quarta-feira, 16 de junho de 2010

Zebra em Durban: Suíça derruba Espanha

Durban foi o palco da primeira grande zebra da Copa do Mundo. Nesta quarta-feira, a Espanha foi derrotada pela Suíça por 1 a 0, apesar de dominar todo o jogo e ter mais posse de bola. A vitória quebrou uma invencibilidade de 18 jogos dos espanhóis.

A Espanha veio para a partida sem o atacante Fernando Torres, que começou no banco de reservas,enquanto a Suíça estava sem o atacante Alexander Frei, contundido, que foi substituído por Eren Derdiyok.

Sem Torres, a Espanha optou por jogar com cinco meio-campistas. Sergio Busquets ficou como volante, Xabi Alonso avançava um pouco no centro, Xavi armava o jogo e David Silva e Andrés Iniesta tinham liberdade para avançarem como meias mais ofensivos e caindo pelas pontas. A Suíça começou com duas linhas de quatro definidas, com dois atacantes isolados à frente.

Os espanhóis começaram como se esperava: domínio completo da posse de bola. Aos 16 minutos, chegou a 83%. A Suíça praticamente não conseguiu pegar na bola. Esse domínio diminuiu ao passar do segundo tempo, com a Espanha dando mais campo à Suíça e tentando aproveitar o espaço deixado.

Aos 29 minutos, Andrés Iniesta recebeu grande lançamento, tentou a finta e sofreu a falta. Xavi bateu e a bola esbarrou na barreira e foi para fora.

Em um contra-ataque aos seis minutos do segundo, a Suíça que chegou ao gol. Em chute para frente do goleiro Diego Benaglio, Derdiyok desviou de cabeça, tabelou, dividiu com Iker Casillas e Gerard Piqué e a bola sobrou para Gelson Fernandes tocar para o fundo da rede.

Em seguida, Vicente Del Bosque fez duas alterações. Colocou em campo Fernando Torres e Jesús Navas nos lugares de Busquets e Silva. O time melhorou e passou a criar mais chances, especialmente pelos lados do campo.

Por duas vezes, a Espanha qause marcou. Xabi Alonso tentou de fora da área, a bola foi desviada. Piqué, em rebote de escanteio, bateu para marcar, mas a bola explodiu na zaga. Torres também teve chance, mas demorou para finalizar e acabou travado. Já com 33 minutos, Navas bateu de fora da área e assustou.

A Espanha chegou a 23 finalizações contra apenas oito da Suíça, com 63% de posse de bola. A pressão foi até o final da partida, com seis minutos de acréscimos dados por Howard Webb.

Ficha técnica

Espanha 0x1 Suíça

Local: Estádio Moses Mabhida, Durban
Data: 16/06, quarta-feira
Árbitro: Howard Webb (ING)
Cartões Amarelos: Reto Ziegler, Stephane Grichting e Diego Benaglio (Suíça)
Gol: Gelson Fernandes aos 6’/2T

Espanha
1-Iker Casillas; 15-Sergio Ramos, 5-Carles Puyol, 3-Gerard Piqué e 11-Joan Capdevila; 16-Sergio Busquets (9-Fernando Torres aos 16’/2T) e 14-Xabi Alonso; 21-David Silva (22-Jesús Navas aos 16’/2T), 8-Xavi e 6-Andrés Iniesta (18-Pedro aos 31’/2T); 7-David Villa. Técnico: Vicente del Bosque.

Suíça
1-Diego Benaglio; 2-Stephan Lichtsteiner, 4-Philippe Senderos (5-Steve Von Bergen aos 35’/1T), 13-Stephane Grichting e 17-Reto Ziegler; 7-Tranquillo Barnetta (22-Mario Eggiman aos 46'/2T), 8-Gökhan Inler, 6-Benjamin Huggel e 16-Gelson Fernandes; 10-Blaise N'Kufo e 19-Eren Derdiyok (15-Hakan Yakin aos 33’/2T). Técnico: Ottmar Hitzfeld.

Foto: EFE
Trivela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre