quinta-feira, 17 de junho de 2010

Grécia vira e vence a primeira em Mundiais

A Grécia conseguiu a sua primeira vitória em Copas do Mundo, depois de quatro partidas sem sequer conseguir marcar um gol e ficar sem ponto algum. Nesta quinta-feira, no estádio Free State, em Bloemfontein, o time saiu perdendo para a Nigéria por 1 a 0, mas ficou com um homem a mais em campo ainda no primeiro tempo e pressionou os africanos para conseguir a virada.
O jogo começou com as duas equipes sem atacar muito, tocando a bola com certa tranquilidade. Konstantinos Katsouranis tentou um chute do meio-campo, no estilo “gol que o Pelé não marcou”, mas Enyeama estava atento, aos 11 minutos, e fez a defesa. Mas foi a Nigéria abriu o placar aos 15 minutos. Kalu Uche bateu falta, a bola pingou e o goleiro grego Alexandros Tzorvas inexplicavelmente caiu para o lado oposto, e a bola entrou.
A Nigéria passou a tocar mais a bola e dominar a partida. O cenário mudou quando Sani Kaita, em uma disputa na Vassilios Torosidis, tentou agredir o adversário. O juiz expulsou o nigeriano de forma direta. Imediatamente, Otto Rehhagel tirou um dos zagueiros para colocar o atacante Giorgios Samaras no ataque.

Aos 38, a Grécia teve grande chance. Em jogada trabalhada pelo meio com Giorgios Karagounis tocou, Konstantinos Katsouranis passou de primeira para Dimitrios Salpingidis, que chutou para defesa de Vincent Enyeama. Dois minutos depois, nova chance em escanteio. Samaras tentou o chute de chaleira no meio da área, depois de passar pela primeira trave, e Taye Taiwo conseguiu tirar, em cima da linha.
A pressão grega funcionou aos 43 minutos. Ótima troca de passes na frente da área nigeriana, Katsouranis recebeu dentro da área e ajeitou com carinho para Salpingidis encher o pé. A bola ianda desviou em Lukman Haruna e enganou o goleiro Enyeama.
O segundo tempo começou com a Grécia exatamente como terminou o primeiro: tentando ir ao ataque. Popr duas vezes, cruzou bolas perigosas para dentro da área nigeriana antes dos três minutos. A equipe africana chegou perto novamente do gol com Uche, que chegou pela esquerda e, ao tentar o cruzamento, quase marca direto.
Aos 13, a Grécia teve outra grande chance. Em lançamento para a área, Joseph Yobo cortou mal e Gekas teve chance clara de gol, mas Eneyama fez grande defesa. No contra-ataque, Chinedu Obasi carregou a bola contra só um zagueiro grego e tocou para Yakubu Aiyegbeni. O camisa 8 bateu, mas Tzorvas fez grande defesa. No rebote, com gol aberto, Obasi pegou mal e mandou para fora.
Em cobrança ensaiada de escanteio aos 23 minutos, Enyeama fez nova intervenção milagrosa. Cobrança ensaiada de Karagounis na entrada Salpingidis, que levantou para Samaras cabecear bem e o goleiro nigeriano espalmar para escanteio.
O goleiro, porém, seria decisivo logo em seguida, mas para o lado oposto. Em chute de Tziolis de fora da área no rebote do escanteio, Enyeama falhou feio e soltou a bola, e Vassilos Torosidis tocou para o fundo do gol, marcando o gol da vitória grega, a primeira em sua história nas Copas do Mundo.

Ficha técnica
Grécia 2x1 Nigéria
Local: Estádio Free State, Bloemfontein
Data: 17/06, quinta
Árbitro: Oscar Ruiz (COL)
Público: 32.593 pessoas
Gols: Kalu Uche aos 15’/1T (Nigéria); Dimitrios Salpingidis aos 43’/1T e Vassilios Torosidis 25’/2T (Grécia)
Cartões Amarelos: Chinedu Obasi (Nigéria); Sokrates Papastathopoulos, Alexandros Tziolis, Georgios Samaras (Grécia)
Cartão vermelho: Sani Kaita (Nigéria)
Grécia
12-Alexandros Tzorvas; 11-Loukas Vyntra, 19-Sokratis Papastathopoulos (7-Giorgios Samaras aos 36’/1T), 8-Avraam Papadopoulos e 16-Sotirios Kyrgiakos; 6-Alexandros Tziolis, 21-Konstantinos Katsouranis, 15-Vassilios Torosidis, 10-Giorgos Karagounis e 14-Dimitrios Salpingidis; 17-Theofanis Gekas (18-Sotiris Ninis aos 34’/2T). Técnico: Otto Rehhagel.
Nigéria
1-Vincent Enyeama; 17-Chidi Odiah, 6-Danny Shittu, 2-Joseph Yobo e 3-Taye Taiwo (21- Uwa Echiejile aos 10’/2T. Depois, 5-Rabiu Afolabi aos 32’/2T); 20-Dickson Etuhu, 15-Lukman Haruna, 12-Kalu Uche e 14-Sani Kaita; 8-Yakubu Aiyegbeni e 11-Peter Odemwingie (19-Chinedu Obasi no intervalo). Técnico: Lars Lagerback.
Foto: AP 
Trivela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre