quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Brasil de Pelotas é campeão do returno da Copa Regional Sul Fronteira

De grande forma, com uma aplicação ímpar, uma disposição de decisão e muita garra dos atletas Xavantes, o Brasil venceu o clássico Bra-Pel, na última terça (5), por 2 a 1 e conquistou o returno da Copa Sul Fronteira. Os gols foram marcados por Joelson (foto) e Éder Machado. O Pelotas descontou com Gilmar. Com o título rubro-negro e após a conquista áureo-cerúlea no primeiro turno, as duas equipes voltam a se enfrentar pela grande decisão da Copa Sul Fronteira, em duas partidas, na próxima sexta (8), na Boca do Lobo, e na outra segunda (11), no estádio Bento Freitas. O vencedor garante vaga na Super Copa, nos dias 15 e 17 de novembro.

Foi um primeiro tempo todo vermelho e preto. O que se via no gramado do Bento Freitas eram 11 atletas honrando o manto que vestiam e incorporando, nas suas ações, as marcas do Brasil: a raça, a entrega e a luta. E assim, diminuindo os espaços do Pelotas e atacando com muita força, o Brasil abriu o marcador, aos 22, com o baixinho artilheiro Joelson.

E o segundo tempo veio para incendiar os ânimos, os nervos e a Maior e Mais Fiel. Joelson seguiu arrasador e um Éder Machado que, de novo, foi decisivo. E com essa dupla afinada, o resultado não poderia ser outro. Gol de Éder Machado e título Xavante. O Pelotas ainda conseguiu descontar com Gilmar.

O JOGO
Balançar as redes. Era tudo o que o Brasil precisava para ficar mais próximo do título do returno da Copa Sul Fronteira. E teve um começo de primeiro tempo arrasador. Aos 6 minutos, Alex Amado foi recebeu um lançamento entre a zaga do Pelotas, invadiu a área e chutou rasteiro. Mas a bola saiu fraca e facilitou a defesa de Paulo Sergio.

E o Brasil era todo ataque. Diminuía os espaços do Pelotas e aplicava uma marcação infalível. Era a demonstração da história Xavante em campo: força, raça, garra e muita entrega. Aos 15, Wender cobrou falta pela intermediária e Edson Borges, no miolo da área, desviou com a mão. Mas o árbitro Francisco Silva Neto nada marcou.

Aos 18, em uma falta frontal, Rafael Forster chutou sobre o gol de Paulo Sergio. Mas sairia de Forster o cruzamento do gol. E não foi dos pés do camisa 6 que a bola saiu. Como sempre, ele cobrou o lateral no meio da área, a zaga áureo-cerúlea desviou para trás, onde estava Joelson. O camisa 9 Xavante girou sobre o marcador e tocou para o fundo das redes do Pelotas. Alegria e muita festa nas arquibancadas do Bento Freitas. Brasil 1 a 0.

Aos 26, Joelson, em chute de fora da área, assustou o goleiro do Pelotas. E aos 46, novamente Joelson protagonizou um lance de perigo. Ele roubou a bola na intermediária e partiu em contra-ataque. Ao chegar na entrada da área, ele chutou, mas a bola explodiu na zaga do Pelotas e impediu o segundo gol Xavante nos quarenta e cinco minutos iniciais.

E o segundo tempo reservava novas emoções aos torcedores no Bento Freitas. Já no primeiro minutos, Joelson tocou para Márcio Hahn, que, da entrada da área, chutou forte, mas a bola explodiu na zaga do Pelotas. Aos 6, boa troca de passes do Brasil. Cleiton lançou Éder Machado. O camisa 18 Xavante tocou de primeira para Márcio Hahn, que se esforçou todo mas não conseguiu chegar a bola e ampliar o marcador.

Aos 8, um lindo lance na Baixada. Márcio Hahn percebeu a movimentação de Joelson e com um leve toque, lançou-o sobre a zaga do Pelotas. O camisa 9 mandou, de voleio, uma bomba para o gol. A bola raspou o travessão e se perdeu pela linha de fundo. A Maior e Mais Fiel ficou agitada nas arquibancadas. O segundo gol começou a se desenhar. Antes dele chegar, aos 14, Rafael Forster cobrou falta e Ricardo Bierhals desviou de cabeça, para boa defesa de Paulo Sergio.

Aos 16, as redes do Bento Freitas voltaram a ser balançadas. Joelson, o baixinho que incomodou a zaga rival, dominou na entrada da área, driblou dois marcadores e rolou para Éder Machado. El Loco ajeitou a bola e mandou um foguete para o gol. O goleiro Paulo Sergio nem viu a bola e ela foi morrer no fundo das malhas. Alegria Xavante. Brasil 2 a 0.

Dois minutos depois, como sempre é nas conquistas Xavantes, um gol do Pelotas agitou os nervos na partida. Escanteio cobrado, desviou na primeira trave e Gilmar, na segunda trave, escorou de cabeça para o gol. Brasil 2 a 1. Aos 39, no último lance de perigo na partida, Cleiton lançou Joelson, que correu por trás da zaga do Pelotas, antecipou e driblou o goleiro Paulo Sergio. Sem ângulo para o chute, o camisa 9 arriscou da mesma forma e ela explodiu na trave esquerda do Pelotas. No rebote, a bola sobrou novamente para Joelson. Desta vez, ele ajeitou e com categoria cruzou na cabeça de Éder Machado, no meio da área, subir alto e cabecear para o gol. A bola caprichosamente bateu no travessão e se perdeu pela linha de fundo.

E assim, com muita disputa e uma partida memorável do Brasil, aos 51 minutos, depois de seis de acréscimo, o árbitro Francisco Silva Neto fez soar o seu apito e incendiou as arquibancadas do Bento Freitas. Alegria, comemoração e muita festa da Maior e Mais Fiel. Brasil é campeão do returno da Copa Sul Fronteira.

Grêmio Esportivo Brasil / http://www.gebrasil.com.br/
Foto: Italo Santos

domingo, 3 de novembro de 2013

Inter Sub-17 é Bicampeão Gaúcho

Novamente, o time juvenil do Internacional é o dono do Rio Grande. Em decisão disputada na tarde do último sábado (02/11), no CT de Alvorada, o Colorado superou o Juventude por 1 a 0 e garantiu mais uma taça no armário. Esta é a quarta vez consecutiva que as duas equipes decidem o Estadual, com o Inter levando a melhor em 2010, 2012 e 2013.

Mesmo sem poder contar com o atacante Yan Petter e o goleiro Keiller, ambos lesionados, além dos zagueiros Leonardo Camilo e Eduardo Bauermann, que serviam à Seleção Brasileira no Mundial, o Inter impôs o seu ritmo e dominou a partida do início ao fim. Além da soberania na posse de bola, foram diversas oportunidades criadas no primeiro e no segundo tempo, mas a bola teimava em não entrar. Enquanto isso, o Juventude especulava e tentava levar perigo nos contragolpes.

Até que a estrela do atacante Renan brilhou. O cronômetro marcava 40 minutos da etapa complementar quando o camisa 17 recebeu cruzamento e cabeceou com estilo, com o queixo no ombro, para fazer a alegria do povo colorado. O próprio autor do tento o descreve: “Dominei a bola pelo lado direito, entreguei pro Tiago e fui pra área. Tive a sorte de estar bem posicionado. Ele deu um belo cruzamento e consegui fazer o gol, ajudando a equipe a sair com a vitória e o título, que é muito importante pra nós”, declarou Renan.

Por curiosidade, essa não é a primeira vez que o atacante decide uma final de Gauchão desta maneira. Em 2011, por outra categoria, Renan marcou um gol parecido em uma final contra o Grêmio: "Acho que já tenho uma certa sequência em decisões e sorte em fazer gols nas finais”, sorriu o garoto.

O treinador Ricardo Cobalchini, que assumiu a categoria após a saída de Clemer para o time principal, ressaltou a luta da equipe: “Foi uma vitória do empenho, da determinação e do trabalho do grupo ao longo da temporada. Substituí o Clemer, que estava fazendo um trabalho muito bem conduzido na categoria. Os meninos são muito dedicados e a direção e a comissão são ótimas. Então, acho que o título ficou em boas mãos”, atestou o talentoso técnico de 28 anos.

Confira o time escalado: Lucas; Tiago, Eriks, Douglas Tomazzi e Matheus Oliveira; Ortiz (Dionathan), Adriel, Juan (Bruno Luiz), Alisson e Gustavo; Ariel (Renan).

Foto: Mirela Putrich
Sport Club Internacional / http://www.internacional.com.br/

Inter Sub-23 conquista o returno da Região Metropolitana da Copa FGF

O Internacional Sub-23 venceu o Novo Hamburgo por 2 a 0 na tarde deste domingo (3/11), no CT de Alvorada, no jogo de volta da final do returno da Região Metropolitana da Copa FGF. Bertotto e Alex Nemetz marcaram os gols.

Com o resultado, a equipe colorada sagrou-se campeã do segundo turno e agora voltará a enfrentar o Novo Hamburgo, campeão do primeiro turno, nas finais que decidirão o vencedor do Campeonato Metropolitano. As datas dos confrontos ainda serão definidas pela Federação Gaúcha de Futebol.

Foto: Mirela Putrich
Sport Club Internacional / http://www.internacional.com.br/

Coritiba de Itabaiana surpreende e é campeão da série A-2 do Campeonato Sergipano

Contra todas as apostas, o Coritiba de Itabaiana conseguiu superar a vantagem do empate do Amadense e ficou com o título da segunda divisão do Campeonato Sergipano 2013.

Em partida realizada neste domingo, 3, no estádio Brejeirão, em Tobias Barreto, o time itabaianense venceu por 3 a 2, com gols de Batatinha e Jajá, por duas vezes. Já os dois gols do Amadense foram de Clóvis.

Na partida anterior, os times haviam empatado por 2 a 2.

Foto: Fillipe Araújo/FSF
Infonet / http://www.infonet.com.br/

Náutico perde sua 23ª partida na Séria A e está rebaixado para a Série B de 2014

O Náutico perdeu sua 23ª partida na Séria A e está matematicamente rebaixado para a Série B de 2014. Um dia triste para uma nação de apaixonados pelo clube e que infelizmente ficará fora da elite do futebol brasileiro.

Derrota em Belo Horizonte

O Náutico não teve forças para derrotar o atual campeão da Taça Libertadores da América. Jogando no estádio Independência, o Timbu acabou derrotado por 5 a 0. Fernandinho aos 10 minutos e Jô, aos 23, colocaram o Galo em vantagem na etapa inicial. Já no segundo tempo Guilherme, aos 12, Diego Tardelli aos 22 e Alecssandro aos 29 minutos, completaram o placar.

O próximo compromisso alvirrubro no Brasileirão é no próximo domingo, às 18h30 (horário de Recife), contra o Criciúma na Arena Pernambuco.

Ficha do jogo

Atlético-MG 5x0 Náutico

Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Lucas Cândido; Pierre, Josué (Luan), Guilherme e Fernandinho (Neto Berola); Diego Tardelli e Jô (Alecssandro).

Náutico: Ricardo Berna; Auremir, João Filipe, William Alves e Bruno Collaço; Elicarlos, Martinez, Derley e Tiago Real; Olivera (Helder) e Maikon Leite (João Paulo).

