domingo, 22 de junho de 2014

Portugal empata com EUA no final

Um gol de Varela, no último minuto de jogo, salvou Portugal da eliminação antecipada na Arena da Amazônia. A seleção portuguesa saiu na frente, levou a virada e quase se despediu do Brasil, porém conseguiu o empate em 2 a 2 no fim.

O resultado deixa tudo em aberto no grupo G. Portugal tem a situação mais complicada, pelo saldo de gols, depois de perder por 4 a 0 para a Alemanha. Os norte-americanos precisam de apenas um empate no último jogo, mas este será contra a Alemanha, ainda não classificada matematicamente. Gana, que empatou com os alemães, joga a classificação contra os portugueses e precisam vencer de qualquer maneira.

Portugal na frente em início fulminante

A seleção portuguesa foi para o jogo contra o Estados Unidos desmantelada, com desfalques, e ferida pela goleada sofrida na estreia para a Alemanha. Era preciso reagir e Portugal absorveu a mensagem, marcando sob pressão e deixando os norte-americanos perdidos no início da partida. Um esforço rapidamente recompensado.

A defesa americana não resistiu muito tempo. Aos cinco minutos, após falha generalizada da zaga, Nani escapou livre na área e empurrou para dentro sem muita dificuldade, para alívio da torcida lusa, que pode comemorar o primeiro gol da equipe na Copa no Brasil.

Portugal não manteve a intensidade. O jogo ficou mais cadenciado, talvez pelo calor no estádio - que teve até parada técnica no primeiro tempo. Melhor para os Estados Unidos, que passou a sair mais para o ataque, arriscando sempre quando possível da intermediária. Beto, substituto de Rui Patrício, se saiu bem no gol português.

A reação norte-americana não resultou em gols e Portugal quase matou o jogo nos contra-ataques, antes do intervalo. Aos 42 minutos, Cristiano Ronaldo escapou em velocidade pela esquerda e abriu para Nani na direita. Tim Howard defendeu o chute do atacante. Logo depois, nova oportunidade com Nani, que desta vez acertou a trave: Howard fez milagre no rebote ao espalmar finalização de Éder.

Dempsey vira, mas Varela empata nos acréscimos

Paulo Bento percebeu que, apesar da vantagem, o time norte-americano encontrou muitos espaços no primeiro tempo, especialmente pelo lado esquerdo da defesa, desfalcada de Coentrão. O jovem meia William Carvalho entrou na vaga de André Almeida, puxando Miguel Veloso para a lateral. A mudança deu mais poder ofensivo aos lusos, porém não resolveu os problemas defensivos.

De fato, a seleção de Jürgen Klinsmann explorou bem as subidas de Johnson no setor. Aos três minutos, o lateral direito quase marcou por acidente em cruzamento que desviou na zaga. Beto se esticou para defender no cantinho. Pouco depois, o lateral chegou novamente ao ataque e deixou Bradley na cara do gol, com o goleiro batido. Ricardo Costa salvou Portugal em cima da linha.

O domínio era norte-americano e o gol de empate amadurecia. Aos 19 minutos, Jermaine Jones aproveitou bola mal cortada pela defesa portuguesa, cortou da esquerda para o centro e bateu forte e com precisão, no canto esquerdo de Beto, que sequer se mexeu. Não havia nada a fazer: 1 a 1.

Portugal foi para o ataque, afinal o empate praticamente selava a eliminação, embora não matematicamente. Mas faltou inspiração. No contra-ataque, os norte-americanos surpreenderam e, Dempsey, de barriga, completou cruzamento para a rede.

A virada eliminava Portugal e a salvação só veio no último minuto dos acréscimos. Cristiano Ronaldo, pela direita, cruzou na área e Varela desviou para a rede e para o empate em 2 a 2.

OGOL.COM.BR / http://www.ogol.com.br/
U.S. Soccer / http://www.ussoccer.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre