segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Mogi Mirim Esporte Clube completa 78 anos


Nesta segunda-feira, dia 1° de fevereiro, o Mogi Mirim Esporte Clube festeja mais um ano de existência. Fundado no dia 1º de fevereiro de 1932, o clube completa 78 anos. E para marcar a data, o estádio oficialmente muda de nome. De Papa João Paulo 2° para Romildo Vitor Borba Ferreira, uma homenagem do presidente Rivaldo Vitor Borba Ferreira ao seu falecido pai.
Motivos para comemorar a data não faltam. O principal deles é o fato de o Sapo ter dado a volta por cima nesta edição do Campeonato Paulista, depois de uma temporada ruim em 2009. Depois de cinco rodadas realizadas, o Mogi Mirim segue entre os líderes da competição, mostrando sua força e desbancando grandes equipes paulistas.
Embora complete 78 anos de existência, o Mogi Mirim Esporte Clube começou a conquistar seu espaço no cenário do futebol somente nos anos 80. Foi com a chegada de Wilson Fernandes de Barros à presidência, em 1981, que o clube cresceu. À frente do Mogi Mirim por 27 anos – de 1981 a 2008, quando faleceu -, Wilson Barros elevou o Sapo de mero coadjuvante da terceira divisão do Campeonato Paulista a integrante da elite do futebol estadual.
O acesso à primeira divisão aconteceu em 1985. O time, que contava com jogadores como o “xerife” Chicão e Oscarzinho, chegou à elite no dia 11 de dezembro daquele ano. Foi com um empate por 1 a 1 com o Tanabi, no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, que o time conquistou o título da Segunda Divisão.
De lá para cá, o Mogi se firmou no futebol paulista. O ápice foi nos anos de 92 e 93, com o célebre “Carrossel Caipira”, liderado por Rivaldo, Válber e Leto. Naquele período, o elenco comandado por Oswaldo Alvarez, o Vadão, conquistou em 1992 o título da Copa 90 Anos da Federação Paulista de Futebol e do Grupo Amarelo do Campeonato Paulista. No ano seguinte, o Sapo venceu o Torneio Ricardo Teixeira.
Remodelado com a chegada do pentacampeão Rivaldo à presidência no final de 2008, o Mogi Mirim passou a investir nas categorias de base desde o ano passado. Em 2009, foram criadas as categorias sub-15 e sub-17 e reativada a equipe sub-20. Em menos de um ano de implantação das categorias de base, o elenco infantil já deu ao Sapo o primeiro título da era Rivaldo. A equipe sub-15 se sagrou campeã invicto da Copa da Associação Paulista de Futebol, em novembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre