sábado, 21 de julho de 2012

O Clube: Etar Tarnovo


Clube: Futbolen Klub Etar 1924
Nome: Etar Tarnovo
Apelido: os boiardos
Cores: Violeta
Ano de Fundação: 1924
Cidade: Veliko Turnovo
Estado:
País: Bulgária
Estádio: Ivailo
Lotação: 8.000
Web: http://www.etarfans.org/
Material Esporivo:
Patrocínio:
Títulos: 1 x Campeonato Búlgaro 1990/91
Status: Campeonato Búlgaro
Brasileiros: Luiz Eduardo (ex-Londrina)(Jogou no Ceará em 2007)
Curiosidade:

quinta-feira, 19 de julho de 2012

O Clube: UF Fjolnir


Clube: Ungmennafélagid Fjölnir
Nome: UF Fjolnir
Apelido:
Cores: Amarelo e Azul
Ano de Fundação: 1988
Cidade: Reykjavik
Estado:
País: Islândia
Estádio: Fjolnisvollur
Lotação: 3.200
Web: http://www.fjolnir.is/
Material Esporivo: Errea
Patrocínio:
Títulos:
Status: Campeonato Islandês Segunda Divisão
Brasileiros:
Curiosidade:

Dia Nacional do Futebol


No dia 19 de julho comemora-se o dia nacional do futebol.

A escolha da data se deu através da CBF, Confederação Brasileira de Futebol, para homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.

O futebol chegou ao Brasil em 1849, através de Charles Miller, que estudou na Inglaterra, onde aprendeu a dominar as técnicas futebolísticas. Ao retornar para o país, trouxe uma bola, uma agulha, uma bomba de encher e um uniforme. Com a divulgação do esporte, este se tornou uma paixão do povo brasileiro, fazendo do nosso país o maior campeão mundial.

As primeiras regras do futebol foram criadas pela associação de futebol de Londres, na Inglaterra, através dos dirigentes dos clubes ingleses. Primeiramente elaboraram treze regras, mas em razão das necessidades, estas passaram para o número de dezessete.

Em 1885 o esporte passou a ser profissionalizado, estimulando o aumento de sua prática, sua evolução técnica e tática. Em virtude de sua popularização por todo o mundo, foi criada uma organização internacional a fim de coordenar os interesses voltados para o esporte, a FIFA - Federação Internacional de Futebol Association.

A origem do esporte se deu por volta dos anos 2.600 a.C, na China, onde era praticado por oito jogadores em cada time, num campo de quatorze metros.

Dia Internacional do Futebol

Fora do país da bola, o futebol é comemorado em outra data, dia 26 de outubro. Em 1863, uma reunião em Londres na Taberna Freemason, na Great Queen Street  revisa as regras do jogo, que passa a ser jogado apenas com os pés. É a primeira reunião da The Football Association, a associação de futebol mais velha do mundo, que ainda controla a Premier League Inglesa.

http://www.brasilescola.com/
http://placar.abril.com.br/

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Uefa ignora brasileiros em eleição de melhor da Europa


Messi, Iniesta, Xavi e Fàbregas
Eleito o melhor jogador do futebol europeu na temporada 2010/2011, Lionel Messi pode repetir a conquista mesmo sem ter vencido a Liga dos campeões da Europa e o Campeonato Espanhol pelo Barcelona. Nesta segunda-feira, a Uefa anunciou a lista de 32 candidatos ao prêmio de melhor atleta da temporada e incluiu o astro argentino, além do português Cristiano Ronaldo e do espanhol Xavi Hernández, que foram derrotados por ele em 2011. Nenhum jogador brasileiro foi lembrado para o prêmio, apesar de Ramires, Daniel Alves, Marcelo e Thiago Silva terem se destacado nos seus clubes.

O júri que apontou os candidatos ao prêmio foram jornalistas oriundos das 53 federações que compõem a Uefa. Os três finalistas da premiação serão divulgados pela entidade europeia no dia 14 de agosto. Depois, será realizada uma eleição em Mônaco, onde os mesmos jornalistas irão votar através de um sistema eletrônico para determinar o vencedor.

Além de Messi, outros três jogadores do Barcelona estão indicados ao prêmio. Os outros três - Xavi, Andrés Iniesta e Cesc Fàbregas - faturaram o título da Eurocopa. Outros três campeões europeus pela seleção espanhola - Xabi Alonso, Iker Casillas e Sergio Ramos - foram indicados ao prêmio. O trio espanhol se soma aos portugueses Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão e compõem o sexteto do Real Madrid indicado ao prêmio.

Além do Real Madrid, o Manchester City, que faturou o título do Campeonato Inglês, também teve seis jogadores apontados na relação de candidatos da Uefa. Vencedor da Liga dos Campeões, o Chelsea tem quatro indicados ao prêmio.

Confira a lista de indicados ao prêmio de melhor jogador europeu da temporada 2011/2012:

Sergio Agüero (ARG) - Manchester City
Xabi Alonso (ESP) - Real Madrid
Mario Balotelli (ITA) - Manchester City
Jakub Baszczykowski (POL) - Borussia Dortmund
Gianluigi Buffon (ITA) - Juventus
Iker Casillas (ESP) - Real Madrid
Petr Cech (RCH) - Chelsea
Fábio Coentrão (POR) - Real Madrid
Leslie Davies (GAL) - Bangor City
Didier Drogba (CMA) - Chelsea (atualmente no Shanghai Shenhua)
Cesc Fàbregas (ESP) - Barcelona
Radamel Falcao (COL) - Atlético de Madrid
Joe Hart (ING) - Manchester City
Zlatan Ibrahimovic (SUE) - Milan
Andrés Iniesta (ESP) - Barcelona
Shinji Kagawa (JAP) - Borussia Dortmund (atualmente no Manchester United)
Vincent Kompany (BEL) - Manchester City
Frank Lampard (ING) - Chelsea
Lionel Messi (ARG) - Barcelona
Luka Modric (CRO) - Tottenham Hotspur
Mesut Özil (ALE) - Real Madrid
Pepe (POR) - Real Madrid
Andrea Pirlo (ITA) - Juventus
Sergio Ramos (ESP) - Real Madrid
Raúl González (ESP) - Schalke 04 (atualmente no Al-Sadd)
Cristiano Ronaldo (POR) - Real Madrid
Wayne Rooney (ING) - Manchester United
David Silva (ESP) - Manchester City
Fernando Torres (ESP) - Chelsea
Yaya Touré (CMA) - Manchester City
Robin van Persie (HOL) - Arsenal
Xavi Hernández (ESP) - Barcelona

AE-AP - Agência Estado
Barcelona / http://www.fcbarcelona.com/

domingo, 15 de julho de 2012

Arsenal conquista a Markus Liebherr Memorial Cup


O Arsenal conquistou neste sábado a Memorial Cup, torneio amistoso disputado em jogos de 45 minutos no estádio St. Mary's, na cidade de Southampton. Além dos donos da casa e dos Gunners, o Anderlecht, da Bélgica, participou do triangular.

Na partida inaugural, o Anderletcht derrotou o Southampton por 1 a 0, com gol de Tom De Sutter. Em seguida, o Arsenal derrotou os belgas pelo mesmo placar, com gol de Henry Lansbury. Na partida final, Southampton e Arsenal empataram em 1 a 1, com Rodriguez marcando para os Saints, enquanto Gervinho empatou para o Arsenal. Nos pênaltis, vitória do time londrino por 5 a 4, e título garantido.

Os brasileiros André Santos (ex-Corinthians), Pedro Botelho (ex-Figueirense) e Wellington Silva (ex-Fluminense) jogam no Gunners.

Trivela / http://trivela.uol.com.br/
Arsenal / http://www.arsenal.com/

Ex-Flamengo, Goleiro é acusado de agredir esposa grávida


A Polícia Militar de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, foi acionada na manhã deste sábado para efetuar a prisão de Fábio Noronha, do América TO. Vizinhos relataram ouvir muitos gritos e pedidos de socorro na residência do goleiro, mas os policiais, ao chegarem no local, não tiveram a entrada na residência permitida pelo atleta.

Depois de muita insistência, o ex-jogaqdor do Flamengo permitiu a entrada dos militares, que encontraram a esposa do jogador deitada e com várias lesões pelo corpo. Grávida de sete meses, ela disse que não ter sido agredida e não quis registrar queixa. Mesmo assim, os militares deram voz de prisão ao jogador por lesão corporal e desacato.

O Samu foi acionado e conduziu a esposa do jogador ao hospital. Fábio Noronha foi para a delegacia para prestar depoimento e liberado em seguida. No início deste ano, o atleta já havia sido preso por falta de pagamento de pensão alimentícia.

O jogador, maior ídolo da torcida do Dragão, foi algemado e colocado na traseira de uma viatura. O atleta teria resistido à prisão. Aos deixar a residência, bastante nervoso, o goleiro percebeu a presença de câmeras e acusou os policiais de agressão e de quererem aparecer para o público.

- Estão querendo fazer graça, estão querendo fazer graça. Mas vamos lá. Está me machucando, compadre. Está me machucando. Está querendo fazer graça com meu nome. Os caras quiseram fazer graça com meu nome, e vocês invadiram minha casa - disse Fábio Noronha aos policiais.

O delegado que ouviu o goleiro disse que não encontrou elementos suficientes para fazer a prisão do goleiro. Ainda segundo a autoridade policial, será aberta uma investigação para o apurar mais profundamente o caso.

Desde 2010 no América TO, o goleiro apenas tem treinado com o grupo, já que o time não disputará mais nenhum campeonato nesta temporada. Para manter a forma, Fábio Noronha participa das competições de Showbol, como goleiro do Fluminense.

globo.com / http://globoesporte.globo.com/
Foto: Reprodução