quarta-feira, 23 de junho de 2010

Inglaterra vence e se classifica para às oitavas

E a Inglaterra espantou a zebra no Grupo C e se classificou para a às oitavas de final ao vencer a Eslovênia por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth. Assim como os ingleses, os EUA também se classificaram, e em primeiro na chave pelo número de gols marcados (4 a 2), graças à vitória também por 1 a 0 sobre a Argélia, em Pretoria.

Agora, os Estados Unidos enfrentam o segundo do Grupo D, no sábado, às 15h30 (de Brasília), em Rustenburgo. No dia seguinte, às 11 horas, a Inglaterra encara o primeiro colocado da Chave D, no Estádio Free State, em Blomfontein.

Embora tenha começado um pouco ansiosa, por precisar da vitória, a Inglaterra começou indo para o ataque, mas de maneira desorganizada, apostando principalmente na individualidade de Rooney. Jogando pelo empate, a Eslovênia limitou-se a se postar bem na defesa e tentar encontrar um contra-ataque. Quando a Inglaterra resolveu variar a tática de "bola para Rooney", o time conseguiu marcar. Aos 23, Milner recebeu pela direita e descolou ótimo cruzamento à meia altura para a chegada de Defoe, se antecipando ao marcador para desviar de pé direito.
Depois de finalmente marcar o gol que lhe garantia passagem às oitavas, a Inglaterra conseguiu aplacar a sua ansiedade e passou a tocar a bola com mais qualidade.
Finalmente o jogo coletivo inglês apareceu, principalmente com Gerrard, Rooney e Defoe. Dos principais jogadores ingleses, Lampard era o mais apagado, praticamente sem ser notado em campo.
Ainda no primeiro tempo, a Inglaterra poderia ter ampliado, através de uma boa troca de passes que terminou no chute de Gerrard, que exigiu grande defesa de Handanovic, em dois tempos.
No final da primeira etapa, a Eslovênia resolveu deixar um pouco o campo de defesa, mas ainda sem muito empenho, afinal o empate entre EUA e Argélia também estava lhe garantindo a vaga.

Atacando pouco, a Eslovênia precisou de mais uma hora de jogo para conseguir assustar o torcedor inglês. Aos 22, Novakovic recebeu na área e chutou, mas foi prensado pela zaga. Na volta, Dedic tentou, mas também foi abafado. Na terceira chance, Birsa chutou a primeira em cima da marcação e a segunda à esquerda do gol de James. Passado o susto, a Inglaterra tratou de se cuidar mais na defesa e se arriscar pouco no ataque e torcer até para os EUA não marcarem contra a Argélia, não só para se manter na primeira posição na chave, como também para conter o ímpeto da Eslovênia, também beneficiada com o empate em Pretoria.
Mas o castigo pela apatia eslovena veio nos instantes finais, com o anuncio do gol de Donovan, garantindo a vitória norte-americana, que tirou a Eslovênia da Copa e garantiu os Estados Unidos em primeiro na chave.

Ficha técnica
Eslovênia 0x1 Inglaterra
Local: Estádio Nelson Mandela Bay, Port Elizabeth
Data: 23/06, quarta-feira
Árbitro: Wolfgang Stark (ALE)
Público: 36.893
Gols: Jermain Defoe aos 22’/1T (Inglaterra)
Cartões amarelos: Bojan Jokic, Valter Birsa e Zlatko Dedic (Eslovênia); Glen Johnson (Inglaterra)
Eslovênia
1-Samir Handanovic, 2-Miso Brecko, 4-Marko Suler, 5-Bostjan Cesar e 13-Bojan Jokic; 17-Andraz Kirm (23-Tim Matavz aos 33’/2T), 18-Aleksandar Radosavljevic, 8-Robert Koren e 10-Valter Birsa; 9-Zlatan Ljubijankic (14-Zlatko Dedic aos 17’/2T) e 11-Milivoje Novakovic. Técnico: Matjaz Kek.
Inglaterra
1-David James, 2-Glen Johnson, 15-Mathew Upson, 6-John Terry e 3-Ashley Cole; 16-James Milner, 8-Frank Lampard, 14-Gareth Barry e 4-Steven Gerrard; 10-Wayne Rooney (11-Joe Cole aos 26’/2T) e 19-Jermain Defoe (21-Emile Heskey aos 40’/2T). Técnico: Fabio Capello.

Estadão.com.br  

Crédito: Roberto Candia/AP

6 comentários:

  1. Amigo Roberto, estou gostando de acompanhar as suas postagens sobre o que anda acontecendo nos jogos da Copa, pois nem sempre posso assistir aos jogos, e as suas postagens são muito bem elaboradas. Parabéns por mais esta postagem. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  2. A Copa de 2010 realmente está diferente, os favoritos estão num aperto só.

    ResponderExcluir
  3. Roberto ,
    foi por pouco que a Inglaterra se classificou !
    Fosse um pouquinho melhor a Eslovenia e o caldo entornava .
    abs
    Francisco

    ResponderExcluir
  4. Roniel muito obrigado e continue sempre seguindo o nosso blog.Abraços

    ResponderExcluir
  5. Francisco a Eslovênia sofreu o mal que assola os times pequenos, na hora H decepcionam.Abraços

    ResponderExcluir
  6. Fada Sissym é uma honra a sua visita.Bjs no coração

    ResponderExcluir

Obrigado!Volte Sempre