Campeonato Brasileiro – Série A – Estádio Independência – Belo Horizonte/MG – Gols: Fernandinho, aos 10/1ºT; Jô, aos 23/1ºT; Guilherme, aos 12/2ºT; Diego Tardelli, aos 22/2ºT; Alecssandro, aos 29/2ºT (Atlético-MG) - Cartão amarelo: Bruno Collaço, Martinez (Náutico) - Público: 13255 - Renda: R$ 350.706,00

Foto: Simone Vilar 
Náutico / http://www.nautico-pe.com.br/

América vence o Olinda por 2×0 e conquista o acesso à Série A1 do Campeonato Pernambucano 2014

O América está de volta à elite do futebol pernambucano. Neste domingo (3), o Mequinha venceu o Olinda por 2×0, no Estádio Ademir Cunha, em Paulista, conquistando uma vaga na final da Série A2 e automaticamente na Série A1 da próxima temporada.

Após empatarem por 0×0 na primeira semifinal, América e Olinda sabiam que precisavam vencer para se classificar. No caso dos olindenses, o empate com gols também era favorável, por causa dos gols marcados fora de casa.

Na partida decisiva, porém, o Mequinha foi melhor durante os 90 minutos. Tocou bem a bola e só não conquistou um resultado mais elástico graças a boa atuação do goleiro Jorge Ricardo.

A equipe alviverde só conseguiu abriu o placar aos 15 minutos do segundo tempo. Kássio cobrou escanteio e Jorge Ricardo não conseguiu tirar a bola. A arbitragem deu gol contra o goleiro olindense.

Após o gol, o América pressionou durante alguns minutos e depois recuou e apostou nos contra-ataques. O Olinda, que teve Jhon Silva expulso, se lançou ao ataque, mas esbarrou na boa defesa alviverde.

Aos 39, o América chegou ao segundo gols. Branquinho tocou para Everaldo, que deu um belo drible dentro da área e mandou uma bomba, levando o público no Ademir Cunha ao delírio.

FPF / http://www.fpf-pe.com.br/
Foto: Reprodução / Facebook

Vitória vence e se garante na Série A1 do Campeonato Pernambucano 2014

Merecidamente, o Vitória conquistou o acesso à Série A1 do Campeonato Pernambucano. Neste domingo (3), o Tricolor das Tabocas venceu o Timbaúba por 1×0, no Estádio Ferreira Lima, se classificando também para a final da Série A2.

O Vitória venceu as duas partidas semifinais. No confronto de ida, dentro de casa, derrotou o Timbaúba, por 2×1, e precisava de apenas um empate para conseguir o acesso.

O Tricolor das Tabocas soube se defender durante 84 minutos e nos instantes finais definiu a partida. Aproveitando que o Timbaúba se lançava ao ataque, Robertinho fez o gol que deixou Vitória de Santo Antão em festa.

FPF / http://www.fpf-pe.com.br/

Botafogo/PB vence o Juventude e é campeão da Série D do Brasileirão 2013

A primeira decisão do Campeonato Brasileiro de 2013 começou às 17h (horário de Brasília), com jogo de Botafogo/PB e Juventude/RS que disputam a taça da Série D no gramado do Estádio Almeidão, em João Pessoa, na tarde deste domingo (3). O time paraibano fez 2 a 0, com gols de Mário, aos 20 minutos do primeiro tempo, e Aidar, aos 46 do segundo tempo.

O jogo foi bastante disputado, mas o Bota desacelerou um pouco o ritmo depois que abriu o placar. No segundo tempo, o time ainda voltou meio acomodado com o resultado do primeiro tempo, mas depois dos 20 minutos, o clima esquentou novamente, com belas jogadas e lances que levantaram a torcida no Almeidão.

Ficha técnica:

Público pagante: 19.619
Público não pagante: 401
Público total 20.020
Arrecadação: R$ 432,4 mil

Marcelo Vilar definiu o Bota mo esquema 4-4-2 com Rémerson (1), Ferreira (2), Mario Larramendi (3), André, Lima (4), Celico (6), Zaquel (5), Pio (8), Doda (10), Lenílson (11) e Fausto (9).

Na reserva, o Belo teve Genivaldo (12), Éverton (14), Toninho (15), Izaías (16), Fábio Neves (17), Gil Bala (18), Edgard (19), Warley ( 20), Paulinho Macaíba (21), Hércules (22), Romarinho (23).

O técnico Lisca também decidiu o Juventude no esquema 4-4-2, com Airton (1), Juliano (2), Claudinho (3), Diogo (4), Gerley (6), Possebon (5), Mika (8), Dê (7), Rogerinho (11), Douglas (10) e Zulu (9).

A reserva do Juventude teve Maurício (12), Flávio (13), Vacaria (14), Paulo Josué (15), Abraão (16), Ermel (17), Brenner (18).

Equipe de arbitragem
Principal: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Assistente 1: Flávio Gomes Barroca (RN)
Assistente 2: Luís Carlos Camara Bezerra (RN)

Portal Correio / http://www.portalcorreio.com.br
Foto: Reprodução/ Facebook/botafogopb

Santa Cruz vence o Betim por 2x1 e está de volta à Série B

Para delírio da imensa Torcida do Santa Cruz, o Mais Querido está de volta à Série B. Após seis anos no calvário, o Tricolor venceu o Betim por 2x1 e assegurou o seu lugar na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Os gols da vitória Coral foram marcados por André Dias e Caça-Rato. Max descontou para o Betim. Em uma partida que teve enredo de um verdadeiro drama, o Tricolor se sobressaiu e fez a sua parte.

Passado o momento de instabilidade, os tricolores conseguiram conter o ímpeto do adversário e voltaram a ditar o ritmo da partida. Entretanto, por quem tenha voltado a criar situações de perigo, o volume de jogo não se refletiu em gols. Por mais que tenha se encaixado, o tricolor teve de ficar atento ao Betim, pois o adversário não se rendeu facilmente e ofereceu resistência durante todo o primeiro tempo.

Entre a volúpia e os apuros, a primeira etapa chegou ao fim com o placar em branco. Faltava 45 minutos para o Santa Cruz garantir o acesso à Série B, mas  a equipe Coral sabia que havia muito o que se fazer para concretizar o objetivo.

SEGUNDO TEMPO – Para a etapa final, o técnico Vica não promoveu alterações e a equipe Tricolor foi a campo com a mesma formação. O objetivo era de marcar ao menos um gol, para acalmar os ânimos e ter o total controle da partida.

Logo nos primeiros minutos, o tricolor por pouco não cumpriu com a sua missão. Pelo lado direito de ataque, Raul cruzou para André Dias, que cabeceou e o goleiro Felipe fez o que pôde, com o pé, mandando a bola para escanteio.

Em contrapartida, o Betim respondeu de imediato. Mas Tiago Cardoso estava no gol Coral para impedir qualquer perigo que rondasse o sistema defensivo. O Paredão Tricolor cresceu na frente do atacante adversário.

Com solidez e equilíbrio, a equipe Tricolor seguiu em busca do tão esperado gol e não demorou muito para ser feliz. Em uma jogada ensaiada de uma cobrança de falta, a bola acabou indo parar nos pés de André Dias e o atacante não perdoou. 1x0 no placar e o Arruda explodiu de alegria.

A aparente tranquilidade era algo que o Santa Cruz, historicamente, não está acostumado. E como tudo costuma ser difícil para o clube da multidão, o Betim não demorou para chegar ao empate. Em uma cobrança de falta, em um lance polêmico, o zagueiro Max deu o toque de suspense para a partida.

Com o Betim a um gol do acesso, as coisas ficaram dramáticas para o Santa Cruz. O Betim, pressionou, passou a ter o controle do jogo e limitou o Santa Cruz a se defender para o pior acontecer. Por um momento, o Santa Cruz ficou muito ameaçado de perder a classificação que estava tão perto.

A Torcida não merecia uma decepção. Os jogadores sabiam disso. Fizeram o que podiam para evitar a catástrofe. Conseguiram. E fizeram ainda melhor. Aos 42 minutos, um contra-ataque rápido virou euforia quando a bola encontrou Caça-Rato e foi morrer no fundo do gol.

Era o fim da agonia. O Santa Cruz venceu o jogo por 2x1 e conseguiu o tão aguardado retorno à Série B. Depois de tanto sofrimento, o Mais Querido está de volta, entre os grandes do futebol brasileiro.

Fonte: Agência CoralNET de Notícias
http://www.coralnet.com.br/
Foto: Reprodução/ www.coralnet.com.br/

Barbalha vence Maguary nos pênaltis e está de volta à segunda divisão do Campeonato Cearense

Foi um jogo alucinante que só teve um vencedor após as cobranças de penalidades. No tempo normal o 0 x 0 não foi justo pelo o maior domínio do tricolor da terra dos Verdes Canaviais, que acabou desperdiçando várias oportunidades de gol devido a ânsia que se abateu principalmente dos seus atacantes e as defesas com uma pitadinha de sorte do goleiro Romário do time dos “Príncipes” que vendeu caro a sua desclassificação.

Tanto o técnico Washington Luiz por parte do Barbalha, como Danilo Augusto por parte do Maguary, tentou de tudo pra chegarem à vitória no tempo normal para evitarem a “loteria” dos pênaltis, porém as defesas levaram nítidas vantagens sobre o atacantes. O goleiro Vitor Lagoa do Barbalha praticamente não foi exigido em contra partida Romário do Maguary fez defesas que garantiram o 0 x 0.

Nem mesmo as entradas no segundo tempo de Niel, Lamar e Edson Cariús fizeram com que a “Raposa” chegasse ao gol. Por parte do cintanegrino da capital osi para  jogadores utilizaram bastante a chamada “cera” enervando os jogadores e torcedores da “Raposa”. No final do tempo normal placar 0 x 0, a decisão ficou então para os penaltis.

A Raposa começou batendo converteu os cinco da primeira série com Niel, Marcos Vinicius, Lamar, Janeudo e Roberto Baiano. O Maguary perdeu o primeiro cobrado por Maicon defendido por Vitor Lagoa, na sequencia Marcaram Alisson, Renan e Manoelzinho. Não houve a necessidade da cobrança de Anderson.

Final Barbalha 5 x 3 Maguary. Barbalha classificado para a final e com vaga garantida na série B 2014. A final será contra o América da Capital que venceu na outra semifinal o Itarema a tarde no PV por 1 x 0. A Decisão a ser marcada pela federação Cearense de futebol será no PV porque com a vitória do América e o empate no tempo normal do Barbalha o “diabo” rubro ficou com melhor aproveitamento. Se o Barbalha tivesse ganhado no tempo normal a decisão seria no Inaldão. “Independente de onde será a decisão, nosso objetivo foi alcançado.” Explicou o técnico Washington Luiz.

O torcedor que compareceu em grande escala ao Inaldão merece um destaque à parte. Parte de torcedores do Guarani de Juazeiro, Icasa e Crato também deram a sua contribuição apoiando a “Raposa” barbalhense proporcionando uma boa arrecadação muito embora não tenha sido divulgada a tempo de noticiarmos. O árbitro Edson Galvão esteve bem na partida bem como seus dois auxiliares.

Agora tricolor barbalhense tira o foco da decisão da série C para pensar na decisão da Taça Fares Lopes, já que não dá nem tempo de comemorar o acesso. Terça Feira 05 o Barbalha já enfrenta o Guarany de Sobral no junco na partida de ida. No sábado dia 9 as 18h30 faz a partida de volta no Inaldão. Amanhã será de folga para todos, segunda feira, Washington Luiz comando treino regenerativo que servirá também de coletivo. Alguns jogadores serão examinados pelo fisioterapeuta Danilo alvar. A viagem para Sobral deve acontecer após o meio dia


FICHA TÉCNICA
Semifinal da Série C cearense
Barbalha 0 x 0 Maguary
Penaltis: Barbalha 5 x 3 Maguari
Local: Lirio Calou “Inaldão” (Barbalha – CE)
Árbitro: Edson Galvão
Assistentes: Anderson Farias e Marcos Barbosa
Cartões amarelos: Marcos Vinicius e Weskley (Bar). Nany, Alisson, Maicon e André (Mag)
Cartões vermelhos não houve
Renda e publico não divulgados.

Barbalha: Vitor Lagoa, Marcos Vinicius, Netinho, Regineldo e Roberto Baiano. Josivan (Lamar), Weskley, Serginho (Niel) e Janeudo. Leilson e Juranilson (Edson Cariús). Técnico Washington Luiz.

Maguary: Romário, Nany, Alisson e Anderson. Carlos Renan, Maicon, Bahia,  Manoelzinho e Wellington. Gugu (Bruno) e Natan (André). Técnico: Danilo Augusto.

Rota Esportiva / http://www.rotaesportiva.com.br/
Foto: Robson Roque/ Agência Miséria

América está de volta à segunda divisão do Campeonato Cearense

Os nove anos na 3ª divisão do Campeonato Cearense agora são só lembranças para o América-CE. A vitória por 1 a 0 contra o Itarema neste sábado, no Estádio Presidente Vargas, pelas semifinais da competição, trouxe a tradicional equipe à 2ª divisão do Estadual. O gol decisivo do América veio em cobrança de falta certeira de Dieguinho, aos 36 da etapa complementar, depois de muita insistência.

Dieguinho, inclusive, foi destaque durante todo o jogo, mas acabou expulso nos minutos finais no PV após cometer falta violenta em um dos jogadores adversários. Na final, o América enfrenta o Barbalha.

América domina, mas não faz

Com o tradicional uniforme em branco e vermelho, o América entrou em campo apoiado por muito menos torcedores do que em sua época áurea, é verdade. Mas as gargantas potentes não abandonaram o time durante todo o primeiro tempo. A equipe adotou uma postura ofensiva desde os primeiros minutos. Não por acaso, teve as melhores chances de começar à frente no placar. Em todas, na etapa inicial, a bola teimou em apenas balançar a rede pelo lado de fora.

Aos 23, Dieguinho fez uma bela jogada pela direita e cruzou. Ramon foi atrapalhado pelo sol forte e deixou Juninho de cara para o gol, mas ele mandou para fora. Sete minutos depois, o América novamente ficou no quase. Jackson chutou de direita perigosamente, também na rede pelo lado de fora. Depois, foi Dieguinho quem arriscou uma bomba da entrada da área, assustando o goleiro Ramon. A melhor chance do Itarema veio aos 40 minutos, mas a zaga salvou quase em cima da linha.

Insistência e gol

O Itarema voltou do intervalo disposto a equilibrar a partida. E conseguiu. Aos nove minutos, Careca recebeu dentro da área e chutou forte, mas Rato impediu o gol. O lance incendiou a tímida torcida do Itarema no Estádio Presidente Vargas. A cada erro, por outro lado, o América era mais cobrado pelos torcedores. A urgência de gols levou as duas equipes a fazerem faltas demais. Aos 25, Dieguinho mandou um chutaço e Ramon espalmou para escanteio. Após cobrança, o goleiro do Itarema fez um milagre ao tirar a bola desviada de cabeça.

E a insistência de Dieguinho deu resultado. Em cobrança de falta com precisão, o jogador venceu Ramon e colocou o América na frente. Na comemoração, o autor do gol tirou a camisa e recebeu cartão amarelo. Depois, fez falta violenta e recebeu novo amarelo, sendo expulso. Com a pressão tanto dentro de campo quanto na arquibancada, o América apenas administrou a vantagem, comemorando a vaga na Segundona após tanto tempo distante.

http://globoesporte.globo.com/ce/
Foto: Thaís Jorge