sábado, 7 de dezembro de 2013

Croácia na Copa do Mundo

A Croácia tem sido apontada como uma das seleções mais fortes, desde a separação da Iugoslávia, no início dos anos de 1990.

A seleção Croata já disputou 3 Copas do Mundo tendo a melhor posição em 1998. Conquistou do 3º lugar após uma vitória sobre a Holanda na decisão do terceiro lugar.

França 1998
A Croácia chegou na Copa da França com uma campanha regular conseguindo o segundo lugar do grupo 1 nas eliminatórias europeias (com um ponto a mais que o terceiro colocado - a Grécia, tendo que disputar a repescagem contra a Ucrânia. Venceu o primeiro jogo por 2 a 0 na cidade de Zagreb e empatou o segundo por 1 a 1 em Kiev.
Chegando a competição pela primeira vez a Cróacia entrou no Grupo H que tinha Argentina, Jamaica e Japão. Conseguiu o segundo lugar, com tranquilidade e antecedência (na segunda rodada) , após vencer na estreia por 3 a 1 a Jamaica e o Japão na segunda por 1 a 0. Mas fechou a fase com uma derrota de 1 a 0 para a Argentina. Assim, conquistou seis pontos, marcou quatro gols e sofreu dois. Na fase final, os croatas surpreenderam. Nas oitavas de final, com uma vitória por 1 a 0 sobre a Romênia, que foi cabeça de chave e líder do grupo G. Nas quartas uma grande exibição e mais uma vitória, agora sobre a forte Alemanha por 3 a 0. E assim chegou a semi-final onde perdeu para os donos da casa por 2 a 1. Essa derrota não abalou o time que chegou a disputa do terceiro lugar contra a Holanda. Venceu por 2 a 1 e assim fechou com “chave de ouro” a histórica campanha.
O time não chegou a final mas teve o artilheiro da Copa: Davor Šuker com 6 gols

Coréia do Sul/Japão 2002
A Seleção croata melhorou sua participação nas Eliminatórias e conseguiu chegar a mais uma Copa. Foi líder do grupo 7 de forma invicta (com 5 vitórias e 3 empates) fazendo 18 pontos em uma chave que contava com Bélgica, Escócia, Letônia e San Marino.
Mas não obteve o mesmo rendimento na Copa do Mundo. Com um desempenho fraco, perdeu para o México na estreia por 1 a 0, surpreendeu a Itália vencendo por 2 a 1 e perdeu para o último do grupo, o Equador, por 1 a 0. Assim, terminou a sua presença em terceiro lugar com três pontos.

Alemanha 2006
Outra bela campanha nas Eliminatórias, mais uma vez liderando o grupo 8 e de forma invicta (7 vitórias e 3 empates). Fez 21 pontos, a maior pontuação que conseguiu em eliminatórias. A chave também continha a Suécia, Bulgária, Hungria, Islândia e Malta
Na Copa do Mundo, formou o grupo F com Brasil, Austrália e Japão. Desta vez, os croatas não conseguiram vencer nenhum jogo. Perderam para o Brasil na estreia por 1 a 0 e empataram com a Austrália por 0 a 0 e o Japão por 2 a 2. Terminou em 3º no grupo e em 22º na classificação geral.

Wikipédia / http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre