terça-feira, 15 de julho de 2014

História da Copa do Mundo de Futebol - Copa do Mundo de 1934 na Itália

A Copa do Mundo de 1934 na Itália

Em pleno período fascista a Itália organizou a segunda edição da Copa do Mundo. A Copa do Mundo 1934, que teve a campeã Itália fazendo a saudação fascista em seus jogos, reuniu 16 seleções em disputa do estilo "mata-mata".

Participação do Brasil na Copa do Mundo 1934

Se a participação em 1930 foi ruim, O Brasil na Copa do Mundo foi pior ainda: eliminado no primeiro jogo com uma derrota para a Espanha por 3x1. O futebol brasileiro na época passava por muitas divergência e disputas com a guerra entre amadores e profissionais, e muitos clubes não liberando jogadores.

Depois de uma longa viagem à Europa, o Brasil aproveitou para disputar depois da Copa do Mundo 8 amistosos com 2 vitórias, 4 empates e 2 derrotas.

Os campeões da Copa do Mundo 1934

A Itália sagrou-se campeã da Copa do Mundo 1934 passando pelos EUA (7x1), Espanha (1x1 e 1x0), Áustria (1x0), e venceram a final contra a Tchecoslováquia por 2x1. A seleção italiana tinha a participação de jogadores estrangeiros chamados de "oriundi", como os argentinos Monti, Gauita e Orsi.

Tabela e jogos da Copa do Mundo 1934

Primeira fase:
Tchecoslováquia 2x1 Romênia
Itália 7x1 EUA
Alemanha 5x2 Bélgica
Áustria 3x2 França
Espanha 3x1 Brasil
Suíça 3x2 Argentina
Hungria 4x2 Egito

Quartas-de-final:
Alemanha 2x1 Suécia
Tchecoslováquia 3x2 Suíça
Áustria 2x1 Hungria
Itália 1x1 Espanha
Itália 1x0 Espanha

Semi-finais:
Tchecoslováquia 3x1 Alemanha
Itália 1x0 Áustria

3o lugar:
Alemanha 3x2 Áustria

Final:
Itália 2x1 Tchecoslováquia

Curiosidades da Copa do Mundo 1934

Entre os "oriundi" (jogadores estrangeiros) da seleção italiana estava Amphilóquio Marques, o Filó, ex-jogador do Corinthians. Apesar de ser reserva, e não ter jogado nenhuma partida, Filó pode ser considerado o primeiro brasileiro vencedor de uma Copa do Mundo.

Wikipédia

segunda-feira, 14 de julho de 2014

História da Copa do Mundo de Futebol - Copa do Mundo de 1930 no Uruguai

A Copa do Mundo de 1930 no Uruguai

Depois da Olimpíada de 1928, com divergência quanto à condição de amadores dos jogadores e sabendo que o futebol não seria parte dos Jogos Olímpicos de 1932, a FIFA decidiu realizar sua própria competição internacional de futebol fora das Olimpíadas reunindo atletas profissionais. Nascia assim a Copa do Mundo de futebol.

O país escolhido para receber a Copa do Mundo 1930 foi o bicampeão olímpico Uruguai, que celebraria também o centenário de sua independência. A longa viagem transatlântica assustou os Europeus, que foram representados por apenas 4 seleções: Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia. No total apenas 13 países participaram da Copa do Mundo 1930.

Participação do Brasil na Copa do Mundo 1930

O Brasil teve uma participação modesta na Copa do Mundo de 1930, sendo eliminado na primeira fase com 1 vitória e 1 derrota. A seleção brasileira, desfalcada dos jogadores de clubes paulistas com exceção de Araken do Santos, perdeu na estréia por 2x1 para a Iugoslávia e venceu a Bolívia por 4x0.

Os campeões da Copa do Mundo 1930

O anfitrião Uruguai já era bicampeão da competição de futebol das olimpíadas, a disputa mais importante da época, e confirmou seu favoritismo sagrando-se o primeiro campeão da Copa do Mundo. A Celeste Olímpica venceu o Peru (1x0) e Romênia (4x0) na primeira fase, Iugoslávia na semifinal (6x1), e os tradicionais adversários argentinos, em um jogo final violento, por 4x2.

Tabela e jogos da Copa do Mundo 1930

Primeira fase:
Grupo 1 - 1o Argentina, 2o Chile, 3o França, 4o México.
Grupo 2 - 1o Iugoslávia, 2o Brasil, 3o Bolívia.
Grupo 3 - 1o Uruguai, 2o Romênia, 3o Peru.
Grupo 4 - 1o EUA, 2o Paraguai, 3o Bélgica.

Semi-finais:
Argentina 6x1 EUA
Uruguai 6x1 Iugoslávia

Final:
Uruguai 4x2 Argentina

Ficha Técnica da Copa do Mundo 1930

Campeão: Uruguai

Vicecampeão: Argentina

3ºlugar: Estados Unidos

4ºlugar: Iugoslávia

Artilheiro: Stábile (Argentina) – 8 gols.

Melhor ataque: Argentina – 18 gols.

Melhor defesa: Uruguai – 4 gols.

Pior defesa: México – 13 gols.

Maior goleada: Argentina 6 x 1 Estados Unidos e Uruguai 6 x 1 Iugoslávia.

Destaques: Stábile (Argentina) e Pedro Cea (Uruguai).

Curiosidades da Copa do Mundo 1930

A rivalidade na decisão da Copa do Mundo 1930 entre argentinos e uruguaios começou bem antes do jogo. O célebre cantor de tangos Carlos Gardel visitou os uruguaios e depois os argentinos. Porém, os argentinos não ficaram nada satisfeitos com a visita de Gardel (de mãe uruguaia) aos uruguaios, uma vez vivia e era ídolo na Argentina.

Curiosidades

O Uruguai era o favorito para vencer a Copa, pois havia conquistado o bicampeonato olímpico de futebol em 1922 e 1924. Eles que inventaram a volta olímpica, gesto hoje realizado quando um time vence algum campeonato. Daí o apelido de “Celeste Olímpica”.

Wikipédia

História da Copa do Mundo de Futebol - Primeiras competições internacionais antes das Copas do Mundo

A primeira partida internacional de futebol aconteceu em 1872 entre Inglaterra e Escócia. Nessa época o futebol era raramente jogado fora da Grã Bretanha. A expansão do futebol internacionalmente acabou resultando na formação da FIFA em 1904, reunindo 7 nações da Europa continental.

À medida que o futebol ganhava popularidade, foram organizadas demonstrações do esporte (sem medalhas) nas Olimpíadas de 1900 e 1904. O futebol tornou-se uma competição oficial na Olimpíada de 1908, com o torneio sendo organizado pelos ingleses, os quais foram os campeões e repetiram a conquista em 1912.

Com a Olimpíada sendo disputada somente por amadores, competições internacionais envolvendo times profissionais começaram a aparecer. O Torneo Internazionale Stampa Sportiva, disputado em 1908 na cidade italiana de Torino, foi um dos primeiros desse torneios. Essa competição envolvia times, não seleções, que representavam toda uma nação.

No ano de 1914 a FIFA reconheceu o futebol na Olimpíada como "campeonato mundial de futebol para amadores", e passou a se responsabilizar por organizar a competição. Assim, aconteceu a primeira disputa intercontinental de futebol na Olimpíada de 1920, vencida pela Bélgica. Nas Olimpíadas de 1924 e 1928 o Uruguai foi o campeão. Depois disso, o futebol sairia da Olimpíada com a realização da Copa do Mundo de 1930 no Uruguai com atletas profissionais.

Wikipédia
"History of the FIFA World Cup"

domingo, 13 de julho de 2014

Colômbia recebe o Troféu FIFA Fair Play

Parece ironia, mas não é. A Colômbia, de Zuñiga, ganhou da Fifa o troféu Fair Play da Copa do Mundo. O prêmio se refere a espírito esportivo e jogo limpo. O anúncio foi feito após a conquista do tetracampeonato mundial da Alemanha, que veio com a vitória por 1 a 0 sobre a Argentina no Maracanã neste domingo.

Zuñiga é o jogador que, com uma joelhada nas costas, tirou Neymar da Copa. O atacante brasileiro sofreu uma fratura na terceira vértebra durante partida válida pelas quartas de final da competição.

A Colômbia acabou o Mundial como quarta seleção mais faltosa. Foram, ao todo, 91 infrações cometidas em cinco jogos. A equipe, por outro lado, recebeu apenas cinco cartões amarelos e não teve nenhum atlelta expulso em todo o torneio.

iG / http://copadomundo.ig.com.br/
Federación Colombiana de Futbol / http://www.fcf.com.co/

James Rodriguez foi o artilheiro da Copa

James Rodriguez foi o artilheiro da Copa. O camisa 10 colombiano causou impacto imediato no Brasil 2014, criando dois gols e marcando outro na estreia da sua seleção, com vitória por 3 a 0 sobre a Grécia, atuação que lhe rendeu o prêmio de Craque do Jogo Budweiser. Ele também recebeu a premiação no jogo seguinte, uma vitória por 2 a 1 sobre a Costa do Marfim, dando uma assistência para Juan Fernando Quintero e marcando outro gol.

O jogador do Mônaco também foi decisivo diante do Japão: entrou em campo no segundo tempo, armando dois gols para Jackson Martínez e marcando outro. Rodríguez fez história no jogo seguinte, marcando os dois gols na vitória por 2 a 0 sobre o Uruguai, escore que garantiu a Colômbia nas quartas de final da Copa do Mundo pela primeira vez.
Ele sentiu pela primeira vez o sabor da derrota diante do Brasil. Ainda assim, fez um gol de pênalti e ganhou os aplausos da multidão que reconheceu a sua grande Copa do Mundo em Fortaleza.

Chuteira de Ouro: James Rodríguez (6 gols, 2 assistências) 
Chuteira de Prata: Thomas Müller (5 gols, 3 assistências) 
Chuteira de Bronze: Neymar (4 gols, 1 assistência)

Confira como ficou a lista dos goleadores:
Top 10

1º James Rodríguez [Colômbia] 6
2º Thomas Muller [Alemanha] 5
3º Neymar [Brasil] 4
3º Robin van Persie [Holanda] 4
3º Lionel Messi [Argentina] 4
6º Enner Valencia [Equador] 3
6º Xherdan Shaqiri [Suíça] 3
6º Karim Benzema [França] 3
6° André Schürrle [Alemanha] 3
6° Arjen Robben [Holanda] 3

OGOL.COM.BR / http://www.ogol.com.br/
FIFA / http://pt.fifa.com/
Federación Colombiana de Futbol / http://www.fcf.com.co/

Pogba foi eleito a revelação da Copa do Mundo

O francês Paul Pogba, jogador da Juventus e que interessa a Chelsea e Paris Saint-Germain, saiu da Copa do Mundo eliminado pela eventual campeã Alemanha nas quartas de final, mas saiu do Mundial valorizado. Ele foi eleito o melhor jogador jovem do torneio, o primeiro jogador não-alemão a conquistar o prêmio de revelação, que foi dado pela primeira vez em 2006.

Ele segue os passos de Podolski (2006) e Müller, em 2010. Aliás, os dois foram campeões do mundo neste ano, com o segundo ainda quase sendo eleito o melhor jogador do torneio - o meia do Bayern de Munique só perdeu para Lionel Messi, da Argentina na principal premiação individual da Copa do Mundo.

Pogba jogou cinco partidas com a França neste torneio e foi responsável pela classificação dos Bleus para as quartas de final ao marcar o gol da vitória sobre a Nigéria nas oitavas. A Fifa não divulgou quem ficou em segundo e terceiro na votação do Grupo de Estudos Técnicos da entidade. Os outros indicados eram Varane, compatriota de Pogba, e Depay da Holanda.

Os critérios de avaliação, além do fato de que os candidatos tinham que ter nascido de 1º de janeiro de 1993 em diante, foram os seguintes:
• Nível técnico excepcional
• Estilo de jogo jovem e inovador
• Criatividade e inspiração
• Maturidade tática e eficácia
• Ganhar o reconhecimento dos torcedores com belas atuações
• Ser um modelo para os jogadores mais jovens
• Atitude positiva e fair-play

Extra / http://extra.globo.com/
FIFA / http://pt.fifa.com/
Getty Images

Lionel Messi recebe a Bola de Ouro

Lionel Messi ficou com a Bola de Ouro como prêmio de consolação. Um troféu recebido com gosto amargo pelo atacante.

Messi fez Copa de altos e baixos no Brasil, mas quando apareceu foi decisivo. Não fosse pelo craque, a Argentina certamente não teria chegado tão longe. Na final, nenhum de seus concorrentes brilhou e o troféu de melhor jogador acabou nas mãos do jogador do Barcelona, que preferia erguer outro prêmio, coletivo, de campeão mundial, e deixou claro isso pela expressão na premiação.

Bola de Ouro: Lionel Messi (Argentina)
Bola de Prata: Thomas Müller (Alemanha)
Bola de Bronze: Arjen Robben (Holanda)

OGOL.COM.BR / http://www.ogol.com.br/
FIFA / http://pt.fifa.com/

Neuer leva Luva de Ouro

Manuel Neuer dedicou o título ao companheiro Marco Reus, que perdeu a Copa do Mundo por lesão. Neuer recebeu o prêmio "Luva de Ouro" como melhor goleiro da Copa.

"Estou muito feliz porque conseguimos nos tornar campeões mundiais com esses jogadores, conseguimos algo excepcional. Nos preparamos muito bem, planejamos tudo da forma certa e dedicamos o título a Marco Reus, e a outros que não puderam vir", discursou após o jogo.

"Sempre procurei estar presente para a equipe e fazer o meu papel. Não tenho nem palavras. Amanhã vou levantar e dizer, sou campeão mundial", completou, emocionado.

Neuer encerrou a Copa com o título de tetracampeão e o prêmio de melhor goleiro da Copa do Mundo do Brasil.

Os vencedores da Luva de Ouro
1994: Michel Preudhomme (Bélgica)
1998: Fabien Barthez (França)
2002: Oliver Kahn (Alemanha)
2006: Gianluigi Buffon (Itália)
2010: Iker Casillas (Espanha)
2014: Manuel Neuer (Alemanha)

OGOL.COM.BR / http://www.ogol.com.br/
Deutscher Fussball-Bund / http://www.dfb.de/
Créditos: Getty Images

Götze marca na prorrogação e Alemanha conquista o tetra no Maracanã

O mundo do futebol conheceu seu novo campeão, e não poderia ser mais épico, não poderia ser mais suado, e não poderia ser mais justo. A Alemanha, gigante, batalhou por 120 minutos contra uma guerreira Argentina. Götze saiu do banco para entrar para história, com gol nos minutos finais, levando a "Máquina Alemã" que atropelou o Brasil ao tetracampeonato.

Não foi fácil chegar à final. A Alemanha teve que encarar um dos grupos mais fortes da Copa e sobrou na primeira fase, mas sofreu para passar por Argélia e França, antes de massacrar os donos da casa no que era previsto ser o mais complicado dos confrontos. A Argentina teve caminho um pouco mais fácil na teoria, só que a prática colocou a seleção na prorrogação contra a Suíça e nos pênaltis contra a Holanda. As duas finalistas fizeram por merecer a honra de decidir a final no palco sagrado do Maracanã, mas apenas uma poderia levantar a taça.

A final não poderia ser de outra forma, dramática, nervosa, disputada palmo a palmo no campo, e terminando após 120 minutos, com um gol nos instantes finais, de Götze, definindo o campeão. Foram 24 anos de espera e 32 dias de futebol para a consagração.

Alemanha entra na armadilha argentina

A Alemanha sofreu duro golpe mesmo antes da bola rolar no Maracanã. Escalado para o jogo, Khedira sentiu lesão e foi substituído por Kramer. Mas o conjunto alemão funcionou como sempre. A diferença para a partida da semifinal é que desta vez havia oposição. A Argentina endurecia na marcação e levava perigo nos contra-ataques.

De fato, enquanto a Alemanha rondava a área argentina sem ameaçar Romero, as respostas vinham com velocidade nos pés de Lavezzi e Messi. Neuer passou momento de terror e contou com a sorte quando Kroos, ao cortar errado de cabeça na intermediária, deu assistência perfeita para Higuaín. Na cara do gol, o atacante desperdiçou chance inacreditável de abrir a contagem na decisão.

Higuaín chegou a balançar a rede aos 30 minutos, em jogada iniciada de forma genial por Messi. Desta vez, Pipita foi flagrado em impedimento. A Alviceleste empurrava o gigante alemão para as cordas, em busca do nocaute, nocaute que sentiu Kramer em dividida no meio-campo, sendo substituído por Schürrle ainda na primeira parte.

A entrada de Schürrle abriu ainda mais a Alemanha aos contra-ataques. Ao mesmo tempo, aumentou a pressão alemã no ataque. Foi do atacante do Chelsea a primeira finalização com perigo para Romero. A troca de passes no ataque ganhou em qualidade e velocidade, e Kroos também testou o goleiro argentino.

No resumo do primeiro tempo, a Argentina poderia ser apontada como o time mais próximo do gol. Porém, no último lance, em cobrança de escanteio, a Alemanha mostrou uma de suas armas mais letais: a bola parada. Howedes, o "ponto fraco" alemão, subiu mais que todos na área e acertou cabeçada na trave.

Equilíbrio na segunda etapa 

Apesar do bom primeiro tempo, Sabella alterou a equipe no intervalo. Agüero voltou na vaga de Lavezzi, dando mais poder ofensivo para a Argentina, embora ao custo de maior centralização do jogo. No início até deu certo, e Messi escapou na cara do gol, tocando colocado na saída de Neuer, em tentativa que raspou à trave. Assim que a Alemanha encaixou a marcação, a partida ficou truncada e com raras oportunidades dos dois lados.

Messi também sentiu o gol perdido. Muito ativo na primeira parte, o atacante do Barcelona reapareceu apenas aos 30 minutos, ao tentar a característica puxada para a esquerda seguida de finalização colocada. A bola passou sem grande perigo para o gol de Neuer desta vez.

Do outro lado, Müller e Klose eram os que mais incomodavam a defesa hermana, porém sem grande inspiração. Lahm e Schweinsteiger faziam partida discreta e Kroos apresentava seu pior futebol durante toda a Copa. Özil em certos momentos era um homem a menos para os alemães.

Götze entrou na vaga de Klose no fim da segunda etapa, em uma última tentativa de Joachim Löw de resolver a partida no tempo regulamentar. O meia ainda arriscou chute de fora da área em sua primeira participação, com defesa fácil de Romero.

Do banco para a consagração

Assim como a Argentina começou o segundo tempo no ataque, a Alemanha abriu a prorrogação com tudo. A primeira jogada terminou com Schürrle livre na área, talvez na mais clara oportunidade alemã no jogo. Romero defendeu da forma que deu e o rebote ficou com a defesa alviceleste.

Palacio, que entrou no lugar de Higuaín, também teve a bola do jogo em seus pés. Hummels subiu para cortar bola alçada à área e nada encontrou. O atacante pareceu não acreditar no presente e tentou de forma desajeitada encobrir Neuer, mandando a bola para fora.

O segundo tempo da prorrogação chegou e a partida caminhava em ritmo lento para a disputa por pênaltis. Até que, aos sete minutos, Schürrle colocou velocidade pela esquerda e cruzou na primeira trave. Götze matou no peito e, sem deixar a bola cair, tocou na saída de Romero para entrar na história.

A Alemanha conquistou o tetra, e a Copa das Copas encontrou seu campeão após 32 dias inesquecíveis.

Copa do Mundo 2014
Final
Domingo, 13 Julho 2014 - 16h00
Jornalista Mário Filho (Maracanã), Rio de Janeiro, RJ (BRA)
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Alemanha 1 x 0 Argentina, Pro.
Gol: Mario Götze

OGOL.COM.BR / http://www.ogol.com.br/
Deutscher Fussball-Bund / http://www.dfb.de/
Créditos: Getty Images