sábado, 25 de setembro de 2010

Morre ex-treinador do Chile na Copa de 1962

Em 1962, o Chile sediou a Copa do Mundo daquele ano e alcançou sua melhor participação em um Mundial, com a terceira posição. No comando da equipe estava o técnico Fernando Riera, que faleceu nesta sexta-feira, aos 90 anos.
Familiares do ex-treinador disseram que ele faleceu na quinta-feira, aparentemente de um ataque cardíaco. Há muitos anos ele já estava com a saúde debilitada e tinha o mal de Alheimer.
Fernando Riera também foi jogador profissional. Ele começou a carreira no Unión Española e em 1939 transferiu-se para a Universidad Católica, onde permaneceu por 11 anos. Depois passou duas temporadas no Stade Reims, da França, retornou à América do Sul para defender o Deportivo Vasco Caracas e parou de jgoar em 1954, no francês Rouen.
Já como técnico a trajetória de Riera foi bem maior. No total, entre 1957 e 89 ele comandou 17 equipes, como Benfica, Universidad Católica, Boca Juniors, Olympique de Marseille, Deportivo de La Coruña, Sporting, Porto, entre outros. A única seleção treinada por ele foi justamente o Chile, terceiro lugar na Copa de 1962.
Trivela 
Foto: Reprodução/PERIODISTA DEPORTIVO (Atahualpa, Chile)

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Morre terceiro jogador que mais atuou pela Ponte Preta

O atleta que conquistou a torcida da Ponte Preta nas décadas de 50 e 60 e que faleceu às 6h30 de hoje, deixando atrás de si um belo legado. Aos 84 anos, Pitico estava internado com problemas pulmonares há cerca de um mês. O corpo será velado durante o dia de hoje no Cemitério da Saudade e o sepultamento está marcado para sábado (25), às 9 horas, no mesmo local.

Nascido Agenor Epiphânio, Pitico era descrito pelos amigos como um homem simples e sempre muito quieto. “O Bibe, que foi companheiro de time dele durante anos, dizia que o Pitico não abria a boca nem para dar bom-dia. Quietão ele era, mas foi também o grande símbolo de força e raça pontepretana durante as décadas de 50 e 60”, diz Campineiro, autor do livro “Ponte, a torcida que tem um time”.
Pitico nasceu em Campinas, em 2 de agosto de 1926, e sempre morou na cidade (atualmente, residia a duas quadras da avenida João Jorge). Foi o terceiro jogador que mais atuou com a camisa da Ponte, com 537 jogos, entre eles 32 dérbis.   Marcou 28 gols pela Ponte em sua carreira. Nesta data triste, a Associação Atlética Ponte Preta homenageia seu grande volante e solidariza-se com a família e amigos.
www.pontepreta.com.br

Morre meia bicampeão paulista pelo Santos

Ídolo eterno do Santos, Urubatão Calvo Nunes faleceu na madrugada desta sexta-feira (24) em Santos. O craque estava internado há alguns dias por conta de um tumor no cérebro.

Nascido no Rio de Janeiro no dia 31 de março de 1931, Urubatão iniciou a carreira no Bonsucesso (RJ) antes de se transferir para o Santos. Na Vila chegou em 1954 e teve que disputar posição com nomes como Formiga e Zito. Foi campeão paulista em 1955 e 1956.

Após parar com o futebol, tornou-se treinador. Casado com Maria de Lourdes Fernandes Nunes desde 1954, tem três filhos (Fatima Lucia, Maria Lucia e Janderson) e três netos (Bruna, Camila e Leonardo).

Trabalhava na equipe do capitão Paulo Alberto, no Radar Esportivo pelo rádio e pela TV, há 13 anos e no Santos Futebol Clube.

O presidente do Santos FC, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, lamentou o fato. "Urubatão foi um dos meus primeiros grandes ídolos. Vi partidas memoráveis suas no meio-campo do Santos. Era um craque dentro e fora de campo. Para nosso Clube, uma perda inestimável. Estamos todos de luto".

O velório acontecerá na Beneficência Portuguesa, em Santos. Às 16h30, o corpo deixa a Beneficência rumo ao Cemitério do Saboó, onde será enterrado.
Santosfc.com.br
Foto: Arquivo

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Vítima do ataque terrorista, goleiro de Togo reclama de descaso

O goleiro Kodjovi Obilale, uma das vítimas do ataque terrorista contra a seleção de Togo, dias antes da Copa das Nações Africanas, em Angola, reclamou do descaso dos órgãos internacionais de futebol, como a Fifa.

"É um mundo podre", afirmou o goleiro, que por causa do incidente ficou paralítico. Obilale teve que passar por seis cirurgias depois de ser atingido por uma bala durante o ataque.

"Perdoe minha linguagem, mas eu acho que é um pouco nojento. Se fosse um jogador famoso como [Didier] Drogba e os outros, eu não acho que as coisas teriam acontecido assim", desabafou Obilale em entrevista à Associated Press. O jogador está em um hospital na costa oeste da França.

"Eu acho que é uma aberração e doentio que eles tenham me abandonado", declarou. O tiro que atingiu Obilale atingiu sua coluna e deixou danos que provavelmente serão irreversíveis. "Eu costumava ter coxas enormes", disse o jogador, que agora tem as pernas finas.

"A minha grande preocupação é a minha perna direita. Isso me preocupa. Eu não sei o que acontecerá com ela. Eu rezo para que ela melhore, para que eu possa ao menos voltar a andar. Mesmo que eu não possa jogar novamente, eu quero andar. Mesmo se eu mancar, isso não importa, porque há mais da vida do que o futebol. Eu posso fazer outras coisas. Tenho apenas 25 anos", declarou o goleiro.

Ele diz que nem a Confederação Africana de Futebol, nem a Fifa mostraram preocupação com ele. A CAF ainda puniu Togo por retirar a seleção da competição banindo-os do futebol internacional, mas a Fifa interveio e tirou a suspensão. Em relação a ele, porém, ninguém deu satisfações.

A federação de futebol de Togo, segundo ele, não foi muito melhor. "Quando você está machucado, ninguém liga para você. Eu ligo e digo: 'O que vocês estão fazendo? Eu preciso de vocês. Ao menos me liguem'. Eu fui lá [Angola] defender nossas cores. Eu derramei meu sangue pela nossa bandeira... Mas ninguém liga", disse Obilale.

Quando o jogador foi para a África do Sul ser operado, depois do incidente, o ministro do esporte do Togo, Christophe Tchao, deu € 13 à esposa de Obilale. A AP conversou o ministro, que afirmou que a mesma quantia foi dada ao jogador algum tempo depois. Obilale diz que é mentira e que o dinheiro não cobria nem as despesas da sua mulher enquanto esteve com ele na África do Sul. Quem pagou a conta foi o seu companheiro de seleção e jogador mais bem sucedido do país, Emmanuel Adebayor.

O jogador parece ter dias melhores pela frente, já que a Fifa afirmou que pretende fazer mais do que dar desejos de melhoras para o goleiro. Outra questão é que Angola teria um seguro contra acidentes de atletas, mas a questão terá que ser resolvida por advogados, a não ser que a Fifa intervenha.

Obilale diz que até hoje não entende por que aquele ataque foi feito de forma tão brutal. "Jogar futebol é meu sonho desde criança, e ele foi subitamente tirado de mim", afirmou.
Trivela
Foto: Reuters

Mano Menezes convoca 23 jogadores para a Seleção Brasileira

O técnico Mano Menezes convocou hoje os 23 jogadores da Seleção Brasileira que se reunirá dos dias 6 a 13 de outubro. Após a divulgação da lista, Mano Menezes concede entrevista coletiva no Hotel Intercontinental Rio.

Veja os 23 jogadores:

Victor - Grêmio
Jefferson - Botafogo
Neto - Atlético Paranaense
Daniel Alves - Barcelona
Mariano - Fluminense
Thiago Silva - Milan
Alex Costa - Chelsea
David Luiz - Benfica
Rever - Atlético Mineiro
André Santos - Fenerbahçe
Adriano - Barcelona
Lucas - Liverpool
Sandro - Tottenham Hotspur
Ramires - Chelsea
Elias - Corinthians
Wesley - Werder Bremen
Carlos Eduardo - Rubin Kazan
Giuliano - Internacional
Philippe Coutinho - Internazionale
Robinho - Milan
Alexandre Pato - Milan
Nilmar - Villareal
André - Dínamo Kiev

Do grupo, 16 jogadores atuam no exterior e sete, em clubes brasileiros.

Seis jogadores têm idade olímpica: o goleiro Neto, André, Alexandre Pato, Giuliano, Phillipe Coutinho e Sandro.

Daniel Alves, Nilmar, Ramires, Robinho e Thiago Silva participaram da Copa do Mundo de 2010.

CBF.com.br

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Jogador é preso acusado de estupro

O defensor Titus Bramble foi preso pela polícia de Newcastle upon Tyne nesta quarta-feira, após ser acusado de ter estuprado uma mulher, junto com outro homem, em um hotel da cidade.

Bramble, junto com o outro acusado, foi preso na manhã desta quarta no hotel Vermont e levado para interrogatório. Seu atual clube, o Sunderland, preferiu não comentar o caso.

Titus Bramble, de 29 anos, começou a carreira no Ipswicj Town, passou por empréstimo pelo Colchester City e em 2002 foi para o Newcastle. Em 2007 transferiu-se para o Wigan, de onde saiu para o Sunderland, em julho deste ano.

Ele também atuou pela seleção ingles sub-21.
Trivela
Foto: Arquivo

Árbitro de Copa é preso com drogas na cueca

O ex-árbitro equatoriano Bayron Moreno, que foi acusado de ter garfado a Itália na Copa do Mundo de 2002, nas Oitavas-de-final contra a Coreia do Sul, foi preso nesta terça-feira por tráfico de drogas.
Moreno foi flagrado no Aeroporto Internacional John Fitzgerald Kennedy, em Nova York, com seis quilos de heroína na cueca.
Em 2002, na derrota da Itália para a Coreia do Sul por 2 a 1, Moreno anulou um gol legítimo de Tommasi na prorrogação.
LANCEPRESS!
Foto: Arquivo

México suspende jogadores por seis meses por festa com prostitutas e travestis

A Federação Mexicana de Futebol (FMF) anunciou nesta terça-feira as punições que determinou pela festa que alguns jogadores realizaram no último dia 7, logo após um amistoso contra a Colômbia, em Monterrey. Dois atletas foram suspensos por seis meses da seleção do México, enquanto outros 11 serão multados.

O atacante Carlos Vela, do Arsenal, e o volante Efraín Juárez, do escocês Celtic, foram os únicos suspensos. Os 11 multados terão que pagar cerca de US$ 4 mil à FMF. São eles Rafael Márquez (New York Red Bulls), Javier Hernández (Manchester United), Andrés Guardado (La Coruña), Giovani dos Santos (Tottenham), Carlos Salcido (Fulham), Pablo Barrera (West Ham), Francisco Rodríguez (PSV), Héctor Moreno (AZ Alkmaar), Gerardo Torrado (Cruz Azul), Guillermo Ochoa e Enrique Esqueda (ambos do América do México).
Apesar da punição, Vela e Juárez não desfalcarão o México em nenhum compromisso oficial. Isso porque a seleção só deve jogar um amistoso nos próximos seis meses, apesar de ter quatro datas Fifa disponíveis. O mais provável é que o time mexicano enfrente a Venezuela no dia 12 de outubro, em Ciudad Juárez, um dos destinos do dinheiro arrecadado com as multas dos jogadores, que será repassado a ações sociais.
Sobre a festa que motivou a punição aos atletas, especula-se que tenham participado prostitutas e até um travesti conhecido no México. A FMF, porém, apenas admite a realização da confraternização indevida e a presença de familiares e amigos dos jogadores mexicanos.
Futebol Interior

Zagueiro é atacado por cachorro da polícia

Depois do empate na noite desta terça-feira, por 1 a 1, diante o Vila Nova-GO, o elenco do Bahia não ficou muito contente, mas um jogador em especial não teve motivo nenhum para comemorar. O zagueiro Alisson do Tricolor foi atacado por um cachorro após o apito final.

Após o término do jogo, a polícia militar da Bahia entrou no gramado para escoltar o árbitro da partida, como é de praxe em todos as partidas da competição. No meio do caminho, o zagueiro acabou cruzando com o cão da raça Rottweiler, que o agarrou pelo calção, rasgando o uniforme.

"Eles tem que tomar cuidado, esses cachorros tem que correr atrás de bandido, eles não podem ficar mordendo qualquer um, pô", afirmou o zagueiro Tricolor, que saiu sem nenhuma escoriação.
Agência Futebol Interior
Foto: Arquivo

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Bobby Smith, ex-Chelsea e Tottenham, morre aos 77

O inglês Bobby Smith, ex-jogador do Chelsea e Tottenham, morreu aos 77 anos no último sábado devido a problemas de saúde.

Na carreira, ele se destacou nos Spurs, tendo feito 208 gols em 317 jogos. Pela seleção inglesa, marcou 13 vezes em 15 partidas.

Smith começou a carreira no Chelsea. Depois se transferiu para o Tottenham, onde atuou de 55 a 64 e venceu a Recopa da UEFA em 1963 e as Copas da Inglaterra em 61 e 62.
Trivela

Jogadores de seleção são acusados por orgia com 14 prostitutas e um travesti

Após a Inglaterra, chegou a vez da seleção mexicana protagonizar um escândalo envolvendo prostitutas. O lateral Carlos Salcido e o atacante Carlos Vela estão sendo investigados por realizar uma “orgia” com 14 garotas de programas e um travesti para celebrar a vitória mexicana por 1 a 0 no amistoso contra a Colômbia, no último dia 7 de setembro, em San Nicolás, no México.

Apesar das acusações, os jogadores negaram o fato e disseram que apenas alugaram o salão do hotel para fazer uma confraternização com amigos e familiares. Salcido afirma que tudo não passa de um mal entendido.
“Houve algumas bebidas alcoólicas, mas daí dizer que haviam prostitutas há uma grande diferença”, afirmou o jogador, que atualmente defende o PSV, da Holanda.
Na internet, entretanto, já rolam algumas fotos de mulheres no saguão do hotel, onde teria acontecido a festança e do suposto travesti, de nome Gema, ao lado de Vela, do Arsenal.
Os dois jogadores dizem que apenas posaram para algumas fotos com fãs e revelaram não saber que se tratava de um travesti.
 Agência Futebol Interior

domingo, 19 de setembro de 2010

União é campeão Cearense Sub-14

O União é o novo campeão do Campeonato Cearense Sub-14 de 2010, ao vencer o Ceará pelo placar de 3 a 0, neste domingo, 19, no estádio Antonio Cruz, em Fortaleza/CE.

Melhor durante toda a competição, o União demonstrou desde o início do jogo, melhor toque e posse de bola, e conseguiu fazer o primeiro gol, aos dez minutos de jogo, o Ceará até tentou, mas não conseguia chegar ao campo adversário, e na segunda etapa, o União, ampliou o marcador com Rodrigo Rodrigues, aos treze mintos, e aos trinta e um minutos, Ismael Menezes fechou a goleada.

O artilheiro da competição, foi o garoto Rodrigo Rodrigues, com vinte gols assinalados, ele é atleta do União, campeão da competição.
Artilheiro