quarta-feira, 23 de junho de 2010

Alemanha vence, termina em 1º e pega Inglaterra nas oitavas

Nesta quarta-feira, a seleção alemã retornou ao quadro das favoritas ao título da Copa do Mundo. Contudo, a trajetória até a taça não será nada fácil. Com a vitória sobre Gana por 1 a 0, os alemães terão pela frente, já nas oitavas, a Inglaterra. O vencedor do duelo medirá forças com a sensação Argentina, nas quartas de final.
Após ser uma das poucas a encantar na primeira rodada, a tradicional seleção alemã perdeu para a Sérvia em seu segundo jogo e veio para o confronto contra os ganeses como uma incógnita. Para piorar, o artilheiro Klose - expulso na partida contra os ex-iuguslavos - teve que cumprir suspensão. Para o seu lugar, o técnico Joachim Low promoveu o brasileiro Cacau
Líderes do grupo D, com quatro pontos, os africanos se classificavam à próxima fase com um empate. Contudo, a postura dos atletas em campo mostraram que a equipe do técnico sérvio Milovan Rajevac não veio para se defender.
Outra atração inicial foi a arbitragem. Após trabalhar no empate de Inglaterra e Estados Unidos (1 a 1), o trio brasileiro - comandado pelo gaúcho Carlos Eugênio Simon - foi escalado para o decisivo duelo do Grupo D.
O jogo - Com ambas as seleções com reais chances de classificação, o jogo começou parelho. A Alemanha, dispondo de seu meio de campo jovem e veloz, começou mais agressiva e quase abriu o placar nos primeiros dez minutos de jogo.
O meia Lukas Podolski carregou pela esquerda e cruzou rasteiro, o zagueiro ganês Jonathan tentou cortar e quase jogou contra seu patrimônio. Atento, o goleiro Kingson protagonizou uma grande defesa. Em seguida, Muller e Ozil, por diversas vezes, conseguiram abrir espaços e arriscaram bastantes chutes, mas nada de muito efetivo.
Com maior força física, os africanos equilibram o duelo e também ficaram perto de inaugurar o placar do Estádio Soccer City, em Johanesburgo. Aos 25 minutos, após cobrança de escanteio, Gyan ganhou no alto dos zagueiros germânicos e desviou. A bola, fora do alcance do goleiro Neuer, ia em direção do gol, mas o capitão Lahm, em cima da linha, dominou no peito e afastou o perigo.
Apesar das várias investidas, as equipes demonstravam também um receio de se expor em excesso e pôr a perder a classificação. Assim, uma alternativa fugaz para balançar as redes passou a ser a bola parada. Restando 15 minutos para Simon apitar o fim do primeiro tempo, o meia Schweinsteiger cobrou falta venenosa, a Jabulani pingou e quase enganou o arqueiro ganês.
A segunda etapa continuou movimentada e teve um agravante - os gols da Austrália e da Sérvia no outro jogo, que ocorria de forma simultânea e que poderia modificar, drasticamente, a tabela.
Em busca da primeira colocação - que nas oitavas significará um duelo contra a Inglaterra -, Gana ameaçou, logo aos 5 minutos. Asamoah apareceu livre, mas chutou em cima do guarda-metas Neurer.
Dez minutos depois, a falta de pontaria ganesa foi castigada. Ozil, atleta do Werder Bremen, recebeu, ajeitou e chutou com categoria no ângulo. Foi o segundo tento do jogador no Mundial.
O gol não abalou os africanos. Poucos minutos depois, Ayew teve a chance de igualar, mas, novamente, Lahm abafou providencialmente. Sem desespero, os ganeses passaram a contar com a vitória parcial dos australianos (2 a 1), a qual garantia a Gana como o único representantes do continente africano na próxima fase.
Com o apito derradeiro de Simon, a Alemanha terminou em primeiro e terá pela frente a Inglaterra. Os ganeses, apesar de segundo pelo saldo de gols, terão uma missão, teoricamente, mais tranquila: os Estados Unidos.

Ficha técnica
Gana 0x1 Alemanha
Local: Estádio Soccer City, Joanesburgo
Data: 23/06, quarta-feira
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (BRA)
Gols: Mesut Özil aos 14’/2T (Alemanha)
Cartões amarelos: Andre Ayew (Gana); Thomas Müller (Alemanha)
Alemanha
1-Manuel Neuer; 20-Jérôme Boateng (2-Marcell Jansen aos 27’/2T), 3-Arne Friedrich, 17-Per Mertesacker e 16-Philipp Lahm; 6-Sami Khedira e 7-Bastian Schweinsteiger (18-Toni Kroos aos 36’/2T); 13-Thomas Müller (15-Piotr Trochowski aos 22’/2T), 8-Mesut Özil e 10-Lukas Podolski; 19-Cacau. Técnico: Joachim Löw.
Gana
22-Richard Kingson; 4-John Pantsil, 5-John Mensah, 8-Jonathan Mensah e 2-Hans Sarpei; 23-Kevin-Prince Boateng, 6-Anthony Annan e 21-Kwadwo Asamoah; 12-Prince Tagoe (11-Sulley Muntari aos 18’/2T) e 13-Andre Ayew (18-Dominic Adiyiah aos 46’/2T); 3-Asamoah Gyan (14-Matthew Amoah aos 36’/2T). Técnico: Milovan Rajevac.

http://www.gazetaesportiva.net/
Foto: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre