quinta-feira, 5 de junho de 2014

União Frederiquense atropela o Brasil de Farroupilha e conquista o acesso para o Gauchão de 2015

Um novato figurará entre equipes tradicionais, como a dupla Gre-Nal, no Gauchão de 2015. Fundado em agosto de 2010, o União Frederiquense bateu o Brasil de Farroupilha na repescagem da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho e garantiu a terceira vaga na elite estadual do ano que vem. Uma classificação histórica. O clube de Frederico Westphalen perdeu o jogo de ida, no Vermelhão da Colina, por 2 a 1 e precisava reverter o resultado fora. Fez mais: atropelou. Sob forte chuva, aplicou 3 a 0 no Dragão em pleno Estádio das Castanheiras, com gols de Leandro Rodrigues, Paulinho Macaíba e Diego Miranda.

União Frederiquense arrasador na primeira etapa 

Com a vantagem obtida na primeira partida e a possibilidade de perder por um gol de diferença em casa, o Brasil-Fa acabou traído pela postura defensiva da equipe, escalada no 3-6-1 pelo técnico Suca. Diante de um adversário recuado, o União Frederiquense logo tomou a iniciativa da partida e dominou as ações ofensivas graças à habilidade dos meia Diego Miranda e do lateral-esquerdo Ronaldinho Gramadense. Logo aos seis minutos, o camisa 10 fez grande jogada pela esquerda e chutou cruzado, para grande defesa do goleiro Rodrigo Feijão.

Apesar do ímpeto ofensivo, o Leão tinha dificuldades para penetrar na defesa adversária. O primeiro gol veio de uma das principais armas da equipe no campeonato: a bola parada. Aos 33, Ronaldinho Gramadense cobrou falta na cabeça de Leandro Rodrigues, que mandou forte, no canto.

Desestabilizado após sofrer o gol, o Brasil-Fa se lançou em busca do empate com muita afobação e pouca organização em seu meio –campo. Acabou cedendo espaços aos adversários, que aproveitaram um contra-ataque para encaminhar a vaga no Gauchão em 2015. Aos 38, Gramadense escapou em velocidade pela esquerda e cruzou para o meio da área, na medida para Paulinho Macaíba. O centroavante só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Confusão na arquibancada e lambança do goleiro selam a classificação 

Desesperado na busca pelo empate, o Brasil-Fa voltou para a segunda etapa com duas alterações: os atacantes Rodrigo Zeferino e Rafael Xavier, nas vagas do zagueiro Giordano e do lateral Jocenir. O Dragão se lançou ao ataque, mas viu a pressão ser frustrada por uma lambança do setor defensivo.

Aos oito, a bola foi recuada ato goleiro Rodrigo Feijão que, ao tentar a reposição, acabou chutando contra Diego Miranda. O meia teve tranquilidade para dominar a bola e empurrar para o gol vazio. Com o 3 a 0 no placar e a classificação encaminhada, o União Frederiquense não teve dificuldades para conter o adversário que se deixou abater com o golpe.

O nervosismo do Brasil-Fa em campo se transferiu para a arquibancada. Diante do resultado frustrante, os torcedores passaram a atirar objetos ao gramado e a tentar derrubar o alambrado. A confusão só cessou com a intervenção da Brigada Militar. Aos 42, o goleiro Lúcio ainda fez milagre em cabeceio de Rafael Xavier, em uma das únicas chances dos donos da casa. Já era tarde demais para o Dragão, que viu o União Frederiquense comemorar a classificação no Estádio das Castanheiras.

No sábado, Ypiranga-RS e Avenida se enfrentam no Colosso da Lagoa, em Erechim, pelo segundo jogo da final da Divisão de Acesso. Os donos da casa venceram o a partida da ida por 1 a 0 e jogam pelo empate. As duas equipes já garantiram vaga na elite em 2015.

GloboEsporteRS
Foto: Porthus Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre