sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Filho do tetracampeão Mazinho decide por cidadania espanhola

Apontado como uma das atuais revelações do Barcelona, já tendo, inclusive, oportunidades entre os profissionais, o meia-atacante Thiago Alcântara, filho do ex-volante Mazinho, tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994, decidiu nesta quinta-feira optar pela cidadania espanhola e defender a equipe vencedora da última edição da Copa do Mundo.
Nascido na Itália, em 1991, ano em que o pai atuava no país, Thiago começou a carreira justamente no Barcelona, clube o qual defende atualmente. Com passagens pelas equipes de base da Espanha, o atacante garantiu defender a seleção ibérica também entre os profissionais, eliminando a possibilidade de atuar pelo time de Mano Menezes.
"Tenho claro comigo e não vou gerar dúvidas quanto a isso. Não estou mais no Sub-16 ou no Sub-17, é algo muito mais sério, importante. Estamos falando de outro nível. Estou disposto a estar aqui e jogar pela Espanha", sentenciou o jovem jogador, em entrevista ao jornal Marca.
Com a decisão, Thiago, caso entre em campo com a seleção principal da Espanha, não poderá mais defender o Brasil. Segundo as normas da Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados, atletas que defendem uma equipe nacional entre os profissionais não podem optar por outra futuramente. A transição pode ocorrer até a categoria Sub-21.
Assim, Thiago se tornará o segundo "cidadão brasileiro" a optar pela atual campeã mundial. Na Copa do Mundo de 2006, o meio-campista Marcos Senna, ex-Corinthians, defendeu a Espanha. Ele foi campeão da Eurocopa dois anos depois.
Terra
Foto: Arquivo

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vaticano fará seu primeiro amistoso de futebol

O Vaticano fará, enfim, em 23 de outubro, a sua estreia em outro terreno: o futebol. Para comandar a seleção o foi escolhido o treinador católico Giovanni Trapattoni, que atualmente é o técnico da Irlanda. O treinador, de 71 anos, é católico praticante, tendo chegado a molhar com água benta o banco italiano no Mundial do Japão e da Coreia do Sul.
O amistoso será disputado em um centro esportivo de Roma, contra um combinado da Guarda de Finanza (a Polícia financeira italiana), treinada pelo também ex-técnico da seleção italiana Roberto Donadoni. O evento vai arrecadar fundos que serão destinados a Cáritas e às famílias dos agentes.
Trata-se do primeiro passo para a criação de uma seleção de futebol do Vaticano, iniciativa que é um dos sonhos do secretário de Estado, o cardeal Tarcisio Bertone, entusiasta do esporte.
Vestirão o amarelo e branco da Santa Sé uma seleção dos melhores jogadores da Clericus Cup, um campeonato criado há três anos do qual participam equipes formadas por religiosos e seminaristas. O selecionado do Vaticano não terá tantos italianos, já que as maiores estrelas do torneio são latino-americanos, sobretudo brasileiros, e africanos.
(EFE)

Jogador é pego no antidoping por cocaína

O lateral esquerdo Roberto Cereceda, do Colo-Colo, teve exame positivo para cocaína, feito pelo controle de dopagem na partida contra o Universitario, pela Copa Sul-Americana, no dia 17 de agosto.
O jogador, que integra a seleção chilena que está em Abu Dhabi para a realização de amistosos, ainda não teve o doping confirmado pela Conmebol, que espera o resultado da contraprova, sob responsabilidade da Universidade do Rio de Janeiro.
Pedro Jorquera, da associação nacional anti-dopagem do Chile, afirmou que se o resultado for confirmado, o jogador poderá ser punido com dois anos de suspensão. O jogador, de 26 anos, não falou sobre o assunto oficialmente, mas nega o uso de qualquer substância.
Trivela 
Foto: colocolo.cl/

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Seattle Sounders é bicampeão da US Open Cup

O Seattle Sounders venceu o Columbus Crew por 2 a 1 de virada na final da USP Open Cup e conquistou o bicampeonato da competição.

No estádio Qwest Field, em Seattle, quem saiu na frente com o Crew. O meio-campista Kevin Burns abriu o placar aos 24 minutos do primeiro tempo.

O gol de empate veio aos 38 minutos, com Sanna Nyassi, que fez 1 a 1 - placar do intervalo. No segundo tempo, o Sounders chegou à vitória novamente com um gol do meio-campista Nyassi, aos 21 minutos.

Foi a segunda conquista seguida da equipe, que em 2009 venceu o DC United na final.
Trivela
Foto: www.soundersfc.com/

HJK Helsinki é o campeão da Finlândia

O HJK Helsinki conquistou, por antecipação, o título do Campeonato Finlandês da temporada. A conquista antecipada veio com a derrota do Honka Espoo em casa, ficando a nove pontos e, com dois jogos restantes, sem mais chances para a temporada.
No sábado, o HJK venceu o JJK Jyvaskyla e deixou TPS Turku e KuPS Kuopio a sete pontos e já sem chances de título. No domingo, o Honka precisaria vencer para manter suas chances de título.
O time saiu vencendo, mas levou a virada em casa com um gol do veterano Jari Litmanen, ex-Ajax, e acabou perdendo a partida, ficando a nove pontos do HJK e já sem chances de título.
Com 23 títulos, o HJK é o clube mais bem sucedido na Finlândia e o único clube do país a ter chegado à fase de grupos da Liga dos Campeões, na temporada 1998/99. Nesta temporada, o time perdeu por 5 a 1 no placar agregado nas fases preliminares.
Trivela
Foto: hjk.fi

Crime teria financiado líder do Campeonato Nacional

O Independiente Santa Fe, líder do Campeonato Colombiano, recebeu dinheiro do narcotráfico, de acordo com informações divulgadas nesta terça-feira pelo diretor da Polícia local, Óscar Naranjo. Após a operação "Cuenca del Pacífico", que apreendeu cerca de R$ 88 milhões, Naranjo afirmou que não havia dúvida de que o clube havia sido financiado por dinheiro irregular.

– As investigações ainda estão muito no início. Uma organização internacional, um de cujos membros é Daniel Barrera, narcotraficante colombiano, teria investido no Santa Fe – afirmou o repórter Juan Carlos Monrroy, do “El Colombiano”.

Alguns sócios e ex-sócios do Santa Fe devem ser investigados por enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro. O clube não se pronunciou.

Não é a primeira vez que o narcotráfico se mistura ao futebol da Colômbia. Na década de 80, o Millonarios recebeu investimentos do narcotraficante Gonzalo Rodríguez Gacha. Quando Gacha foi morto, o clube entrou em crise financeira e até hoje não se recuperou das dívidas. O América de Cali também já recebeu dinheiro do narcotráfico.
LANCEPRESS!
Foto: Divulgação

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Internazionale lidera ranking de clubes da IFFHS. Internacional é o oitavo

O Ranking mundial da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), foi divulgado nesta segunda-feira (04/10).O ranking dos melhores clubes do mundo é liderado pela Inter de Milão com 300 pontos. Em segundo, aparece o Barcelona, com 279 pontos, o Internacional é o clube brasileiro melhor colocado com 221 pontos.Confira o Ranking.
Top 16:
1.FC Internazionale 300,0
2.FC Barcelona 279,0
3.FC Bayern München 260,0
4.Chelsea FC 232,0
5.Estudiantes de La Plata 231,0
6.Liverpool FC    227,0
7.Atlético de Madrid 224,0
8.Anderlecht 221,0
8.SC Internacional 221,0
10.AS Roma 216,0
11.SV Werder Bremen 215,0
12.Cruzeiro 211,0
13.Ajax Amsterdam 207,5
14. Manchester United 204,0
14.FC do Porto 204,0
14.Valencia CF 204,0
by IFFHS
Foto: Arquivo

Mão boba! Jogador passa a mão em árbitra durante partida

O meio-campo Peter Niemeyer cometeu uma gafe durante o empate sem gols de seu time o Hertha Berlim e o Alemania Aachen, nesta segunda-feira, pela Segunda Divisão da Alemanha. Ao se desculpar-se por um lance, o jogador acabou tocando um dos seios da árbitra Bibiana Steinhaus(foto).

Talvez acostumado com o fato de a maioria esmagadora dos juízes de futebol serem homens, o jogador de uma “passadinha de mão” de forma muito natural. Completamente sem graça, Bibiana sorriu e levou o episódio na esportiva.

Visivelmente envergonhado, o jogador tratou de pedir desculpas à juíza.
Agência Futebol Interior
Foto: Arquivo

Jogador é barrado, e familiares agridem o treinador

O Honved venceu o Gyor por 2 a 1 no campeonato sub-17 da Hungria, mas o técnico Farkas Tibor teve que sair correndo para não apanhar de parentes do jogador Korkut Kendal, que ficou no banco. Familiares do atleta invadiram o campo e um deles conseguiu agredir o treinador. A confusão acabou prejudicando Korkut, que foi dispensado pelo clube logo depois da briga.
globoesporte.globo.com/

Zagueiro de seleção não agrada torcedores e é assassinado

O zagueiro da Seleção Sub-20 de El Salvador, Nelson Rivera, faleceu nesta segunda-feira, após passar por várias cirurgias e não resistir ao tiro que levou na cabeça há 15 dias atrás. A informação foi confirmada pela Agência de Notícias internacionais The Associated Press.
Com apenas 19 anos, ele era titular do Isidro Metapán, que é o atual campeão do campeonato nacional. O médico que cuidou do jogador, Roberto Campos, várias cirurgias foram feitas para tentar remover a bala, mas ele não suportou.
O zagueiro foi baleado no dia 18 de setembro, quando estava no carro com outros dois companheiros de time. Eles foram abordados e apenas ele recebeu o tiro. Eles estavam numa cidade próxima e iam para San Salvador, capital do país.
Agência Futebol Interior
Foto: www.isidrometapan.com/

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ex-boleiros nas urnas: os eleitos e os excluídos

Dos gramados para as urnas. Nas eleições de 2010, mais de 10 atletas se candidataram a cargos políticos. Romário e Bebeto reeditarão a dupla da Copa de 1994 no Rio de Janeiro, como deputados federal e estadual, respectivamente. Assim como eles, Marques e Danrlei(foto) usaram a popularidade no futebol para se elegerem. Já outros jogadores - como Túlio Maravilha, Marcelinho Carioca e até mesmo Harlei, que ainda atua como goleiro do Goiás no Brasileirão - não tiveram sucesso em suas campanhas.
No Rio de Janeiro, Romário foi o sexto deputado federal mais votado do estado. O ex-camisa 11 da Seleção Brasileira recebeu 146.859 votos, o que representa 1,97% do total de válidos. Parceiro do atacante dentro de campo, Bebeto também emplacou sua candidatura, sendo eleito deputado estadual com 28.328 votos (0,38%). Vale ressaltar que a dupla reeditou em seus números de candidatos o 11 e 7 que os consagraram.

Em Minas Gerais, Marques foi “vice-artilheiro”. Ídolo no Atlético-MG, o atacante foi o segundo deputado estadual mais votado, recebendo 153.225 (1,67%) contra 159.422 (1,74%) do primeiro colocado nas urnas, Dinis Pinheiro.
No Rio Grande do Sul, Danrlei também usou sua popularidade para garantir uma cadeira de deputado federal. O ex-goleiro do Grêmio foi o quarto candidato mais votado para o cargo, somando 173.787 votos (3,14%).

Atuando pelo Brasileirão, Harlei teve 167 votos


Atual goleiro do Goiás, Harlei não deve ter tido muito tempo para trabalhar em sua campanha para deputado estadual. O jogador, que está viajando com o time para a disputa do Brasileirão desde maio (apenas parou durante o período da Copa do Mundo), conseguiu apenas 167 votos, ou seja, 0,01% do total de válidos.

No mesmo estado, Túlio Maravilha, que foi eleito vereador por Goiânia quando atuava pelo Vila Nova, não conquistou o percentual necessário para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa. Atualmente no Botafogo-DF, o ex-ídolo do Botafogo no título brasileiro de 1995 ganhou 4.526 votos (0,17%).
Presidente do Vasco, Roberto Dinamite conseguiu se reeleger deputado estadual, com 39.730 votos (0,53%). Já o ex-comandante do clube Eurico Miranda não foi eleito em âmbito federal também pelo Rio de Janeiro (17.228 votos ou 0,23%).

Saiba como foi a eleição de alguns jogadores  

Danrlei      Deputado Estadual-RS      173.787 (3,14%)     Eleito
Marques     Deputado Estadual-MG     153.225 (1,67%)     Eleito
Romário     Deputado Federal-RJ     146.859 (1,97%)     Eleito
Marcelinho Carioca     Deputado Federal-SP     62.397 (0,33%)     Não foi eleito
Bebeto     Deputado Estadual-RJ     28.328 (0,38%)     Eleito
Dinei     Deputado Estadual-SP     18.275 (0,10%)     Não foi eleito
Vampeta     Deputado Federal-SP     15.300 (0,08%)     Não foi eleito
Túlio Maravilha     Deputado Estadual-GO     4.526 (0,17%)     Não foi eleito
Valdir Espinosa     Deputado Estadual-RJ     2.292 (0,03%)     Não foi eleito
Harlei     Deputado Estadual-GO     167 (0,01%)     Não foi eleito
GLOBOESPORTE.COM
Foto: Arquivo

Dupla do tetra, Romário e Bebeto são eleitos deputados no Rio

Os ex-jogadores de futebol Romário e Bebeto, que formaram a dupla de ataque da seleção brasileira campeã da Copa do Mundo de 1994, foram eleitos, respectivamente, para deputado federal e estadual no Rio de Janeiro.
Foto: O Globo