Está decidido! A Copa do Mundo da FIFA 2018 será organizada pela Rússia. O Comitê Executivo da FIFA tomou a decisão nesta quinta-feira, dia 2 de dezembro de 2010, em Zurique. O Mundial voltará a ser realizado em um país europeu pela primeira vez desde a Copa do Mundo da FIFA Alemanha 2006.
"São um bilhão de pessoas no jogo. Um jogo com valores, valores educacionais. Você aprende a vencer e também a perder, não é fácil. Eu parabenizo a Rússia. Obrigado também a aqueles que não venceram a disputa", afirmou.
A explosão de alegria da delegação russa foi seguida pelo discurso do Vice-Primeiro-Ministro do país, Igor Shuvalov. “Vocês mostraram confiança nos presenteando com a Copa do Mundo. Não vamos desapontá-los. Faremos história juntos”.
Quatro candidaturas haviam sido apresentadas para sediar o principal evento futebolístico do planeta em 2018: Inglaterra, Bélgica/Holanda, Rússia e Espanha/Portugal. Ingleses e espanhóis eram os únicos dentre os candidatos que já haviam recebido uma edição da Copa do Mundo da FIFA. Em 1966, o Mundial aconteceu pela primeira vez na Terra da Rainha e culminou na grande conquista dos anfitriões — a única do English Team até hoje. Os ibéricos organizaram a Copa do Mundo da FIFA 1982 e assistiram à consagração da Itália.
A cerimônia que definiu as sedes das edições de 2018 e 2022 da Copa do Mundo da FIFA foi um dos maiores acontecimentos da história da imprensa suíça. Cerca de 70 emissoras de televisão transmitiram o evento ao vivo diretamente de Zurique e mais de mil representantes da mídia de todo o mundo estiveram presentes.
FIFA.com