sábado, 14 de novembro de 2009

Vascão, o Time da Virada, conquista o Campeonato Brasileiro - Série B



Tinha que ser desse jeito. Depois de sair perdendo por 1x0, o Gigante da Colina fez valer sua fama e o Time da Virada reverteu o placar e venceu o América de Natal por 2x1 na noite desta sexta-feira (13/11), no Maracanã, para conquistar o Campeonato Brasileiro - Série B.

Com os gols de Élton e Alex Teixeira, o Cruzmaltino chega aos 76 pontos, levanta a taça ainda na 36ª rodada e faz explodir a Melhor Torcida do Mundo, que em nenhum momento da caminhada deixou de apoiar e incentivar os atletas que honraram a camisa vascaína ao longo do ano de 2009.


O jogo
Precisando dos três pontos para conquistar por antecipação o título da Série B, o Vasco contou mais uma vez com o apoio de um grande público no Maracanã. No entanto, lutando para se distanciar da zona do rebaixamento, o América de Natal veio disposto a dificultar as coisas para o Gigante da Colina e mostrou sua cara logo aos dois minutos. Ricardo Oliveira encheu o pé de longe e assustou Fernando Prass.

E o gol americano não demorou ao sair. Aos treze minutos Lúcio tabelou na esquerda, entrou na área e bateu forte para abrir o placar: 1x0. Com a desvantagem no placar, o Vasco tinha dificuldades para entrar na zaga do América, mas conseguiu algumas faltas próximas a área. Na primeira oportunidade, Ernani encheu o pé mas mandou por cima.

Na segunda, foi a vez de Nilton. O chute do volante ficou pelo meio do caminho. O América era perigoso e quase ampliou aos 34. Somália chutou forte, mas Vilson cortou. A grande chance vascaína no primeiro tempo aconteceu aos 40 minutos. Ernani recebeu na frente e bateu para fora.

O Vasco voltou com tudo para o segundo tempo. Aos 19 segundos, Fumagalli, que acabara de entrar, foi derrubado na área por Leandro. Pênalti. Como já tinha cartão amarelo, o zagueiro potiguar foi expulso. Na cobrança, Élton bateu e o goleiro Rodolpho espalmou no canto direito. O América assustou aos cinco minutos. André Luís entrou na área e chutou para a defesa de Fernando Prass.

No minuto seguinte foi a vez de Ramon arriscar para o Cruzmaltino, mas o chute foi pela linha de fundo. Aos nove, o técnico Dorival Júnior tornou o Vasco mais ofensivo, com a entrada de Philippe Coutinho no lugar do zagueiro Vilson. Dois minutos depois, Carlos Alberto quase empatou. De fora da área, o capitão da Colina colocou cruzado, à direita do gol.

Aos 13, mais um pênalti claro. Philippe Coutinho lançou Carlos Alberto, que foi derrubado na área. Élton, o artilheiro da competição, bateu bem e dessa vez não desperdiçou: 1x1. O jovem Philippe Coutinho apareceu novamente aos vinte. De fora da área, ele mandou rente à trave esquerda do goleiro Rodolpho.

Aos 29, foi a vez de Fumagalli tentar, mas a bola passou perto da trave. O Vasco ficaria ainda mais ofensivo. O treinador vascaíno colocou o atacante Aloísio no lugar de Fagner, e com isso, Alex Teixeira passou a fazer o papel de ala pela direita. E o gol do título seria de Alex. Aos 40 minutos, o meia vascaíno tabelou com Fumagalli driblou Jackson e bateu colocado, no canto: Vascão 2x1.

Ficha técnica: Vasco 2 x 1 América-RN
Local: Maracanã
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Nilson de Souza Monção (SP)
Renda: R$ 746.330,00
Público: 50.237 pagantes (52.985 presentes)
Gols: Lúcio aos 13 minutos do 1º tempo; Élton aos 15 e Alex Teixeira aos 39 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Alex Teixeira (Vasco); Ricardo Oliveira, Júlio Terceiro e Édson Rocha (América-RN).
Expulsão: Leandro (América-RN) a 1 minuto do 2º tempo.

Vasco
Fernando Prass, Fagner (Aloísio), Vílson (Philippe Coutinho), Titi e Ramon; Nilton, Souza, Ernani (Fumagalli) e Carlos Alberto; Alex Teixeira e Élton. Técnico: Dorival Júnior.

América-RN
Rodolpho; Thoni, Leandro, Édson Rocha e Jackson; Júlio Terceiro (Ramirez), Ricardo Oliveira, Somália e Juninho (Wilton Goiano); André Luís (Geovane) e Lúcio. Técnico: Francisco Diá.
www.crvascodagama.com
Crédito:Marcelo Sadio/vasco.com.br

2 comentários:

  1. "Sua imensa torcida é bem feliz"...
    Parabéns, Vasco!!
    Parabéns torcida Vascaína!!

    ResponderExcluir
  2. O Vasco mereceu o título formará um grande time para 2010.Dinamite deu uma nova cara ao Vasco

    ResponderExcluir

Obrigado!Volte Sempre