terça-feira, 6 de julho de 2010

Holanda bate Uruguai e está na final após 32 anos

Depois de 32 anos a Holanda volta a uma final de Copa do Mundo. Nesta terça-feira, no estádio Green Point, na Cidade do Cabo, a Oranje venceu o Uruguai por 3 a 2 e se garantiu na decisão do próximo dia 11, em Joanesburgo.
A partida foi dificílima. Após abrir o placar no começo do jogo, a Holanda sofreu o empate ainda na primeira etapa. No segundo tempo, Wesley Sneijder e Arjen Robben marcaram para a seleção europeia, mas o time ainda tomou sufoco no fim, após Maxi Pereira diminuir nos acréscimos.
O primeiro lance de perigo da partida foi da Holanda. Aos três minutos, Arjen Robben cruzou pela direita, Fernando Muslera deu um soco fraco e, no rebote, Dirk Kuyt chutou por cima do gol uruguaio.
Três minutos mais tarde, Álvaro Pereira surpreendeu ao tentar encobrir o goleiro Maarten Stekelenburg do meio do campo, mas a bola passou por cima. O jogo seguia equilibrado. Mas, aos 18 minutos, Giovanni van Bronckhorst chutou de muito longe e acertou o ângulo esquerdo de Muslera. Um golaço.

Depois de levar o gol, a Celeste partiu para o ataque e melhorou na partida. Aos 35 minutos, Álvaro Pereira chutou de fora da área e Stekelenburg fez defesa segura. Em seguida, Pereira cruzou para a área e Diego Forlán cabeceou. A Jabulani passou por sobre o gol holandês.
Aos 40 minutos, porém, Forlán acertou o alvo. O camisa dez do Uruguai recebeu fora da área e bateu de esquerda. A bola fez uma curva e enganou Stekelenburg, que não conseguiu defender. Foi o empate uruguaio.
Foi de Forlán também a última boa chance da primeira etapa. O atacante uruguaio cobrou falta de longe e obrigou o goleiro holandês a fazer boa defesa.
Para o segundo tempo, o técnico Bert van Marwijk colocou Rafael van de Vaart no lugar de Demy de Zeeuw e deixou a Holanda mais ofensiva. Mas foi o Uruguai quem levou perigo pela primeira vez. Aos cinco minutos, Khalid Boulahrouz recuou mal para Stekelenburg, que dividiu e perdeu a bola para Edinson Cavani.
A bola sobrou para Álvaro Pereira, que tentou mandar por cima do goleiro e Van Bronckhorst tirou de cabeça ante da bola entrar. Aos 21 minutos, mais uma vez a Celeste levou perigo. Forlán cobrou falta com força e Stekelenburg fez boa defesa.
Mas dois minutos depois foi a Holanda que teve uma grande oportunidade. Van der Vaart recebeu passe de Robin van Persie na área e chutou para boa defesa de Muslera. No rebote, Arjen Robben mandou por cima.
Só que no minuto seguinte não teve jeito. Wesley Sneijder chutou da entrada da área, a bola passou por baixo de Van Persie e entrou no canto esquerdo de Muslera. A Oranje se empolgou na partida e, três minutos depois, Kuyt mandou bola na área e Robben, de cabeça, ampliou.

A partida parecia resolvida, mas aos 46 minutos Maxi Pereira diminuiu com um chute da entrada da área. Os uruguaios ainda armaram uma pressão nos acréscimos, com bolas na área, mas não conseguiram o empate. A Holanda enfrentará Alemanha ou Espanha na decisão. Alemães e espanhóis se enfrentam na quarta-feira, às 15h30.


Ficha técnica
Uruguai 2x3 Holanda
Local: Estádio Green Point, Cidade do Cabo
Data: 06/07, terça-feira
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Gols: Diego Forlán aos 40’/1T e Maxi Pereira aos 46'/2T (Uruguai); Giovanni van Bronckhorst aos 18’/1T, Wesley Sneijder aos 25’/2T e Arjen Robben aos 28’/2T (Holanda)
Carões Amarelos: Maximiliano Pereira, Martín Cáceres (Uruguai); Wesley Sneijder, Khalid Boulahrouz e Mark van Bommel (Holanda)
Uruguai
1-Fernando Muslera; 16-Maximiliano Pereira 3-Diego Godín, 6-Mauricio Victorino, 22-Martín Cáceres; 15-Diego Pérez, 17-Egidio Arévalo, 5-Walter Gargano e 11-Álvaro Pereira (13-Sebastián Abreu aos 32’/2T); 10-Diego Forlán (21-Sebastián Fernández aos 38’/2T) e 7-Edinson Cavani. Técnico: Oscar Tabárez.
Holanda
1-Maarten Stekelenburg, 12-Khalid Boulahrouz, 3-Johnny Heitinga, 4-Joris Mathijsen e 5-Giovanni van Bronckhorst; 14-Demy de Zeeuw (23-Rafael van der Vaart no intervalo), 6-Mark van Bommel, 10-Wesley Sneijder, 11-Arjen Robben (17-Eljero Elia aos 44’/2T) e 7-Dirk Kuyt; 9-Robin van Persie. Técnico: Bert van Marwijk.
http://www.trivela.com/Default.aspx
Foto: AFP

6 comentários:

  1. Assisti um jogão o Uruguai foi guerreiro mesmo.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Principe o Uruguai lutou até o fim e honrou os seus torcedores

    ResponderExcluir
  3. Torci tanto para o Uruguai...
    Mas vamos ver no que dará no jogo de sábado, se ao menos fica com o 3.o lugar!
    Sobre amanhã, acho que vai dar Alemanha (ela está muito eficiente e sortuda, diga-se de passagem!)
    Queria uma surpresa nessa Copa e talvez a Holanda seja essa surpresa, né?
    Um abraço,
    Mary :)

    ResponderExcluir
  4. Mary Miranda torcí muito pela Celeste mais não deu, espero que eles ganhem o 3° lugar.Bjs no coração

    ResponderExcluir
  5. SAUDAÇÕES!
    Grande Roberto:
    Meu amigo, percebe-se nas entrelinhas que a sua narrativa não está com aquela alegria contagiante de antes, mas, não fique assim, olha daqui a quatro será a nossa vez. Bola prá frente meu amigo!
    Parabéns pro mais uma excelente matéria!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  6. Nem vou te dizer como fiquei triste com a derrota, te confesso que senti bem mais do que a derrota do Brasil...

    Mas deu pra ver desde o inicio que o jogo foi trancado, jogamos sem jogadores de peso, o juiz fazendo vistas grossas pra alguns lances... mas mesmo assim, pelo menos jogou com garra, com vontade, dando sangue pela camisa que estavam vestindo.

    É isto que admiro muito neste povo uruguaio, o nacionalismo e a vontade em tudo que se propõe em fazer...

    Tomara que ainda de um 3° lugar, será ótimo e eles merecem com certeza!

    bjs amigo e até.

    Ps.: tem bolinho de mandioca lá no blog, está servido?

    ResponderExcluir

Obrigado!Volte Sempre