sábado, 1 de junho de 2013

Bordeaux conquista a Copa da França depois de 26 anos

Deu a lógica na decisão da Copa da França. Mesmo sem fazer uma campanha empolgante no Campeonato Francês, o Bordeaux fez valer de todo o seu tradicionalismo e mais de 130 anos de história para derrotar o caçula Évian, por 3 a 2, nesta sexta-feira, em um dos jogos mais emocionantes que o Stade de France recebeu nos últimos tempos.

O herói da conquista foi um malinês. O atacante Cheick Diabaté, de 1,94m e 25 anos, marcou duas vezes - e ainda perdeu um pênalti - no confronto. A primeira delas saiu de uma assistência do lateral-direito brasileiro Mariano, ex-Fluminense. Saivet anotou o segundo, enquanto ele mesmo definiu aos 44 minutos do segundo tempo, desta vez após passe de Maurice-Belay. O Évian marcou com Sagbo e Dja Djé Djé.

Este é o quarto título da Copa da França dos Girondins, que voltam a levantar a taça depois de 26 anos (a última conquista havia ocorrido na temporada 1986/87). Como terminou a Ligue 1 apenas em sétimo, com 55 pontos (nove a menos que o quarto colocado Nice), a equipe também do zagueiro Henrique, ex-Flamengo, garantiu desta forma a classificação para a próxima edição da Liga Europa.

Ao Évian, fundado em 2007, coube o reconhecimento de eliminar o poderoso Paris Saint-Germain nas quartas de final. O clube do zagueiro Betão, ex-Corinthians, tem apenas a conquista da Segunda Divisão de 2010/11 no currículo, mas garantiu continuidade na elite do futebol francês ao terminar a atual edição em 16º, com 40 pontos.

Globo / http://globoesporte.globo.com/
Girondins de Bordeaux / http://www.girondins.com/

CSKA Moscow bate Anzhi nos pênaltis e conquista Copa da Rússia

O CSKA conquistou neste sábado a taça da Copa da Rússia ao vencer o Anzhi por 4 a 3 na disputa por pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. A final ocorreu em Grozny, capital da Chechênia.

Esta foi a 12ª vez que a equipe, que se sagrou campeã nacional há duas semanas, ergueu o troféu da competição.

O CSKA abriu o placar com oito minutos de jogo, após finalização de Ahmed Musa.

Aos 30 minutos do segundo tempo, porém, o Anzhi conseguiu a igualdade com um chute de fora da área de Diarra.

O empate permaneceu na prorrogação e a decisão foi para os pênaltis.

Zhirkov e Jucilei, ex-Corinthians, desperdiçaram cobranças para o Anzhi.

Coube a Doumbia converter o último pênalti, que deu o título ao CSKA. Desde 2006 um clube do país não obtinha uma dobradinha, com láureas do nacional e da Copa.

Folha Online
Professional Football Club CSKA Moscow / http://pfc-cska.com/

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Botafogo vence Treze por 3 a 0 e conquista o campeonato paraibano

Demorou dez anos. Foi sofrido. E ao longo de toda uma década o Botafogo-PB passou por todo tipo de dificuldades. Mas no início do ano, a diretoria prometeu: “o jejum acaba em 2013”. E para isto fez um grande investimento. Como tudo nesta última década, o título saiu, mas de forma sofrida. Muito sofrida. Mas também de forma épica. Na casa do adversário, após perder a primeira final por 1 a 0 e precisando vencer o Treze por dois gols de diferença para ser campeão. Poucos acreditavam. Mas o Botafogo conseguiu. E fez até mais. Venceu o Treze na tarde desta quinta-feira por 3 a 0, no estádio Amigão, em Campina Grande, e conquistou seu 26º título estadual de sua história.

Após um primeiro tempo sem gols e depois de levar pressão no início do segundo tempo, o Belo foi para cima. Tinha que ir se quisesse ser campeão. E conseguiu. Marcou dois gols, aos 22, com Wanderley e aos 26, nos pés de Hérculoes, e mesmo com o resultado que lhe dava o título não recuou. Permaneceu jogando para frente e mesmo correndo riscos seguiu atacando. Já nos acréscimos, liquidou a tarefa. De pênalti, com Ferreira, fez 3 a 0 e sacramentou a volta do clube ao rol dos campeões paraibanos.

Equilíbrio no primeiro tempo
O jogo já começou equilibrado, mas com o Treze claramente na defensiva. Tal como no primeiro jogo, o Botafogo tinha mais posse de bola, tentava atacar, mas sem muita efetividade. Tinha dificuldade de superar a boa zaga trezeana e se aproveitava mais das bolas paradas, quando tinha faltas em seu favor.

O primeiro lance de perigo do clube pessoense saiu exatamente desta forma. Celico cobrou falta para dentro da área. A bola foi para Hércules, que cabeceou com perigo. A bola saiu por pouco e assustou a torcida galista que lotava o Estádio Amigão.

Um minuto depois, contudo, era o Treze quem respondia. Após reposição de bola rápida por parte de Beto, Daniel Costa recebeu a bola na área. Ele chutou para a perna direita e soltou uma bomba, obrigando Genivaldo a fazer uma difícil defesa. Era a primeira vez que o torcedor trezeano se incendiava nas arquibancadas.

Depois disto, o Belo chegou mais duas vezes. Novamente a partir de lances de bola parada. Na primeira, a bola passou raspando a trave. Em seguida, Beto defendeu em favor do Treze. O Botafogo seguia com mais posse de bola, mas o Treze, dono da melhor defesa da competição, ia com segurança mantendo o resultado que lhe favorecia.

Três gols e festa do Belo na casa do rival

O Botafogo precisava fazer dois gols para ser campeão paraibano. Mas no início do jogo, quem procurava o gol era o Treze. Evandro Russo soltou uma bomba logo aos dois minutos e Daniel Costa no minuto seguinte chutou outra. O goleiro Genivaldo chegou a fazer duas belas defesas, e Sandoval levou perigo com uma cabeçada.

O Belo chegou pela primeira vez aos nove minutos de segundo tempo. Wanderley recebeu bola na área e deu de cabeça, mas Beto já tinha saído nela e acabou atrapalhando o atacante. A bola acabou indo para fora. Depois deste lance, o clube de João Pessoa aos poucos foi melhorando em campo.

Mas o tempo ia passando e a situação ficava cada vez mais difícil. Thuram recebeu cruzamento, cabeceu, mas Beto defendeu de novo. No lance seguinte, o técnico Vica tirou o atacante Kauê e colocou Ênio. Dava mostras claras de que o Treze iria se fechar.

Foi quando aconteceu o que poucos ainda acreditam. Dois gols relâmpagos em favor do Botafogo. Aos 22 minutos, Ferreira cobrou escanteio para Wanderley, que só deu um toquinho para gol. A bola passou pelas pernas de Beto e entrou. Mas ainda faltava mais um. Este saiu quatro minutos depois. Hércules recebeu cruzamento e de perna esquerda ampliou: 2 a 0.

Festa da minoria botafoguense no Estádio Amigão. No entanto, ainda restava a segunda metade da etapa complementar. O Treze inverteu a lógica, avançou sua equipe e passou a atacar. O Botafogo, contudo, não se intimidou e continuou atacando. Jogando de igual para igual, continuou de forma ofensiva mesmo já tendo o resultado ao seu favor.

A recompensa saiu já nos acréscimos, aos 47 minutos do segundo tempo. Thiaguinho avançou e tocou para Edgar, que foi derrubado por Beto dentro da área. Ferreira foi para a cobrança e colocou no canto direito de Beto. Mais um gol. Placar irreversível. E festa botafoguense em plena casa trezeana.

Jornal da Paraíba / http://www.jornaldaparaiba.com.br/
Foto: Magnus Menezes

Náutico conquista o primeiro título do Campeonato Roraimense de sua história

Em uma decisão dramática, o Náutico de Caracaraí conquistou o primeiro título do Campeonato Roraimense de sua história. A partida foi ontem à noite no estádio Ribeirão. Na grande decisão, o Alvirrubro venceu o São Raimundo nos pênaltis por 5 a 4, depois de empatarem no tempo normal por 0 a 0.

O grande nome da final foi o goleiro Brun, que defendeu a terceira cobrança de pênalti do meia David. O quinto e último pênalti foi batido por Edmundo garantindo a conquista da equipe de Caracaraí.

O JOGO - Uma final dramática e com todos os elementos de uma grande decisão. O São Raimundo jogou praticamente todo o jogo com apenas nove jogadores, e na etapa complementar ainda teve mais um jogador expulso.

O Náutico entrou em campo a fim de fazer o placar logo no primeiro tempo. A equipe aproveitou a velocidade de seus jogadores e foi para cima, com um bom domínio da bola e jogadas de muito perigo. Aos 8 minutos ataque do Náutico pela direita e Leonam tocou para Garrincha que chutou fraco, Moisés defendeu.

A torcida, que até então estava apreensiva e calada no estádio, foi à louca aos 12 minutos. Contra ataque do Náutico, a bola foi lançamento na frente, Robemar tocou de cabeça para Garrincha, mas a zaga do São Raimundo cortou, a bola foi à direita e o goleiro Moisés foi tentar isolar pela linha de fundo, mas chegou atrasado, Robermar dominou e cruzou na medida para Garrincha, livre na pequena área chutar certeiro no gol, o lateral-esquerdo Patric como um gato, fez a defesa. O árbitro Zacarias Santiago não perdoou e expulsou o jogador. Na cobrança do pênalti, Robemar mandou à esquerda do gol, para desespero dos torcedores que começavam a ocupar a arquibancada.

Com a expulsão do lateral, o meia Ártemio assumiu a função na lateral do Mundão. Aos 28 minutos, Garrincha fez boa jogada pela esquerda e cruzou na pequena área, Robemar passou da bola. Aos 32 minutos, Cacau roubou no meio-de-campo e tocou para Romarinho livre pela direita, o meia-atacante invadiu a área e chutou rasteiro no canto esquerdo. Stanley ainda tentou alcançar de carrinho, mas não chegou na bola.

Aos 34 minutos o São Raimundo levou perigo novamente. Cacau cobrou falta da esquerda no segundo pau, Stanley cabeceou para o meio e Thiago Brandão, dentro da pequena área, mandou sobre o gol de Brun. Ainda no primeiro tempo, o técnico Sérginho Góis começou a fazer algumas mudanças para levar o time para frente. Aos 44 minutos entrou Fred no lugar de Leonam.

Com um a menos em campo, logo no início do segundo tempo o técnico Chiquinho Viana começou a armar a equipe apenas para segurar o placar. Artémio saiu e entrou Antonio Cuscuz. Com a mudança, o Mundão abriu mão do ataque e passou a jogar apenas na defesa, tentando algumas jogadas em profundidade, mas que eram interceptadas facilmente pela defesa Alvirrubra.

Aos 19 minutos cobrança de escanteio da esquerda, a bola sobrou na direita para Robemar, que chutou forte, mas pela linha de fundo. Aos 20 minutos o São Raimundo não atacava mais e o Náutico era só pressão.

Aos 23 minutos, Jefferson entrou no lugar de Stanley. A alternativa era levar para os pênaltis. Já para o Náutico a busca era pelo gol. Robermar saiu aos 24 minutos e entrou mais um atacante, Rafael.

Aos 25 minutos, em um lance infantil, o atacante Cacau foi driblado por Fred e acertou o meia com um chute. Cartão vermelho bem aplicado pelo árbitro Zacarias Santiago. Na confusão o preparador-físico Beto e o técnico Chiquinho Viana foram expulsos.

Aos 30 minutos o jogo foi interrompido por queda de energia. Somente as luzes do campo se apagaram. Coincidência ou não, foi poucos minutos depois da confusão dentro de campo. Com 10 minutos de paralisação, os refletores voltaram a se acender e o goleiro Moisés ficou no meio-de-campo por alguns minutos reclamando que ainda não havia condições de jogo. Somente após 18 minutos de paralisação a partida recomeçou. No retorno, o técnico Serginho Góis foi expulso.

Aos 32 minutos, Eduardo saiu levando pelo meio e chutou do meio da rua, Moisés largou e Garrincha chegou para pressionar, mas o goleiro conseguiu se recuperar a tempo. Aos 35 minutos Joab no lugar de Preza de Ouro e o São Raimundo se defendendo, o zagueiro Paulo Sérgio substituiu Romarinho. Aos 46 minutos o árbitro apontou o centro de campo e a decisão foi para os pênaltis.

O primeiro a cobrar foi Thiago Brandão que fez, em seguida Eduardo também converteu. Páulo Sérgio deixou o Mundão na frente: 2 a 1. Heitor empatou. O meia David foi para cobrança, mandou no canto, mas o goleiro Brun foi buscar para delírio da torcida alvirrubra. Fernandinho colocou o Náutico na frente: 3 a 2. Jefferson empatou novamente. Garrincha deu um susto na torcida, pois o goleiro Moisés ainda tocou na bola, mas entrou: 4 a 3. Vicente deixou tudo igual para o Mundão, então foi a vez de Edmundo e ele mandou goleiro para um lado e bola para outro. Final de jogo 5 a 4 Náutico campeão Roraimense de Futebol de 2013.


FICHA TÉCNICA

NÁUTICO (5) 0 X 0 (4) SÃO RAIMUNDO

NÁUTICO - Brun; Leonam (Fred) Nonato, Evandro e Edmundo; Preza de Ouro (Joab), Eduardo,  Heitor e Fernandinho; Robemar (Rafael) e Garrincha. Técnico: Serginho Gois.

SÃO RAIMUNDO - Moises; Maranhão, Thiago Brandão, Vicente e Patric; Marcelo Bento, David, Ártemio (Antonio Cuscuz) e Romarinho (Paulo Sérgio); Cacau e Stanley (Jefferson). Técnico: Chiquinho Viana.

CARTÃO AMARELO - Leonam, Nonato, Joab, Renan e Rafael (Náutico); Artémio, Stanley, Vicente (São Raimundo).
CARTÃO VERMELHO - Patric e Cacau (São Raimundo)
ÁRBITRO - Zacarias Santiago
Renda – R$ 1.500,00
PÚBLICO PAGANTE – 300 pessoas
PÚBLICO PRESENTE – 439 pessoas
LOCAL - Estádio Ribeirão
HORÁRIO - 19h00
DATA - 29 de maio de 2013

Folha de Boa Vista / http://www.folhabv.com.br/
Foto: Raustman Gondim

domingo, 26 de maio de 2013

Maranhão surpreende favorito e conquista segundo turno do maranhense

O Maranhão acabou com o sonho do Sampaio Corrêa de conquistar o segundo turno do Campeonato Maranhense. Na tarde deste domingo, no Estádio Castelão, em São Luis, os times ficaram no empate por 2 a 2, melhor para o MAC, que venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e com o resultado, comemorou a conquista.

Com o título, o Maranhão se prepara para disputa do título estadual. O confronto será contra o Imperatriz, que conquistou o primeiro turno. As datas oficiais devem ser divulgadas pela Federação Maranhanse nesta segunda-feira. Mas, deve ser o mais rápido possível, já que o MAC está com a vaga na Série D, que inicia no próximo sábado. O público do estádio foi de 2.122 torcedores.

Futebol Interior / http://www.futebolinterior.com.br/

Nos pênaltis, Princesa do Solimões vence Nacional e é campeão amazonense

Nos pênaltis, Princesa do Solimões vence o Campeonato Amazonense Chevrolet 2013. A final aconteceu na tarde deste domingo (26) no Estádio Municipal Gilberto Mestrinho - o Gilbertão, na cidade de Manacapuru, município localizado a 80 quilômetros de Manaus. Com a vitória no jogo de ida por 3 a 1, o Princesa poderia perder por até 2 gols e ainda assim conquistaria o título. Durante o tempo normal o time do Nacional fez dois gols e levou o jogo para as penalidades.

Aos vinte quatro do primeiro tempo, em uma jogada ensaiada, o lateral direito Amaral cobrou um lateral, o atacante Felipe tocou de cabeça para trás e o atacante Garanha apareceu livre para cabecear e abrir o marcador para o Nacional.

Após 48 minutos de jogo, terminou o primeiro tempo da partida e seguiu para o segundo tempo com o placar de Nacional 1 e Princesa 0.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, o técnico Aderbal Lana fez duas alterações na equipe do Nacional. Depois de uma contusão, o lateral direito Amaral foi trocado por Andrezinho e Garanha (autor do gol) saiu para dar entrada ao volante Lídio. O técnico também retirou o volante Dinamite e colocou o atacante Charles, mudando a tática do jogo. O Nacional joga mais ofensivo em busca de mais dois gols em cima do Princesa.

O tubarão de Manacapuru, aos vinte minutos da segunda metade do jogo, trocou o atacante Nando para a entrada do também atacante Edinho.

Aos trinta e sete minutos, após receber a bola do lateral esquerdo Bigu, o atacante Felipe do Nacional entrou livre na àrea e acabou chutando no travessão. O jogador ainda chegou a questionar com o bandeirinha sobre a possibilidade da bola ter entrado no gol, mas o juiz mandou seguir a partida.

Segundo gol do Nacional

Depois de ter passado o segundo tempo todo recuado, Wesley Bigu, um leão em campo acertou um passe pelo alto para o atacante Leonardo que dentro da pequena àrea e de costas para o gol, cabeçou para tirar o goleiro da jogado, marcando o segundo gol do Nacional aos 44 minutos do segundo tempo.

A partida terminou o tempo normal com o placar de Nacional 2 x 0 do Princesa e o título do Campeonato Amazonense foi definido nos pênaltis.

Resultado final

Os times realizaram cinco cobranças, os dois goleiros defenderam cada um, duas penalidades. Após as cobranças em série, Leonardo do Nacional perdeu nas alternadas a cobrança e Marraquete fez o gol do título para o Princesa. Após as penalidades, o jogo terminou com 4 gols para o Princesa e 3 para o Nacional. Esta é a primeira vez que o time da terra da ciranda conquista o título de Campeão Amazonense de Futebol.

Jornal A Crítica / http://acritica.uol.com.br/

Plácido de Castro vence o Rio Branco e sagra-se campeão acreano

Um domingo para ficar na história do Plácido de Castro Futebol Clube. A equipe do interior do Estado do Acre não tomou conhecimento do todo poderoso Rio Branco Football Club, dominou o segundo jogo da final realizado no Estádio Florestão com uma vitória por 3 a 0. Com o resultado conquistado nos 90 minutos, a partida foi levada para prorrogação que terminou sem gols, mas nas cobranças de pênaltis o Tigre do Abunã confirmou a ótima fase e garantiu o título inédito do campeonato acreano 2013 vencendo por 4 a 2.

A equipe do Plácido de Castro, ao lado do Náuas, se transformou na segunda equipe do interior a conquistar o título do estadual. O feito garante a equipe fundada 3 de agosto de 1979 na Copa do Brasil do ano que vem e a participação do campeonato brasileiro da série D deste ano.

O jogo

A tarde de sol que dominava o céu de da capital do Acre era o prenuncio de uma grande partida de futebol. O Rio Branco FC, que venceu a equipe de Plácido no primeiro jogo da final no meio da semana por 2 a 0, precisava apenas de um empate para garantir o titulo acreano. Já o Plácido, precisava vencer o time alvirubro por qualquer placar. Com as duas equipes em campo, o jogo foi emocionanete do começo ao fim. Apesar do domínio evidente da equipe do interior, o Rio Branco conseguiu carimbar a trave do adversário, mas isso não foi páreo para a reação do Tigre, que no tempo normal venceu a equipe da capital por 3 a 0, com dois gols de Renatinho e um de Sandro Goiano.

Com o resultado, o regulamento da competição levava a partida para a prorrogação. Durante os últimos 30 minutos as equipes não balançaram as redes e o jogaço foi decidido nos pênaltis, com vitória para a time de Plácido.

AC 24 Horas / http://www.ac24horas.com/

Lazio vence clássico contra Roma e fatura a Copa da Itália

No clássico mais importante em 94 anos de rivalidade, o lado azul da capital italiana saiu mais feliz do Estádio Olímpico. Com uma vitória por 1 a 0 em uma partida fraca tecnicamente, o Lazio derrotou o Roma e faturou a Copa da Itália. De quebra, a equipe do brasileiro Hernanes garantiu uma vaga na próxima Liga Europa. O meia Lulic foi o autor do gol do triunfo.

Os motivos de comemoração do Lazio não param por aí. Além da felicidade pelo título e pelo triunfo sobre o maior rival, a equipe evitou que o Roma fosse o primeiro time da Itália a ter o direito de usar uma estrela prateada no uniforme, cedida apenas a quem tem 10 títulos da Copa da Itália. Os biancocelesti, por sua vez, chegaram à sexta conquista da competição.

ROMA 0 x 1 LAZIO

Gol: Lulic (L)

Roma: Lobont; Marquinhos, Burdisso, Castan, Balzaretti (Osvaldo); De Rossi, Bradley; Lamela, Totti, Marquinho (Dodo); Destro.

Lazio: Marchetti; Konko, Biava, Cana, Radu; Ledesma (Mauri); Candreva, Onazi (Ciani), Hernanes (Gonzalez), Lulic; Klose.

Globo.com / http://globoesporte.globo.com/
Lazio / http://www.sslazio.it/

Raja Casablanca conquista o Campeonato Marroquino e volta ao Mundial de Clubes

No mesmo dia em que o Bayern Munique conquistou a Liga dos Campeões e confirmou a vaga no Mundial de Clubes de 2013, a competição internacional confirmou outro participante. O Raja Casablanca conquistou o Campeonato Marroquino pela 12ª vez e representará o país-sede na próxima edição do torneio. Monterrey e Auckland City também já tinham carimbado o passaporte.

Donos de um desempenho consistente ao longo da campanha, o time de Casablanca conquistou o Campeonato Marroquino com uma rodada de antecedência. O Raja derrotou o Difaâ El Jadida por 2 a 1 e contou com um empate do FAR Rabat para celebrar o título no Estádio Mohamed V.

Trivela / http://trivela.uol.com.br/
Aujourd'hui le Maroc / http://www.aujourdhui.ma/