sábado, 14 de novembro de 2009

Após 28 anos, Nova Zelândia vai à Copa

A Nova Zelândia está de volta à Copa do Mundo, 28 anos após sua única participação em Mundiais, na Espanha, em 1982. O país, que já havia vencido as Eliminatórias da Oceania, venceu o jogo de volta da repescagem de Ásia/Oceania, fazendo 1 a 0 no Bahrein e assegurando sua segunda presença numa Copa, após o empate por 0 a 0 no jogo de ida, em Manama. Os barenitas, por sua vez, caíram novamente numa repescagem intercontinental: já haviam sido eliminados desse modo por Trinidad e Tobago, na qualificação para a Copa de 2006.
Desde o início da partida em Wellington, no estádio Westpac, os All Whites trouxeram mais perigo ao gol de Sayed Jaffer. Aos oito minutos do primeiro tempo, o zagueiro e capitão neozelandês Ryan Nelsen cabeceou na rede pelo lado de fora, após falta cobrada por Shane Smeltz. Aos 19, Chris Killen mandou, de voleio, a bola para o travessão de Jaffer.
Aos 43, Rory Fallon tentou uma primeira cabeçada, bem defendida por Jaffer, que espalmou com uma mão só. Porém, exatamente aos 45, Fallon tornou-se o herói da torcida local. Em escanteio, cobrado por Leo Bertos, o jogador cabeceou sozinho para as redes, fazendo 1 a 0 para os neozelandeses.
Mas, no começo do segundo tempo, quem salvou a equipe de Ricki Herbert foi o goleiro Mark Paston. Aos três minutos, o árbitro argentino Jorge Larrionda apitou pênalti, por falta de Tony Lochhead sobre Abdulla Omar. Sayed Mohamed cobrou, mas Paston saltou bem e defendeu a cobrança, alegrando muito a torcida em Wellington.
Desde então, as equipes alternaram chances, mas nenhuma trouxe real perigo. O jogo acabou, e a Nova Zelândia pôde celebrar o fato de ser a 24ª seleção a se classificar para a Copa de 2010, explodindo em alegria ao fim do jogo.

2 comentários:

  1. Saudações!
    Grande Roberto Lima,
    Sempre a nos presentear com fantásticas notícias do mundo dos esportes, é isso aí meu amigo, continue a nos mandar, pos o esporte nos traz coisas boas e alegrias!
    Parabéns pelo excelente texto!
    Abraços,
    Lison.

    ResponderExcluir
  2. Muito meu amigo Lison "Guerreiro Nhamundá".fico honrado com sua visita

    ResponderExcluir

Obrigado!Volte Sempre