segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Messi e Wambach são os melhores do mundo

Nesta segunda-feira, 7 de janeiro de 2013, foi realizada na Kongresshaus de Zurique a cerimônia de entrega da Bola de Ouro FIFA 2012, que premiou a melhor jogadora e o melhor jogador do ano passado. Assim como nas edições anteriores, o evento reuniu a nata do esporte mais popular do globo em uma atmosfera semelhante à premiação do Oscar.

Na glamurosa festa, Lionel Messi foi premiado pela quarta vez seguida como o número um do mundo entre os homens, enquanto entre as mulheres Abby Wambach teve o seu talento reconhecido com o prêmio de Jogadora do Ano da FIFA 2012.

Para iniciar a festa, os convidados foram cumprimentados pelos presidentes da FIFA, Joseph S. Blatter, e da revista France Football, François Morinière. Após os discursos dos dois anfitriões do evento, subiram ao palco o ex-jogador holandês Ruud Gullit e a jornalista Kay Murray, que atuaram como mestres de cerimônia.

A simpática dupla logo apresentou os três candidatos e as três candidatas ao prêmio de melhor jogador e melhor jogadora do planeta, preparando o público para os momentos mais importantes da noite. Além disso, foram mostrados novamente no telão os três gols mais bonitos do ano, que concorreram ao Prêmio Puskás da FIFA.

Um time de craques e dois grandes treinadores
Então chegou a hora de o ídolo do futebol ucraniano Andriy Shevchenko subir ao palco para anunciar os nomes dos 11 melhores jogadores do planeta em 2012. Iker Casillas, Dani Alves, Marcelo, Gerard Piqué, Sergio Ramos, Andrés Iniesta, Xabi Alonso, Xavi Hernandez, Cristiano Ronaldo, Radamel Falcao e Lionel Messi receberam a honra de serem nomeados para a Seleção Mundial da FIFA/FIFPro e foram ovacionados pelo público presente.

A programação seguiu o seu curso com a ilustre presença do técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, que anunciou os nomes dos indicados ao prêmio de Treinadora do Ano da FIFA 2012 no futebol feminino e entregou o troféu a Pia Sundhage, campeã olímpica pelos Estados Unidos. A técnica aproveitou a presença de sua dupla de ataque – Alex Morgan e Abby Wambach – na plateia para cantar o trecho de uma música para homenagear suas jogadoras. "Sem vocês, não conseguiria", disse.

Scolari, que recentemente voltou a assumir o cargo de técnico da Seleção Brasileira, também entregou o prêmio de Treinador do Ano de 2012 no futebol masculino. Desta vez, a honra coube ao espanhol Vicente Del Bosque, campeão da UEFA Euro 2012 com a Fúria. "É um grande privilégio estar envolvido com a Federação Espanhola de Futebol, a comissão técnica e todos os treinadores. Gostaria de lembrar todos os treinadores que me influenciaram e fizeram parte de minha educação. Somos chamados para proteger o futebol e sua imagem", disse Del Bosque.

Beckenbauer recebe Prêmio Presidencial da FIFA
A noite prosseguiu com uma atração especial, e Blatter retornou ao palco para entregar o Prêmio Presidencial da FIFA. "O que me deixa especialmente impressionado no premiado de hoje é a sua humildade", afirmou o suíço. "Apesar das suas muitas premiações, ele manteve os pés no chão e permaneceu uma pessoa sem afetações, aberta, sincera e sociável."

Sob fortes aplausos, o presidente da FIFA premiou o ex-jogador alemão Franz Beckenbauer. "Durante os anos, recebi muitos prêmios como jogador ou treinador. Receber agora o Prêmio Presidencial da FIFA é algo bem diferente. Gostaria de agradecer ao presidente por se lembrar de mim com este prêmio, que me deixa exultante", declarou o Kaiser.

Enquanto os últimos votos da eleição do gol mais bonito eram apurados, foi feita a entrega do Prêmio FIFA Fair Play, concedido à Federação Uzbeque de Futebol. O prêmio foi um reconhecimento à seleção e aos clubes do Uzbequistão pela lealdade demonstrada ao longo do último ano nos torneios organizados pela Confederação Asiática de Futebol.

O grande momento
A entrega do Prêmio Puskás da FIFA foi feita por uma personalidade muito carismática: Carlos Valderrama. El Pibe é considerado o melhor jogador colombiano de todos os tempos e não ficou na memória dos torcedores apenas pela vasta cabeleira, mas também pelo seu futebol muito vistoso e eficiente. O craque foi o responsável por fazer o anúncio do resultado da votação dos usuários do FIFA.com, que ao longo dos últimos meses elegeram o gol de Miroslav Stoch como o mais bonito de 2012.

A festa da Bola de Ouro FIFA se encaminhava para o seu momento mais importante, mas antes disso a cantora escocesa Amy MacDonald apresentou uma canção do seu novo álbum "Life in a Beautiful Light". A artista, famosa torcedora do Rangers de Glasgow, continuou entretendo os presentes com a música "Slow It Down", dando alguns minutos de calma aos nomeados a Jogador e Jogadora do Ano da FIFA 2012.

De fato, Alex Morgan, Abby Wambach e Marta pareciam tranquilas observando o presidente da FIFA e a goleira americana Hope Solo, que abriram juntos o envelope com o nome da Jogadora do Ano da FIFA 2012. Wambach mal conseguia acreditar quando foi anunciado que o prêmio seria concedido a ela. "Realmente não podia esperar por isso. Obrigado a Pia e à comsisão técnica. É importante ressaltar que vencer qualquer prêmio individual é o resultado total do time em que você joga. Nunca marquei um gol sem receber o passe de alguma companheira."

Pouco antes das 20h, a emoção era perceptível na Kongresshaus, já que havia chegado o momento mais esperado da noite: o anúncio do ganhador da Bola de Ouro FIFA 2012. Coube ao ex-jogador da seleção italiana Fabio Cannavaro a honra de entregar o cobiçado troféu para Lionel Messi. O melhor jogador dos últimos 12 meses cumprimentou o público presente e os torcedores com as seguintes palavras: "Para falar a verdade, isso é realmente inacreditável. O quarto prêmio que eu recebi é muito grande para se colocar em palavras", disse. "Gostaria de agradecer meus companheiros de Barcelona. Iniesta, tem sido um prazer jogar e treinar ao seu lado. Também gostaria de agradecer a meus amigos da seleção argentina. A minha esposa e meu filho também. Obrigado."

Para concluir a emocionante cerimônia de festa da Bola de Ouro FIFA 2012, todos os premiados e premiadas da festa subiram juntos ao palco para encerrar com chave de ouro essa noite maravilhosa.

FIFA / http://pt.fifa.com/
Foto: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre