segunda-feira, 21 de junho de 2010

Portugal faz 7 na Coreia do Norte

Debaixo de muito chuva no estádio Green Point, na Cidade do Cabo, Portugal conseguiu sua primeira vitória na Copa do Mundo da África do Sul em grande estilo, ao bater a Coreia do Norte por 7 a 0, em jogo válido pela segunda rodada do grupo G, nesta segunda-feira. A goleada deixa a seleção portuguesa muito próxima da classificação e a norte-coreana eliminada do Mundial.
Ao contrário do que se esperava, a seleção norte-coreana começou jogando no ataque e a partida ficou muito aberta. Aos dois minutos, Portugal chegou pela primeira vez com perigo em chute de Cristiano Ronaldo, defendido por Ri Myong Guk. Logo depois, foi Ricardo Carvalho que, por duas vezes, teve oportunidades para abrir o placar.
Primeiro em um chute de longe, que passou por cima do gol. Depois o zagueiro cabeceou uma bola na trave, em um escanteio pela direita. A partir dos 10 minutos, a seleção asiática começou a levar perigo. Primeiro, Cha Jong Hyok chutou forte de fora da área e a bola passou perto do gol português.

Aos 17’, foi Hong Yong Jo quem bateu. Eduardo espalmou para dentro da área e Pak Nam Chol quase marcou de cabeça na sequência, mas a bola foi por cima. Os portugueses só voltaram a arriscar aos 22’, em batida de Raul Meireles, quando a bola bateu na rede pelo lado de fora do gol.
O jogo estava muito bom e equilibrado. Era questão de tempo o gol, que saiu aos 28 minutos. Tiago deu uma bela assistência para Raul Meireles, que chutou rasteiro na saída do goleiro norte-coreano. A partir do gol, a seleção europeia dominou a partida e quase ampliou aos 34’, mais uma vez com Raul Meireles. Mais o português chutou para fora, com perigo.
A última chance de Portugal na primeira etapa aconteceu aos 42’, com um chute forte de Cristiano Ronaldo, para fora do gol. Um dado curioso sobre os primeiros 45 minutos foi que a seleção da Coreia do Norte não fez nenhuma falta.
A segunda etapa também começou agitada, com um chute de Tiago logo no primeiro minuto de jogo. Ri Myong Guk mandou para escanteio. Aos 3’ foi a vez de Cristiano Ronaldo chutar para a defesa do goleiro norte-coreano, meio estabanado dessa vez, mas evitou o gol.
Aos cinco minutos, Jong Tae Se cobrou falta ensaiada e Eduardo segurou firme. Mas logo em seguida, aos 8 minutos, Portugal fez o segundo. Em boa troca de passes do ataque português, Raul Meireles rolou bem para Simão, livre, chutar por baixo de Ri Myong Guk.
E o terceiro gol veio aos 10’, com Hugo Almeida. Fábio Coentrão cruzou e o atacante, livre, marcou de cabeça. A goleada já estava construída e, aos 15’, Cristiano Ronaldo rolou para Tiago marcar o quarto gol da seleção portuguesa. O quinto só não veio em seguida, porque Raul Meireles perdeu gol feito, após cruzamento rasteiro de Cristiano Ronaldo.
O camisa sete da seleção portuguesa queria marcar o seu gol e quase fez aos 25 minutos, quando chutou bonito de fora da área e a bola explodiu na trave. Enquanto Cristiano Ronaldo não marcava, quem balançou as redes foi Liédson. O atacante substituiu Hugo Almeida na segunda etapa e marcou o quinto gol de Portugal após toque de Duda.
Mas não tinha acabado a goleada ainda e, finalmente aos 42', Cristiano Ronaldo fez o dele. Ainda deu tempo de Tiago, no minuto seguinte, fazer o sétimo gol e fechar a goleada.
A goleada deixa a seleção portuguesa muito perto das oitavas de finais. Isso porque Portugal fica com quatro pontos e sete gols de saldo, enquanto a Costa do Marfim tem um ponto e dois gols negativos de saldo. Na última rodada do grupo G, Portugal enfrenta o Brasil e a Costa do Marfim pega a Coreia do Norte.

Ficha Técnica
Portugal 7x0 Coreia do Norte
Local: Estádio Green Point, Cidade do Cabo
Data: 21/06, segunda-feira
Árbitro: Pablo Pozo (CHI)
Público: 63.644
Gols: Raul Meireles aos 29’/1T, Simão aos 8’/2T, Hugo Almeida aos 10’/2T, Tiago aos 15’/2T e aos 43'/2T, Liédson aos 36'/2T e Cristiano Ronaldo aos 42'/2T (Portugal)
Cartões Amarelos: Pedro Mendes e Hugo Almeida (Portugal); Pak Chol Jin e Hong Yong Jo (Coreia do Norte)
Portugal
1-Eduardo; 13-Miguel, 6-R. Carvalho, 2-Bruno Alves e 23-Fábio Coentrão; 8-Pedro Mendes, 16-Raul Meireles (14-Miguel Veloso aos 25’/2T) e 19-Tiago; 7-Cristiano Ronaldo, 18-Hugo Almeida (9-Liédson aos 32’/2T) e 11-Simão (5-Duda aos 28’/2T). Técnico: Carlos Queiroz.
Coreia Do Norte
1-Ri Myong Guk; 2-Cha Jong Hyok (16-Nam Song Chol aos 30’/2T), 13-Pak Chol Jin, 3-Ra Jun Il, 5-Ri Kwang Chon e 8-Ji Yun Nam; 11-Mun In Guk (15-Kim Yong Jung aos 13’/2T), 17-An Yong Hak e 4-Pak Nam Chol (6-Kim Kum Il aos 13’/2T); 10-Hong Yong Jo e 9-Jong Tae Se. Técnico: Kim Jong Hun.

Trivela
Foto: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre