quarta-feira, 7 de julho de 2010

Campeão mundial inédito: Espanha está na final


A Copa do Mundo de 2010 será marcada por trazer um novo membro ao seleto grupo de campeões mundiais. Após a classificação da Holanda, foi a vez da Espanha superar a Alemanha, na segunda semifinal, em Durban, nesta quarta-feira. O time de Vicente del Bosque fez 1 a 0, levando o país à decisão de um Mundial pela primeira vez em sua história.
Nos primeiros minutos do jogo, o pitoresco ficou por conta de um torcedor, que invadiu o gramado aos quatro minutos. Porém, as oportunidades de gol começaram a aparecer aos seis minutos. E a chance foi espanhola: após passe em profundidade de Pedro Rodriguez para a área, David Villa entrou pela direita da grande área, e se
esticou para tentar o chute. Porém, com o peito, o goleiro alemão, Manuel Neuer, afastou o perigo.
A Espanha continuou insistindo, aos treze minutos. Em cobrança de escanteio ensaiada, Xavi Hernández passou a bola a Andrés Iniesta. E o meio-campista espanhol cruzou para a área, onde Carles Puyol cabeceou forte, por cima do gol de Neuer.
No entanto, logo depois, a Alemanha chegou com perigo pela primeira vez. Aos 15 minutos, Mesut Özil fez boa cobrança de escanteio, e Iker Casillas precisou dar um leve toque na bola, mandando-a pela linha de fundo. E aos 16 minutos, no córner subsequente, em que deixou a bola com outro jogador, Piotr Trochowski tentou alçar a bola para a área, mas ela saiu pela linha de fundo.
Depois, Sergio Ramos foi responsável pelo melhor momento espanhol. Aos 19, Xabi Alonso fez o passe para o lateral, que chegou próximo à área e bateu, mandando a bola na rede pelo lado de fora.
E as duas equipes começaram a arriscar chutes de longe para tentar o primeiro gol. Aos 30, Xabi Alonso arriscou chute forte, mas a bola saiu à esquerda de Neuer. Dali a dois minutos, Trochowski bateu de pé esquerdo, e Casillas caiu para fazer a defesa.
E, nos acréscimos, após Özil ter reclamado de pênalti sofrido, Pedro arriscou chute forte e rasteiro, que Neuer encaixou sem maiores problemas, aos 46 minutos. E o primeiro tempo terminou em 0 a 0.
A pressão espanhola recomeçou no segundo tempo. Logo aos três minutos, pela esquerda, Pedro Rodríguez passou por Per Mertesacker e Jérôme Boateng, caminhou para o meio, próximo à área, e tocou para Xabi Alonso arriscar chute forte, que passou à direita do gol.
Aos cinco, Xavi caminhou pela direita e passou para Xabi Alonso, que arriscou chute forte, que foi à esquerda do gol. E, aos nove, Iniesta deixou a bola com Xavi. E, na meia-lua, o camisa 8 tocou a David Villa, que mandou chute colocado. Porém, a bola foi para fora.
Mas seria aos 12 minutos que se veria uma sequência ininterrupta de oportunidades espanholas para abrir o placar. Primeiramente, Xavi recebeu a bola na área, e fez o pivô, para que Pedro batesse. O camisa 18 mandou o arremate, e Neuer fez boa defesa, rebatendo. Na sobra, o próprio Pedro deixou com Iniesta, que entrou livre pela esquerda e cruzou rasteiro. Porém, a bola passou em frente ao gol, sem ninguém completar. Na sequência do lance, a Espanha ainda tentou, mas Pedro chutou para fora.
Somente aos 16 minutos a Alemanha apareceu, timidamente. Arne Friedrich cruzou da esquerda, e Miroslav Klose tentou finalizar de primeira. Porém, o voleio saiu torto, e a bola foi para fora.
Mas a pressão espanhola continuou. Aos 18, Iniesta fez lançamento da esquerda, e a bola passou direto pela área. Sergio Ramos reclamou por ter sido derrubado na área e pediu pênalti, mas o árbitro húngaro Viktor Kassai nada deu. E, aos 23, David Villa recebeu pela direita, entrou na área com a bola dominada e mandou chute rasteiro, para a defesa de Neuer.
Não tendo marcado gols, o time de Vicente del Bosque quase permitiu que a Alemanha abrisse o placar, aos 24 minutos. Na área, Lukas Podolski recebeu a bola, pela esquerda, e cruzou. Do outro lado, Toni Kroos completou de primeira, e Casillas fez grande defesa, impedindo que a Alemanha abrisse o placar.
Porém, não demoraria muito para que, finalmente, a Furia abrisse o placar. Aos 28 minutos, Xavi cobrou o escanteio da esquerda, e Puyol subiu bem na área, cabeceando no canto esquerdo de Neuer para abrir o placar.
Restou ao Nationalelf, então, atacar. Mario Gomez foi colocado na vaga de Sami Khedira, e o time de Joachim Löw começou a apelar para os cruzamentos. Porém, oferecia contra-ataque à Espanha. E o oponente quase aproveitava as chances. Mas perdeu uma, talvez a principal delas, de modo incrível: aos 36 minutos, Pedro recebeu a bola, livre, no meio-campo. Caminhou até a área, mas acabou diminuindo o passo, tentou dribles, e perdeu a bola para Friedrich.
A insistência germânica continuava: aos 40 minutos, Schweinsteiger arriscou chute, mas a bola bateu na defesa. Na resposta, a Espanha contra-atacou: aos 44, Fernando Torres (substituto de David Villa) entrou pela área e tentou o chute, mas Friedrich evitou. E a Espanha, segurando a bola no campo de ataque e repelindo os cruzamentos, garantiu a final inédita. E um campeão inédito para a Copa do Mundo.
Ficha técnica
Alemanha 0x1 Espanha
Local: Estádio Moses Mabhida, Durban
Data: 07/07, quarta-feira
Árbitro: Viktor Kassai (HUN)
Público: 60.960
Gols: Carles Puyol aos 28'/2T (Espanha)
Alemanha
1-Manuel Neuer, 16-Philipp Lahm, 3-Arne Friedrich, 17-Per Mertesacker e 20-Jérôme Boateng (2-Marcell Jansen aos 7'/2T); 6-Sami Khedira (23-Mario Gomez aos 36'/2T) e 7-Bastian Schweinsteiger; 15-Piotr Trochowski (18-Toni Kroos aos 17'/2T), 8-Mesut Özil e 10-Lukas Podolski; 11-Miroslav Klose. Técnico: Joachim Löw.
Espanha
1-Iker Casillas, 15-Sergio Ramos, 3-Gerard Piqué, 5-Carles Puyol e 11-Joan Capdevila; 16-Sergio Busquets e 14-Xabi Alonso (4-Carlos Marchena aos 48'/2T); 6-Andrés Iniesta, 8-Xavi Hernández e 18-Pedro Rodríguez (21-David Silva aos 40'/2T); 7-David Villa (9-Fernando Torres aos 36'/2T). Técnico: Vicente del Bosque.

Trivela.com
Foto: Getty Images

6 comentários:

  1. Roberto,bem que o polvo previu que a Espanha iria ganhar...hehehehe
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Cecília este polvo está acertando tudo.Abraços
    @robertoflima

    ResponderExcluir
  3. Roberto,

    Joachim Low pecou quando decidiu manter o time na defesa. Não se aproximou nem um pouco do posicionamento tático da Alemanha dos jogos anteriores.

    Apostava fielmente numa decisão entre a Holanda e a Alemanha, numa revanche de 74, e com o título indo para a Laranja.

    Com uma final inédita fica difícil apostar em um vencedor, mas acho que a Holanda está iluminada na Copa. E é bem verdade que Villa não está atrás.

    Vai ser um jogão!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Não gostei... Queria Alemanha na final!
    Mas achei que o tecnico da Alemanha o Löw foi muito orgulhoso, pois ele disse que não iam treinar nem penaltis porque não ia precisar... E realmente não precisou, pois eles perderam =/
    Orgulho não tá com nada!
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Logan esta final vai ser muito importante para a história da copa do mundo...vai sair o 8º país com o título mundial de futebol.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Marina Canfield eu sabia que você estava torcendo pela Alemanha, ví no Twitter, mais vc têm razão a seleção Alemã achou que o jogo estava ganho e bobeou.Bjsss

    ResponderExcluir

Obrigado!Volte Sempre