domingo, 20 de junho de 2010

Itália decepciona e fica no 1 a 1 com a Nova Zelândia

A Itália decepcionou novamente no seu segundo jogo. Depois de empatar por 1 a 0 contra o Paraguai na estreia, a Azzurra não conseguiu vencer a esforçada Nova Zelândia. Ficou no 1 a 1 com a seleção da Oceania no estádio Mbombela, em Nelspruit, e vai para a última rodada precisando vencer para se garantir. Os neozelandeses continuam com chances de classificação - precisarão vencer os paraguaios.
Marcelo Lippi mudou o esquema da Itália. Levou a campo o 4-4-2 com duas linhas de quatro e Vincenzo Iaquita – que jogou aberto pela esquerda no primeiro jogo – como atacante mais centralizado junto com Alberto Gilardino. Simone Pepe e Claudio marchisio jogaram como “externos”, abertos pelos dois lados.
Logo aos seis minutos de jogo, a Novas Zelândia causou arrepios na Itália. Em cobrança de falta para dentro da área, em borá aérea – terror dessa defesa italiana – Winston Reid desviou de cabeça e Shanon Smeltz, depois de Fabio Cannavaro escorregar, tocou de biquinho para o fundo do gol para marcar um surpreendente 1 a 0 para a Nova Zelândia. Reid empurrou Gilardino para cabecear e Smeltz estava impedido quanto tocou para o gol, mas os italianos não reclamaram. O lance era difícil.
A Itália chegou perto do gol aos 16. Em cobrança de escanteio de Pepe, Cannavaro desviou de cabeça e Giorgio Chiellini tocou muito mal para fora. A Itália ficava muito mais com a bola, buscando o gol. A Nova Zelândia, com uma postura defensiva, se armava para explorar bolas longas.
Aos 26, nova chance italiana. Riccardo Montolivo chutou de fora da área, Mark Paston só pode assistir e a bola bateu na trave. Um minuto depois, em cobrança de falta, Daniele de Rossi foi puxado dentro da área por Tommy Smith. O juiz deu o pênalti e cartão amarelo para o defensor neozelandês. Iaquinta bateu com categoria, bola para um lado, goleiro para outro: 1 a 1.
A Nova Zelândia passou a colocar todos os jogadores no campo de defesa. A Itália tinha espaço na defesa para sair jogando. A Azzurra tentava pressionar, mas foi só aos 44 minutos que chegou com perigo novamente, em um chute de fora da área de De Rossi, mas Paston defendeu.
Lippi voltou com duas alterações no segundo tempo. Mauro Camoranesi substituiu Pepe, e Gilardino deu lugar a Antonio Di Natale. E no seu primeiro lance, Di Natale recebeu uma bola pingando dentro da área, girou e bateu, para defesa de Mark Paston.
A Nova Zelândia quase fez o segundo gol aos 17 minutos. Em rebote de cobrança de lateral, o zagueiro Ivan Vicelich tentou de primeira de fora da área e assustou os italianos.
Aos 24, foi a vez da Itália. Montolivo, de fora da área, encheu o pé para grande defesa de Paston. Pouco depois, contra-atacou com perigo, Giampaolo Pazzini recebeu dentro da área e ajeitou para Montolivo novamente, mas bateu na zaga.
Assim como no primeiro tempo, os neozelandeses passaram a jogar sem bola atrás da linha do meio-campo. Com a bola, saíam para o jogo, tocando a bola e tentando lançamentos pelo alto.
Chris Wood quase marcou o gol mais bonito da Copa aos 37. O atacante deu um chapéu em Cannavaro e bateu cruzado, mas a bola acabou indo fora.
A Itália tentava pressionar, mas não conseguia ter criatividade parar criar jogadas de ataque. Aos 43, Camoranesi chutou de muito longe e obrigou Paston a fazer defesa difícil, mandando para escanteio.
O Paraguai lidera o grupo F, com 4 pontos. Itália e Nova Zelândia têm 2 pontos e a Eslováquia tem apenas 1. Na última rodada, a Itália enfrenta a Eslováquia e garante classificação com vitória. A Nova Zelândia joga contra o Paraguai e se vencer, também se classifica, independente do resultado do outro jogo. O Paraguai precisa apenas do empate para garantir a vaga.
Ficha técnica
Itália 1x1 Nova Zelândia
Local: Estádio Mbombela, Nelspruit
Data: 20/06, domingo
Árbitro: Carlos Batres (GUA)
Cartões Amarelos: Rory Fallon, Tommy Smith (Nova Zelândia)
Gols: Shane Smeltz aos 6’/1T (Nova Zelândia), Vincenzo Iaquinta aos 28'/1T (Itália)
Itália
12-Federico Marchetti, 19-Gianluca Zambrotta, 5-Fabio Cannavaro, 4-Giorgio Chiellini e 3-Domenico Criscito; 7-Simone Pepe (16-Mauro Camoransi no intervalo), 6-Daniele De Rossi, 22-Riccardo Montolivo e 15-Claudio Marchisio (20-Giampaolo Pazzini aos 16’/2T); 9-Vincenzo Iaquinta e 11-Alberto Gilardino (10-Antonio Di Natale no intervalo). Técnico: Marcelo Lippi.
Nova Zelândia
1-Mark Paston, 4-Winston Reid, 6-Ryan Nelsen, 5-Ivan Vicelich (21-Jeremy Christie aos 34’/2T) e 19-Tommy Smith; 11-Leo Bertos, 7-Simon Elliott e 3-Tony Lochhead; 10-Chris Killen (13-Andy Barron aos 47'/2T), 14-Rory Fallon (20-Chris Wood aos 18’/2T) e 9-Shane Smeltz. Técnico: Ricki Herbert.
Foto: Getty Images 
Trivela.com

2 comentários:

Obrigado!Volte Sempre