quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Jogador morre durante treino do Potiguar

Roque Alves de Lima Neto, conhecido no mundo da bola como Neto Maranhão, atleta do Potiguar de Mossoró, sofreu na manhã de ontem uma parada cardiorrespiratória fulminante durante o treinamento no campo do Hotel Thermas e veio a óbito.

Assim que começou a passar mal, o jogador foi atendido pelo preparador físico Allan Frederico e pelo auxiliar técnico Edinho Cardoso, ambos formados em Educação Física. Vendo o desespero dos demais atletas, os dois profissionais fizeram massagem cardíaca para tentar reanimar o atleta, mas não conseguiram ter êxito.

Neto Maranhão foi levado pelos braços por seus companheiros de clube até um veículo, que o levou ao Hospital Regional Tarcísio de Mossoró (HRTM), no entanto, o jogador já chegou ao local sem vida. O médico Hélio Jales, que atendeu o jogador no HRTM, disse que o atleta já chegou sem vida e que a parada cardiorrespiratória foi fulminante.

O médico não afirma, mas acredita que mesmo se o atendimento fosse feito com mais rapidez dificilmente o jogador teria sobrevivido. Apesar da vasta experiência no futebol, Edinho Cardoso revela que nunca tinha presenciado algo parecido. Ele conta que o jogador não apresentava nenhuma suspeita de doença e a sua morte durante o treino foi uma triste surpresa para todos.

"Neto era muito querido pelos companheiros e pela comissão técnica. Ele vinha treinando muito bem e era um dos líderes da equipe, homem de confiança do treinador no meio de campo. É triste e doloroso passar por uma situação como essa", comenta. A assessoria de imprensa do clube informou que a bateria completa de exames nos atletas seria realizada na sexta-feira, 11. Os exames seriam feitos no período da manhã por uma parte do elenco e no período da tarde pelo restante do grupo.

No segundo semestre do ano passado, o meia havia apresentado complicações cardíacas quando jogava no futebol de Santa Catarina, mas aparentemente havia se curado. O jogador, que tinha 28 anos, vinha sendo titular e um dos destaques da equipe do Potiguar nesse início de temporada.

Neto Maranhão vestiu a camisa 8 do Time Macho durante o amistoso contra o Sousa-PB, jogou os 90 minutos e foi bastante elogiado pelos torcedores e impressa.Neto Maranhão atuou no Corintians de Caicó, em 2012, e chegou ao Potiguar por indicação do técnico Gilberto Gaúcho, com que havia trabalhado no Corintians.

Gazeta do Oeste / http://www.gazetadooeste.com.br/

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Messi e Wambach são os melhores do mundo

Nesta segunda-feira, 7 de janeiro de 2013, foi realizada na Kongresshaus de Zurique a cerimônia de entrega da Bola de Ouro FIFA 2012, que premiou a melhor jogadora e o melhor jogador do ano passado. Assim como nas edições anteriores, o evento reuniu a nata do esporte mais popular do globo em uma atmosfera semelhante à premiação do Oscar.

Na glamurosa festa, Lionel Messi foi premiado pela quarta vez seguida como o número um do mundo entre os homens, enquanto entre as mulheres Abby Wambach teve o seu talento reconhecido com o prêmio de Jogadora do Ano da FIFA 2012.

Para iniciar a festa, os convidados foram cumprimentados pelos presidentes da FIFA, Joseph S. Blatter, e da revista France Football, François Morinière. Após os discursos dos dois anfitriões do evento, subiram ao palco o ex-jogador holandês Ruud Gullit e a jornalista Kay Murray, que atuaram como mestres de cerimônia.

A simpática dupla logo apresentou os três candidatos e as três candidatas ao prêmio de melhor jogador e melhor jogadora do planeta, preparando o público para os momentos mais importantes da noite. Além disso, foram mostrados novamente no telão os três gols mais bonitos do ano, que concorreram ao Prêmio Puskás da FIFA.

Um time de craques e dois grandes treinadores
Então chegou a hora de o ídolo do futebol ucraniano Andriy Shevchenko subir ao palco para anunciar os nomes dos 11 melhores jogadores do planeta em 2012. Iker Casillas, Dani Alves, Marcelo, Gerard Piqué, Sergio Ramos, Andrés Iniesta, Xabi Alonso, Xavi Hernandez, Cristiano Ronaldo, Radamel Falcao e Lionel Messi receberam a honra de serem nomeados para a Seleção Mundial da FIFA/FIFPro e foram ovacionados pelo público presente.

A programação seguiu o seu curso com a ilustre presença do técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, que anunciou os nomes dos indicados ao prêmio de Treinadora do Ano da FIFA 2012 no futebol feminino e entregou o troféu a Pia Sundhage, campeã olímpica pelos Estados Unidos. A técnica aproveitou a presença de sua dupla de ataque – Alex Morgan e Abby Wambach – na plateia para cantar o trecho de uma música para homenagear suas jogadoras. "Sem vocês, não conseguiria", disse.

Scolari, que recentemente voltou a assumir o cargo de técnico da Seleção Brasileira, também entregou o prêmio de Treinador do Ano de 2012 no futebol masculino. Desta vez, a honra coube ao espanhol Vicente Del Bosque, campeão da UEFA Euro 2012 com a Fúria. "É um grande privilégio estar envolvido com a Federação Espanhola de Futebol, a comissão técnica e todos os treinadores. Gostaria de lembrar todos os treinadores que me influenciaram e fizeram parte de minha educação. Somos chamados para proteger o futebol e sua imagem", disse Del Bosque.

Beckenbauer recebe Prêmio Presidencial da FIFA
A noite prosseguiu com uma atração especial, e Blatter retornou ao palco para entregar o Prêmio Presidencial da FIFA. "O que me deixa especialmente impressionado no premiado de hoje é a sua humildade", afirmou o suíço. "Apesar das suas muitas premiações, ele manteve os pés no chão e permaneceu uma pessoa sem afetações, aberta, sincera e sociável."

Sob fortes aplausos, o presidente da FIFA premiou o ex-jogador alemão Franz Beckenbauer. "Durante os anos, recebi muitos prêmios como jogador ou treinador. Receber agora o Prêmio Presidencial da FIFA é algo bem diferente. Gostaria de agradecer ao presidente por se lembrar de mim com este prêmio, que me deixa exultante", declarou o Kaiser.

Enquanto os últimos votos da eleição do gol mais bonito eram apurados, foi feita a entrega do Prêmio FIFA Fair Play, concedido à Federação Uzbeque de Futebol. O prêmio foi um reconhecimento à seleção e aos clubes do Uzbequistão pela lealdade demonstrada ao longo do último ano nos torneios organizados pela Confederação Asiática de Futebol.

O grande momento
A entrega do Prêmio Puskás da FIFA foi feita por uma personalidade muito carismática: Carlos Valderrama. El Pibe é considerado o melhor jogador colombiano de todos os tempos e não ficou na memória dos torcedores apenas pela vasta cabeleira, mas também pelo seu futebol muito vistoso e eficiente. O craque foi o responsável por fazer o anúncio do resultado da votação dos usuários do FIFA.com, que ao longo dos últimos meses elegeram o gol de Miroslav Stoch como o mais bonito de 2012.

A festa da Bola de Ouro FIFA se encaminhava para o seu momento mais importante, mas antes disso a cantora escocesa Amy MacDonald apresentou uma canção do seu novo álbum "Life in a Beautiful Light". A artista, famosa torcedora do Rangers de Glasgow, continuou entretendo os presentes com a música "Slow It Down", dando alguns minutos de calma aos nomeados a Jogador e Jogadora do Ano da FIFA 2012.

De fato, Alex Morgan, Abby Wambach e Marta pareciam tranquilas observando o presidente da FIFA e a goleira americana Hope Solo, que abriram juntos o envelope com o nome da Jogadora do Ano da FIFA 2012. Wambach mal conseguia acreditar quando foi anunciado que o prêmio seria concedido a ela. "Realmente não podia esperar por isso. Obrigado a Pia e à comsisão técnica. É importante ressaltar que vencer qualquer prêmio individual é o resultado total do time em que você joga. Nunca marquei um gol sem receber o passe de alguma companheira."

Pouco antes das 20h, a emoção era perceptível na Kongresshaus, já que havia chegado o momento mais esperado da noite: o anúncio do ganhador da Bola de Ouro FIFA 2012. Coube ao ex-jogador da seleção italiana Fabio Cannavaro a honra de entregar o cobiçado troféu para Lionel Messi. O melhor jogador dos últimos 12 meses cumprimentou o público presente e os torcedores com as seguintes palavras: "Para falar a verdade, isso é realmente inacreditável. O quarto prêmio que eu recebi é muito grande para se colocar em palavras", disse. "Gostaria de agradecer meus companheiros de Barcelona. Iniesta, tem sido um prazer jogar e treinar ao seu lado. Também gostaria de agradecer a meus amigos da seleção argentina. A minha esposa e meu filho também. Obrigado."

Para concluir a emocionante cerimônia de festa da Bola de Ouro FIFA 2012, todos os premiados e premiadas da festa subiram juntos ao palco para encerrar com chave de ouro essa noite maravilhosa.

FIFA / http://pt.fifa.com/
Foto: Reuters

domingo, 6 de janeiro de 2013

Volta Redonda apresenta as novas camisas para 2013

O Volta Redonda Futebol Clube apresentou as novas camisas do clube para o ano de 2013, os uniformes são fabricados pela Nakal.

Roberto Feitosa / Bom de Gol
Volta Redonda / http://www.voltaco.com.br/

Rio Branco apresenta logomarca oficial do centenário

O Rio Branco apresentou também a logomarca e o slogan oficial do centenário do clube. Trata-se do número cem estilizado, nas cores: preto, branco e dourado. Também lançou o slogan do centenário: “100 anos guardados em meu coração”, frase que faz alusão a um trecho do hino do clube.

Dentro de cada um dos “zeros”, encontram-se elementos de escudos já usados pelo Brancão em sua história. O primeiro faz alusão ao Juventude & Vigor, nome original do Rio Branco usado em 1913, seu ano de fundação, o segundo contem as iniciais RBAC com tipografia do escudo atual do clube.

A marca identificará produtos e ações de comunicação realizadas em comemoração ao centenário do clube durante todo o ano de 2013.

“A Diretoria do Rio Branco não teve dificuldades em aprovar a marca do centenário, pois ela faz uma homenagem ao Juventude e Vigor, com seu escudo original, remete ao atual escudo, de tantas glórias e conquistas e, obviamente, deixa evidente a importância do momento atual em que o Rio Branco completa 100 anos”, revelou o Presidente do clube.

Rio Branco Atlético Clube / http://www.capapreta.com/