domingo, 13 de junho de 2010

Gana vence Sérvia no final do jogo

A seleção de Gana é a primeira africana a vencer na Copa do Mundo de 2010. Os ganeses venceram a Sérvia por 1 a 0 no Loftus Versfeld, em Pretória, e largam na frente no grupo D do Mundial.
Depois da África do Sul empatar na abertura da Copa e a Nigéria ser derrotada pela Argentina, os ganeses foram os terceiros africanos a entrarem em campo na primeira Copa realizada no continente.
A Jabulani pareceu continuar sua vingança contra os jogadores da Copa, que tanto a criticaram antes da competição. Diversas vezes na partida os jogadores não conseguiram dominar bolas fáceis.
Logo na saída de bola, aos nove segundos, Marko Pantelic arriscou chute de fora da área, mas mandou a bola fora. Aos três minutos, Asamoah Gyan bateu falta com perigo. Gana ficou levemente superior quando passou a atacar mais, com Kwadwo Asamoah, que chutou cruzado por perigo. Kevin Prince Boateng tentou uma boa jogada aos 20 minutos, pedalando para cima do zagueiro e batendo cruzado para a área, mas a bola ficou nas mãos de Vladimir Stojkovic.
A Sérvia passou a se soltar mais no jogo, com Pantelic chutando novamente de fora da área e assustando o goleiro. Aos 32 minutos, foi a vez de Dejan Stankovic chutar de fora da área e o goleiro Richard Gingston bater roupa e quase soltar a bola no meio da área.
No segundo tempo, o jogo melhorou e mais chances passaram a ser criadas. Gana chegou pela direita e criou a melhor chance do jogo. Em cruzamento de Tagoe, Andre Ayew cabeceou para fora, livre. Em seguida, o lance de Pantelic pela direita que cruzou para Zigic cabecear para defesa da Kingston.
Virou um duelo aéreo. Em cobrança de lateral, Gana jogou a bola na área e Asamoah Gyan cabeceou no pé da trave. Os dois times passaram a tentar atacar com mais velocidade e Radomir Antic mudou o time, para tornar mais ofensivo: trocou Milijas por Kuzmanovic.
Aos 28 minutos do segundo tempo, a Sérvia ficou com um a menos. Aleksandar Lukovic foi expulso. Foi a terceira expulsão da Copa em seis jogos disputados.
Apesar de ter um homem a menos em campo, foi a Sérvia que teve grande chance de gol. Danko Lazovic ganhou bola na linha de fundo e rolou rasteiro para Pantelic, que furou e Milos Krasic chegou batendo. A bola explodiu em Kingston.
Aos 37 minutos, em um cruzamento para a área, Zdravko Kuzmanovic usou o braço para afastar a bola. Héctor Baldassi marcou o pênalti. Asamoah Gyan basteu e marcou para determinar a primeira vitória de uma seleção africana na Copa.
O atacante ainda teve nova chance para marcar aos 47 minutos do segundo tempo, em contra-ataque que o jogador bateu colocado e a bola tocou a trave.
Ficha Técnica
Local: Estádio Loftus Versfeld, Pretória
Data: 13/06, domingo
Árbitro: Hector Baldassi (ARG)
Gol: Asamoah Gyan (GHA), 38’/2ºT
Cartões Amarelos: Nicola Zigic (SRB), Aleksandar Lukovic (SRB), Isaac Vorsah (GHA)
Sérvia
1-Vladimir Stojkovic, 6-Branislav Ivanovic, 5-Nemanja Vidic, 13-Aleksandar Lukovic e 3-Aleksandar Kolarov; 17-Milos Krasic, 10-Dejan Stankovic, 11-Nenad Milijas (22- Zdravko Kuzmanovic aos 17’/2ºT) e 14-Milan Jovanovic (20-Neven Subotic aos 31’/2ºT); 15-Nikola Zigic (8-danko Lazovic aos 25’/2ºT) e 9-Marko Pantelic. Técnico: Radomir Antic.
Gana
22-Richard Kingson, 4-John Pantsil, 14-Isaac Vorsah, 5-John Mensah e 2-Hans Sarpei; 6-Anthony Annan, 23-Kevin-Prince Boateng (19-Lee Addy aos 45'/2ºT), 12-Prince Tagoe, 21-Kwadwo Asamoah (10-Stephen Appiah 28’/2ºT)e 13-Andre Ayew; 3-Asamoah Gyan (20-Quincy owosu-Abeyie aos 47'/2ºT). Técnico: Milovan Rajevac. 
Trivela
Foto: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre