segunda-feira, 30 de maio de 2011

São Mateus vence o Linhares e é campeão capixaba de 2011

Foi um prêmio para a torcida mais fiel do Espírito Santo em 2011. Com a melhor média de público do Capixabão, os torcedores mateenses não ficariam de fora no momento da coroação final, mesmo a aproximadamente 170 km de distância. Diante de mais de mil mateenses no estádio Justiniano de Mello e Silva, em Colatina, o São Mateus mostrou que a arquibancada tinha razão. "Sem corrente", o Pit-Bull tirou o Linhares da sua frente por 2 a 0, e se sagrou campeão estadual.

Dentro de campo, os 'deuses do futebol' pareciam conspirar a favor do time de Vevé. Melhor na maior parte da partida, o time viu o Linhares parar três vezes na trave. No ataque, Badinho também ficou no travessão uma vez, mas Regílson no primeiro tempo, e Jânio Baiano no segundo, marcaram os gols que deram o segundo título da história do clube. De quebra, o Pit-Bull se garantiu na Série D do Campeonato Brasileiro, que começa em Julho, e também na Copa do Brasil de 2012. A festa vai longe em São Mateus!

São Mateus melhor na primeira etapa

O jogo começou aberto no Justiniano. Quem imaginou um Linhares postado atrás, 'deitado' na vantagem de jogar pelo empate para ficar com o título, se surpreendeu no início. Saindo para o jogo, a Coruja chegou logo aos cinco minutos. Wilker bateu da direita, a bola explodiu na zaga e sobrou para Kesley na entrada da área. O meia bateu firme, de primeira, e a bola passou muito perto da trave direita de Robson Bahia. Três minutos depois, novamente a dupla atacou. Kesley subiu pelo meio e deu ótimo passe para Wilker na direita. O lateral veio de trás e soltou a 'bomba', mas a bola subiu demais.

Aí o Linhares parou. Precisando buscar a vitória, o São Mateus 'acordou' e passou a comandar a partida. Aos 10 minutos, Juninho foi o primeiro a levar perigo. O zagueiro cobrou falta com força da intermediária, a bola desviou no meio do caminho e quase traiu Hiran. Aos poucos, o Pit-Bull ia encurralando o adversário em seu campo de defesa, mas aos 17 sofreu uma baixa. Rincon, machucado, teve de sair e deu lugar a Roberto Formiga. Em seguida, quase Badinho abre o placar. Marcelo Pelé recebeu lançamento dentro da área, dominou e rolou para a chegada do meia, que chutou por cima do gol.

O time mateense precisava do gol e a pressão só aumentava. Aos 21, Badinho fez lindo lance pela esquerda, tabelou com Marcelo Pelé e, de frente para o gol, carimbou o travessão, para desespero dos torcedores na arquibancada. Sem poder ofensivo, a Coruja só conseguiu responder na 'bola parada'. Aos 25, Ratinho levantou na área, Patrick subiu livre, mas testou em cima do goleiro Robson Bahia, que agarrou e não largou mais.

Os comandados de Vevé insistiam, mas falhavam no ato final da jogada. Quando o jogo já se encaminhava para o final do primeiro tempo, a torcida do São Mateus pôde, enfim, soltar o grito de gol da garganta. Aos 38, Regílson recebeu de costas na entrada da área e tocou para Marcelo Pelé. O atacante fintou e bateu em cima da zaga, mas a bola acabou sobrando novamente para Regílson, que livre, só teve o trabalho de deslocar o goleiro Hiran: 1 a 0.

Nos acréscimos, Bombom quase conseguiu o empate para a Coruja. O meia puxou contra-ataque em velocidade pelo meio, passou por dois marcadores, e bateu tirando do goleiro. Mas a bola, caprichosamente, bateu na trave direita de Robson Bahia e saiu.

Mesmo com apenas um atacante de ofício (Zé Augusto) e atrás no placar, o técnico Wildson dos Anjos preferiu não fazer alterações na equipe de imediato. Vevé também permaneceu com a mesma equipe que terminou os primeiros 45 minutos da partida. E assim como na primeira etapa, quem levou perigo no início foi o Linhares.

Logo com dois minutos, Ratinho cobrou falta na área, Robson Bahia saiu mal do gol e Patrick, no desvio, quase marcou. Aos oito, novamente a Coruja chegou no ataque. Ratinho foi ao fundo pela esquerda e cruzou. A zaga mateense conseguiu afastar, mas a bola sobrou para Kesley na área. O meia dominou e, ao invés do chute, tentou dar um chapéu em Luciano, e foi travado na hora do chute.

Em seguida, o jovem Wildson resolveu tornar o time mais ofensivo. O treinador sacou o meia Kesley e colocou o atacante Waschington em campo. Mas a tentativa sofreu um duro golpe na sequência. Aos 16, em contra-ataque, Badinho avançou pela esquerda, passou por Patrick, foi ao fundo e cruzou para Jânio Baiano. O meia apareceu livre na segunda trave e cabeceou no contra-pé de Hiran para ampliar. Festa da torcida do São Mateus que, sem medo, já soltou o grito: "éééé, campeão".

Sem outra alternativa, o técnico do Linhares lançou sua equipe toda a frente. Saíram o lateral Ratinho e o volante Igor. Entraram o meia Gagai e o atacante Arthur, respectivamente. Como resposta, Vevé lançou Nei no lugar de Jânio Baiano para reforçar a marcação. O Linhares passou a pressionar e a chance apareceu aos 34. Zé Augusto recebeu passe na esquerda da área, fintou para o meio e bateu rasteiro, mas a bola parou na trave direita. Dois minutos depois, outra grande oportunidade desperdiçada. Waschington recebeu em profundidade e ganhou de Robson Bahia na dividida. Porém, o atacante foi travado na hora do chute e deu passe para trás. Bombom, sem goleiro, chegou batendo por cima do gol (reveja a íntegra da transmissão da GTV na tela ao lado).

Mas parecia não ser o dia do Linhares. Aos 39, o time parou na trave pela terceira vez na partida. Após cruzamento, Arthur se antecipou a zaga, desviou de cabeça e a bola explodiu na trave direita de Robson Bahia. Depois do lance, até a torcida desistiu, e começou a deixar as dependências do estádio. Coube ao São Mateus administrar e esperar o momento para soltar o grito de bicampeão!

Ficha técnica
LINHARES 0X2 SÃO MATEUS
Local: Estádio Justiniano de Mello e Silva, em Colatina
Horário: 16h
Gols: Regílson aos 38 minutos do primeiro tempo; Jânio Baiano aos 16 minutos do segundo tempo.

Linhares
Hiran, Wilker, Diego Martins, Patrick e Ratinho (Arthur); Serginho, Giovanny, Igor (Gagai), Kesley (Waschington) e Bombom; Zé Augusto. Téc.: Wildson dos Anjos.

São Mateus
Robson Bahia; Kênio, Luciano, Jaílson e Rubem; Rincon (Roberto Formiga), Juninho, Jânio Baiano (Nei) e Badinho; Regílson e Marcelo Pelé. Téc.: Vevé.

Foto: Fábio Vicentini/A Gazeta
WWW.GAZETAESPORTES.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre