segunda-feira, 4 de março de 2013

O Clube: FK Kapaz

Clube: Kapaz Professional Futbol Klubu
Nome: FK Kapaz
Apelido: Dağlılar (alpinistas)
Cores: Amarelo
Ano de Fundação: 1959
Cidade: Ganja Estado/Região:
País: Azerbaijão
Estádio: Shehar Stadium
Lotação: 25000 Web:
Material Esporivo: Adidas Patrocínio:
Títulos: 3 x Campeonato Azeri / Premyer Liqasi 1994/95, 1997/98, 1998/99 (FK Kapaz)
              4 x Copa do Azerbaijão 1993-1994, 1996-1997, 1997-1998, 1999-2000 (FK Kapaz)
              1 x Campeonato Azeri - Segunda Divisão 2009–10 (FK Gence)
              1 x Campeonato Soviético - Segunda Divisão 1967 (Dinamo Kirovabad)
Status: Campeonato Azeri
Brasileiros:
Curiosidade: Evolução histórica: Dinamo Kirovabad (1958/59 até 1981/82), FK Gence (1982/83 até 1990/91), FK Kapaz (1991/92 até 2004/05) e FK Gence (2005/06 até 2010/11).
Rankings IFFHS:

Coritiba é campeão do primeiro turno e garante vaga da decisão do Paranaense 2013

Em um jogo muito equilibrado, digno de decisão, o Coritiba venceu o Londrina, manteve a invencibilidade no Paranaense e se sagrou o campeão do primeiro turno da competição, garantindo sua vaga na grande final. O placar de 1 a 0, com gol do capitão Alex, fez com que o Coxa somasse três pontos e confirmasse a boa campanha na primeira metade da competição estadual.

O confronto desta tarde foi caracterizado pelo duelo dos dois primeiros colocados da tabela, melhor ataque contra melhor defesa e ainda teve em campo os artilheiros da competição até aqui. E não podia ser diferente, o equilíbrio foi o cenário visto pelos mais de 30 mil torcedores que compareceram ao estádio do Café ou que torceram de longe.

Já no comecinho do jogo, o primeiro bom lance que empolgou a torcida. Do lado alviceleste, Germano ajeitou para Neílson que mandou uma pancada no travessão demonstrando qual seria a postura do time da casa durante os primeiros minutos de bola rolando.

E foi realmente assim, o Londrina buscava espaço para achar o gol, enquanto isso, a defesa alviverde trabalhava para segurar as chegadas. Aos 13 minutos, Germano cobrou falta perto da grande área e a bola saiu muito forte passando sobre a meta de Vanderlei. Chico respondeu, avançando pelo meio, arriscou o chute de fora da área aproveitando a oportunidade, mas Danilo fez a defesa.

Se de um lado a bola já tinha explodido na trave, aos 28 minutos, Julio César roubou a bola, passou para Rafinha que achou Eltinho para fazer boa jogada pela esquerda e chutar, mandando uma bomba no travessão, mantendo o placar zerado e com empate até nas bolas na trave.

Aos 41 minutos, Robinho arriscou de fora da área e a bola sobrou para o capitão Alex que fez o giro bateu forte. Mas o tiro saiu por cima do gol na última boa chance do Coxa na primeira etapa.

Alex marca e confirma Coxa como campeão do primeiro turno

As duas equipes voltaram sem mudanças para o segundo tempo, mas o treinador Marquinhos Santos cobrou no vestiário um time mais ofensivo e buscando a vitória, mesmo que o empate favorecesse o Coxa na disputa pelo título.

Aos dois minutos, Eltinho cruzou na área, buscou Julio César, mas a investida acabou indo pela linha de fundo. A próxima boa jogada foi aos dez minutos quando Rafinha recebeu na esquerda, fez o drible e bateu forte para Danilo fazer a defesa.

A comemoração coxa-branca veio aos 19 minutos em uma jogada armada por Patric que achou Alex para passar a marcação e bater no cantinho, com estilo e inteligência fazendo Coxa 1, Londrina 0.

Na jogada anterior ao gol alviverde, os jogadores do Londrina reclamaram de um toque de mão na área e o árbitro mandou o jogo seguir, fato que resultou na abertura do placar. E então, na comemoração do Coxa, os jogadores do time da casa foram reclamar com o árbitro. Uma confusão em campo e Gilvan acabou expulso do jogo.

Então, a partida ficou bastante truncada, com as equipes tentando o encaixe e segurando o nervosismo. Aos 46 minutos, Arthur teve mais uma chance, mas a zaga londrinense tirou em cima da linha.

Junior Urso, que entrou na etapa complementar, teve outra oportunidade para o Coxa. Ficou cara a cara com o goleiro, chutou, a bola voltou pra ele e então a zaga adversária tirou novamente na linha.

E não teve tempo para mais nada. O torcedor coxa-branca comemorou o título do primeiro turno e os atletas saíram de campo com a sensação de dever cumprido.

O Coxa foi em campo com Vanderlei, Leandro Almeida, Pereira, Chico, Patric, Willian Farias, Alex, Robinho, Eltinho (Junior Urso), Rafinha (Lincoln) e Julio César (Arthur).

Coritiba Foot Ball Club / http://www.coritiba.com.br/