Quem ganhará a Bola de Ouro FIFA e o prêmio de Jogadora do Ano da FIFA em 2010? Quem serão os primeiros treinadores a conquistarem os prêmios de Técnico do Ano da FIFA nas categorias de futebol masculino e futebol feminino? A FIFA e a revista France Football anunciaram hoje os nomes dos jogadores e treinadores finalistas de cada uma dessas premiações. A definição ficará a cargo dos capitães e técnicos de todas as seleções masculinas e femininas e de representantes da imprensa internacional selecionados pela France Football.
Os vencedores serão anunciados na primeira cerimônia de gala da Bola de Ouro FIFA, que será realizada no Kongresshaus de Zurique no dia 10 de janeiro de 2011, quando também serão revelados pelo segundo ano consecutivo os integrantes da Seleção Mundial FIFA/FIFPro e o vencedor do Prêmio Puskás da FIFA, oferecido ao autor do gol mais bonito do ano. O Prêmio Presidencial da FIFA e o Prêmio FIFA Fair Play também serão apresentados durante a cerimônia.
As relações dos 23 jogadores e das dez jogadoras finalistas, além dos dez técnicos de futebol masculino e dos dez de futebol feminino, foram definidas por especialistas do Comitê de Futebol, do Comitê Técnico e de Desenvolvimento e do Comitê de Futebol Feminino e da Copa do Mundo Feminina da FIFA, juntamente com um grupo de especialistas da revista France Football.
A aliança entre a FIFA e o Amaury Group para criar a Bola de Ouro FIFA foi assinada em Johanesburgo no dia 5 de julho de 2010. O prêmio é uma combinação do Jogador do Ano da FIFA e do Ballon d'Or da France Football.
Já as premiações de Técnico do Ano da FIFA nas categorias de futebol masculino e futebol feminino serão concedidas pela primeira vez.
Em 6 de dezembro de 2010, a FIFA e a France Football anunciarão em uma coletiva de imprensa em Paris os nomes dos três jogadores, três jogadoras, três técnicos de futebol masculino e três técnicos de futebol feminino com a maior votação.
Finalistas da cerimônia de gala da Bola de Ouro FIFA 2010
Os 23 jogadores a seguir (em ordem alfabética) concorrem à Bola de Ouro FIFA 2010: Xabi Alonso (Espanha), Daniel Alves (Brasil), Iker Casillas (Espanha), Cristiano Ronaldo (Portugal), Didier Drogba (Costa do Marfim), Samuel Eto'o (Camarões), Cesc Fàbregas (Espanha), Diego Forlán (Uruguai), Asamoah Gyan (Gana), Andrés Iniesta (Espanha), Júlio César (Brasil), Miroslav Klose (Alemanha), Philipp Lahm (Alemanha), Maicon (Brasil), Lionel Messi (Argentina), Thomas Müller (Alemanha), Mesut Özil (Alemanha), Carles Puyol (Espanha), Arjen Robben (Holanda), Bastian Schweinsteiger (Alemanha), Wesley Sneijder (Holanda), David Villa (Espanha) e Xavi (Espanha). 
As dez jogadoras a seguir (em ordem alfabética) concorrem ao prêmio de Jogadora do Ano da FIFA 2010: Camille Abily (França), Fatmire Bajramaj (Alemanha), So Yun Ji (Coreia do Sul), Marta (Brasil), Birgit Prinz (Alemanha), Caroline Seger (Suécia), Christine Sinclair (Canadá), Kelly Smith (Inglaterra), Hope Solo (Estados Unidos) e Abby Wambach (Estados Unidos).
Os dez treinadores a seguir (em ordem alfabética, com a respectiva nacionalidade e o clube ou seleção em que atuam) concorrem ao prêmio de Técnico do Ano da FIFA 2010 na categoria futebol masculino: Carlo Ancelotti (italiano, Chelsea), Vicente del Bosque (espanhol, seleção da Espanha), Alex Ferguson (escocês, Manchester United), Pep Guardiola (espanhol, Barcelona), Joachim Löw (alemão, seleção da Alemanha), José Mourinho (português, Internazionale e Real Madrid), Oscar Tabárez (uruguaio, seleção do Uruguai), Louis Van Gaal (holandês, Bayern), Bert Van Marwijk (holandês, seleção da Holanda) e Arsène Wenger (francês, Arsenal).
Os dez treinadores e treinadoras a seguir (em ordem alfabética, com a respectiva nacionalidade e o clube ou seleção em que atuam) concorrem ao prêmio de Técnico do Ano da FIFA 2010 na categoria futebol feminino: Bruno Bini (francês, seleção da França), In Cheul Choi (sul-coreano, seleção sub-20 da Coreia do Sul), Maren Meinert (alemã, seleção sub-20 da Alemanha), Albertin Montoya (americano, Gold Pride), Silvia Neid (alemã, seleção da Alemanha), Hope Powell (inglesa, seleção da Inglaterra), Norio Sasaki (japonês, seleção do Japão), Bernd Schröder (alemão, Turbine Potsdam), Pia Sundhage (sueca, seleção dos Estados Unidos) e Béatrice von Siebenthal (suíça, seleção da Suíça).
Foto: Getty Images
FIFA.com