domingo, 15 de maio de 2011

Ajax conquista o 30° título holandês

O Ajax conquistou neste domingo seu 30º título holandês, o primeiro desde a temporada 2003-2004. O clube de Amsterdã, dirigido pelo ex-zagueiro Frank de Boer, faturou a taça ao vencer o Twente, que também brigava diretamente pelo título, por 3 a 1, na Amsterdam Arena.

A vitória deixou o Ajax com 73 pontos, dois a mais que o Twente, que ficou com o vice-campeonato. Os dois clubes estão classificados para a próxima Liga dos Campeões.

A partida foi bastante movimentada. Precisando vencer, o Ajax pressionou desde o início, mas parava nas finalizações ruins ou no goleiro Mihaylov. Até que, aos 23 minutos, após cruzamento da direita, Siem de Jong foi oportunista e finalizou de primeira, sem chances para Mihaylov.

No começo da segunda etapa, numa falha defensiva do Twente, Landzaat cortou errado uma bola e acabou marcando contra, ampliando para os donos da casa. Entretanto, o Twente reagiu imediatamente, com um belo gol de Theo Janssen.

O Twente, então, passou a pressionar mais, mas quem acabou marcando o terceiro foi o Ajax. Siem de Jong, novamente, aproveitou passe de Christian Eriksen para fechar o placar e garantir o título.

Na outra partida importante da última rodada, o PSV ficou no empate sem gols com o Groningen, na casa do adversário. Caso vencesse, o time de Eindhoven ficaria com o vice-campeonato e uma vaga na Liga dos Campeões. Com o terceiro posto, sobrou apenas a Liga Europa. Já o Groningen, com uma vitória, ficaria com uma vaga direta na LE, mas terá que disputar playoffs para tal.

A segunda vaga na Liga Europa ficou com o AZ, que mesmo perdendo para o Utrecht por 5 a 1, foi favorecido pelo empate do Groningen.

As outras equipes que disputarão os playoffs por uma vaga na LE serão Roda JC, ADO Den Haag e Heracles.

Na parte de baixo da tabela, o Willem II já estava rebaixado, com apenas 15 pontos, e o VVV Venlo estava garantido nos playoffs de acesso e descenso. Já o Excelsior precisava tirar uma diferença de seis gols para o Vitesse no confronto direto para evitar a disputa dos playoffs. E a equipe de Roterdã quase conseguiu. Venceu por 4 a 1, mas ficou com os mesmos 35 pontos do rival, mas com dois gols de saldo a menos.

Excelsior e VVV se juntam na segunda etapa dos playoffs de acesso e descenso, juntamente com Volendam, Zwolle, Cambuur, Helmond Sport, Veendam e Den Bosch, que jogam em mata-mata simples para definir os dois clubes que sobram e disputarão a primeira divisão na próxima temporada.

A artilharia do torneio ficou com o belga Björn Vleminckx, com 23 gols, seguido pelo russo Dmitri Bulykin, do ADO Den Haag, com 21, e pelo dinamarquês Mads Junker, do Roda JC, com 20.
Trivela
Foto: Ajax.nl/ Gerard van Hees
Site oficial / Ajax.nl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre