domingo, 2 de junho de 2013

Bayern conquista a Copa da Alemanha e fatura inédita Tríplice Coroa

O reinado do Bayern de Munique no futebol europeu se estendeu ao futebol alemão. Uma semana após conquistar a Liga dos Campeões, os bávaros faturaram neste sábado a inédita Tríplice Coroa para o clube ao vencer o Stuttgart, em Berlim, por 3 a 2, e faturar a Copa da Alemanha. No começo de abril, o título que "abriu a porteira" foi o do Campeonato Alemão, conquistado com seis rodadas de antecedência.

Com status de campeão europeu, o Bayern começou a partida imprimindo um forte timo de jogo. Logo aos dois minutos, quase abriu o placar. Robben partiu pela direita, tabelou com o espanhol Javi Martinez e bateu cruzado. A bola passou perto da trave e saiu pela linha de fundo. O lance mostrou desde o começo que a equipe estava sedenta pela conquista.

O Stuttgart, porém, não se intimidou com o favoritismo do rival. Bem na partida, o time contava com bons lances de Maxim e Boka para assustar. E foi em uma cobrança de falta do primeiro que o Stuttgart teve duas chances de marcar. Maxim cruzou com precisão e um desvio pelo alto obrigou o goleiro Neuer a fazer defesa no reflexo. A bola sobrou na pequena área e o goleiro, na trave direita, salvou de novo pelo Bayern.

Pouco depois, porém, um pênalti duvidoso culminou no primeiro gol da partida. Lahm partiu pelo meio, invadiu a grande área e, no jogo de corpo, foi derrubado por Traore. O árbitro apontou a penalidade, convertida com categoria por Thomas Müller. Depois de abrir o placar, os bávaros tiveram pouco mais de domínio do jogo e tiveram duas oportunidades de ampliar, mas Alaba e Mario Gomes desperdiçaram.

A festa do Bayern começou a ficar ainda maior logo no começo do segundo tempo. Em boa jogada, Robben partiu pelo lado direito, entrou na área e rolou para Lahm. O lateral cruzou rasteiro para Mario Gomez só empurrar para o fundo das redes e ampliar o marcador.

O terceiro saiu aos 15 minutos, de novo com "Super Mario". De novo, pelo lado direito. Schweinsteiger lançou Muller, que carregou a bola e cruzou no meio para o atacante, sem marcação, bater rasteiro no canto esquerdo do goleiro. Como 'prêmio', Gomez foi substituído no minuto seguinte, foi ovacionado pelos torcedores e ganhou um abraço apertado do técnico Jupp Heynckes.

O Stuttgart descontou com um bonito gol de cabeça de Martin Harnik. Após cruzamento da esquerda de Sakai, o meia cabeceou cruzado no ângulo do goleiro Neuer, diminuindo a desvantagem de sua equipe no Estádio Olímpico de Berlim. O gol acordou a equipe na decisão e a pressão sobre os campeões europeus aumentou.

Aos 33 minutos, a arbitragem voltou ao foco ao não marcar um pênalti para o Stuttgart, em bola que teria batido na mão de Boateng. No minuto seguinte, porém, a equipe conseguiu marcar, de novo com Harnik, após duas tentativas e uma boa defesa de Neuer. A bola sobrou para o meia no rebote chutar forte e colocar o Stuttgart de novo na briga, a dez minutos do fim.

Pressionado, o Bayern passou a administrar a vantagem no campo de ataque e voltou a ter mais domínio da bola e a levar perigo ao goleiro Sven Ulreich. Assim, o placar permaneceu no 3 a 2 e garantiu mais uma conquista aos novos donos da Europa.

UOL / http://esporte.uol.com.br/
http://www.fcbayern.telekom.de/