sábado, 13 de julho de 2013

Nos pênaltis, França é campeã da Copa do Mundo Sub-20

Numa final sem gols, definida nos pênaltis, o goleiro Alphonse Areola brilhou ao defender as duas primeiras cobranças do Uruguai e encaminhou o título da França na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Turquia 2013, neste sábado, em Istambul. É a primeira vez que o país ganha a competição.

Dos últimos seis títulos do torneio, cinco haviam ficado com países da América do Sul – a única exceção foi o de 2009, conquistado por Gana. A última taça erguida por europeus havia sido pela Espanha, em 1999. Não mais, graças a um belo desempenho do jovem goleiro francês, barrando Guillerno Varela by Emiliano Velazquez – seu time venceu por 4 a 1 nos pênaltis.

Em campo, era o confronto do melhor ataque da competição, francês, com 15 gols marcados em seis jogos, com o detalhe de que oito jogadores diferentes balançaram as redes, com a melhor defesa, uruguaia, que sofreu apenas três gols em toda a competição.

Na Ali Sami Yen, o primeiro tempo foi bastante equilibrado, tanto em termos de posse de bola como chegada ao ataque. Algo até esperado, considerando o que estava em jogo e a tensão envolvendo os garotos. A França acabou investindo mais em jogadas individuais, embora lhe faltasse movimentação. O Uruguai movia mais seus jogadores em campo, com mais velocidade. Mas as defesas não deixaram os homens de frente trabalhar, em geral.

Na segunda etapa, a bola ficou mais com os franceses, mais descansados – os uruguaios já vinha de duas prorrogações, sendo que o adversário não havia precisadojogar nenhuma em sua campanha. Nos minutos finais, os times até tiveram boas chances para marcar, mas os goleiros Areola e Guillermo De Amores estavam muito bem. No tempo extra, não tivemos muitas emoções. Ficou tudo reservado para os pênaltis, mesmo.

Esse foi o segundo confronto entre os países no Mundial Sub-20 da FIFA – já haviam jogado em 1997, quando a Celeste venceu os Bleus nas quartas de final, nos pênaltis. Naquela campanha, inclusive, o time sul-americano avançou até a final (fase que nunca mais alcançou desde então). Os europeus disputaram sua primeira decisão.

Seis dos jovens uruguaios foram membros da equipe que terminou também com o vice-campeonato da Copa do Mundo Sub17 da FIFA México 2011: Mathias Cubero, Leonardo Pais, Gianni Rodriguez, Gaston Silva, Jim Varelae e Emiliano Velazquez. Eles perderam na ocasião para os anfitriões.

FIFA / http://pt.fifa.com/
Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre