terça-feira, 15 de junho de 2010

No sofrimento, Brasil vence a primeira

Foi mais sofrido do que muita gente imaginava. Nesta terça-feira, no estádio Soccer City, em Joanesburgo, o Brasil estreou na Copa do Mundo da África do Sul e derrotou a Coreia do Norte por 2 a 1.

Presa na marcação norte-coreana, a Seleção Brasileira passou toda a primeira etapa sem marcar. Abriu o placar somente no segundo tempo, e mesmo assim, no final, ainda conseguiu levar uma certa pressão do adversário. Com o resultado, o Brasil lidera isolado o Grupo G, com três pontos, à frente de Portugal e Costa do Marfim, ambos com um.

A Seleção começou tomando a iniciativa do jogo. Robinho, principalmente, era quem mais tentava as jogadas individuais. O primeiro chute a gol veio aos seis minutos, mas Elano, de fora da área, mandou para longe. Após os dez minutos, porém, a empolgação inicial se transformou em um pouco de afobação, com os jogadores chutando de qualquer modo ao gol. Com isso, a Coreia do Norte conseguiu trocar algumas bolas no meio e no ataque.
Aos 20 minutos, Robinho recebeu um bom passe pela direita da área. O jogador do Santos dominou a bola, girou sobre o marcador e chutou. Ri Myong Guk, bem colocado, defendeu sem problemas. Quatro minutos depois, foi a vez de Jong Tae Se assustar a defesa brasileira. Pela esquerda, ele driblou Juan, mas na sequência chutou cruzado, forte demais, e a bola subiu muito.
Até então, os norte-coreanos, com uma linha de cinco defensores atrás, marcavam muito bem os brasileiros. Kaká, preso no meio da marcação, pouco aparecia. As ligações da defesa ao ataque ficavam restritas aos volantes e laterais.
Aos 31, novamente a Coreia do Norte voltou a criar uma boa jogada. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Hong Young Jo, que fintou Lúcio e tocou para Ri Kwang Chon, na entrada da área, chutar rasteiro, fraco, para fora. Dois minutos depois, finalmente o Brasil chutou de longe com perigo. Michel Bastos arriscou, a bola desviou na zaga adversária, e passou perto do ângulo.
Até o final do primeiro tempo, o cenário pouco mudou. O Brasil pressionava, mas a Coreia do Norte marcava muito bem – e criava, de vez em quando, algum contra-ataque. No intervalo, as estatísticas mostravam o domínio brasileiro na posse de bola (66% x 34%), mas o equilíbrio nos chutes ao gol (9 x 6).
Dunga não fez nenhuma alteração no intervalo e a Seleção voltou para o segundo tempo com a mesma escalação e os mesmos problemas.
Aos cinco minutos, após um vacilo da defesa norte-coreana, Robinho criou boa jogada pelo meio, mas teve o chute travado. Na sobra, Kaká dominou e foi derrubado perto da meia-lua. Na cobrança da falta, Michel Bastos chutou forte e a Jabulani pegou efeito demais e saiu pela esquerda.
Empolgado novamente, como no início do jogo, o Brasil foi pra cima. Aos sete minutos, foi a vez de Robinho chutar com perigo. Nos contra-ataques, porém, a Coreia do Norte conseguia criar algumas oportunidades – cenário muito parecido com o da primeira etapa.
Finalmente, aos nove minutos, o Brasil conseguiu abrir o placar. Felipe Melo, que fazia ótimo jogo, virou da esquerda para a direita, em grande lançamento. Elano dominou, Maicon passou em velocidade e recebeu o passe em profundidade. Olhando para o chão, chutou forte, cruzado. A bola pegou efeito – a Jabulani, desta vez, ajudou – e enganou o goleiro norte-coreano.
Atrás no placar, a Coreia do Norte precisou sair mais para o jogo e, naturalmente, deu mais espaços atrás. Aos 18 minutos, Robinho tocou para Luís Fabiano, dentro da área, dominar e chutar por cima a chance de ampliar. O placar aumentou pouco tempo depois. Aos 26, Robinho, de novo, voltou para buscar o jogo e fez lindo passe para Elano, por trás da linha de cinco defensores norte-coreanos, tocar com categoria para o fundo do gol.
Com a vitória aparentemente garantida, o Brasil se manteve no ataque, buscando ampliar a vantagem. Aos 32 minutos, Robinho tentou marcar o dele, chutando de longe, mas a bola subiu demais – outra vez. Na sequência, Nilmar, que acabara de entrar no lugar de Kaká, também arriscou de fora da área.
Aos 40 minutos, no entanto, Jong Tae Se recebeu longo lançamento, ganhou na corrida de Juan, mas na hora do chute, o zagueiro brasileiro se recuperou e tocou a bola para a linha de fundo. Três minutos depois não teve jeito. Ji Yum Nam dominou pela esquerda da área, passou por Lúcio, que chegou atrasado, e chutou cruzado, sem chances para Julio Cesar.
No final das contas, a vitória brasileira foi, obviamente, merecida. Dominou toda a partida, criou mais oportunidade e é muito superior ao time norte-coreano. O jogo serviu, porém, para ver algumas falhas e detalhes que precisam ser corrigidos para o restante da Copa do Mundo.
Ficha técnica
Brasil 2x1 Coreia do Norte
Local: Estádio Ellis Park, Joanesburgo
Data: 13/06, terça-feira
Árbitro: Viktor Kassai (HUN)
Público: 54.331
Gols: Maicon aos 9’/2T e Elano aos 26’/2T (Brasil); Ji Yum Nam aos 44’/2T (Coreia do Norte)
Cartão amarelo: Ramires (Brasil)
Brasil
1-Julio Cesar, 2-Maicon, 3-Lúcio, 4-Juan e 6-Michel Bastos; 8-Gilberto Silva, 5-Felipe Melo (18-Ramires aos 38’/2T), 8-Elano (13-Daniel Alves aos 27’/2T) e 10-Kaká (21-Nilmar aos 32’/2T); 9-Luis Fabiano e 11-Robinho. Técnico: Dunga.
Coreia do Norte
1-Ri Myong Guk, 2-Cha Jong Hyok, 13-Pak Chol Jin, 3-Ri Jun Il, 5-Ri Kwang Chon e 8-Ji Yum Nam; 11-Mun In Guk (6-Kim Kum Il aos 34’/2T), 17-An Yong Hak e 4-Pak Nam Chol; 9-Jong Tae Se e 10-Hong Young Jo. Técnico: Kim Jong Hun.
Trivela
Foto: Reuters

5 comentários:

  1. Amigo Roberto.
    Achei que foi um jogo fácil, o Brasil não fez força para vencer por 2x1 a graca Coréia do norte.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Só passando p/ agradecer por ser
    um seguidor do meu blog

    e o jogo Brasil não jogou bem, mas ganhou e o resultado é o que importa, neh?!

    Visita lá
    www.macarennah.blogspot.com
    www.meioambienteelegal.blogspot.com
    =***

    ResponderExcluir
  3. Orlando não gostei da atuação da nossa seleção, apenas o Robinho procurou criar algumas jogadas, espero que contra a costa do marfim seja diferente.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Macarenna muito obrigado pela visita, seu blog é muito interessante.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Joguinho básico... não vi nada de espetacular...mas vamos na fé!

    PS.: hahahaha até assustando amigo com a vuvuzela???... mas é pra isto mesmo! hahahahahaha

    bjssssssssss

    ResponderExcluir

Obrigado!Volte Sempre