domingo, 12 de maio de 2013

Potiguar de Mossoró vence América conquista a Copa Cidade do Natal e garante vaga na final

Depois de passar uma série de 18 partidas sem perder, interropida na última quarta-feira feira com a goleada sofrida para o Atlético/PR, na Copa do Brasil, o América voltou a sentir o gostinho amargo da derrota, dessa vez para o Potiguar de Mossoró, que ao bater o clube natalense por 2 a 1, neste domingo, no estádio Nogueirão, conquistou o título da Copa Cidade do Natal e de quebra a vaga na final do Campeonato Potiguar, onde irá tentar sua segunda conquista na história. A cereja do bolo do time mossoroense, foi a garantia da participação na Copa do Nordeste na próxima temporada. Os gols, todos no segundo tempo, foram marcados por Chiquinho e Radames para os donos da casa, enquanto Tiago Adan descontou para os americanos. As duas equipes voltam a se encontra no estádio Leonardo Nogueira, disputando o título da temporada, na próxima quarta-feira a noite.

Apesar de atuar com a vantagem do empate e ter colocado em campo apenas um atacante de ofício, o Potiguar foi mandou nas ações do primeiro tempo da partida que valia o título da Copa Cidade do Natal, que para os donos da casa, além de uma vaga na final do Estadual diante do próprio América, valia também a confirmação da presença do clube na Copa Nordeste de 2014. E isso refletiu na determinação das equipes dentro de campo.

Se não fosse a boa forma do goleiro Dida, com defesas seguras em chutes de Chiquinho e Vaninho, mas uma saída corojosa nos pés do lateral-esquerda Chiquinho, os mossoroenses deixariam o campo para o intervalo com a vantagem no marcador. A tática de Celso Teixeira, com um atacante apenas, era fazer os defensores americanos deixarem as proximidades da área para buscar espaços através da velocidade de Vaninho e Kattê, o que acabou dando parcialmente certo pelo volume de jogo e oportunidades criadas pelo clube da casa.

Sem contar com o lateral-direita Norberto, vetado por motivo de contusão, Roberto Fernandes optou por entrar com Jorge Santos, que acabou sendo uma peça nula em campo. O jogador não marcava e não conseguia atacar, prejudicando o rendimento dos natalenses. Com força apenas pelo lado esquerdo do campo, mas com suas principais peças muito bem marcadas, o América levou perigo apenas em jogadas de bola parada, porém o goleiro Santos não foi exigido.

Mas se conseguiu se livrar do pior na etapa anterior, no segundo tempo, com menos de um minuto de bola rolando, o lateral-direita Chiquinho fez um golaço. Ele pegou a bola no seu campo de defesa, driblou todo mundo a sua frente, inclsusive o goleiro Dida e fez 1 a 0, colocando os mossoroenses com a mão na taça e com um pé na Copa do Nordeste. A jogada inflamou a torcida nas arquibancadas que, sentindo um gostinho especial, passou a incentivar ainda mais o time em campo, com direita a “ola”. Depois de ver o time abrir vantagem, qualquer roubada de bola ou chutão para o lado, desde que livrando o perigo, era comemorado pela torcida.

Animação

A entrada de Índio Oliveira na vaga de Jorge Santos, no intervalo, não surtiu o efeito desejado por Roberto Fernandes. Com Cascata e Fabinho, apáticos e presos na marcação dos defensores mossorenses, o ataque não era municiado, tanto que Tiago Adan e Itamar mal apareceram. A primeira boa jogada do ataque, foi uma tabela entre Cascata e Tiago Adan, que Cascata vacilou na hora da conclusão e praticamente atrasou para o goleiro, isso após 18 minutos.

Com a vantagem ampliada, o Potiguar recuou e passou a apostar nos contra-ataques, chegando ao ataque apenas com segurança, com a finalidade de não correr mais riscos desnecessários. O time trocou a velocidade e pela posse de bola, mas não contava com um vacilo coletivo do sistema defensivo, que apenas ficou olhando Tiago Adan receber um bom passe, por tràs da zaga, dominar e bater cruzado na saída do goleiro Santos, deixando tudo igual no estádio Nogueirão. A festa na arquibancada voltou a se transformar em apreensão entre os torcedores do “time macho”.

Os minutos passavam mas apesar de o empate favorecer ao Potiguar, a vibração da torcida estava contida, o América avançou em busca do desempate, quase conseguiu numa indecisão entre o zagueiro Ivisson e o goleiro Santos, que levou sorte de ver a bola passar rente a trave, mas foi num contra-golpe aos 45 minutos, que Radames correu em torno de 50 metros e bateu firme no ângulo do goleiro Dida para fazer 2 a 1 e arrancar o coro de “é campeão” que vinha preso na garganta dos torcedores.

Ficha técnica

Potiguar - 2
América - 1

Potiguar: Santos, Chquinho, Genílson, Anselmo e Paulinho; Ivisson, Lima, Magno, Vaninho (Geovane) e Daniel (Radames); Kattê (Ítalo). Técnico: Celso Teixeira.

América: Dida, Jorge Santos (Índio Oliveira), Índio, Edson Rocha e Renatinho (Bruno); Felipe Macena (Alemão), Daniel, Fabinho e Cascata; Itamar e Tiago Adan. Técnico: Roberto Fernandes.

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)

Gols: Chiquinho/POT (1'/2ºT), Tiago Andan/AME (27'/2ºT), Radames/POT (45'/2ºT)

Renda: R$ 89.720,00
Público: 3.769 pagantes
Estádio: Nogueirão

Tribuna do Norte / http://www.tribunadonorte.com.br
Foto: Magnus Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre