quinta-feira, 26 de junho de 2014

Argélia empata com a Rússia e conquista vaga inédita

A Argélia fez história no Brasil. Pela primeira vez a seleção argelina passou da fase de grupos, e não foi sem emoção. Os africanos saíram atrás da Rússia, mas arrancaram o empate em 1 a 1, garantindo passagem para as oitavas de final.

A classificação parecia distante depois da derrota para a Bélgica. A vitória sobre a Coreia do Sul encheu a Argélia de esperanças e, no fim, o empate com os russos na Arena da Baixada foi o suficiente para selar a vaga. A Rússia volta para casa mais cedo, assim como a Coreia.

Rússia na frente pelo alto

A qualidade técnica em Rússia x Argélia poderia até não ser das melhores, mas não faltou vontade em um minuto dos dois lados. Desde o início, as duas seleções fizeram jogo movimentado e com boas oportunidades para os dois lados.

A Rússia teve a sorte de sair na frente logo no início. Com seis minutos de jogo, quando Feghouli estava fora de campo com corte na cabeça, os russos aproveitaram a vantagem numérica e, na primeira chegada ao ataque, chegaram ao gol com Kokorin, de cabeça, em cruzamento de Kombarov.

O desespero pelo resultado condicionou a atuação da Argélia, que foi para o ataque de forma desorganizada e sofreu com Shatov e Kerzhakov nos contra-ataques. Mesmo assim, a seleção africana teve duas chances para empatar, as duas pelo alto, com Slimani. Akinfeev defendeu as cabeçadas do atacante.

Empate para fazer história

O segundo tempo começou com a Rússia no ataque, ansiosa para definir a vaga nos primeiros minutos, o que quase conseguiu. Logo na primeira jogada, Samedov tabelou com Kokorin e saiu na cara do gol. M'Bolhi se atirou nos pés do jogador para fazer grande defesa.

O domínio agora era todo russo, mas se na primeira parte a seleção e Fábio Capello teve sorte em encontrar um gol cedo, desta vez a sorte sorriu para o outro lado. Aos 14 minutos, Brahimi cobrou falta para a área. A defesa falhou, Akinfeev saltou no vazio e Slimani venceu mais uma pelo alto, desta vez mandando a bola para o fundo da rede.

O empate mudava tudo no grupo. A vaga agora era da Argélia e a Rússia só tinha uma forma de reverter isso: ir ao ataque. M'Bolhi passou a ser o homem mais exigido. Defendeu chute forte de Denisov e, embora tenha espalmado para frente, se recuperou a tempo. Depois salvou a Argélia mais uma vez em finalização de Kerzhakov.

Copa do Mundo 2014 | Fase de Grupos | Grupo G | Terceira Rodada
Quinta, 26 Junho 2014 - 17h00
Joaquim Américo Guimarães (Arena da Baixada), Curitiba, PR (BRA)
Árbitro: Cüneyt Çakir (TUR)
Argélia 1 x 1 Rússia
Gols: Islam Slimani (Argélia) Aleksander Kokorin (Rússia)

OGOL.COM.BR / http://www.ogol.com.br/
Fédération Algérienne de Football / http://www.faf.dz/

Bélgica vence, garante 100% de aproveitamento e vaga nas oitavas

Pela terceira vez na Copa, a Bélgica não fez uma boa partida, mas saiu com os três pontos. Os belgas venceram a Coréia, por 1 a 0, eliminaram os asiáticos e garantiram a vaga e 100% de aproveitamento no torneio.

A liderança isolada, com nove pontos, coloca os Estados Unidos como adversário belga nas oitavas de final da Copa. Já os coreanos voltam para casa sem nenhuma vitória.

A já classificada Bélgica veio a campo com muitas mudanças, inclusive com o jovem Januzaj no meio. Já a Coréia do Sul manteve sua estrutura e mudou apenas dois nomes, entre eles o goleiro: Kim começou jogando.

Pouco futebol

Apesar da necessidade e até da vontade demonstrada dentro de campo pelos coreanos, o jogo decorreu nos primeiros minutos com poucas boas jogadas e chances de gol.

A primeira grande chance foi dos belgas, aos 24. Mertens, que era até então o jogador que mais buscava jogadas ofensivas, ficou com sobra de bola na área, mas desperdiçou e chutou para o alto.

A melhor chance coreana veio com Ki, aos 29. O meia arriscou forte chute de fora da área, que Courtois foi pegar no cantinho e jogar para fora. Após o escanteio, confusão e quase gol, mas a zaga conseguiu afastar.

Origi entra e, mais uma vez, é fundamental na vitória

No final do primeiro tempo, Defour acabou expulso, após entrar de sola no adversário. A necessidade do resultado e o fato de ter um jogador a mais fez o treinador Hong Myung-Bo colocar o seu time ainda mais para a frente após a volta do intervalo. Lee Keun Hoo entrou para ser mais um homem na frente.

Aos 13, o jogo, morno, teve bons momentos. De um lado, Mertens arriscou de fora e Kim teve que fazer boa defesa. Do outro, Son chutou (ou cruzou?) da direita e a bola pegou no travessão.

Mas o ritmo seguiu baixo, com pouco futebol. Tentando mudar isso, Marc Wilmots colocou o talismã do time, o jovem Origi. E deu muito certo.

O garoto do Lille deu outra movimentação ao setor ofensivo e participou do gol que deu a vitória aos Diabos Vermelhos. O atacante bateu forte, Kim deu rebote e Vertonghen garantiu mais uma vitória magra e aproveitamento de 100% para o time.

Copa do Mundo 2014 | Fase de Grupos | Grupo G | Terceira Rodada
Quinta, 26 Junho 2014 - 17h00
Arena Corinthians, São Paulo, SP (BRA)
Árbitro: Ben Williams (AUS)
Coreia do Sul 0 x 1 Bélgica
Gol: Jan Vertonghen (Bélgica)

OGOL.COM.BR / http://www.ogol.com.br/
KBVB / http://www.belgianfootball.be/
Belgian Football / https://www.facebook.com/belgianfootball

EUA perde para a Alemanha, mas avança para as oitavas

Não houve empate combinado, ou falta de vontade dos dois lados, como se temia. A Alemanha venceu os Estados Unidos, por 1 a 0, com gol de Müller, embora no fim tenha feito pouca diferença: as duas seleções vão para as oitavas.

Bastava um empate para Alemanha e Estados Unidos irem juntos para as oitavas, mas no fim a vaga veio da mesma forma para os dois. No outro jogo, Portugal venceu Gana, porém faltaram muitos gols para igualar o saldo norte-americano. Os alemães terminaram na primeira posição, isolados, seguidos pelos rivais desta quinta-feira.

Os adversários de Alemanha e Estados Unidos serão conhecidos ainda hoje, dos confrontos do grupo H, que tem apenas a Bélgica classificada por antecipação.

Alemanha pela direita, EUA nos contra-ataques

Os receios de um "jogo de comadres" foram desfeitos pouco depois de começar a rolar a bola. A Alemanha, ao menos, vinha para vencer. Os 10 primeiros minutos foram de pressão total alemã, sempre explorando as pontas, principalmente pelo lado direito, com as subidas de Boateng.

Do outro lado, a seleção de Klinsmann entrou perdida em campo, mas aos poucos encaixou seu jogo. Tanto que acabou tendo as melhores chances, nos contra-ataques, e Zusi quase abriu o placar ao cortar um marcador na ponta esquerda e bater cruzado, forte, errando o alvo por pouco.

A Alemanha, apesar de rondar a área norte-americana durante a maior parte do primeiro tempo, finalizava pouco. Özil, aos 34 minutos, passou pela marcação e bateu para defesa de Tim Howard no único lance que realmente levantou a torcida alemã.

Müller coloca mais um na conta

Podolski, sumido no primeiro tempo, não voltou do intervalo. Klose entrou em seu lugar para dar mais força ofensiva à Alemanha. A mudança melhorou o time de Löw, que passou a ter referência na área, com Müller deslocado para fazer a função de Podolski.

O gol parecia questão de tempo e não tardou para sair. Aos nove minutos, Howard defendeu cabeçada de Mertesacker, mas o rebote ficou com Müller, que acertou o canto esquerdo do goleiro, sem chances de defesa.

Os norte-americanos não conseguiram encaixar os contra-ataques como no primeiro tempo. Para sorte dos Estados Unidos, a Alemanha pareceu pouco interessada em ampliar o placar. No outro jogo, Portugal vencia Gana e a classificação ficaria para as duas equipes na Arena Pernambuco.

Copa do Mundo 2014 | Fase de Grupos | Grupo G | Terceira Rodada
Quinta, 26 Junho 2014 - 13h00
Arena Pernambuco, Recife, PE (BRA)
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Estados Unidos 0 x 1 Alemanha
Gol: Thomas Muller (Alemanha)

OGOL.COM.BR / http://www.ogol.com.br/
Deutscher Fussball-Bund / http://www.dfb.de/

Portugal vence, mas morre abraçado com Gana

Portugal e Gana morreram abraçados em Brasília. Os portugueses até venceram, por 2 a 1, com um gol de Cristiano Ronaldo, mas a vitória não foi suficiente para classificação.

Os resultados confirmaram as classificações de Alemanha e Estados Unidos para as oitavas de final do Mundial. As equipes esperam os qualificados do grupo de Argélia, Bélgica, Coréia do Sul e Rússia.

Problemas e mais problemas. Contas e mais contas. Assim entravam em campo Portugal e Gana. O time europeu, preocupado com a lesão de Cristiano Ronaldo. O africano, abalado por polêmicas fora das quatro linhas, que resultaram nas exclusões de Muntari e Boateng, dois dos principais jogadores da equipe.

Ronaldo a fim de jogo

Os portugueses pareceram lidar melhor com as preocupações. A todo momento, criaram mais chances e buscaram o gol para, quem sabe, sonhar com a classificação.

Cristiano Ronaldo começou a fim de jogo e, logo aos cinco minutos, acertou uma bola no travessão. Pouco depois, foi o goleiro Dauda que defendeu um arremate do craque do Real Madrid.

A grande chance dos ganenses na primeira metade esteve nos pés de Gyan, que recebeu na área e bateu de perna direita, mas Beto conseguiu salvar.

Se os atacantes não conseguiam inaugurar o marcador, coube a John Boye a tarefa, só que contra a própria meta. O defensor desviou cruzamento de Miguel Veloso e fez o gol dos lusos. No restante da primeira metade outras chances de mais gols surgiram, mas os times foram ao intervalo somente com 1 a 0.

Gols que não adiantam de nada

O quinto minuto da segunda metade, como aconteceu na primeira, foi de grande chance, só que dessa vez de Gyan. O atacante cortou para a perna direita e bateu forte, no canto, e bola encontrou a rede, só que pelo lado de fora.

A boa notícia para Portugal veio do outro jogo, onde a Alemanha abria o placar sobre os Estados Unidos. Mas Gyan estragou todos os sonhos portugueses e, praticamente no mesmo minuto do gol alemão, aproveitou belo cruzamento de três dedos de André Ayew e empatou o jogo.

Os ganenses, então, passaram a sonhar e, com mais um gol, se classificariam. A oportunidade esteve na cabeça de Waris, aos 15. O jogador recebeu sem marcação nenhuma na área, mas mandou para fora.

Quem marcou foi o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, que deixou o seu e garantiu a vitória lusa. Mas o resultado não adiantou de nada: as duas seleções acabaram eliminadas.

Copa do Mundo 2014 | Fase de Grupos | Grupo G | Terceira Rodada
Quinta, 26 Junho 2014 - 13h00
Mané Garrincha (Nacional), Brasília, DF (BRA)
Árbitro: Nawaf Shukralla (BHR)
Portugal 2 x 1 Gana
Gols: John Boye (*Gol contra), Cristiano Ronaldo (Portugal) e Asamoah Gyan (Gana)

Portugal: Beto (Eduardo, 89’); João Pereira (Varela, 61’), Pepe, Bruno Alves e Miguel Veloso; William Carvalho, João Moutinho e Rúben Amorim; Nani, Cristiano Ronaldo - Cap. e Éder (Vieirinha, 69’).
Reservas não utilizados: Luís Neto, Ricardo Costa, Raul Meireles e Rafa.
Técnico: Paulo Bento.

Gana: Fatau Dauda; Afful, Boye, Mensah e Kwadwo Asamoah; Emmanuel Badu e Rabiu (Acquah Afriyie, 76’); Atsu, Majeed Waris (Jordan Ayew, 71’) e Andre Ayew (Mubarak Wakaso, 81’); Asamoah Gyan - Cap.
Reservas não utilizados: Stephen Adams, Adam Kwarasey, Samuel Inkoom, Daniel Opare, Michael Essien, Albert Adomah e Rashid Sumaila.
Técnico: James Appiah.

OGOL.COM.BR / http://www.ogol.com.br/
Federação Portuguesa de Futebol / http://www.fpf.pt/

terça-feira, 24 de junho de 2014

Mondragón é o jogador mais velho a participar de uma partida de Copa do Mundo

A goleada da Colômbia sobre o Japão, por 4 a 1, abriu espaço para o goleiro Faryd Mondragón quebrar um recorde na história das Copas. Aos 43 anos e três dias, o goleiro substituiu Ospina no final da partida e se tornou o jogador mais velho a atuar em uma partida do Mundial.

A marca anterior era do camaronense Roger Milla. Na Copa de 1994, o africano entrou em campo com 42 anos, um mês e oito dias.

Mondragón também se tornou o jogador com maior intervalo entre partidas na Copa do Mundo. A sua última atuação havia sido em 1998, na França, e agora, 16 anos depois, ele novamente esteve em campo no Brasil. Ele bateu o suíço Alfred Bickel, que teve um intervalo de 12 anos entre a França, em 1938, e a de 1950, também em terras brasileiras.

O goleiro atualmente defende o Deportivo Cali, porém já defendeu mais de onze clubes durante a sua carreira. Mondragón também esteve na Copa de 1994, mas não atuou em nenhuma partida.

Goal.com / http://www.goal.com/
Federación Colombiana de Fútbol / http://www.fcf.com.co/

Ex-lateral do Corinthians, Giba falece aos 52 anos

O Sport Club Corinthians Paulista informa com pesar o falecimento do ex-lateral direito Giba. Aos 52 anos, o ex-jogador nos deixou na manhã desta terça-feira (24) em São Paulo.

Antônio Gilberto de Souza, que jogou no Corinthians entre 1989 e 1993, entrou em campo com o manto alvinegro por 211 vezes e fez 17 gols. O ex-lateral foi uma das principais peças do grupo que conquistou o Campeonato Brasileiro de 1990, o primeiro nacional do Timão na história.

O Sport Club Corinthians Paulista deseja força à família.

Em cerimônia reservada à família e amigos, o corpo do ex-jogador foi cremado na tarde desta terça no Crematório da Vila Alpina, em São Paulo.

SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA / http://www.corinthians.com.br/

Com reservas, Colômbia vence e elimina o Japão

A Colômbia colocou os reservas para enfrentar o Japão e mostrou a força do elenco. A seleção de José Pekerman venceu por 4 a 1 e encerrou a fase de grupos com 100% de aproveitamento.

A vaga já estava confirmada antes de entrar em campo. Era preciso apenas defender a liderança, o que fez mesmo com time repleto de reservas. Nas oitavas, a Colômbia terá que provar a sua real força, o primeiro grande desafio, contra o Uruguai.

Japão sofre para arrancar empate com reservas da Colômbia

A Colômbia garantiu a vaga em dois jogos. Por isso, se deu ao luxo de poupar jogadores. Os reservas tinham qualidade, com jogadores como Fredy Guarín e Jackson Martínez, porém pecaram no entrosamento.

O Japão foi a melhor equipe no primeiro tempo. Faltou apenas caprichar nas finalizações, um velho problema nipônico. A Colômbia foi mais eficiente. Em rara subida ao ataque, Adrián Ramos escapou na área e foi derrubado. Pênalti convertido por Cuadrado, um dos poucos titulares mantidos em campo.

