domingo, 1 de maio de 2011

Internacional vence Grêmio nos pênaltis e conquista a Taça Farroupilha

Depois de um empate por 1 a 1 no tempo normal, o Inter venceu o Gre-Nal 385 nos pênaltis. Nos 90 minutos, Leandro Damião abriu o placar para o Inter aos 23 minutos do primeiro tempo. Aos 41 da etapa final, Junior Viçosa empatou a partida, levando a decisão para os pênaltis.

Borges e Fernando erraram as primeiras cobranças para o Grêmio. D'Alessandro e Leandro Damião colocaram o Inter em vantagem. Rochemback descontou para o Tricolor. Kléber também marcou na terceira cobrança do Inter. Adilson também marcou para o Grêmio. Mas Rodrigo decretou a vitória colorada por 4 a 2 nas penalidades.
Um Gre-Nal histórico. Os dois maiores ídolos de Inter e Grêmio se enfrentaram pela primeira vez, mas nas casamatas. Falcão e Renato foram mais do que os protagonistas do clássico 385.

Pelo time vermelho, Falcão fez mudanças. A primeira, esperada: colocou Tinga na vaga de Bolatti, suspenso. A segunda, nem tanto. Rafael Sobis deixava o time titular para entrada de Oscar. Desta forma, o esquema tático variava 4-4-1-1 para o 4-2-3-1, com D’Alessandro centralizado para executar o “encaixe. 
Renato, por sua vez, fez o que ninguém esperava: sacou Leandro do time e colocou Vilson. Retrancou a equipe, com três zagueiros frente Marcelo Grohe. Ao invés do especulado Neuton, começou Gilson. Fez errado.

O jogo

Nervoso depois de uma semana turbulenta, o Grêmio começou errando passes. O Inter aproveitava para se impor e propor as ações. Oscar e D’Alessandro eram caçados em campo, com falta. Em uma dessas oportunidades, Rodrigo chutou forte da intermediária. A bola passou à direita.  
Andrezinho, aos 12 minutos, esteve perto de abrir o placar. Após cruzamento de Nei, o meia apareceu como surpresa na segunda trave e testou por cima.
A reação do Grêmio foi com um chute de Gilson, cruzado, de fora da área, pelo lado esquerdo. Renan espalmou.

Melhor em campo, o Inter conseguiu abrir o placar aos 23 minutos. Leandro Damião ganhou dividida com Rodolfo dentro da área e, na saída de Marcelo Grohe, tocou com a categoria de um centroavante iluminado.

Renato era uma atração a parte. Com luvas nas mãos (mesmo com temperatura de 20C em Porto Alegre), gesticulava o tempo todo. Certa hora, reclamou de D’Alessandro, quando o gringo caiu ao lado da grande área. Abriu os braços, indignado. Jogou o celular no chão.

A verdade é que Renato errou na escalação do time, inventou. Tanto, que aos 31 minutos, colocou Leandro na vaga de William Magrão. E o time ficou mais ofensivo.

Leandro acrescentou qualidade ao Grêmio e atenção dos marcadores colorados. Recebia atenção ora de Tinga, ora de Kleber. Em certo momento, caiu no campo e foi xingado pelo lateral colorado. Como se não bastasse, Rodrigo chegou no garoto, com um ar de “poucos amigos”.

Mesmo sob pressão, a revelação gremista teve a chance viva de igualar tudo, aos 41. Recebeu lançamento por cima da zaga e despediu arremate nas redes, pelo lado de fora.

Mas o primeiro tempo foi do Inter. A linha Andrezinho/D’Alessandro/Oscar dava aula de toque de bola. Andrezinho, por três vezes, arriscou de fora da área. Sempre com perigo. Tinga também teve oportunidade, ao aproveitar um rebote e arrematar por cima.

No intervalo do jogo, uma situação engraçada. A torcida colorava barrou em coro “homenagens” para Renato. Sem se abalar, o treinador acenou.
Na saída do intervalo, problema para o Grêmio. Gabriel sentiu uma fisgada na coxa esquerda. Entrou chorando no vestiário. Foi substituído por Fernando. Desta forma, Vilson passou à lateral.

Do outro lado, Falcão era muito mais cometido. Volta e meia, chamava algum jogador para passar instruções. Para Rodrigo, por exemplo, pediu calma. Não fez alterações para o segundo tempo.  

Segundo tempo

O Inter seguiu melhor em campo na segunda etapa. O meio-campo fazia a diferença. Logo aos seis minutos, Andrezinho aproveitou rebote na frente da área e chutou opor cima. Em seguida, D’Alessandro soltou uma pancada frontal, exigindo de Marcelo Grohe.

Na base do lançamento, o Grêmio tentava reagir. Aos 16, Leandro recebeu bola longa e, na hora do arremate, Rodrigo aplicou um carrinho cirúrgico, afastando o perigo.

Aos 25, um lance que poderia mudar a história da partida. Guiñazu cometeu falta dura em Vilson e recebeu o amarelo. Como já tinha cartão, foi expulso. Prontamente, Falcão colocou Wilson Matias na vaga de Oscar, para recompor o meio-campo.

Com um a mais, o Grêmio tentava empurrar o time da casa contra o próprio campo. O tricolor pressionava, assustava, mas não criava chances reais. Chegou forte com Rafael Marques, que cabeceou mascado.

Douglas também teve chance, em jogada ensaiada. Recebeu passe de Rochemback e desferiu uma bomba alta sobre a meta.

Renato ainda tentava reforçar o ataque, ao colocar Viçosa na vaga de Vilson. Falcão resguardava o time. Aplaudido, Andrezinho deixava o gramado para o ingresso de Glaydson.

Até o final do jogo, foi pressão gremista. Na base do chuveirinho.

O comandante gremista errou na escalação do time, mas acertou nas substituições. Foi justamente de Viçosa o gol de empate.  Tal como Renato, o atacante entrou de luvas no gramado. Deu sorte. Após cruzamento,  Rafa Marques chutou em cima de Bolívar. Na sobra, Viçosa chutou rasteiro para as redes. 
Isolado, Damião ainda tentou resolver a bronca sozinho. No meio de três gremistas, se livrou da marcação, mas viu Marcelo Grohe crescer na sua frente e evitar o gol.

Viçosa quase deu a vitória para o Grêmio. Chutou prensado na zaga e a bola saiu para escanteio.
Penalidades

Foco na Libertadores

Agora,  o foco da dupla vira para a Libertadores. Na quarta-feira, o Grêmio encara o Universidad Católica, no Chile, enquanto o Inter recebe o Peñarol. Vale vaga para as quartas de final. Se ambos passarem de fase, os coirmãos voltarão a medir forças.
Grupo RBS
Foto: Mauro Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre