sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Único jogador vivo da Copa de 1930 faz 100 anos

SÃO PAULO - O atacante Francisco Varallo tinha 20 anos quando foi convocado para a seleção argentina que disputou a primeira Copa do Mundo, em 1930. Era o caçula da equipe. No torneio, fez um gol, ganhou uma lesão no joelho esquerdo e saiu vice-campeão - perdeu a decisão para o Uruguai, dono da casa, por 4 a 2.

Aquele jogo, ocorrido há quase 80 anos no estádio Centenário e acompanhado por 93 mil pessoas, não sai da mente de Don Pancho, como é chamado. Só o fato de recordá-lo, afinal, já é uma façanha: Varallo é o único jogador vivo a ter participado do Mundial de 1930. Nesta sexta-feira, ele completa 100 anos.

"Todos me perguntam sobre aquela partida. Eu era muito novo, não tinha experiência. Às vezes prefiro não lembrar do que aconteceu", disse, lúcido, o ex-jogador. "Ganhávamos facilmente por 2 a 1 e perdemos. Eu não podia correr porque meu joelho doía. Fico louco ao lembrar porque os uruguaios eram muito prepotentes".

A brilhante trajetória nos gramados, ainda que curta, será lembrada em sua terra natal, La Plata. A cidade, que fica a 50 km de Buenos Aires, abrirá mão de uma de suas peculiaridades para homenagear o filho ilustre.

Conhecida por ter as ruas designadas apenas por números, agora La Plata terá um logradouro com nome próprio: o trecho da avenida 25 entre as ruas 32 e 525 se chamará Francisco Varallo. No próximo dia 12, uma grande festa será realizada no Coliseo Podestá, também La Plata. Lá, Pancho será o primeiro homenageado do prêmio que levará seu nome e exaltará "o cavalheirismo e a trajetória".

A trajetória de Varallo nos campos durou 15 anos. A estreia na Primeira Divisão argentina foi aos 14 anos, defendendo o 12 de Octobre. Depois, transferiu-se para o Gimnasia y Esgrima. Foi no Boca Juniors, porém, que fez história. Em 1931, fez o primeiro contrato profissional, por 7 mil pesos, e rumo para a capital federal.

No Boca, venceu os torneios nacionais de 1931, 1934 e 1935. Marcou 194 gols em 222 partidas e foi o maior artilheiro do clube até ser ultrapassado por Martín Palermo em 2008. O joelho esquerdo, cronicamente lesionado, fez com que Varallo encerrasse a carreira em 1939, com apenas 29 anos.
Agencia Estado 
Foto: Arquivo

4 comentários:

  1. Saudações!
    Que Post Fantástico!
    Grande ROBERTO, onde é que você anda que eu não lhe encontro????KKKKKKKK
    Amigo, com sinceridade não conhecia nada sobre esse grande atleta, Francisco Varallo. Gostei muito de ler a rica biografia e vamos ficar torcendo que ele alcance mais umas dezenas de aniversários.
    Parabéns pelo excelente Post1
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Roberto amigo, que bom que ainda tem algum cara vivo pra contar histórias. Algum escritor deveria fazer um livro com esse cara.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse cara é um museu vivo!
    Quanta coisa ele deve ter pra contar!!!

    bjus e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  4. Amigos comentaristas, muito obrigado .A curta trajetória de Varallo nos gramados, segundo relatos que pesquisei, foi extraordinária. parabéns a este ícone vivo do nosso futebol mundial que encanta tantas pessoas no mundo

    ResponderExcluir

Obrigado!Volte Sempre