Apesar do gol, a seleção colombiana fazia jogo sonolento. Acabou castigada com o gol de empate, no último lance antes do intervalo. Honda cruzou na área, em meia altura, e Okazaki mergulhou para se antecipar à marcação e mandar para a rede.

James Rodríguez entra e muda o jogo

José Pekerman promoveu duas alterações para o segundo tempo. Cuadrado foi poupado para a entrada de Carbonero. James Rodríguez entrou na vaga do sumido Quintero. A entrada de James melhorou significativamente a movimentação no ataque colombiano, muito mais perigoso na segunda etapa.

O segundo gol colombiano surgiu justamente de jogada de James. O jogador do Monaco deixou Jackson Martínez livre de frente para o gol, e o atacante não perdoou: 2 a 1.

Depois do gol, a Colômbia voltou a diminuir o ritmo. O Japão tentou pressionar no desespero, mas a limitação na hora de finalizar era evidente. Os japoneses ainda sofriam nos contra-ataques e, aos 37, a seleção colombiana matou o jogo com Jackson Martínez, em passe de James.

No fim, James ainda deixou sua marca, colocando um marcador no chão com dois cortes desconcertantes e tocando por cobertura na saída do goleiro. Um golaço.

Copa do Mundo 2014 | Fase de Grupos | Grupo C | Terceira Rodada
Terça, 24 Junho 2014 - 17h00
Arena Pantanal, Cuiabá, MT (BRA)
Árbitro: Pedro Proença (POR)
Japão 1 x 4 Colômbia
Gols: Shinji Okazaki (Japão) e Juan Cuadrado, Jackson Martínez (2x), James Rodríguez (Colômbia)

OGOL.COM.BR / http://www.ogol.com.br/
Federación Colombiana de Fútbol / http://www.fcf.com.co/

Grécia marca nos acréscimos, derrota Costa do Marfim e se classifica para as oitavas

Costa do Marfim e Grécia fizeram um primeiro tempo morno, mas o segundo valeu o ingresso. O jogo só foi definido nos acréscimos, que acabou com gol de Samaras e festa grega em Fortaleza.

O tento garantiu a classificação do time do português Fernando Santos no segundo lugar do grupo, atrás da Colômbia. Nas oitavas, o duelo será diante da Costa Rica.

O time da Europa começou a partida com três defensores e três jogadores mais adiantados no ataque, com Samaras como a referência. Já a equipe da África veio pela primeira vez com Didier Drogba como titular. Yaya Touré era o responsável por armar as jogadas, com Gervinho e Kalou nas pontas.

Grécia aproveita falha e marca

As equipes tiveram muita dificuldade em criar oportunidades de gol no princípio da partida. Os marfinenses chegavam mais na frente, mas pecavam no passe final e não caprichavam na finalização.

A Costa do Marfim tinha mais a bola, era melhor tecnicamente, e a Grécia se defendia. Mas quem criou as melhores chances foram os gregos.

Aos 32, após um contra-ataque, Samaras conseguiu bom passe para Holebas, que chutou forte, de direita, e a bola foi no travessão. Pouco depois Karagounis ainda teve chance de marcar em uma cobrança de falta, mas parou no goleiro.

Aos 41, Tioté falhou feio e deu a bola nos pés de Samaras, que, por sua vez, achou Samaris livre para marcar o gol que inaugurou o marcador.

Decisão só no fim

Na segunda parte, o jogo ficou mais aberto. O time de Lamouchi passou a conseguir acertar o pé na hora decisiva, enquanto a equipe de Fernando Santos encontrava espaços nos contra-ataques.

O jogo foi ficando cada vez mais emocionante. Aos 22, Karagounis acertou o travessão em chute de fora da área. Chance de lá, chance de cá. Só que, no caso da Costa do Marfim, a bola parou nos pés de Bony, dentro da área: 1 a 1.

A partida foi dramática até o fim, teve bola na trave da Grécia, bons contra-ataques da Costa do Marfim, mas o lance que definiu o confronto aconteceu apenas nos acréscimos, quando Samaras foi derrubado na área. Na cobrança, o próprio atacante do Celtic marcou e garantiu a vaga heróica dos gregos.

Copa do Mundo 2014 | Fase de Grupos | Grupo C | Terceira Rodada
Terça, 24 Junho 2014 - 17h00
Governador Plácido Aderaldo Castelo (Castelão), Fortaleza, CE (BRA)
Árbitro: Carlos Vera (ECU)
Grécia 2 x 1 Costa do Marfim
Gols: Andreas Samaris, Georgios Samaras (Grécia) e Wilfried Bony (Costa do Marfim)

OGOL.COM.BR / http://www.ogol.com.br/
Ellinki Podosfaikiri Omospondia / http://www.epo.gr/

Costa Rica empata com Inglaterra, garante vaga nas oitavas e liderança do grupo

A Inglaterra já estava eliminada e  usou muitos reservas, mas foi melhor e quase presenteou o príncipe Harris, presente no Mineirão, com uma vitória. Mas o placar se manteve 0 a 0 até o fim, o que garantiu a liderança do grupo para a Costa Rica.

Os costarriquenhos ficam com sete pontos, na frente do Uruguai, segundo, com seis. A Inglaterra foi a lanterna da chave, com apenas um. Na próxima fase, o time da América Central enfrentará o segundo colocado do grupo de Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão.

Roy Hodgson entrou com um time praticamente composto por reservas. Muitos garotos em campo, que tiveram a companhia do experiente Frank Lampard. Do outro lado, José Luís Pinto escalou uma linha de cinco atrás, com Brenes, Bryan Ruíz e Campbell no ataque.

Ingleses ficam mais com a bola

Como já esperado, devido a escalação com muitos reservas, o time inglês mostrou dificuldade no entrosamento, o que gerou muitos passes errados. A equipe da América Central já era mais consciente.

Um dos poucos titulares em campo era Daniel Sturridge, que criou a primeira boa chance de gol quando tentou chute de fora da área aos 11, mas a bola saiu.

Pouco depois, a Costa Rica respondeu com Borges, que bateu bem falta e obrigou o goleiro Foster a fazer boa defesa para evitar o tento. A bola ainda bateu no travessão.

As chances foram praticamente as únicas em um primeiro tempo em que o English Team teve mais a bola, chegou a controlar o jogo, mas pouco ameaçou Navas.

Placar não sai do zero

No início do segundo tempo, os ingleses seguiram com uma maior posse de bola. Sturridge era o jogador mais perigoso, mas o goleiro Navas se saía bem.

Aos 20, o atacante do Liverpool fez bonita jogada, tabelou com James Milner e tentou o arremate, mas a bola saiu mais uma vez perto da meta.

O atacante Wayne Rooney, do Manchester United, ainda entrou para tentar a única vitória inglesa no Brasil. O Shrek tentou fazer um golaço de cobertura, mas Navas conseguiu defender, evitar o tento e garantir a liderança para os costarriquenhos.

Copa do Mundo 2014 | Fase de Grupos | Grupo D | Terceira Rodada
Terça, 24 Junho 2014 - 13h00
Governador Magalhães Pinto (Mineirão) Belo Horizonte, MG (BRA)
Árbitro: Djamel Haimoudi (ALG)
Costa Rica 0 x 0 Inglaterra

OGOL.COM.BR / http://www.ogol.com.br/
Federación Costarricense de Fútbol / http://fedefutbolcr.com/

Uruguai avança para as oitavas e elimina a Itália

A Itália foi apresentada da pior forma ao fantasma. Sim, os uruguaios estão no Brasil querendo repetir a história. Com gol de Godín, em jogo truncado, o Uruguai eliminou a seleção italiana, com vitória por 1 a 0, e se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo.

No "Grupo da Morte", o primeiro com três campeões mundiais, apenas um sobreviveu: o Uruguai. Era preciso vencer, e foi isso que fez a Celeste Olímpica, que se junta à "zebra" Costa Rica.

Jogo pegado no primeiro tempo

Quis o destino colocar três campeões mundiais no mesmo grupo, dois deles lutando por uma vaga na última rodada. A expectativa, claro, era de um jogo tenso e disputado, com muita marcação, até pela história de Itália e Uruguai. No entanto, se esperava também mais qualidade no futebol jogado. O primeiro tempo foi nervoso e de muitas faltas.

A Itália foi a campo com Immobile e Balotelli, dois goleadores, porém com formação mais segura, no 3-5-2, utilizando a base da Juventus. O empate valia para os italianos, justificando a postura mais cautelosa, e que acabou por dar resultados, já que o Uruguai não conseguiu penetrar na defesa do rival. A Itália ainda dominou a posse de bola, controlando a partida, embora sem criar oportunidades.

As esperanças uruguaias residiam na qualidade do seu ataque. Com pouco espaço, Luis Suárez conseguiu chegar apenas uma vez na área e parou na saída de Buffon. No rebote, Lodeiro tentou completar para o gol, mas o goleiro mostrou segurança mais uma vez.

Suárez morde, Godín resolve

A dupla Immobile-Balotelli não funcionou na primeira etapa. Para piorar, o polêmico atacante do Milan recebeu o amarelo e deu sinais de descontrole. Cesare Prandelli optou por substituí-lo no intervalo, sem correr o risco de ficar com 10 homens. Do outro lado, Lodeiro foi substituído por Maxi Pereira, com o objetivo de explorar as subidas pelo lado direito.

A partida seguiu na mesma toada. A emoção só surgiu depois da expulsão de Marchisio, aos 14 minutos, por deixar a sola da chuteira na altura do joelho de Arévalo Rios. Era tudo que o Uruguai queria.

A Celeste Olímpica foi para a pressão. Aos 20 minutos, Suárez aproveitou confusão na entrada da área para tocar na frente, entre quatro marcadores. Mas era preciso passar pelo gigante Buffon, que salvou a Itália mais uma vez.

A tensão aumentou com o tempo e o juiz economizou o vermelho quando Suárez mordeu Chiellini, que respondeu com cotovelada. Na verdade, a Itália se deixou levar pela catimba, o típico de jogo que é muito mais propenso a beneficiar os uruguaios.

Aos 35 minutos, a Itália calou. Em cobrança de escanteio de Gaston Ramírez, Godín subiu livre na grande área, sem sequer ser oportunado pela defesa italiana, e mandou a Itália de volta para casa mais cedo.

Copa do Mundo 2014 | Fase de Grupos | Grupo D | Terceira Rodada
Terça 24 Junho 2014 - 13h00
Arena das Dunas, Natal, RN (BRA)
Árbitro: Marco Rodríguez (MEX)
Itália 0 X 1 Uruguai
Gol: Diego Godín

OGOL.COM.BR / http://www.ogol.com.br/
Asociación Uruguaya de Fútbol / http://www.auf.org.uy/

domingo, 22 de junho de 2014

Portugal empata com EUA no final

Um gol de Varela, no último minuto de jogo, salvou Portugal da eliminação antecipada na Arena da Amazônia. A seleção portuguesa saiu na frente, levou a virada e quase se despediu do Brasil, porém conseguiu o empate em 2 a 2 no fim.

O resultado deixa tudo em aberto no grupo G. Portugal tem a situação mais complicada, pelo saldo de gols, depois de perder por 4 a 0 para a Alemanha. Os norte-americanos precisam de apenas um empate no último jogo, mas este será contra a Alemanha, ainda não classificada matematicamente. Gana, que empatou com os alemães, joga a classificação contra os portugueses e precisam vencer de qualquer maneira.

Portugal na frente em início fulminante

A seleção portuguesa foi para o jogo contra o Estados Unidos desmantelada, com desfalques, e ferida pela goleada sofrida na estreia para a Alemanha. Era preciso reagir e Portugal absorveu a mensagem, marcando sob pressão e deixando os norte-americanos perdidos no início da partida. Um esforço rapidamente recompensado.

A defesa americana não resistiu muito tempo. Aos cinco minutos, após falha generalizada da zaga, Nani escapou livre na área e empurrou para dentro sem muita dificuldade, para alívio da torcida lusa, que pode comemorar o primeiro gol da equipe na Copa no Brasil.

Portugal não manteve a intensidade. O jogo ficou mais cadenciado, talvez pelo calor no estádio - que teve até parada técnica no primeiro tempo. Melhor para os Estados Unidos, que passou a sair mais para o ataque, arriscando sempre quando possível da intermediária. Beto, substituto de Rui Patrício, se saiu bem no gol português.

A reação norte-americana não resultou em gols e Portugal quase matou o jogo nos contra-ataques, antes do intervalo. Aos 42 minutos, Cristiano Ronaldo escapou em velocidade pela esquerda e abriu para Nani na direita. Tim Howard defendeu o chute do atacante. Logo depois, nova oportunidade com Nani, que desta vez acertou a trave: Howard fez milagre no rebote ao espalmar finalização de Éder.

Dempsey vira, mas Varela empata nos acréscimos

Paulo Bento percebeu que, apesar da vantagem, o time norte-americano encontrou muitos espaços no primeiro tempo, especialmente pelo lado esquerdo da defesa, desfalcada de Coentrão. O jovem meia William Carvalho entrou na vaga de André Almeida, puxando Miguel Veloso para a lateral. A mudança deu mais poder ofensivo aos lusos, porém não resolveu os problemas defensivos.

De fato, a seleção de Jürgen Klinsmann explorou bem as subidas de Johnson no setor. Aos três minutos, o lateral direito quase marcou por acidente em cruzamento que desviou na zaga. Beto se esticou para defender no cantinho. Pouco depois, o lateral chegou novamente ao ataque e deixou Bradley na cara do gol, com o goleiro batido. Ricardo Costa salvou Portugal em cima da linha.

O domínio era norte-americano e o gol de empate amadurecia. Aos 19 minutos, Jermaine Jones aproveitou bola mal cortada pela defesa portuguesa, cortou da esquerda para o centro e bateu forte e com precisão, no canto esquerdo de Beto, que sequer se mexeu. Não havia nada a fazer: 1 a 1.

Portugal foi para o ataque, afinal o empate praticamente selava a eliminação, embora não matematicamente. Mas faltou inspiração. No contra-ataque, os norte-americanos surpreenderam e, Dempsey, de barriga, completou cruzamento para a rede.

A virada eliminava Portugal e a salvação só veio no último minuto dos acréscimos. Cristiano Ronaldo, pela direita, cruzou na área e Varela desviou para a rede e para o empate em 2 a 2.

OGOL.COM.BR / http://www.ogol.com.br/
U.S. Soccer / http://www.ussoccer.com/

Bélgica vence a Rússia com gol no fim e garante vaga nas oitavas de final

Bélgica e Rússia abriram a segunda rodada do Grupo H da Copa do Mundo de 2014 com vitória belga conquistada nos minutos finais no Maracanã. A partida foi sonolenta e com poucas chances de gols dos dois lados, que tiveram boas atuações de seus goleiros.

As poucas chances reais de gol do primeiro tempo ficaram nas mãos de Courtois e Akinfeev. A tentativa mais clara, no entanto, foi da Rússia, em uma cabeçada de Kokorin que acabou saindo pela linha de fundo.

O ritmo só melhorou nos cinco minutos finais de jogo. Eden Hazard cobrou falta na trave aos 41 do segundo tempo e acordou. Pouco depois, recebeu dentro da área, driblou um defensor e chutou, mas a zaga desviou para escanteio. O gol só saiu no lance seguinte, aos 42. Origi recebeu dentro da área e chutou forte para o fundo do gol.

A vitória leva a Bélgica para 6 pontos e classificou os belgas para as oitavas de final. A Rússia permanece com 1 ponto, empatada com a Coreia do Sul, que joga com a Argélia às 16 horas (de Brasília).

Bélgica 1 x 0 Rússia
Copa do Mundo
Dom, 22/06 às 13h00 - Maracanã - Rio de Janeiro
Árbitro: Felix Brych
Auxiliares: Mark Borsch e Stefan Lupp

PLACAR / http://placar.abril.com.br/
Facebook / https://www.facebook.com/belgianfootball