sábado, 18 de agosto de 2012

União da Polícia é campeão Boaviagense de futebol amador


 União Futebol Clube
 Sociedade Esportiva Galáticos
 Arbitragem da FCF
 Galáticos Vice-campeão
União da Polícia campeão
O União FC venceu a Sociedade Esportiva Galáticos por 2 a 0 e sagrou-se campeão municipal de Boa Viagem-CE. A partida foi realizada neste sábado (18/08/2012), no estádio Serjão, em Boa Viagem.

Com o resultado, o União da Polícia conquistou pela 1ª vez em sua história o Campeonato Boaviagense de futebol amador.

O campeonato foi realizado pela LBD - Liga Boaviagense de Desporto em parceria com a Secretaria de Esportes de Boa Viagem.

Roberto Feitosa / Bom de Gol

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Brasil vence Suécia na despedida do estádio Rasunda


O Rasunda é mesmo um estádio "do Brasil". Na reedição do duelo da final da Copa do Mundo de 1958, no amistoso comemorativo desta quarta-feira, a Seleção Brasileira venceu os donos da casa por 3 a 0 na despedida do palco em que conquistou o seu primeiro mundial. Os gols foram marcados por Leandro Damião e Alexandre Pato (dois).

Depois do pontapé inicial dado pelo atleta do século, Pelé, a partida começou movimentada. E quem dominou as ações logo de cara foi o Brasil. Com o estilo de jogo que Mano Menezes implementou, valorizando a posse de bola e variando os flancos, a Seleção não deu muitas chances para a Suécia.

No primeiro tempo, Neymar chegou a balançar as redes, mas o juiz, equivocadamente, anulou o gol alegando impedimento do camisa 11. Tudo bem, ele não ligou. Levou mais alguns minutos para deixa Leandro Damião em plenas condições de marcar. O camisa 9 não desperdiçou e mandou de cabeça para o gol.

Depois de o Brasil abrir o placar, ninguém chegou a ter chances muito claras de gol. Até que Mano Menezes começou a mexer no time e deu certo. Alexandre Pato entrou no lugar de Leandro Damião e definiu o placar. Fez o segundo do Brasil e primeiro dele no jogo num lance de oportunismo e, em seguida, sofreu pênalti que ele mesmo cobrou. 3 a 0 Brasil.

Além de Alexandre Pato, Dedé também entrou no jogo, no lugar de David Luiz, assim como Hulk e Lucas substituíram Oscar e Neymar, respectivamente.

SUÉCIA 0 X 3 BRASIL
Local: Estádio Rasunda, em Estocolmo (Suécia)
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)
Auxiliares: Robert Kispal (Hungria) e Tibor Vamos (Hungria)
Gols: Leandro Damião e Alexandre Pato, duas vezes

SUÉCIA
Isaksson; Larsson, Granqvist, Olsson e Safari; Wernbloom, Holmen, Elm (Svensson) e Wilhelmsson (Kacanikilic); Marcus Berg ( Husén) e Toivonen. Técnico: Erik Hamren

BRASIL
Gabriel, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz (Dedé) e Alex Sandro; Rômulo, Paulinho, Ramires e Oscar (Hulk); Neymar (Lucas) e Leandro Damião (Pato). Técnico: Mano Menezes.

Foto: Ricardo Stuckert / CBF
CBF / http://www.cbf.com.br/

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Parabéns! Portuguesa de Desportos completa 92 anos de fundação


Neste dia 14 de agosto, comemoram-se os 92 anos de fundação da nossa Associação Portuguesa de Desportos.

Uma das maiores colônias de imigrantes instalados na cidade de São Paulo sempre teve representações em diversos setores da sociedade. Na década de 1920, os portugueses se faziam representar no comércio, com a Câmara Portuguesa do Comércio, no serviço, com as padarias e em algumas profissões como farmacêuticos, feirantes e outros. Porém faltava à colônia lusitana expressividade dentro do meio esportivo.

Praticamente todos os times que existiam no início do século XX, e que representavam portugueses, eram times de várzea ou de segundo escalão. Devido ao sucesso da criação da Associação Atlética Portuguesa, na cidade de Santos, os patrícios paulistanos ficaram entusiasmados em repetir o feito na capital paulista e criar uma sociedade que efetivamente representasse os portugueses no futebol. Após algumas reuniões foi definida a fusão de cinco pequenos clubes da colônia; Portugal Marinhense, A.A.Marques de Pombal, E.C. Lusitano , A.A.Cinco de Outubro e Lusíadas F.C. e em 14 de agosto de 1920 estava definitivamente criada um dos maiores clubes brasileiros, a Associação Portuguesa de Desportos.

O início do clube foi difícil, com passos pequenos, pois para disputar seu primeiro campeonato paulista, a Lusa teve que fazer uma fusão com a Associação Atlética do Mackenzie College, um dos primeiros clubes de futebol no Brasil torneiro e estava em decadência. A equipe conhecida como Mackenzie-Portuguesa durou até 1923, quando a rubro-verde decidiu seguir sozinha sua caminhada. Durante esse período a Lusa teve diversas sedes, como o terceiro andar do prédio da Câmara Portuguesa de Comércio, na rua São Bento, 29B e o campo de futebol na rua Domingos Paiva, no bairro do Brás.

Após a batalha pela casa, o clube consegue adquirir as instalações da União Artística e Recreativa do Cambuci, onde inaugura em Janeiro de 1925, o famoso estádio da Rua Cesário Ramalho, testemunha dos primeiros grandes jogadores do clube, como o fenômeno Filó, primeiro brasileiro campeão mundial de futebol, pela Itália em 1932, ou o grande esquadrão de futebol que o clube teve em 1933, que tinha nas suas fileiras o grande Brandão, que depois foi ídolo no Corinthians.

O primeiro título do clube viria em 1935, contra o Ypiranga, no campeonato da Associação Paulista de Sports Athleticos. Na época o futebol paulista era dividido em duas entidades, a LPF- Liga Paulista do Futebol, iniciada por Corinthians e Palestra e a velha APEA que continuava a contar com Portuguesa, Ypiranga e outros times de menor expressão. O bicampeonato do paulistão viria novamente sobre o Ypiranga, em uma final que a Lusa aplicou um chocolate de 6 x 1.

A busca pela casa própria seguiria na década seguinte quando a associação lança um projeto para construção do seu futuro estádio e sede social em um terreno na avenida Tereza Cristina, no bairro do Ipiranga. Porém o sonho não foi adiante, pois o clube não dotava de valores para tal empreitada. Após isto, transfere-se para o Largo de São Bento, mandava seus jogos no Estádio do Pacaembu e treinava onde se localiza hoje o Parque do Ibirapuera ou no Campo da Light da Avenida do Estado.

Mesmo com condições precárias o clube passou nesta época pela sua fase mais célebre. Foi na década de 1950 que a Lusa foi bicampeã do torneio Rio São Paulo (1952-1955), torneio que na época era considerado o maior do país e conquistou por três vezes o título de fita-azul do futebol brasileiro (1951-1953-1954), conquista que era adquirida por um clube brasileiro que voltasse de uma excursão ao estrangeiro com mais de dez jogos invictos e dada pelo jornal A Gazeta Esportiva. Vale lembrar que a este time que contava entre outros com Djalma Santos, Julinho e Pinga foi base da seleção paulista e também alicerce da renovação da seleção brasileira.

Após a conquista de grandes títulos a Lusa voltava-se para conquistar seu antigo sonho de ter a casa própria, um local onde seus apaixonados pudessem se reunir e torcer pelo time do coração.

O clube que tinha sua sede no velho largo de São Bento e treinava no campo da Light, na avenida do Estado ou onde hoje fica o Parque do Ibirapuera vinha a certo tempo procurando um lugar para fixar-se. Após alguns contatos iniciais a diretoria lusitana acerta com Wadi Saddi, proprietário de um grande terreno no bairro do Canindé, a compra da sede atual. O local foi inicialmente sede de um clube da colônia alemã, mas devido ao advento da 2ª guerra mundial, as instalações foram repassadas para o São Paulo F. C. que construiu uma sede e um campo no local.

A partir da ocupação do Canindé pela Portuguesa diversas melhorias foram feitas. Construiu-se diversas arquibancadas de madeiras para o campo oficial, o que rendeu o famoso apelido de "Ilha da Madeira", estádio inaugurado em 11 de novembro de 1956, em um combinado Palmeiras/ São Paulo x Portuguesa. O estádio permaneceu no local até 1959 quando a diretoria do clube decidiu por em prática o plano de construção da sede social e do estádio de futebol.

Garra, luta, sagacidade e emoção marcavam a comunidade portuguesa na construção da primeira etapa do estádio, desta vez de concreto. Os pregos que eram usados na construção e que caiam ou ficavam retorcidos eram recolhidos pelos associados, consertados e no dia seguinte utilizados novamente na construção. O presidente da Lusa na época, o Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, praticamente um visionário, não descansava enquanto não via o sonho se tornar realidade. Justo ele, que quando criança ficava junto com a mãe em um cesto nas Festa Joaninas que eram celebras no Campo da Cesário Ramalho no Cambuci e que ainda menino tinha prometido a si mesmo que não descansaria em ver o clube do coração com sua casa.

Em 09 de Janeiro de 1972, com um jogo de Portuguesa x Benfica é inaugurada a nova casa, que mais tarde seria ampliada e iluminada. O time luso, que na década de 1960 e início de 1970 freqüentava altos e baixos nas tabelas dos campeonatos que disputava, voltava a sagrar-se campeão paulista, em 1973, junto com o Santos de Pelé, após um erro de contagem de pênaltis do famoso juiz Armando Marques.

O público da partida, de mais de 100 mil pessoas é um dos maiores que até hoje o estádio do Morumbi recebeu. Em 1975, a Lusa voltaria novamente a uma final de campeonato, mas esbarra no São Paulo, fato que se repetiria em 1985.

Na década de 1990, a Lusa consegue aquilo que talvez seja o ponto máximo da sua história, sagra-se vice-campeã brasileira de futebol no ano de 1996 em uma campanha que superou-se pela garra dos seus jogadores.

Recentemente, o clube passou por mais um período de glória, sagrando-se campeão brasileiro da Série B no ano passado, resgatando o orgulho do torcedor lusitano que tem no seu coração a alegria de fazer parte de uma das maiores equipes de futebol do Brasil, seja por sua história, cheia de vitórias e conquistas, seja por sua força e tradição, pois com certeza, para nós, a Portuguesa será sempre um time campeão!

PARABÉNS PORTUGUESA!

Texto: Everton Calício

Associação Portuguesa de Desportos / http://www.portuguesa.com.br/

domingo, 12 de agosto de 2012

Porto bate Acadêmica e fatura Supercopa


Com um gol aos 45 do segundo tempo, o Porto bateu o Académica por 1 a 0 e assegurou o título da Supercopa de Portugal neste sábado no estádio municipal de Aveiro, na cidade do mesmo nome.

O herói do triunfo dos Dragões, maiores vencedores da história do torneio – que reúne os vencedores do Campeonato Português e da Taça de Portugal da última temporada - com 19 conquistas (12 a mais que o Sporting, segundo colocado), foi o atacante colombiano Jackson Martínez.

Recém-contratado junto ao Jaguares, o jogador fez sua estreia pelo Porto justamente na decisão e assegurou o triunfo aproveitando de cabeça um cruzamento de Miguel Lopes.

Ao todo, cinco brasileiros participaram do título neste sábado: o goleiro Hélton (capitão do time), o volante Fernando e o zagueiro Maicon foram titulares. O goleiro Fabiano e o atacante Kléber ficaram no banco de reservas.

GLOBOESPORTE.COM
Porto / http://www.fcporto.pt/

Bayern encerra jejum e leva Supercopa


O Bayern de Munique precisou de um começo avassalador e uma retranca no final da partida contra o Borussia Dortmund para se vingar das derrotas sofridas na última temporada para o rival. Com dois gols nos primeiros dez minutos de partida, o time bávaro se segurou na marcação e garantiu a vitória por 2 a 1, levantando a taça da Supercopa da Alemanha, torneio que abre a temporada 2012/2013 do futebol local.

Mais entrosado, o Bayern começou o jogo de forma bastante ofensiva e, após duas tentativas, marcou o primeiro gol logo aos seis minutos, com o recém-contratado Mario Mandzukic, e ampliou o marcador com Thomas Muller, aos dez. O Dortmund descontou apenas na segunda etapa, com Lewandowski, mas não teve forças para empatar o placar e levar o jogo para a prorrogação.

A vitória é um alento para o Bayern, que perdeu os dois torneios domésticos para o rival Dortmund, ficando em segundo no Campeonato Alemão, e perdendo a Copa da Alemanha com uma sonora goleada de 5 a 2 na final. Ao Borussia, resta a necessidade de readaptar o time após a saída de Shinji Kagawa, principal armador do meio-campo, para o começo da temporada alemã, no próximo dia 24.

O jogo - O primeiro gol do jogo saiu logo nos primeiros minutos, em pane da zaga do atual campeão alemão. O zagueiro Subotic falhou, e Ribery se aproveitou da desatenção de Hummels para tocar para Mandzukic, que só empurrou para o gol. É o primeiro tento do atacante croata em jogos oficiais pelo Bayern.

O gol sofrido deixou o Borussia Dortmund atordoado. Tanto que quatro minutos depois o time bávaro ampliou o placar com Thomas Muller, em jogada do holandês Robben, que recebeu de Mandzukic e chutou para o gol. No rebote do goleiro Weidenfeller, Muller completou e ampliou a vantagem da equipe de Munique.

A equipe amarela mostra que sente falta de um dos seus melhores jogadores na temporada 2011/2012, o japonês Shinji Kagawa (negociado com o Manchester United-ING). Tanto que a sua primeira chance de gol veio apenas aos 14 minutos, em jogada de Gundogan, que passou para a conclusão errada do polonês Lewandowski.

Após os dois gols-relâmpago, o jogo ficou mais equilibrado e disputado no meio do campo, com três cartões amarelos a partir dali – dois para o Bayern (Luis Gustavo e Can) e um para o Dortmund (Schmelzer), e poucas chances de gol até o final da primeira etapa.

No segundo tempo, o Borussia Dortmund chegou atacando e conseguiu uma chance logo aos quatro minutos, com Lewandowski mandando a bola na trave em uma jogada de Grosskreutz. Aos sete, Pisczcek chutou forte de fora da área, mas o goleiro Neuer defendeu com tranquilidade.

Após 19 minutos, o técnico do Borussia Dortmund, Jurgen Klopp, tentou mudar a partida colocando Mario Gotze e Perisic em campo, nos lugares de Leitner e Grosskreutz. No entanto, a entrada de Schieber no lugar de Kuba que alterou a partida. Novo em campo, o atleta fez jogada pela direita e cruzou para Lewandowski, que diminuiu o marcador aos 30 da etapa final em falha do recém contratado Dante, zagueiro brasileiro que dormiu na marcação no lance.

Sentindo o melhor momento do time rival, o técnico do Bayern Jupp Heynckes recuou o time, tirando Ribery para colocar o zagueiro Tymoshchuk, e também substituiu Robben pelo meia Shaqiri. Ao Dortmund, então, faltou força para furar a retranca bávara nos minutos restantes, garantindo o primeiro título do Bayern de Munique na temporada.

UOL / http://esporte.uol.com.br/
Bayern München / http://www.fcbayern.de/

Manchester City vence o Chelsea e conquista a Supercopa da Inglaterra


O Manchester City derrotou o Chelsea por 3 a 2 neste domingo e conquistou a Supercopa da Inglaterra, torneio que reúne o último campeão inglês (City) e o atual campeão da Copa da Inglaterra (Chelsea). A partida, disputada no Villa Park, em Birmingham, marcou a quarta vez que o City levou o título da Supercopa.

Apesar do placar movimentado, o primeiro gol da partida só foi sair depois de 40 minutos de jogo, marcado pelo Chelsea. O brasileiro Ramires fez boa jogada e tocou para Fernando Torres, que empurrou para a rede. Dois minutos depois, no entanto, Ivanovic fez uma falta grave em Kolarov e foi expulso, esfriando os ânimos do Chelsea.

A superioridade númerica fez com que o City voltasse mais confiante na segunda etapa. Assim, aos oito minutos, após falha de Terry, Yaya Touré deixou tudo igual para a equipe de Manchester.

Logo depois, Carlitos Tevez fez grande jogada individual e virou a partida para o City. Aos 20 minutos, Nasri recebeu cruzamento de Kolarov e ampliou para os atuais campeões ingleses.

Ainda deu tempo de Bertrand descontar para o Chelsea, aos 35 minutos, mas o gol da equipe londrina não foi o suficiente para tirar a taça da cidade de Manchester.


ESPN.com.br
Agência Gazeta Press
Manchester City / http://www.mcfc.co.uk/