quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Clubes Extintos: Brás, Paulistano, Mackenzie


Braz Athletic Club
O Braz Athletic Club foi uma equipe tradicional do bairro do Brás, o nome é uma homenagem ao encouraçado Minas Gerais, orgulho da marinha nacional à época, disputou dez vezes o campeonato paulista, mas apenas oito delas com este nome, em 1924 trocou o nome para Braz Athletic Club e em 1925 para Auto Sport Club, em 1927 fundiu-se ao Clube Athletico Audax gerando o Sport Club Americano que ficou mais conhecido como Auto-Audax.


Club Athletico Paulistano
O Club Athletico Paulistano Formou um importante clube de futebol no início do século XX, tendo vencido o Campeonato Paulista de Futebol onze vezes (1905, 1908, 1913, 1916, 1917, 1918, 1919, 1921, 1926, 1927 e 1929).

Até hoje, o Club Athletico Paulistano, que fechou seu departamento de futebol em 1929, é o único clube a ter sido tetracampeão paulista consecutivamente, em 1916, 1917, 1918 e 1919. Nenhum clube paulista conseguiu igualar tal marca.

Seu uniforme titular era formado por uma camisa e calção brancos com detalhes em vermelho, e meias pretas. O segundo uniforme tinha camisa vermelha, calção branco e meias pretas.


Associação Atlética Mackenzie College
O Associação Atlética Mackenzie College foi uma equipe brasileira de futebol da cidade de São Paulo, fundada em 18 de agosto de 1898, por alunos da Universidade Mackenzie e participante por 13 vezes do Campeonato Paulista. O Mackenzie foi o primeiro clube fundado no Brasil por brasileiros e para brasileiros para a prática do futebol e o primeiro neste país a praticar o basquetebol.

Em 1920 o Mackenzie se juntou à Portuguesa e formou o Mack-Port. A nova equipe durou 3 anos. Em 1923 a união se desfez e o Mackenzie se retirava de campo.


http://www.futebolnacional.com.br/
http://pt.wikipedia.org/



São Paulo e Penalty lançam camisa para temporada 2013

Em evento realizado na manhã desta quinta-feira no Estádio do Morumbi, o São Paulo Futebol Clube e a Penalty, nova fornecedora esportiva do clube, lançaram o novo uniforme da equipe. Com contratado de três anos, o clube e a empresa reeditam a grande parceria que fez sucesso nos anos 90.

Além dos uniformes de jogo, os modelos para viagens e treinos também foram apresentados aos jornalistas e convidados presentes ao evento. Denis, Wellington, Jadson, Lúcio, Paulo Henrique Ganso e Luis Fabiano, além de modelos, desfilaram na passarela tricolor.

"É um retorno depois de 18 anos. Um trabalho diferenciado, de tecnologia e com ideias inovadoras. Nos próximos três anos de contrato, nós vamos encantar a torcida são-paulina. Tenho certeza de que vamos conseguir isso", ressaltou Roberto Estefano, presidente da Penalty.

A grande expectativa do torcedor girava em torno do uniforme 1 e 2. A tradicional camisa branca em gola polo, representada pelo meia PH Ganso, traz as listras tricolores na horizontal. Na manga, há uma estrela dourada em homenagem ao segundo título mundial conquistado pelo São Paulo em 1993.

Já a camisa 2 em gola V possui listrar verticais nas cores vermelho, branco e preto, com um design mais agressivo, que dá ao modelo um ar mais moderno e jovial. A peça foi apresentada pelo artilheiro Luis Fabiano, que subiu na passarela com suas filhas e outras crianças.

"Temos uma história antiga com a Penalty e agora fizemos um novo casamento. Espero que possa trazer novos frutos e que possamos caminhar para o êxito nesta temporada", completou o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio.

O São Paulo estreará o novo uniforme já no próximo sábado diante do Mirassol, também no Morumbi, na estreia da equipe no Campeonato Paulista deste ano. O time segue em pré-temporada no CFA Laudo Natel, em Cotia.

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE / http://www.saopaulofc.net/
FOTO: Rubens Chiri/saopaulofc.net

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Clubes Extintos: Sírio, Grêmio Sãocarlense, Auto Audax, Sílex

Esporte Clube Sírio
O Esporte Clube Sírio é um clube esportivo, recreativo e social, e foi fundado como clube de futebol em 14 de julho de 1917 na cidade São Paulo. É um dos mais tradicionais clubes do país, e suas cores são vermelho e branco. Seu departamento de futebol para disputas oficiais foi desativado em 1935.

Grêmio Esportivo Novorizontino
Grêmio Esportivo Novorizontino foi um clube brasileiro de futebol da cidade de Novo Horizonte, interior do estado de São Paulo.

Fundado no dia 11 de março de 1973, com o nome de Pima Futebol Clube, era formado na época, em sua maioria, por funcionários de uma fábrica de calçados que levava o nome de Pima.

Em 1994 foi campeão Brasileiro - Série C

Grêmio Esportivo Sãocarlense
O Grêmio Esportivo Sãocarlense conhecido como Grêmio Sãocarlense ou Sãocarlense, foi um clube brasileiro de futebol, da cidade de São Carlos, no Estado de São Paulo.
O clube era tricolor, e suas cores eram vermelho, azul e branco.

O Sãocarlense foi fundado em 19 de março de 1976. Foi o sucessor do Madrugada Esporte Clube, fundado em 17 de janeiro de 1974, que disputou a terceira divisão em 1975.

No mesmo ano em que foi criado, entrou no futebol profissional disputando o Campeonato Paulista da segunda divisão. Por problemas administrativos e financeiros, o clube foi presumivelmente "extinto" em 2005, mas na Federação Paulista de futebol consta como licenciado até 2006.


Esporte Clube Americano
O Esporte Clube Americano foi um clube brasileiro de futebol da cidade de São Paulo. Fundado em 1917, utilizava camisas, calções e meias brancas. Era mais conhecido por Auto-Audax. Atualmente se encontra extinto.
Clube Atlético Sílex
O Clube Atlético Sílex foi um clube brasileiro de futebol da cidade de São Paulo, capital paulista. Fundado em 1921, suas cores eram preto e branco. Seu uniforme era idêntico ao da Seleção Paulista de Futebol, ou seja, camisa com listras verticais paralelas branca e preta e gola vermelha, calção branco. Atualmente está extinto.

A equipe da Fábrica Sílex chegou à Primeira Divisão (atual A1) convidado pela APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos) após ter sido o campeão da Segunda Divisão (atual A2). Quase todos os seus jogadores eram de origem italiana. Em 1930, mudou de nome para Clube Esportivo América.

Participou três vezes da primeira divisão do Campeonato Paulista de Futebol: em 1926, 1927 e 1929, além da segunda divisão nos anos de 1923, 1924, 1925 e 1928.

Foi Campeão Paulista da Segunda Divisão em 1925 e 1928.


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Clubes Extintos: Estudantes de São Paulo, Ypiranga-SP, São Paulo Railway, Luzitano, Tremembé, São Caetano EC, Atlético Santista, AA das Palmeira, Antarctica, Independência


Clube Atlético Estudantes de São Paulo
O Clube Atlético Estudantes de São Paulo foi um clube de futebol da cidade de São Paulo. O clube foi fundado em 1935 e, utilizava camisa azul, com uma faixa horizontal branca e outra vermelha dentro, calção e meias brancas. Teve duas participações no Campeonato Paulista de Futebol.

Com a extinção do São Paulo Futebol Clube da Floresta, que se fundira com o Clube de Regatas Tietê, alguns de seus jogadores resolveram fundar um novo clube, surgindo o Estudantes de São Paulo.
Em 1937, se juntou ao Clube Atlético Paulista e formou o Clube Atlético Estudante Paulista, que posteriormente foi incorporado pelo São Paulo Futebol Clube.

Clube Atlético Ypiranga
O Clube Atlético Ypiranga é um clube brasileiro de esportes. Fundado em 1906, teve um dos mais fortes times de futebol de São Paulo na primeira metade do século XX. Foi também um dos membros fundadores da Federação Paulista de Futebol. Apesar disso, nunca ganhou um único título. Foi vice-campeão estadual em 1913, 1935 e 1936.

O clube Atlético Ypiranga já foi um grande clube no futebol paulista. Fundador da Federação Paulista de Futebol, o clube, foi nas décadas de 10 e 20, um grande expoente da popularização do futebol. Contavam os mais velhos, que, entre todos os clubes que jogavam o futebol na cidade, o Ypiranga, o Corinthians e o Palmeiras (na época, Palestra Itália), eram os únicos clubes de expressão que não eram associados a elite paulistana, e que, tiveram, por esse motivo, uma aceitação popular. O Corinthians e o Palmeiras são clubes fundados por trabalhadores operários, da Ferrovia (Corinthians) e das Indústrias Matarazzo (Palmeiras).

Um dos orgulhos do time foi contar em sua equipe com Arthur Friedenreich, artilheiro do Campeonato Paulista em 1914 e 1917 pelo Ypiranga. Quem também vestiu a camisa do clube foi o goleiro Barbosa, que defendeu o Brasil na Copa do Mundo de 1950.

Em 1932, as agremiações Clube Atlético Independência do Ipiranga, Clube Atlético Sílex, Clube Esportivo América e o Nacional se juntaram ao Ypiranga, propiciando sua mudança para o bairro do Ipiranga, além da formação de uma de suas mais fortes equipes, que foi vice campeã paulista em 1935 e 1936.

Em 1959, quando foi rebaixado para a 2ª divisão, desativou seu departamento de futebol profissional.

São Paulo Railway Athletic Club
O São Paulo Railway Athletic Club (S.P.R.) nasceu a partir da companhia ferroviária do mesmo nome a São Paulo Railway Co. seus empregados aprenderam a praticar o futebol com os ingleses que gerenciavam a companhia, mas nunca eram admitidos nos clubes que estes criavam porque no começo o futebol só era permitido para uma elite restrita, no entanto os anos foram passando e o esporte foi ganhando espaço na classe operária.

Em 1914 em Santos fundaram seu grêmio futebolistico a companhia S.P.R.Cº ia de Santos a Jundiaí passando por São Paulo o que permitia que seus funcionários disputassem jogos em ambas as cidade, assim em 1915 apesar da maioria residir em São Paulo disputaram o 2º campeonato oficial da cidade de Santos e passaram a partir de então a disputar os campeonatos santistas, na decada de 20 com a criação da 2ª divisão e 3ª divisão do campeonato paulista, increveram-se no campeonato paulista e mudaram sua sede para São Paulo onde fundaram novamente a equipe em 16 de fevereiro de 1919, mantendo o mesmo nome São Paulo Railway A.C.

Em 1949, com o término da concessão da S.P.R.Cº, mudaram o nome para Nacional Atlético Clube.

Sport Club Luzitano
O Sport Club Luzitano foi um clube de futebol brasileiro formado e composto por membros da colônia portuguesa radicada na cidade de São Paulo no começo do século XX.
Fundado em 1912, suas cores eram o azul e o branca, com o seu uniforme principal em camisa branca e calção azul.

O Luzitano participou dos Paulistões da LPF entre 1914 e 1916.

Primeiro de Maio Futebol Clube
O Primeiro de Maio Futebol Clube é um clube social e foi um clube brasileiro de futebol da cidade de Santo André, região metropolitana da cidade de São Paulo, no estado de São Paulo. Fundado em 18 de agosto de 1913 (na época São Bernardo do Campo), suas cores são verde e branco. Seu uniforme principal é composto de camisa verde musgo e calção branco.

Uma das mais antigas equipes da cidade e do estado de São Paulo a disputar a Primeira Divisão (atual A1) pela antiga APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos). Participou 13 vezes das divisões de acesso do Campeonato Paulista de Futebol.

O clube foi fundado por um grupo de operários italianos, que em 1913 se reuniram em um armazem no centro de Santo André para formar um time de futebol. Por serem todos operários, homenagaram o dia do trabalhador, dando à nova equipe o nome de Primeiro de Maio Football Club.

Em 1917 o clube se filiou à Associação Paulista de Sports Athleticos, com o objetivo de disputar o campeonato paulista. No ano de 1926 venceu o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, garantindo o direito de disputar a elite do futebol estadual no ano seguinte. Em 1928, fundiu-se ao Corinthians Futebol Clube, mas a união não deu certo, e acabou sendo desfeita em 1930.

Em 1940, participou pela última vez de uma competição oficial profissional. Entretanto permaneceu no amadorismo até 1949, quando se licenciou do campeonato municipal de Santo André. A partir daí o clube passou a investir na espaço social e no futebol de salão.

Tremembé Futebol Clube
O Tremembé Futebol Clube foi um clube brasileiro de futebol da cidade de São Paulo. Fundado em 1916, utilizava camisa com listras horizontais vermelhas e pretas, calção e meias pretas. Atualmente se encontra extinto.

Em 1916, Belfort Duarte, que espalhava o nome de sua equipe de coração pelos quatro cantos do Brasil, em São Paulo ajudou na fundação do Associação Atlética Mackenzie College, ajudou na fundação do América Foot-ball Club da cidade de São Paulo, a equipe não deu certo e em 1918 mudou de nome para Tremembé Futebol Clube.

São Caetano Esporte Clube
O São Caetano Esporte Clube foi a primeira agremiação da cidade de São Caetano do Sul a disputar a Primeira Divisão do Campeonato Paulista de Futebol nos anos de 1935 e 1936. Totalizou 21 participações, a partir de 1923.

Clube Atlético Santista
O Clube Atlético Santista é um clube social e esportivo, e foi um clube brasileiro de futebol da cidade de Santos, no estado de São Paulo. Fundado em 7 de setembro de 1913, suas cores eram branco e verde.

Fundado por alunos da Academia de Comércio com o nome de José Bonifácio passando à denominação atual em 1914, o tradicional clube de Santos já foi um dos maiores do futebol da cidade. Nas décadas de 1920 e 1930, quando o Santos Futebol Clube ainda não havia se consolidado, ambos rivalizavam pela preferência do torcedor, disputando ligas distintas, o Santos pela APEA e o Atlético Santista pela LAF.

Participou da Primeira Divisão (atual A-1) do Campeonato Paulista em sete ocasiões: 1926, 1927, 1928, 1929, 1930, 1931 e 1932.

Associação Atlética das Palmeiras
A Associação Atlética das Palmeiras foi um clube brasileiro de futebol da cidade de São Paulo. Fundada em 9 de novembro de 1902, suas cores eram preta e branca. Foi campeã paulista da Primeira Divisão (atual A1) por três vezes: em 1909, 1910 e 1915.

Seu mais célebre uniforme, tinha camisa branca com uma listra horizontal preta, calção e meias pretas. Também jogou com camisa preta, calção branco e meias pretas.Jogou ainda com uniforme diverso no título paulista de 1909: camisa com a metade esquerda preta e a metade direita branca, calçaõ branco e meias pretas.

Sua característica de time elitista pode ser comprovado pelo fato de que, até 1915, só doutorandos, engenheiros e bacharéis de Direito podiam jogar pelo time.

Antarctica Futebol Clube
O Antarctica Futebol Clube foi um clube brasileiro de futebol amador da cidade de São Paulo. Fundado em 1915, utilizava camisa vermelha, calção e meias brancas. Atualmente se encontra extinto.

Assim como tantas outras empresas, a Cia. Antarctica Paulista de bebidas mantinha em seu grêmio de funcionários um clube de futebol. Fundada em 1915, participou, a partir de 1917 de divisões inferiores da APEA vindo a disputar a 1ª Divisão do Campeonato Paulista em 1926, quando surgiu a LAF. Em 1929, quando a liga foi extinta, a equipe volta para a 2ª Divisão da APEA.

Em 1933, o Sport Club Internacional, um dos "grandes" do início do século XX, que estava em dificuldades, havia recusado muitas propostas de fusão, mas acaba aceitando a da cervejaria e se funde com o Antarctica, dando origem ao Clube Atlético Paulista no ano seguinte.

Clube Atlético Independência
O Clube Atlético Independência foi um clube brasileiro de futebol da cidade de São Paulo, capital paulista. Fundado em 7 de abril de 1918, suas cores eram verde, amarela, azul e branca. Seu uniforme era predominantemente branco, com detalhes em azul. Atualmente, é um clube extinto.

O Independência era um dos mais tradicionais times do bairro do Ipiranga. Sediado na Rua dos Ituanos, a equipe disputou os campeonatos principais do futebol paulista na década de 1920. Em 1927, fez um acordo e disputou com o nome de Clube Atlético Sant'Anna, mas com uma campanha muito fraca, terminando em último lugar. Por isso, retornou à antiga denominação.

Participou três vezes da Primeira Divisão do Campeonato Paulista de Futebol (atual A-1), em 1926, 1928 e 1929, além da Segunda Divisão (atual A-2) nos anos de 1920, 1921, 1922, 1923, 1924 e 1925.

http://pt.wikipedia.org/