O Santos FC é o campeão da Copa do Brasil 2010 e garante a vaga na Copa Libertadores da América de 2011. Após perder para o Vitória-BA por 2 a 1 no Estádio Manoel Barradas (Barradão), nesta quarta-feira (04), o Peixe conquista o título inédito na história do glorioso Alvinegro Praiano. Edu Dracena marcou o gol do título.
Na primeira partida da decisão, contra o Vitória, realizada na quarta-feira (28), o Santos dominou o jogo e garantiu a vantagem após a vitória por 2 a 0, com gols de Neymar e Marquinhos.
Na Copa do Brasil 2010, o Santos FC disputou 11 jogos. Ao todo, foram sete vitórias e quatro derrotas. O Peixe balançou as redes adversárias por 39 vezes.
Além do título de campeão, o Alvinegro Praiano levou mais duas taças. Neymar recebeu o troféu de artilheiro da competição, com 11 gols marcados e Paulo Henrique Ganso foi eleito o melhor jogador da Copa do Brasil.
Jogo
O início de jogo foi difícil tanto para o Santos FC quanto para o Vitória-BA, já que a chuva não deu trégua e as condições do gramado do Estádio Manoel Barradas (Barradão) não eram as melhores.
O goleiro Rafael teve trabalho no início da partida, já que o Vitória começou atacando. Logo aos 5 minutos, em uma cobrança de falta direto para o gol, o goleiro santista fez boa defesa. O time baiano continuou atacando, mas a defesa do Peixe não deixou o adversário finalizar.
O Santos FC teve a primeira chance de gol aos 12 minutos. Após um belo passe de André, Neymar chegou, mas a bandeira de impedimento subiu.
Aos 17 minutos, o jogador do Vitória, Nino, sentiu a coxa e teve que ser substituído.
Aos 23 minutos, o Peixe voltou a atacar. Neymar fez o passe para Alex Sandro que chutou cruzado dando trabalho para a zaga baiana.
O Vitória chegou aos 28 com Schwenck, mas o goleiro Rafael saiu bem e fez uma bela defesa.
Na sequência, Robinho arriscou um chute cruzado e a defesa afastou. Pará também chegou e a zaga novamente afastou.
O jogo continuou bem disputado e aos 32 o Vitória chegou com Schwenck de cabeça, mas o auxiliar já havia marcado o impedimento.
Aos 40, o Vitória chegou com Elkeson que arriscou de fora da área e quase marcou.
O Santos FC reagiu aos 42, quando Wesley soltou uma bomba de fora da área. O goleiro Viafra saiu para defender.
Foi aos 44 minutos que Neymar sofreu uma falta próxima a grande área. Ele mesmo fez a cobrança e a zaga afastou. A bola sobrou para o Menino da Vila, que fez novo cruzamento. O zagueiro Edu Dracena subiu de cabeça e abriu o placar no Barradão.
Com a vantagem, o Santos FC voltou com tudo no segundo tempo, mas foi o Vitória que marcou, aos 11 minutos. Ramon recebeu na área, ajeitou para Wallace, que matou no peito e bateu no canto esquerdo sem dar chance para o goleiro santista.
A reação do Peixe veio na sequência quando André recebeu de frente para o gol e chutou rasteiro.
Aos 16 minutos, André, que fazia sua última partida com a camisa alvinegra, foi substituído por Marquinhos. André foi vendido para o Dínamo de Kiev, da Ucrânia.
O Santos FC teve nova chance aos 21 minutos quando Marquinhos colocou nos pés de Paulo Henrique Ganso, que tentou tirar do goleiro Viáfara que voou para fazer a defesa.
Na sequência, foi Marquinhos que se livrou da marcação e chutou, mas a zaga travou a jogada do meia santista.
Aos 26 minutos, Robinho tabelou com Ganso e mesmo caído, conseguiu finalizar, mas Viáfara, novamente, salvou o Vitória.
O Vitória conseguiu a virada aos 32 minutos. Neto deu assistência para o atacante Júnior, que tocou na saída de Rafael.
Ficha Técnica
Vitória-BA x Santos FC
Gols: Edu Dracena, aos 44 minutos do primeiro tempo; Wallace, aos 12, Júnior, aos 32 minutos do segundo tempo
Cartões Amarelos: Anderson, Wallace, Elkeson (VIT); Edu Dracena, Robinho, Rafael (SAN)
Cartões Vermelhos: -
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa/RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann e Érico Bandeira
Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão)
Data: 04/08/2010
Horário: 21h50
Vitória-BA Viáfara; Nino (Gabriel), Wallace, Anderson Martins e Egídio; Neto Coruja, Bida (Adaílton) e Ramon (Renato); Elkeson, Júnior e Schwenck. Técnico: Ricardo Silva.
Santos FC Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, Wesley e Paulo Henrique Ganso; Neymar (Marcel), André (Marquinhos) e Robinho (Rodriguinho). Técnico: Dorival Júnior.
Santosfc.com.br
Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com
Roberto,
ResponderExcluirO Santos mereceu ser campeão, mais o Vitória desperdiçou várias chances de gol e poderia ter ganhado a copa do Brasil.Parabéns pro Santos por mais esse titulo.
abraço!
O Santástico mereceu o título, mais o rubro negro baiano valorizou muito a conquista do peixe.
ResponderExcluirAbraços meu grande amigo Thales