arsenal.

Foram efetuadas conforme acordo entre as duas equipes várias substituições.

Tela foi Expulso e o Boa Viagem terminou a partida com um jogador a menos.

Boa Viagem: Gato(Renato),Ney(Renato),Diego(Erilson),Rafael;Lô(Airton),Vítor Cearense(Zé Filho),Claudecir,Tela,Helinho(Luciano Baiano);Serginho(Beto Mexerica) e Esquerdinha(Renatinho).Técnico: Luiz Carlos Mendes.

Arsenal: Thiago Freitas(Luciano),Alexandre(Adriano),Baiano,Paulinho(Marcio)Antônio Carlos(Pessinho);Diego(Derisvaldo),Renê,Carlos Alberto,Berico(Ricardo);Nozinho(Franco) e Gel .Técnico:Gerônimo

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Araújo faz três gols, e Al-Gharafa é campeão da Qatar Stars Cup



O Al-Gharafa, time do técnico Caio Júnior, do meia Juninho Pernambucano e do atacante Araújo, goleou nesta terça-feira o Al-Ahli por 5 a 0 e se sagrou campeão da Qatar Stars Cup. A competição, disputada pela primeira vez, é uma das copas nacionais jogadas no país asiático. O grande nome do jogo foi o Araújo. O jogador fez três gols e iniciou a jogada dos outros dois, marcados por Younis Mahmoud.

Juninho teve o prazer de erguer a taça como capitão do Al-Gharafa. O time, por sinal, teve seu trabalho facilitado por conta das expulsões de dois atletas rivais ainda no primeiro tempo de jogo.

- Todo título conquistado é muito importante, ainda mais sendo um inédito, já que a Stars Cup foi disputada pela primeira vez no Qatar. Com relação a este duelo decisivo, o time cumpriu à risca as orientações do técnico Caio Júnior, que surtiram o efeito esperado. A maneira ofensiva desde o início do jogo e as atuações destacadas do Juninho e do Araújo fizeram com que o Al-Gharafa ficasse com o título - contou Leonardo Vitorino, auxiliar de Caio Júnior.
Foto: www.al-gharafa.com
Globo.com

domingo, 3 de janeiro de 2010

Barcelona exibe taças de 2009, mas começa 2010 com tropeço no Camp Nou


O dia começou com festa no Camp Nou, mas terminou com um resultado amargo para o Barcelona: após exibir as seis taças conquistadas em 2009, o time de Pep Guardiola iniciou 2010 empatando em 1 a 1 com o Villarreal pela 16ª rodada do Campeonato Espanhol

Antes de a bola rolar no Camp Nou, o Barça entrou em campo com Lionel Messi e exibiu os troféus dos seis campeonatos que venceu no ano passado: Espanhol, Liga dos Campeões, Copa do Rei, Supercopa da Espanha, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes da Fifa.
Mas, sem Messi e as taças, o time catalão não conseguiu superar a equipe de Nilmar e Marcos Senna. Poupado por Guardiola após voltar das férias na Argentina, o camisa 10 do Barça não ficou nem no banco.

No meio-campo, o técnico escalou o jovem Jonathan dos Santos, irmão de Giovanni dos Santos, como titular, ao lado de Xavi. Outra novidade foi a careca de Daniel Alves.

Henry, Ibrahimovic e Pedro jogaram no ataque. Autor de gols nos seis campeonatos que disputou em 2009, Pedro foi o autor do primeiro do Barça em 2010: logo aos 7 minutos, o jovem pegou rebote de Henry e chutou para abrir o placar.

O empate do Villarreal saiu no segundo tempo. Aos cinco minutos, Nilmar começou a jogada pela direita, mas a bola ficou com Cani, que cruzou e David Fuster bateu sem chances para Victor Valdés.
GLOBOESPORTE.COM

Coreia do Norte perde, mas é campeã no Oriente Médio

A Coreia do Norte perdeu para o Irã por 1 a 0 em torneio amistoso no Catar. Apesar da derrota, os norte coreanos ficaram com o título do torneio, ao terminar com quatro pontos.
Antes do jogo contra o Irã, o time bateu Mali e Catar por 1 a 0, nos dias 27 e 30 de dezembro. No jogo contra o Irã, o time jogou com uma estratégia defensiva, explorando os contra-ataques. O Irã tentou pressionar a equipe coreana, mas o goleiro Ri Myong-Guk fez defesas que mantiveram o jogo empatado.
Aos 43 minutos, o Irã conseguiu marcar, com Mehrzad Madanchi, o gol que daria a vitória à equipe por 1 a 0. Mesmo com a Coreia do Norte atacando mais no segundo tempo, o Irã conseguiu segurar a vitória pelo placar mínimo.
trivela.com