quarta-feira, 23 de junho de 2010

Austrália vence, mas morre abraçada com a Sérvia

A Austrália venceu sua primeira partida na Copa 2010, mas não conseguiu a classicação. A seleção da Oceania venceu a Sérvia por 2 a 1, mas precisava de uma diferença maior de gols para superar os ganeses e avançar às oitavas de final. Já os sérvios conseguiriam a vaga caso conseguissem o empate, mas as chances perdidas no final do jogo impediram-nos de conseguir a classificação.
Os australianos saem da Copa com quatro pontos ganhos (uma derrota, uma vitória e um empate). Os sérvios vão embora como lanternas do Grupo D, com uma vitória e duas derrotas.
Depois de um bom primeiro tempo, a Sérvia cedeu espaços ao adversário e sofreu dois gols. A Austrália chegou a sonhar com a possibilidade da vaga depois de abrir 2 a 0, mas os europeus conseguiram reagir, diminuiram o placar e sufocaram no final do jogo em busca do empate.
O jogo - A Sérvia começou tomando a iniciativa e pressionando a seleção australiana, que não conseguia trocar muitos passes e pouco saía do campo de defesa.
O meia Krasic teve duas boas chances para inaugurar o marcador. Logo aos 5 minutos, ele obrigou o Schwarzer a fazer boa defesa, após um chute cruzado. Aos 12, ele recebeu de Ninkovic, driblou o goleiro, mas finalizou sem direção.
Com uma postura muito defensiva, a Austrália tinha dificuldades para conter os avanços do adversário. Aos 22 minutos, Schwarzer fez mais uma ótima defesa após chute forte do lateral Ivanovic e impediu que o placar fosse aberto.
Aos poucos, os Socceroos (como é conhecida a equipe da Austrália) conseguiram acertar a marcação e equilibraram o duelo. Mesmo assim, não conseguiram criar oportunidades claras de gol.
Em ritmo menos acelerado do que no princípio, os sérvios continuaram buscando o ataque e chegaram a balançar as redes aos 38 minutos, mas Krasic estava impedido e o tento foi anulado pela arbitragem.
Na segunda etapa, as duas seleções começaram fazendo muitas faltas, o que deixou a partida muito truncada. Aos poucos, no entanto, a Austrália foi mostrando sua força ofensiva e finalmente passou a dar trabalho ao goleiro Stojkovic.
Aos 14, ele teve de se esticar para defender a cobrança de falta de Bresciano. Pouco depois, Zigic vacilou na saída de bola e Bresciano soltou mais uma bomba que o goleiro conseguiu espalmar.
O técnico Radomir Antic tentou recuperar o domínio sérvio com a entrada do meia Tosic na vaga de Krasic. Pim Veerbeek respondeu com duas mudanças de uma vez: Holman e Chipperfield nos lugares de Valeri e Bresciano.
A Austrália continuou melhor e abriu o placar aos 23 minutos, quando Tim Cahill aproveitou cruzamento da direita e cabeceou com precisão. Atordoado, o técnico sérvio trocou um atacante pelo outro e colocou Pantelic na vaga de Zigic, mas a seleção da Oceania seguiu com dominando.
Aos 29, Holman teve liberdade para avançar e chutar forte de fora da área para ampliar o marcador. Os dois gols de vantagem e a vitória parcial da Alemanha por 1 a 0 diante de Gana obrigavam os australianos a marcarem mais duas vezes. Já os sérvios precisavam do empate para conquistaram a vaga.
Dez minutos mais tarde, a Sérvia conseguiu diminuir com Pantelic, que aproveitou rebote do goleiro Shwarzer e estufou as redes. Os sérvios partiram com tudo para o ataque e cederam espaços aos autralianos, o que fez com que o jogo ficasse muito aberto e cheio de oportunidades para os dois lados.
Os sérvios ainda tiveram um gol bem anulado e reclamaram de um toque de mão de Culina dentro da área, após cabeçada na direção do gol. O árbitro Jorge Larrionda mandou o jogo seguir e não houve tempo para mais nada. Eliminadas, as duas seleções ficaram com um gosto amargo na boca. Os sérvios por criarem grandes expectativas para este Mundial e os australianos por terem vencido o jogo e ficado fora.

Ficha técnica
Austrália 2x1 Sérvia
Local: Estádio Mbombela, Nelspruit
Data: quarta-feira, 23/06
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Cartões Amarelos: Aleksandar Lukovic e Milos Ninkovic (Sérvia); Luke Wilkshire, Brett Emerton e Michael Beauchamp (Austrália)
Gols: Tim Cahill aos 24’/2T e Brett Holman aos 28’/2T (Austrália); Marko Pantelic aos 39'/2T (Sérvia)
Sérvia
1-Vladimir Stojkovic, 6-Branislav Ivanovic, 5-Nemanja Vidic, 13-Aleksandar Lukovic e 16-Ivan Obradovic; 22-Zdravko Kuzmanovic (8-Danko Lazovic aos 32’/2T), 18-Milos Ninkovic, 10-Dejan Stankovic, 17-Milos Krasic (7-Zoran Tosic aos 16’/2T) e 14-Milan Jovanovic; 15-Nikola Zigic (9-Marko Pantelic aos 22’/2T). Técnico: Radomir Antic.
Austrália
1-Mark Schwarzer, 8-Luke Wilkshire (19-Richard Garcia aos 36’/2T), 2-Lucas Neill, 6-Michael Beauchamp e 21-David Carney; 7-Brett Emerton, 5-Jason Culina, 16-Carl Valeri (14-Brett Holman aos 21’/2T), 23-Marco Bresciano (11-Scott Chipperfield aos 21’/2T) e 4-Tim Cahill; 9-Joshua Kennedy. Técnico: Pim Verbeek.

 http://www.gazetaesportiva.net/
Foto: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre