terça-feira, 15 de maio de 2012

Neymar é o artilheiro, o craque e o Cara do Paulistão 2012


O torcedor também participou da cerimônia que premiou os melhores jogadores do Paulistão Chevrolet 2012 e elegeu Neymar, atacante do Santos como “o cara” do Paulistão. A eleição foi fruto de uma parceria entre a Federação Paulista de Futebol e o Globoesporte.com.

Grande nome da competição, Neymar brilhou nos gramados de todo o estado. Estreando apenas na quarta rodada, o atacante participou de 16 jogos do Santos, balançando as redes 20 vezes, o que rendeu uma excelente média de 1,25 gols por partida.

A votação que elegeu “o cara” do Paulistão aconteceu pela internet e foi dividida em duas etapas. Na primeira, os torcedores escolheram os três melhores entre Giancarlo (Bragantino), Paulinho (Corinthians), Fumagalli (Guarani), Xuxa (Mirassol), Hernane (Mogi Mirim), Marcos Assunção (Palmeiras), Renato Cajá (Ponte Preta), Neymar (Santos) e Lucas (São Paulo).  Depois de quase 300 mil votos, ficaram apenas Neymar, Lucas e Paulinho na grande decisão.

Craque e artilheiro insaciável e histórico

Quando a temporada de 2012 começou, Neymar da Silva Santos Júnior tinha 81 gols marcados com a camisa do Santos Futebol Clube. A essa altura, o craque ocupava a 27ª colocação entre os artilheiros do time da Vila Belmiro. Contando apenas a fase Pós-Pelé, o atacante era o sexto colocado, atrás de Kleber Pereira, Robinho, Juary, Serginho e João Paulo.

Neymar é um destruidor de marcas. O jogador começou o Paulistão Chevrolet 2012 com a expectativa de marcar o 100º de sua carreira, o também 100º vestindo o manto alvinegro, além de galgar posições entre os maiores goleadores santistas.

Na sua segunda partida na competição, no clássico contra o Palmeiras, Neymar marcou de cabeça seu primeiro gol no certame. O Santos perdeu o jogo por 2 a 1, mas o tento anotado pelo craque foi o centésimo de sua carreira, completando o cruzamento do amigo PH Ganso.

As outras marcas pessoais do jogador foram caindo, uma a uma. No clássico contra o São Paulo, na semifinal, ele marcou o gol de número 102 pelo time da Baixada, igualando o atacante Juary. Na comemoração, uma homenagem ao antigo alvinegro, correndo em volta da bandeirinha de escanteio. No primeiro jogo da decisão, contra o Guarani, ele marcou por mais duas vezes, alcançando Serginho Chulapa e João Paulo, até então os maiores goleadores depois que o Rei deixou o Santos.

Na segunda partida da decisão, novamente a joia santista marcou duas vezes, chegando à expressiva marca de 20 gols na competição. A última vez que um jogador atingiu a casa dos 20 gols foi em 1996, quando o meia Giovanni, também do Santos, marcou 24 vezes.

Sendo o goleador máximo do Paulistão, o craque quebrou outra escrita: desde o biênio 1997/1998, quando o São Paulo teve Dodô, com 19 gols, e França, com 12, na artilharia, nenhum clube havia emplacado o artilheiro por dois anos seguidos. Neymar, portanto, sucede Elano, que no Paulistão do ano passado fez 11 gols também vestindo a camisa do Santos.

Para se ter uma idéia da dificuldade do feito, é a quarta vez que isso acontece depois da Era Pelé, quando o Santos fez o artilheiro por 10 vezes seguidas (1957/1966). Desde 1983/1984 o Santos não repetia o artilheiro (Serginho). O outro time a repetir o goleador da competição foi o Guarani (1989/1990), com Celinho e Rubens.

Neymar fez gols de quase todos os jeitos: de pênalti, driblando o goleiro, levando meio time adversário, de fora da área, de dentro, de cabeça, de pé esquerdo, de pé direito. Dos 16 jogos em que participou ao longo da competição, deixou sua marca em 11, incluindo os seis últimos, atingindo uma média pessoal de 1,25 gol por partida.

Com o camisa 11 em campo, o Santos teve um aproveitamento de 69,4% dos pontos disputados. Sem ele, o desempenho caiu para 66,7%. O número de gols também aumentou com o craque em campo. Dos 59 gols marcados ao longo da competição, 46 sairam nas partidas em que ele foi escalado. Dos quais, além dos 20 marcados, dez com assistências suas e outros nove com a bola passando pelos seus pés, ou seja, ou seja, apenas sete dos 46 não tiveram a sua participação.

Com 108 tentos anotados pelo Santos, faltam 43 gols para que Neymar entre no Top 10 dos artilheiros santistas de todos os tempos, igualando Tite, ídolo das décadas de 1950 e 60, que fez 51 nos seus quase 10 anos de Vila Belmeiro. Ainda com o Campeonato Brasileiro para se jogar e a Taça Libertadores da América estando nas quartas-de-final, sem contar a possibilidade de jogar o Mundial de Clubes e a Recopa Sulamericana, não será surpresa se o insaciável atacante atingir também essa marca e se firmar ainda mais na história do Glorioso Alvinegro Praiano.

Federação Paulista de Futebol / http://futebolpaulista.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre