terça-feira, 10 de maio de 2011

Pais agridem juiz e eliminam time dos filhos em torneio

Em qualquer jogo de escolinha de futebol ou torneio de divisão de base, lá estão eles à beira do campo, às vezes mais ativos do que os próprios filhos. Alguns pais têm dificuldade em se controlar e ficam à beira de um ataque de nervos. Mas em Malmö, no sul da Suécia, um grupo passou dos limites. Após agredirem um árbitro, eles acabaram causando a desclassificação do time dos filhos do campeonato.

– Eles partiram para cima de mim, me ameaçaram e começaram a me agredir. Se não tivesse vindo gente em meu socorro, eu teria apanhado muito. Foi o pior que me aconteceu em 25 anos de arbitragem – disse Bujar Fetio, responsável pelos jovens árbitros do torneio sub-10 disputado no bairro de Bulltofta.

– Tentei interceder após os pais invadirem o campo para reclamar da marcação do juiz, que havia realmente errado, mas era apenas um rapaz de 16 anos. Ele está aqui para aprender e seu papel é agir muito mais como um recreador do que propriamente como um árbitro – acrescentou Fetio.

Juiz teve pena dos meninos

O jovem juiz, Admir Turanovic, diz ter ficado com pena dos garotos quando soube da decisão do clube que organiza o campeonato, Husie IF, de punir os pais com a eliminação do time dos filhos.

– É triste que sofram por algo que não foi culpa deles, mas alguma atitude precisava ser tomada e é melhor que o time inteiro seja suspenso. Somente assim os pais vão aprender a se comportar e não brigar. Eles correram atrás de Bujar pelo campo inteiro. Totalmente sem sentido – afirmou Turanovic, em entrevista à TV sueca.

O Husie IF decidiu também fazer uma representação contra os pais brigões junto à federação de Skane, província onde Malmö está localizada. Mas um diretor da federação considera que a punição foi exagerada.

– O comportamente dos pais influencia os filhos, que acabam achando que é normal xingar os árbitros e brigar. Estamos trabalhando com um projeto de “tolerância zero” justamente para que problemas como este não ocorram. Mas a eliminação do time é uma decisão do Husie IF. Eu, pessoalmente, não concordo. Os meninos não tinham nada a ver com a história – contou Jorgen Berggren, diretor de arbitragem da federação local.
Rafael Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre