domingo, 28 de novembro de 2010

América Mineiro volta à elite do futebol nacional

Nove anos depois, em uma ascensão meteórica, o América está de volta à Série do Brasileirão. Não foi como a torcida queria, com uma grande vitória em cima da Ponte Preta. Mas o empate sem gols com a Macaca, na última rodada da Série B, foi suficiente para o Alviverde carimbar seu passaporte de volta à elite do futebol. O palco do confronto foi o estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, mas nem parecia que o Coelho jogava fora de casa. Diferentemente da pequena quantidade de torcedores da Ponte Preta que compareceram ao estádio, aerovanas (caravana avião), caravanas em ônibus e carros particulares coloriram de verde e branco o estádio desde o início da tarde. Quando a bola rolou, os torcedores americanos dominaram o local reservado aos visitantes e empurraram a equipe do início ao fim.

No primeiro tempo, até pareceria que a Ponte Preta estava brigando pela vaga. A equipe paulista arriscou algumas jogadas e deu um grande susto, quando o zagueiro Cabriel, ao tentar cortar um cruzamento, cabeceou contra o travessão do goleiro Flávio. A bola explodiu no travessão, quicou em cima da linha e a defesa aliviou.

No segundo tempo, a partida foi mais movimentada. Os goleiros foram exigidos e fizeram boas defesas. Flávio, próximo de completar 40 anos, no próximo mês, mostrou mais uma vez que os anos apenas os deixam melhor. Ele fez defesas seguras e garantiu o zero no placar. Com vantagem na tabela, o empate sem gols foi o suficiente para o América, que retornou à Série A mesmo com a vitória da Portuguesa por 2 a 0 sobre o Sport, em Recife.

Emoção
Mesmo sem almejar mais nada no Brasileirão, a Ponte Preta entrou com mais vontade no primeiro tempo e pressinou pressionou muito o América. A primeira boa chance paulista foi aos 18 minutos, quando Cabriel cabeceou contra o próprio gol e acertou o travessão de Flávio. Em seguida, Pablo Escobar mandou uma 'bomba' de fora da área. Atento, Flávio defendeu com segurança.

Com dificuldades para criar, o América permaneceu firme na defesa valorizando a posse de bola. Aos 26 minutos, o artilheiro alviverde Fábio Júnior aproveitou rebote na entrada da área e chutou forte. Bem colocado, o goleiro Gilson defendeu. Logo em seguida foi a vez do meia Helton Luiz acertar um chute perigoso após cobrança de falta pela ponta esquerda.
Aos 35 minutos, o atacante Daniel Lovinho, um dos nomes da primeira etapa fez boa jogada pela direita, mas na hora de finalizar, bateu fraco. Dois minutos depois, o mesmo Lovinho chutou de fora da área com perigo no gol de Flávio.

No segundo tempo as duas equipes se movimentaram bem e apresentaram um futebol melhor do que havia sido mostrado na primeira etapa. Logo aos 2 minutos, Leandro Ferreira cruzou pela direita, mas a bola desviou no zagueiro Diego e ganhou a linha de fundo. Aos 8 minutos, Helton Luiz aproveitou a saída errada de bola do mesmo Diego e chutou forte contra o gol de Gílson, que conseguiu espalmar pra fora.

Um minuto depois, Daniel Lovinho dominou e chutou forte dentro da área, mas foi a vez do goleiro Flávio espalmar, com a ponta dos dedos, por cima do gol. Aos 13 minutos, o América perdeu uma das suas melhores chances no jogo. Em um brilhante contra-ataque do volante Leandro Ferreira, Sheslon recebeu a enfiada pela intermediária. O lateral-direito driblou Gilson e bateu fraco para o gol. O goleiro da Macaca teve tempo de recuperar-se e impedir o América de abrir o marcador.

Aos 24 minutos, o técnico Mauro Fernandes resolveu substituir duas vezes seguidas. O atacante Thiago Silvy entrou no lugar do meia Helton Luiz e o volante Nando entrou no lugar de Irênio. Em sua primeira participação, Silvy avançou pela esquerda, passou por um marcador, mas na hora de finalizar acabou desarmado.

No restante final do jogo, o América diminuiu o ritmo e passou a tocar a bola ao som de 'Ooooooo, o Coelhão voltooooou!', entoado pelos quase mil torcedores que estavam no Moisés Lucarelli para acompanhar o feito histórico.

Após o apito do árbitro Marcelo de Lima, os jogadores comemoraram muito no gramado e correram em direção aos torcedores. Alguns, mais emocionados, pularam o alambrada para comemorar com os jogadores, mas foram retirados depois pela polícia local. Emocionados, os jogadores agradeceram o apoio da torcida americana, que não parou de cantar, e acreditou durante todo o ano. As comemorações prosseguiram no vestiário com muita alegria e descontração. 


Ficha do jogo
Ponte Preta 0 x 0 América
Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
Local: Estádio Moisés Lucarelli - Camponas / SP
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique - RJ/FIFA
A1: Ricardo M. F. de Almeida - RJ
A2: Rodrigo Pereira Joia - RJ
A3: Roberto Pereira Pires - SP

Público: 1.427
Renda: R$17.945,00
Cartão amarelo: Otávio (América) 
Ponte Preta
Gilson; Guilherme, Naldo, Diego, Bruno Collaço; Escobar, Josimar, Souza (Galvão), Pablo Escobar (Matheus); Reis (Richard Falcão) e Daniel Lovinho.
Técnico: Givanildo Oliveira

América
Flávio; Otávio, Preto, Gabriel; Sheslon, Leandro Ferreira, Dudu, Irênio (Nando), Helton Luiz (Thiago Silvy), Rodrigo; Irênio e Fábio Júnior.
Técnico: Mauro Fernandes

www.americamineiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre