domingo, 11 de outubro de 2009

México garante vaga na Copa; EUA também se classificam



O México superou toda a crise envolvendo sua campanha nas Eliminatórias da Concacaf e garantiu uma vaga à Copa do Mundo de 2010. Neste sábado, a equipe de Javier Aguirre derrotou El Salvador pelo placar de 4 a 1, gols de Marvin González (contra), Cuauhtemoc Blanco, Francisco Palencia e Carlos Véla, e carimbou o passaporte à África do Sul. Quem também se classificou para o Mundial da África do Sul foi os Estados Unidos.
Com a quinta vitória consecutiva nas Eliminatórias, após largar no hexagonal final com resultados adversos, o México chegou aos 18 pontos e agora ocupa o segundo lugar na tabela de classificação - os líderes são os EUA, com 19. Por outro lado, El Salvador estacionou nos oito pontos.
Depois de viver uma grande crise durante todas as Eliminatórias, o México dominou os 90 minutos de partida e construiu a vitória sem maiores problemas. O primeiro gol dos tricolores aconteceu aos 25min, com Marvin González. Após confusão com Blanco dentro da área, o zagueiro salvadorenho tocou para as redes.
Na segunda etapa, o México tratou de transformar o triunfo em goleada. Aos 24min, o veterano Blanco recebeu bom passe e tocou na saída do goleiro Miguel Moreno para ampliar o marcador. A festa ficou ainda maior aos 39min, quando o também experiente Francisco Palencia recebeu boa bola e anotou o terceiro.
A classificação estava definida, mas El Salvador tratou de balançar as redes de Ochoa. Aos 43mi, Julio Martínez marcou o tento de honra. Contudo, nos acréscimos, o jovem Carlos Véla, do Arsenal, aproveitou falha clamorosa da defesa salvadorenha e tocou na saída do goleiro para fechar a goleada.
EUA vencem

Os Estados Unidos seguiram o exemplo do México e, com uma rodada de antecedência nas Eliminatórias da Concacaf, garantiram presença na Copa do Mundo da África do Sul. Na noite deste sábado, os americanos venceram Honduras fora de casa por 3 a 2.
Com apoio da torcida, Honduras chegou a sair na frente do placar com um belo gol de falta de Leon, aos 2min da etapa complementar. A partir daí, os donos casa sofreram com graves falhas defensivas e permitiram a virada norte-americana, com tentos de Casey (2) e Donovan. No fim, Leon marcou novamente, mas não evitou o fracasso dos hondurenhos, que ainda perderam um pênalti.

A terceira vaga e última vaga direta da Concacaf ficou mais próxima da Costa Rica, que chegou aos 15 pontos. Neste sábado, o país contou com a estreia do técnico brasileiro René Simões e bateu Trinidad e Tobago por 4 a 0, com gols de Bakr (contra), Centeno e Saborio (2).
Com o revés diante dos americanos, Honduras caiu para o quarto lugar, com 13 pontos, e hoje disputaria a repescagem contra o quinto da América do Sul.
Na última rodada das Eliminatórias da Concacaf, Costa Rica e Honduras atuam como visitantes, respectivamente, contra Estados Unidos e El Salvador. Para completar, o confronto entre Trinidad e Tobago e México será disputado apenas para cumprir tabela.

Fonte: Gazeta Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre